
Benegrip®
Antigripal
O que causa pigarro na garganta pode parecer uma dúvida simples, mas a resposta envolve diferentes fatores que merecem atenção.
Desde quadros alérgicos até problemas digestivos, o pigarro costuma indicar uma reação do organismo a algum tipo de desequilíbrio na região.
Neste conteúdo, você vai conhecer as causas mais frequentes, os sintomas associados e as melhores formas de tratar o pigarro de maneira eficaz. Assim, se deseja mais conforto no dia a dia e quer cuidar melhor da sua saúde, aproveite a leitura!
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!
Resumo
Conteúdo relacionado
O pigarro é uma forma de irritação na garganta, normalmente com a presença de muco ou secreção, caracterizada pela sensação de obstrução leve, desconforto e rouquidão. É uma reação do sistema imunológico para combater infecções diversas.
De modo geral, isso causa um desconforto moderado ao paciente, dificultando a deglutição, fazendo com que a pessoa engasgue ou prejudicando a respiração normal. Em casos mais severos, a região também pode ficar bastante dolorida e gerar lesão nas cordas vocais.
Como mencionado, o pigarro é uma reação do corpo a um processo inflamatório ou infeccioso na laringe. O muco causa a sensação de obstrução e faz com que a pessoa tente limpar a garganta com frequência.
A secreção produzida em excesso na mucosa que reveste a garganta tem a função de aprisionar o patógeno, seja vírus ou bactéria, que causou o problema, evitando que ele atinja outras partes do corpo, além de facilitar o envio de células de defesa para combater o invasor.
Diversas doenças podem desencadear essa reação e causar o pigarro na garganta. Conheça algumas delas a seguir:
Gripes podem estar por trás da resposta para o que causa pigarro na garganta. Afinal, são infecções virais que afetam o sistema respiratório completo. Já o resfriado é uma infecção viral ou bacteriana, que atinge a parte superior desse mesmo sistema. Dessa forma, ambas podem chegar à garganta e causar o pigarro.
A inflamação da garganta em gripes e resfriados frequentemente está associada à produção de muco na região, para que as células de defesa cheguem ao trato respiratório e combatam o invasor.
A reação alérgica, devido à liberação de histamina no organismo, também pode ajudar a entender o que causa pigarro na garganta, já que essa é uma das principais vias de entrada de alérgenos, sendo necessário que o corpo produza muco para prender e expelir esses agentes.
Em determinados casos, a sinusite causa pigarro na garganta, o que também ocorre com a rinite, asma e rinossinusite, entre outras alergias respiratórias.
Em algumas situações, a secreção é produzida nas fossas nasais e regiões adjacentes, acumulando posteriormente na garganta e causando a obstrução.
Uma causa alternativa ao pigarro é o refluxo laringo-faríngeo, que afeta a parte superior do trato digestivo. Diferente do refluxo gástrico, que provoca azia e queimação, esse quadro ocorre quando os alimentos voltam do estômago e ficam alojados na laringe ou faringe.
Dessa forma, o corpo reage com a produção de muco e pigarro para lubrificar e mover os alimentos que causaram a obstrução, dando sequência ao processo de digestão.
Dando início às causas menos conhecidas e frequentes, temos a laringite crônica, que é uma inflamação recorrente e duradoura na laringe. Ela pode levar até três semanas para passar, causando dor de garganta, irritação nas cordas vocais, tosse e rouquidão.
Uma doença mais grave que tem o pigarro na garganta como um dos sintomas iniciais é o câncer de laringe. Normalmente, atinge homens acima de 40 anos e está acompanhado de disfagia, dificuldade de deglutição, dor de garganta e alterações na voz.
Considerando as diferentes possibilidades para o que causa pigarro na garganta, é importante frisar que, apesar de sua simplicidade e baixo risco, esse sintoma deve ser observado de perto. Caso ele se mostre persistente, severo ou esteja associado a mais sintomas, é altamente recomendado procurar orientação de um médico otorrinolaringologista.
Agora que você já sabe o que causa pigarro na garganta, confira formas de aliviar o desconforto e viver melhor.
Antes de falarmos sobre o que fazer para acabar com o pigarro na garganta, vale ressaltar que essa é uma reação do organismo a uma inflamação na garganta. Ou seja, muitas vezes o intuito do tratamento é gerar alívio do sintoma e permitir que o organismo promova a cura completa.
Com isso em mente, veja como acabar com o pigarro e aliviar o incômodo na garganta:
As dicas de prevenção são gerais, devem ser adotadas na maior parte do tempo, principalmente em períodos de clima seco, como no inverno. Para isso, é importante:
O tratamento adequado pode depender da causa do sintoma. Além disso, existem algumas recomendações gerais, como:
A seguir, confira as perguntas mais frequentes sobre o tema, entenda o que é bom para pigarro na garganta, como aliviar o desconforto e melhorar sua qualidade de vida.
Para aliviar o pigarro na garganta, é importante manter a hidratação, fazer gargarejos com água morna e sal (no caso de adultos), utilizar umidificadores de ambiente e consumir chás com ingredientes naturais, como mel e limão. Em alguns casos, recomenda-se o uso de anti-inflamatórios ou antialérgicos, sempre com orientação médica 1.
Sim, em alguns casos a rinite causa catarro na garganta. A inflamação nas vias nasais provoca o acúmulo de secreção, que escorre pela parte de trás do nariz (gotejamento pós-nasal) e chega até a garganta, o que favorece o aparecimento de pigarro e a sensação de desconforto 2.
O pigarro constante na garganta pode ter relação com rinite, sinusite, alergias, refluxo laringofaríngeo, laringite crônica ou até problemas mais sérios, como o câncer de laringe. Se o sintoma persistir por mais de duas semanas, é importante buscar avaliação médica 1,2.
O pigarro se torna preocupante quando é persistente, vem acompanhado de dor, dificuldade para engolir, alterações na voz ou presença de sangue. Nesses casos, é fundamental procurar um otorrinolaringologista para investigação detalhada e diagnóstico preciso 1,2,3.
Para aliviar o desconforto na garganta, recomenda-se beber bastante água, evitar ambientes secos, fazer inalações ou nebulizações, consumir alimentos mais macios e mornos e usar remédios naturais, como chás com mel e limão, ou xaropes.
Em casos mais severos, pode ser necessário o uso de medicamentos prescritos por um profissional de saúde 1.
Depois de entender o que causa pigarro na garganta, conte com a família Benegrip para aliviar o desconforto, melhorar a respiração e fortalecer a imunidade. Tem uma solução certa para cada fase da vida – das crianças aos avós.
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal