mulher sentada no sofá com a mão na garganta e expressão de dor no rosto

A combinação de clima frio e seco prejudica as defesas do corpo e eleva o risco de problemas respiratórios. Em 2025, entre abril e junho, o estado de São Paulo registrou um aumento de 97% no número de casos de infecções de garganta. Entre as causas para tantos atendimentos está a laringite, que afeta o órgão responsável pela voz 1.

Geralmente, o quadro é de curta duração, inferior a três semanas, e provoca sintomas moderados. No entanto, complicações respiratórias ou gastrointestinais, como bronquite e refluxo, respectivamente, podem causar inflamações crônicas 2,3.

Além de alterar a voz, a condição causa dor de garganta, dificuldade para engolir e outros desconfortos. Para o tratamento, repouso e hidratação são essenciais 2,3.

Descubra o que causa a laringite, o que é bom para curá-la, como prevenir complicações e quais remédios ajudam a amenizar esse quadro.

Resumo

  • Laringite é a inflamação da laringe, órgão em formato tubular localizado na parte posterior da garganta, entre a faringe e a traqueia. Além de ajudar na respiração e proteger as vias aéreas inferiores, atua na produção da voz 2,3.
  • Geralmente, a condição é causada por infecções virais do trato respiratório superior, como o resfriado e a gripe. Outras causas incluem uso excessivo da voz, reações alérgicas, uso de medicamentos e inalação de agentes irritantes, como fumaça de cigarro, poluição e produtos químicos 2.
  • O tratamento é feito com base nos sintomas. Na maioria dos casos virais, descansar a voz, ingerir líquidos, fazer inalação, tomar remédios para diminuir o desconforto e combater a tosse estão entre as medidas mais indicadas 2.
  • Conforme a causa, outros medicamentos e terapias são utilizadas. Por exemplo, infecções bacterianas podem exigir o uso de antibióticos 2,3.

Conteúdos relacionados:

O que é a laringite?

A laringite é caracterizada como a inflamação da laringe, órgão em formato tubular localizado na parte posterior da garganta, entre a traqueia e a faringe. É uma complicação respiratória bastante comum em infecções virais do trato superior, como o resfriado, apesar de poder ser causada por outros fatores, como uso excessivo da voz e refluxo gastroesofágico 2.

Os principais sintomas são 2,3:

  • rouquidão, diminuição do volume ou perda de voz, mesmo que temporária;
  • sensação de formigamento e irritação;
  • dor de garganta;
  • necessidade constante de limpar a laringe;
  • tosse;
  • dificuldade para engolir;
  • indisposição geral;
  • febre.

As alterações da voz são o sinal mais persistente da inflamação, seguido de formigamento, irritação e dor. As queixas mais graves, como a febre, surgem em casos mais severos ou em pessoas mais sensíveis 2,3.

As crianças são as principais afetadas por essa condição, já que contam com  um sistema imunológico menos eficiente e vias aéreas mais estreitas. Este é o motivo para o aumento dos episódios respiratórios nos meses de outono e inverno, especialmente entre os menores de cinco anos 2,3.

No entanto, destacamos que os adultos não estão a salvo desse tipo de inflamação. A combinação de poluição, clima seco e frio, além do uso constante da voz no dia a dia, pode causar vulnerabilidades que desencadeiam a inflamação na garganta 2,3.

O que causa laringite?

Conforme mencionado, as infecções virais do sistema respiratório estão entre as causas mais comuns dessa doença, principalmente o resfriado. Outros motivos incluem 2,3:

  • uso excessivo da voz
  • bronquite;
  • gripe;
  • alergias;
  • inalação de alérgenos e irritantes;
  • uso de medicamentos;
  • tabagismo.

Nesse contexto, o quadro costuma ser agudo, com duração inferior a três semanas 2.

Se o caso é crônico, com duração superior a três semanas, outros gatilhos podem ser considerados, o que inclui 2:

  • refluxo gastroesofágico;
  • bronquite crônica.

Por fim, pessoas que vomitam com frequência, seja por transtornos alimentares ou tratamentos agressivos, como bulimia e quimioterapia, respectivamente, também desenvolvem esse tipo de complicação 2.

O que é bom para curar a laringite?

Para tratar o quadro, é recomendado 2,3:

  1. Descansar a voz: ficar sem falar é fundamental para não sobrecarregar o tecido sensibilizado. O silêncio deve ser, dentro do possível, absoluto, pois até mesmo sussurrar pode aumentar o desconforto e forçar a laringe.
  2. Adotar medidas para prevenir a tosse: tratamentos medicamentosos e caseiros para combater a tosse podem controlar esse sintoma e prevenir que a irritação se agrave;
  3. Aumentar a ingestão de líquido para limpar a garganta: suplementar a quantidade de líquidos ingerida ajuda a manter a mucosa respiratória limpa e úmida, o que diminui o incômodo no local;
  4. Fazer inalação de vapor: inalar vapores pode soltar o catarro da garganta, facilitar a umidificação da laringe e diminuir os sintomas alérgicos relacionados à inflamação.
  5. Tomar chás, sopas e caldos: alimentos e bebidas quentes são mais indicadas para a fase de recuperação. Além de serem mais fáceis de engolir, a temperatura mais alta pode amenizar a dor de garganta.

Como aliviar a dor de garganta?

Além das medidas citadas, você pode aliviar a dor com analgésicos e anti-inflamatórios. Esses remédios servem para diminuir a sensação de desconforto e reduzir o inchaço na mucosa inflamada, respectivamente 3,4.

O efeito analgésico age ao bloquear receptores do sistema nervoso que detectam aflições e enviam essa informação para o cérebro. Já a ação anti-inflamatória é útil para diminuir edemas resultantes da inflamação 4.

Existem fármacos que combinam ambas propriedades, como é o caso da dipirona e do paracetamol 4.

Benegrip serve para dor de garganta?

Sim, Benegrip serve para dor de garganta, pois conta com a dipirona monoidratada em sua composição. Com esse ativo, o medicamento eleva a tolerância à dor e, assim, atenua o mal-estar. Além disso, possui efeito antialérgico devido ao maleato de clorfeniramina, o que pode diminuir incômodos associados à irritação das mucosas 5.

Como tomar Benegrip?

Veja como tomar Benegrip para aliviar os sintomas de gripes, resfriados e condições associadas a estes quadros 5:

  • tomar um comprimido verde e um amarelo ao mesmo tempo, com um copo de água, três a quatro vezes ao dia. Não ultrapassar a dosagem máxima de quatro doses por dia.

Em caso de dúvidas, procure orientação do médico ou farmacêutico. Para mais informações sobre este medicamento, confira a bula de Benegrip ou visite nossa loja online!

Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Agosto/2025.

Se for gripe, Benegrip!!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Família Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal . Saiba mais sobre Benegrip.

Benegrip Multi: :antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!Saiba mais sobre Benegrip Multi.

Benegrip Multi Dia e Multi Noite Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia. e Benegrip Multi Noite. podem te ajudar.

*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Dez/21.

**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)

Bula do produto: Benegrip.
Bula do produto: Benegrip Multi.
Bula do produto: Benegrip Multi Dia.
Bula do produto: Benegrip Multi Noite.

Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Dia. paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869 Benegrip Multi Noite. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Dez/21.

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Encontre o Benegrip ideal

Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!

Embalagem do Benegrip Multi Dia

Benegrip® Multi Dia

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Noite

Benegrip® Multi Noite

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi

Benegrip® Multi

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Febre e Dor

Benegrip® Multi Febre e Dor

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais