Refluxo da catarro na garganta

A maioria das pessoas sabe que inflamações causadas por gripes e resfriados podem resultar no excesso de muco no esôfago. Porém, o que é desconhecido por muitos é que outras condições também apresentam esse efeito. Sabia que refluxo dá catarro na garganta em alguns casos?

É sobre isso que vamos falar nesse post, explicando o que é o chamado refluxo gastroesofágico, quais fatores provocam esse mal-estar e quais as consequências para a saúde da garganta. Além disso, mostraremos como saber se está com catarro na garganta por conta do refluxo e como tratá-lo.

Aproveite a leitura!

O que é o refluxo gastroesofágico?

A doença do refluxo gastroesofágico, que pode ser abreviada pela sigla DRGE, acontece quando o conteúdo do estômago, incluindo alimentos ingeridos e suco gástrico, retornam até a altura do esôfago, no fundo da garganta, causando lesões no tecido da mucosa, além da sensação de azia e queimação.

Isso ocorre quando o músculo que mantém a extremidade do esôfago fechada se enfraquece, dificultando o movimento natural que deveria realizar, resultando no refluxo do ácido estomacal. Como o esôfago não possui revestimento capaz de suportar esse fluido, sofre com queimaduras e lesões.

Muitos fatores podem contribuir para a DRGE, principalmente hábitos pouco saudáveis, como consumir álcool, bebidas gaseificadas ou café em excesso. O tabagismo e o excesso de peso também estão entre os agravantes.

Para tratar adequadamente o refluxo e prevenir complicações mais graves, como gastrite e úlceras, é recomendado procurar o médico gastroenterologista.

Quais são as consequências do refluxo na garganta?

Por outro lado, a DRGE não afeta apenas o trato digestivo. Como o ácido pode chegar até o esôfago, na região da garganta onde estão a laringe e a faringe, ele pode prejudicar o bem-estar do sistema respiratório e favorecer o surgimento de inflamações.

Os danos causados à garganta por conta do refluxo podem gerar feridas e enfraquecer as barreiras de defesa do organismo, permitindo que vírus e bactérias se aproveitem da situação para causar infecções e outros problemas de saúde.

Para deixar isso claro de uma vez por todas, confira quais as consequências do refluxo na garganta:

Refluxo dá catarro na garganta?

Para começar, é importante destacar que o refluxo dá catarro na garganta, parecido com o que se sente durante uma gripe ou resfriado mais forte, onde o muco fica mais espesso e volumoso. Isso acontece por que a região tende a inflamar ou pelo menos ficar bastante irritada.

Dessa forma, o corpo pode produzir mais secreção para ajudar na limpeza e lubrificação do esôfago e áreas próximas.

Apesar de fazer parte dos mecanismos de defesa do nosso organismo, quando o refluxo causa catarro na garganta, é possível que provoque crises de tosse, coceira e irritação.

Queimação na garganta

A seguir temos a sensação de azia e queimação que sentimos na garganta por conta do refluxo, especialmente ao acordar ou depois das refeições. Por vezes, pode ser difícil ficar deitado confortavelmente, o que acaba agravando a insônia.

Irritação e dor

A mucosa da garganta é bem sensível e pode sofrer danos irreparáveis por conta do refluxo, fazendo com que a sensação de irritação e dor ao engolir alimentos e bebidas se torne um problema crônico. Esse desconforto pode persistir por longos períodos, mesmo que a DRGE esteja sob controle.

Problemas nas cordas vocais

A inflamação da garganta causada pela DRGE pode deixar a área ressecada e dolorida, afetando a elasticidade e musculatura das cordas vocais, deixando a voz mais rouca e áspera. Além disso, quando o refluxo dá catarro na garganta, pode ocorrer da pessoa engasgar e pigarrear quando fala.

Mau hálito e sabor amargo na boca

Quem sofre de refluxo tende a apresentar mau hálito e costuma sentir um gosto amargo no fundo da garganta, principalmente quando se deita logo após uma refeição, já que o conteúdo do estômago tem mais facilidade para voltar ao esôfago quando estamos com o corpo na horizontal.

Maior risco de problemas graves para a saúde

Quando o refluxo lesiona o esôfago, ele pode levar a inflamações crônicas, como a esofagite, além de causar feridas abertas e até mesmo o surgimento de anomalias celulares, com risco de se tornarem um tipo de câncer.

Além disso, a DRGE também atinge outras partes da garganta, principalmente as cordas vocais, levando à laringite, e até mesmo os pulmões e a traqueia.

Como saber se estou com catarro na garganta por causa do refluxo?

Depois de ver que o refluxo dá catarro na garganta e causa uma série de outros problemas para a saúde do trato digestivo e respiratório, podemos conferir os sintomas mais frequentes desse quadro, que indicam para a DRGE e o acúmulo de secreção no local.

Para saber se está com catarro na garganta por causa do refluxo, fique atento aos seguintes indícios:

  • tosse seca ou produtiva, sem qualquer outro sintoma de infecção respiratória;
  • voz rouca e enfraquecida;
  • garganta dolorida ou inflamada;
  • queimação e azia, após às refeições ou quando acorda;
  • sabor amargo na boca;
  • náusea e dificuldade de ficar deitado;
  • desconforto ou sensação de pressão no peito;
  • nó na garganta e dificuldade de engolir.

Como tratar catarro na garganta e refluxo gástrico?

O jeito certo de como tratar o catarro na garganta causado pelo refluxo gástrico envolve cuidados na alimentação, hábitos saudáveis e atenção especial para lidar com a área inflamada, buscando aliviar a dor e o incômodo.

O médico gastroenterologista pode fazer o diagnóstico e indicar um tratamento apenas por meio da avaliação clínica e quadro sintomático, mas também é possível que ele solicite exames adicionais, como a endoscopia, que introduz uma câmera no trato digestivo para averiguar seu estado.

Nesse ponto, pode ser que ele indique remédios para reduzir o suco gástrico e alívio da sensação de enjoo. Ao mesmo tempo, é comum passar uma série de recomendações para a rotina do paciente, tais como:

  • evitar alimentos que agravam o refluxo, principalmente comidas muito ácidas, gordurosas, condimentadas ou apimentadas, entre outras;
  • diminuir o consumo de café, bebidas alcoólicas, bebidas ácidas e gaseificadas;
  • fazer um intervalo entre o jantar e a hora de dormir de pelo menos três horas;
  • ajustar a posição de dormir para que a cabeceira fique elevada em relação ao corpo;
  • parar de fumar;
  • perder peso, quando a massa corporal estiver acima do ideal.

Por fim, para tratar catarro e inflamação na garganta, pode ser recomendado o uso de remédios com ação analgésica, expectorante e descongestionante. Eles aliviam a dor, ajudam a controlar a inflamação e podem deixar o muco mais fino e fácil de se eliminar.

Adotar esses cuidados e ações preventivas é importante para evitar complicações graves, como as que foram citadas.

Também fica a recomendação para avaliar o quadro como um todo para que o tratamento seja mais assertivo. Afinal de contas o refluxo dá catarro na garganta, causa dor, tosse e rouquidão, sintomas que podem confundir o problema com infecções respiratórias, como gripes e resfriados.

Com isso, vamos ficando por aqui. Esperamos que tenha conseguido tirar suas dúvidas e entender por que esse sintoma não pode ser ignorado. Para mais conteúdos informativos como esse, não deixe de conferir outros posts do blog Portal da Saúde. Nos vemos por lá!

Se for gripe, Benegrip!!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Família Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal . Saiba mais sobre Benegrip.

Benegrip Multi: :antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!Saiba mais sobre Benegrip Multi.

Benegrip Multi Dia e Multi Noite Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia. e Benegrip Multi Noite. podem te ajudar.

*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Dez/21.

**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)

Bula do produto: Benegrip.
Bula do produto: Benegrip Multi.
Bula do produto: Benegrip Multi Dia.
Bula do produto: Benegrip Multi Noite.

Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Dia. paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869 Benegrip Multi Noite. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Dez/21.

Encontre o Benegrip ideal para você

Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais