
A tosse pode ser causada por gripes, resfriados, reações alérgicas e por qualquer situação que leve à irritação na garganta e à presença de corpos estranhos no local, resultando em um reflexo muscular que expele rapidamente ar, saliva e qualquer invasor alojado na região.
Independentemente da causa, as crises noturnas desse sintoma geram grande desconforto. Ficamos irritados, não conseguimos dormir e o corpo chega a doer de tantos espasmos seguidos. Mas afinal de contas, por que a tosse piora à noite?
Nesse post, vamos tentar responder a essa pergunta, mostrando as possíveis causas e fatores que podem agravar o sintoma e gerar crises de tosse à noite, dificultando o sono e a recuperação de qualquer inflamação ou irritação de garganta.
Também reunimos oito dicas de como aliviar a tosse seca à noite, mostrando o que pode ser feito para reduzir o incômodo e assegurar o seu repouso. Continue lendo e confira!
O que é a tosse? Quais suas principais causas?
A tosse é um mecanismo de defesa do organismo, que consiste em uma contração muscular repentina, que faz o ar ser expelido pela boca em alta velocidade, levando junto uma grande quantidade de secreção presente na garganta e na boca, e, em especial, qualquer corpo estranho que possa ter ficado alojado no local.
Isso pode incluir objetos que foram engolidos, alimentos e poeira, que provocam obstrução, irritação e demandam essa reação do corpo.
Essa também é uma das respostas do sistema imune para infecções respiratórias, em que a tosse é utilizada para reduzir a presença de microrganismos causadores de doenças no organismo.
A tosse seca pode ocorrer por irritação ou inflamação da garganta, sem que haja produção de muco. A tosse com catarro é aquela que apresenta acúmulo de secreção na garganta, que é expelido juntamente do ar.
Resumidamente, algumas das possíveis causas para a tosse são:
- Gripe;
- Resfriado;
- Reação alérgica;
- Objeto preso na garganta;
- Bronquite;
- Bronquiolite;
- Refluxo gastroesofágico;
- Sinusite;
- Tuberculose;
- Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Por que a tosse piora à noite?
A maioria das causas para a tosse resulta em irritação, inflamação ou presença de secreção acumulada na região da garganta, provocando também coceira, inchaço e dor no local. Com base nisso, podemos entender por que a tosse piora à noite, principalmente na hora de dormir.
Quando tentamos repousar e nos deitamos, a posição horizontal pode agravar o incômodo e a dor decorrente do inchaço nas paredes da garganta, aumentando também a sensibilidade. Ao mesmo tempo, isso pode permitir que agentes irritantes fiquem alocados na garganta, sem a gravidade para puxá-los para baixo, continuando pelo esôfago até o estômago.
Na prática, até as paredes da mucosa na garganta, que estão inchadas por conta da inflamação, podem tocar umas nas outras, dependendo da posição do corpo, provocando a tosse.
Outro possível motivo para termos crises de tosse à noite é que, durante o dia, estamos constantemente nos mexendo, bebendo e comendo, o que pode ajudar a limpar a garganta e desalojar objetos e secreção depositada na região.
Dessa forma, a tosse piora à noite porque ficamos em repouso, tentando dormir, e diminuímos a ingestão de líquidos e alimentos.
Por fim, temos a questão do refluxo. Mesmo que não sofre de problemas gástricos pode ficar com desconforto estomacal e refluxo durante uma gripe, por exemplo. O ácido estomacal é irritante e pode incomodar a garganta, algo que ocorre mais facilmente quando estamos deitados.
Como aliviar a tosse seca à noite? 8 dicas
Agora que já sabemos porque a tosse piora à noite, é importante identificar maneiras de tratar esse sintoma. Pensando nisso, trazemos oito dicas de como aliviar a tosse seca à noite, além de formas de adaptar essas recomendações para quem está com uma crise de tosse com catarro. Confira!
1. Evite o ar seco
O ar seco, especialmente em ambientes fechados no período noturno, pode levar ao ressecamento da garganta e causar a tosse seca constante, que piora à noite. Nesse caso, é possível optar pelo uso de umidificadores de ambiente, para hidratar as mucosas e diminuir a irritação.
2. Mantenha a cabeça em uma posição elevada em relação ao corpo
Quando o corpo fica na horizontal, tanto o refluxo quanto o acúmulo de secreção na garganta podem ocorrer com maior intensidade. Por isso, é recomendado manter a cabeça elevada em relação ao corpo.
Isso pode ser feito com o uso de travesseiros ou optando pelo repouso em poltronas e sofás reclináveis.
3. Evite agentes alérgenos
Mantenha o ambiente limpo e livre de agentes irritantes, que possam provocar reações alérgicas. Poeira, ácaros, fumaça e pelos de animais são os principais culpados nesse quesito, por isso, evite-os.
4. Consuma bebidas quentes que diminuam a irritação
Bebidas quentes, como chás e caldos, podem diminuir a irritação e ajudar o organismo a tratar a inflamação na garganta, além de diluir a secreção acumulada e contribuir para a limpeza do local. Ingredientes com ação anti-inflamatória, como mel, limão e até o alho podem ser utilizados nesse quesito.
5. Gargarejo com água e sal
Gargarejo com água morna e sal pode ajudar a controlar a inflamação e reduzir a irritação na garganta. Nem todo mundo é adepto dessa prática e quem sofre de pressão alta deve evitá-la, mas o gargarejo realmente pode ajudar a tratar uma crise de tosse à noite e permitir o repouso.
6. Beba bastante água durante o dia
Manter as mucosas hidratadas é muito importante para aliviar a tosse, e esse cuidado não pode ficar somente no período noturno. Durante o dia, beba bastante água para manter o corpo e a garganta bem hidratada.
7. Evite refeições logo antes de se deitar
Para evitar o refluxo, é contraindicado fazer refeições logo antes de se deitar, o que pode facilitar o retorno do ácido estomacal ao esôfago. Prefira refeições leves durante períodos de crise, principalmente compostas por líquidos, como sopas e caldos, e espere algumas horas para se deitar.
8. Medicamentos antialérgicos
O uso de medicamentos antigripais ou com ação antialérgica pode aliviar a piora da tosse à noite. Esses remédios atuam no bloqueio da histamina, enzima que está por trás da sensação de irritação. Muitos deles podem causar sonolência, o que acaba contribuindo para uma boa noite de sono.
Pronto, agora você já sabe porque a tosse piora à noite e o que pode ser feito para aliviar o sintoma e assegurar o repouso. O mais importante é manter a calma, umedecer a garganta e ajustar a posição para evitar o acúmulo de agentes irritantes no local.
Esperamos que o conteúdo tenha o auxiliado a entender por que a tosse piora à noite. Não se esqueça de compartilhar esse post com seus amigos e familiares, principalmente quando eles dizem que não conseguem dormir devido à tosse, talvez possamos ajudá-los.
