
Benegrip®
Antigripal
A produção de secreção nas mucosas respiratórias é constante, normalmente transparente e bem fluida. Basicamente, serve para umidificar e proteger as vias aéreas do organismo. Porém, em caso de reação alérgica ou infecção em andamento, o muco na garganta pode se tornar mais espesso e volumoso 1.
Nesse cenário, desempenha importantes funções imunológicas. Afinal, facilita o transporte de células de defesa para a região afetada e captura agentes irritantes e microrganismos invasores, para reduzir sua presença no sistema respiratório e recuperar a saúde 1.
Apesar do lado positivo, o excesso de muco pode incomodar bastante e causar sintomas como enjoo, tosse e obstrução da passagem de ar, fatores capazes de dificultar a respiração. Para entender melhor o que causa essa reação no organismo e como controlar o desconforto, esse post explicará quais são as causas e o que é bom para tirar o catarro da garganta.
Continue a leitura e saiba mais!
Resumo
Conteúdos relacionados
O muco é uma secreção levemente viscosa e transparente que cobre as mucosas respiratórias para mantê-las úmidas e protegidas. Desse modo, é essencial para diminuir a irritação causada pelo clima seco e inalação de partículas alérgenas, além de combater a ação de vírus e bactérias inaláveis 1.
Normalmente, não notamos sua presença, por ser fino e misturar-se facilmente com a saliva. Porém, a situação muda quando o organismo precisa de ajuda para se defender contra vírus, bactérias e outros agentes nocivos ao sistema respiratório 1.
Diante desse cenário, a secreção fica mais volumosa e pegajosa. Ocasionalmente, o muco pode se tornar mais opaco ou adquirir uma coloração puxada para tons de verde ou amarelo, a depender do tipo de ameaça que impacta sua saúde 2.
Ao mesmo tempo, é normal apresentar sintomas adicionais, como 1:
De modo geral, as principais causas para o acúmulo de catarro gelatinoso na garganta são 1:
As mais comuns são as inflamações que acometem as mucosas do trato respiratório, assim como infecções respiratórias mais sérias, que é o caso da gripe, por exemplo. Por outro lado, fatores ambientais e irritantes inaláveis também geram essa resposta do sistema imune 1.
A duração do acúmulo de catarro na garganta pode variar de acordo com o que provoca o sintoma. Enquanto o quadro infeccioso ou alérgico incomodar a região da faringe, o muco deve persistir, especialmente na fase inicial de doenças, quando a intensidade é maior 1.
Depois de poucos dias, é normal notar uma melhora gradativa até o excesso de secreção desaparecer completamente. No entanto, a tosse ainda pode se manter presente por um período maior, devido ao aumento da sensibilidade no local 1.
Para acabar com excesso de catarro e aliviar o incômodo, o ideal é procurar maneiras de estimular a expectoração, fluidificar o catarro, controlar a inflamação e diminuir os gatilhos que pioram tanto a tosse quanto a produção de muco 3.
Nesse contexto, separamos o que é bom para tirar catarro da garganta em cinco categorias principais. Confira 3:
O muco na garganta pode gerar bastante coceira e irritação no local, tanto pela secreção quanto pelo aumento da sensibilidade durante o quadro infeccioso ou alérgico. Dessa forma, a inalação de partículas e a ingestão de alimentos secos podem piorar o incômodo 1,3.
Uma forma relativamente simples de lidar com isso é aumentar a ingestão de líquidos para melhorar a hidratação e limpeza do catarro. Apesar do efeito ser temporário e pouco eficaz, esse cuidado pode ser repetido quantas vezes for necessário, além de beneficiar outras áreas da saúde, como a reposição de fluidos e a prevenção da desidratação 1,3.
O consumo de chás, caldos e sopas em casos de alergia ou infecção respiratória é bem importante para assegurar a ingestão de nutrientes e aliviar o desconforto e a sensibilidade na garganta 1,3.
Além disso, o uso de ingredientes anti-inflamatórios e expectorantes tem potencial para fornecer ainda mais alívio aos sintomas. Entre as opções mais comuns, podemos citar: o alho, mel, própolis, limão, hortelã e outros extratos naturais, além de legumes e carnes brancas 1,3.
O excesso de catarro na garganta pode piorar em caso de gotejamento pós-nasal, quando a secreção das narinas escorre pelo trato respiratório e cai na parte posterior da garganta. Para diminuir esse efeito, é indicado assoar o nariz e fazer a lavagem com solução nasal para eliminar o catarro no local 1,3.
Com o objetivo de umedecer as mucosas respiratórias e fluidificar a secreção acumulada, é recomendado utilizar umidificadores de ambiente, principalmente quando o clima estiver muito seco ou frio. Outra dica importante é fazer inalação com nebulizadores e soro fisiológico, o que também pode aliviar a coceira e irritação na garganta 1,3.
Como medida caseira para aliviar o desconforto do catarro acumulado, você pode gargarejar água morna com sal. Basta esquentar aproximadamente 100 ml de água potável, misturar uma colher de chá de sal e colocar a solução na boca por cerca de 30 segundos 1,3.
Além de diluir o muco e fazer a secreção soltar da garganta, a mistura é antisséptica e ajuda a eliminar patógenos 1,3.
Para eliminar o excesso de catarro, você pode optar por medicamentos com ação expectorante, fluidificante ou antitussígena. Além desses, você pode contar com os antialérgicos e anti-inflamatórios para aliviar o sintoma 4.
Fluidificantes e expectorantes servem, respectivamente, para tornar o catarro mais líquido e facilitar a sua eliminação ou absorção. Desse modo, a secreção não fica tão pegajosa ou volumosa, para que a expectoração seja mais eficiente 3.
Os antitussígenos, medicamentos supressores da tosse, servem para controlar os reflexos que provocam a tosse, como a irritação e hipersensibilidade na garganta. No entanto, não costumam ter efeito em relação ao excesso de muco 3.
Por fim, antialérgicos e anti-inflamatórios servem para controlar os gatilhos que provocam a tosse e o muco na garganta, como o aumento da sensibilidade local por conta da histamina e o inchaço causado pela inflamação 3.
Uma alternativa interessante, que pode ser capaz de trazer alívio para o seu caso, é o uso de xaropes expectorantes e fluidificantes. Esses compostos podem contar com substâncias sintéticas e ativos fitoterápicos, obtidos a partir de plantas medicinais 5.
Independentemente da origem do ativo principal, o mecanismo de ação deve seguir o mesmo padrão mencionado 5,6.
Os expectorantes são responsáveis por ajudar a soltar o catarro da mucosa da garganta. Assim, o organismo pode eliminá-lo com mais facilidade, após tossir ou mover a secreção junto dos alimentos. Vale lembrar que não faz mal engolir o muco, apesar de não ser muito agradável 5,6.
Os agentes fluidificantes apresentam um efeito similar. O objetivo é o mesmo, facilitar o transporte da secreção e dos patógenos capturados, preferencialmente para fora da boca. Porém, esses agentes alteram as características do muco para torná-lo mais fluido e aquoso 5,6.
Desse modo, o catarro gelatinoso volta a parecer um líquido mais fino, que escorre livremente pelo esôfago e não acumula na garganta 5,6.
Sim, a Hedera helix elimina o catarro da garganta, pois é uma planta com propriedades medicinais. O destaque fica por conta dos ativos expectorantes, broncodilatadores, anti-inflamatórios e antioxidantes 8.
A Hedera helix é uma planta bastante utilizada no paisagismo. Porém, o seu real valor está na aplicação medicinal. Afinal, o extrato seco das folhas da hera inglesa, como também é conhecida, possui uma grande variedade de fenólicos, flavonoides, carboidratos e vitaminas 8.
Essa combinação de benefícios possibilita muitas aplicações, especialmente do extrato da planta para a produção de medicamentos fitoterápicos, com destaque para 8:
Também há indícios de que o extrato da Hedera helix L ofereça ação antibacteriana e antiviral, capaz de proporcionar benefícios adicionais no caso de o excesso de muco na garganta ser causado por infecções respiratórias 8.
Benetosse é o xarope expectorante e fluidificante da família Benegrip. Desenvolvido com o extrato seco de Hedera helix, é um medicamento indicado para ajudar o organismo a eliminar o muco na garganta 7.
Além disso, auxilia no controle dos gatilhos da tosse produtiva (com catarro), por ser capaz de combater os fatores que provocam crises intensas, inclusive à noite 7.
Com posologia simples, sabor agradável de cereja e copo dosador que acompanha o produto, o tratamento com esse medicamento é prático e eficaz. Veja como tomar Benetosse corretamente 7:
A dosagem recomendada é a seguinte 7:
Para saber mais, acesse a bula do Benetosse ou visite nossa loja online!
Xarope Benetosse. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. M.S 1.7817.0932. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. *.Benetosse rende mais que Expec. Benetosse tem dose total diária de 6mL para adultos, enquanto Expec tem dose total diária de 30mL para adultos. Julho/2025.
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
2. Rubin BK. The role of mucus in cough research. Lung. 2010 Jan;188 Suppl 1:S69-72. doi: 10.1007/s00408-009-9198-7. PMID: 19936981. Acesso em abril/2023.
5. Rubin BK. Aerosol Medications for Treatment of Mucus Clearance Disorders. Respir Care. 2015 Jun;60(6):825-9; discussion 830-32. doi: 10.4187/respcare.04087. PMID: 26070577. Acesso em abril/2023.
7. Bula do medicamento Benetosse. Acesso em abril/2023.
Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal