Benegrip serve para nariz entupido

É bem possível que já tenha escutado o bordão “É gripe? Benegrip!”, mas afinal de contas, Benegrip serve para nariz entupido ou escorrendo? Ele ajuda a combater a tosse? Quando podemos tomar esse medicamento e qual a forma correta de fazer isso?

O Benegrip tradicional, aquele com os comprimidos nas cores laranja e verde, é um dos antigripais mais comuns nas farmácias. Hoje, sua família de medicamentos já se expandiu, para atuar no alívio de sintomas respiratórios com diferentes abordagens.

Para tirar suas dúvidas sobre o assunto e mostrar de uma vez por todas para que serve o Benegrip, criamos esse post para entender as causas por trás dos sintomas de infecções respiratórias, e como age cada medicamento dessa linha no alívio desses quadros. Vamos lá? Aproveite a leitura!

O que causa o nariz entupido?

Antes de saber se Benegrip serve para nariz entupido, é relevante apontar o que causa a congestão nasal.

Essa sensação de que a passagem de ar pelas narinas está bloqueada, mesmo que parcialmente, não acontece primariamente por conta do catarro, mas sim pelo inchaço dos vasos sanguíneos. Importante notar que isso faz parte da resposta imunológica para combater a infecção.

Quando detecta o agente infeccioso nas mucosas nasais, o nosso organismo dilata os vasos que chegam até o local para que fique mais fácil transportar células de defesa até lá, além de sinalizar para as células que essa região está sob ataque.

A partir desse processo inflamatório, os dutos nasais podem se comprimir, impedindo a inalação normal, mesmo que parcialmente. Além disso, é comum sentir muita dor, irritação e coceira no local.

Também pode haver bastante catarro acumulado no nariz, piorando a situação e provocando a coriza. Essa secreção fica mais viscosa e opaca, servindo para capturar o vírus que está causando o mal-estar no corpo.

Entre os fatores que podem provocar a congestão nasal, podemos destacar:

  • infecções respiratórias agudas, como gripe, sinusite e o resfriado;
  • reações alérgicas;
  • infecções respiratórias crônicas, como a rinossinusite;
  • desvio de septo ou adenoide volumosa no duto nasal.

Para que serve o Benegrip?

A linha principal de Benegrip é composta por remédios para gripe. Ou seja, por medicamentos que combinam ativos capazes de minimizar o desconforto e aliviar os sintomas causados por doenças infecciosas do sistema respiratório, principalmente a gripe e o resfriado. 

De modo geral, as infecções do sistema respiratório provocam quadros bastante similares entre si, que incluem alguns sintomas clássicos, como a coriza, tosse, inflamação da garganta e congestão nasal, entre outros.

Conforme mencionamos, atualmente encontramos diferentes versões de Benegrip, que servem para lidar com o mal-estar causado por essas doenças, suavizando o impacto que sentimos por conta da infecção, até que o corpo consiga combater o invasor e promover a recuperação.

Confira uma breve apresentação desses medicamentos a seguir:

Benegrip tradicional

Começando pelo medicamento mais tradicional de Benegrip, há a versão em comprimidos nas cores verde e laranja.

Eles combinam ação analgésica, antitérmica e anti-alérgica, servindo para aliviar a sensação de dor causada pela infecção, controlar a febre caso ela ocorra e diminuir o incômodo da coriza e congestão nasal.

Em sua fórmula, temos uma combinação de dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina e cafeína. A dipirona fica responsável por combater a dor e febre, enquanto a clorfeniramina age nos sintomas alérgicos, principalmente o nariz entupido e escorrendo. 

Por fim, a adição de cafeína fornece uma dose extra de energia, atuando como estimulante, para atenuar a indisposição e a fadiga que costumam acompanhar gripes e resfriados.

Benegrip Multi Dia e Noite

A seguir temos a opção do Benegrip Multi Dia e Noite, que é composto por dois medicamentos que se complementam para oferecer um tratamento para os sintomas da gripe que acompanha a rotina da pessoa doente, auxiliando a aumentar a disposição para realizar tarefas durante o dia e estimulando um sono mais tranquilo à noite.

No Benegrip Multi Dia, temos a combinação de paracetamol e cloridrato de fenilefrina, que visam aliviar o quadro de sintomas e permitir um pouco mais de produtividade e conforto ao longo da manhã e da tarde.

O paracetamol combate a dor e o aumento na temperatura corporal, enquanto a fenilefrina tem ação descongestionante, sem causar sonolência, como é comum para alguns antialérgicos.

Já o Benegrip Multi Noite combina o maleato de carbinoxamina a esses dois componentes, especificamente para trazer essa ação antialérgica, que busca um alívio mais intenso da coriza e congestão nasal, que costumam piorar durante a noite.

Cada um deles possui dois comprimidos coloridos, assim como a versão tradicional, que devem ser tomados juntos, compondo uma dose do antigripal.

Benegrip Multi (antigripal líquido infantil)

O Benegrip Multi é um antigripal líquido que busca oferecer uma apresentação alternativa do medicamento, auxiliando no tratamento de nariz entupido, dores e febres infantis causadas por gripes e resfriados.

Sua fórmula e apresentação foram pensadas com foco no uso pediátrico, já que as crianças costumam ter mais dificuldade de engolir comprimidos e outros remédios amargos. Para contornar esse problema, ele vem na versão líquida, similar a um xarope, com sabor de frutas vermelhas.

O Benegrip Multi combina paracetamol, cloridrato de fenilefrina e maleato de carbinoxamina. Ele vem com copo dosador para ajustar a quantidade dada à criança de acordo com o peso e a idade. Vale destacar que esse medicamento é indicado apenas a partir dos dois anos de idade.

Benegrip Multi Febre e Dor

Fechando a linha de medicamentos antigripais, temos o Benegrip Multi Febre e Dor, que também é indicado para uso pediátrico. Sua fórmula contém apenas o paracetamol como ativo farmacológico, oferecendo uma ação rápida para controlar a febre e aliviar dores de cabeça, garganta e no corpo.

Importante apontar que esse remédio é indicado para tratar os sintomas de gripes e resfriados até mesmo em bebês, a partir dos seis meses de idade o uso já é considerado seguro, bastando ficar atento às informações da bula e orientações do médico pediatra.

Sua apresentação é em gotas, não contém açúcares nem corantes artificiais e possui sabor de frutas para facilitar o tratamento infantil.

Benegrip serve para nariz entupido?

O Benegrip serve para nariz entupido em quase todas as versões, com exceção do Multi Febre e Dor, que é centrado no paracetamol, para aliviar sintomas associados à gripe e resfriados em bebês e crianças a partir dos seis meses de idade.

Já a versão tradicional, Multi Dia e Noite, e Multi (antigripal líquido) trazem ativos que podem ajudar o organismo a controlar a resposta inflamatória que causa a congestão nasal ou ainda facilitar o descongestionamento pela eliminação do catarro.

Como age Benegrip para melhorar o nariz entupido?

A ação dos medicamentos da linha Benegrip no tratamento da sensação de nariz entupido pode ocorrer de diferentes formas, de acordo com o componente utilizado na fórmula. Conforme apontado, temos ativos anti-inflamatórios, descongestionantes ou antialérgicos na composição desses remédios.

No caso do Benegrip tradicional, contamos com ação antialérgica clássica, fornecida pelo maleato de clorfeniramina. Ou seja, trabalha para reduzir a irritação das mucosas, descongestionar as narinas e combater a coriza, quando ficamos com o nariz escorrendo.

Para o Benegrip Multi Dia, temos o cloridrato de fenilefrina, que ajuda a aliviar a congestão nasal reduzindo o inchaço que provoca essa obstrução, sintoma que parte da reação do sistema imune que leva a inflamação das mucosas respiratórias.

O mesmo vale para o Benegrip Multi Noite, que também conta com o maleato de carbinoxamina para uma ação anti-histamínica completa.

Por fim, o antigripal líquido Benegrip Multi também conta com o maleato de carbinoxamina e cloridrato de fenilefrina, unindo ação descongestionante e antialérgica para controlar a inflamação que deixa o nariz entupido, diminuir a coceira e aliviar a coriza.

Quais outros sintomas alérgicos Benegrip ajuda a aliviar?

De modo geral, a congestão nasal não é o único sintoma alérgico associado a gripes, resfriados e outras infecções do sistema respiratório. Além do nariz entupido, também temos a coriza, a tosse e a dor de garganta. Será que Benegrip também serve para lidar com esses males? Confira:

Benegrip serve para coriza?

A ação como descongestionante e antialérgico faz com que Benegrip sirva também para tratar a coriza, já que seus componentes podem diminuir a irritação local e deixar a secreção mais líquida, facilitando sua eliminação ou absorção natural.

Benegrip serve para dor de garganta?

Em primeiro lugar, podemos dizer que Benegrip serve para dor de garganta por conta dos ativos analgésicos de sua fórmula. Esses componentes diminuem a sensação dolorida e ajudam ainda a controlar a inflamação.

Além disso, os ativos antialérgicos também auxiliam a controlar a irritação na garganta, para que o local fique menos sensível, reduzindo também o incômodo observado.

Benegrip ajuda na tosse?

É possível dizer que Benegrip ajuda na tosse, mas isso acontece de maneira indireta. Esses medicamentos não contém ação expectorante ou qualquer função voltada especialmente para aliviar crises de tosse.

No entanto, por aliviar a dor, diminuir a irritação, facilitar a eliminação de catarro e descongestionar as narinas, pode ser que a coceira na garganta também seja reduzida, fazendo com que a expectoração fique menos frequente.

Como tratar a congestão nasal?

Mesmo sabendo que Benegrip serve para aliviar o nariz entupido, é relevante apontar que esse sintoma merece outros cuidados não-farmacológicos. Dessa forma, temos a chance de reduzir o incômodo geral por trás do sintoma, melhorando o efeito do remédio por consequência.

Em geral, o passo a passo para melhorar a congestão nasal e demais sintomas alérgicos consiste no seguinte:

  1. Identifique a causa do problema: fique atento aos demais sintomas que estiver sentindo e tente identificar o que iniciou a congestão nasal. Pode ser uma gripe ou resfriado, mas também pode ser uma reação alérgica causada por fumaça de cigarros, poluição, odores fortes, poeira ou outros fatores;
  2. Evite o ressecamento das narinas: a mucosa nasal inflamada pode ficar mais sensível e ressecada, causando ainda mais incômodo e dificultando o tratamento. Para lidar com isso, use umidificadores de ambiente, mantenha o local limpo e priorize alimentos e bebidas quentes para inalar o vapor;
  3. Tratamento com remédios adequados: com base na provável causa ou diagnóstico médico, defina qual medicamento é mais adequado para seu caso.

Principais dúvidas sobre Benegrip

Agora que você já sabe tudo que precisa para tratar a congestão nasal, inclusive que Benegrip é bom para resfriado, gripe e demais causas para esse sintoma, é hora de tirar suas principais dúvidas sobre como e quando tomar Benegrip. Veja:

Quando tomar Benegrip em cada versão?

Cada versão de Benegrip, na linha de tratamento para os sintomas de gripes e resfriados, é voltada para perfis específicos. Funciona da seguinte forma:

  • Benegrip tradicional: essa versão é indicada para adultos e adolescentes com mais de 12 anos de idade, não deve ser utilizado por quem apresenta hipersensibilidade aos seus componentes e não deve ser usado durante a gestação sem acompanhamento médico;
  • Benegrip Multi Dia e Noite: é indicado para adultos e adolescentes a partir de 12 anos de idade, principalmente quem leva uma vida mais ativa e não quer perder o ritmo ao ficar doente;
  • Benegrip Multi: o antigripal líquido pode ser usado por crianças a partir dos dois anos de idade, assim como adultos que tenham dificuldade de engolir comprimidos;
  • Benegrip Multi Febre e Dor: essa versão é indicada para uso adulto e pediátrico, podendo ser oferecida com segurança para bebês a partir dos seis meses de idade.

Como tomar Benegrip corretamente?

É muito importante ficar atento à forma como se toma Benegrip em suas diferentes apresentações, para que a dose administrada seja a mais segura e eficiente para cada pessoa. Veja como fazer o uso correto desse medicamento:

Benegrip tradicional

Uma dose de Benegrip tradicional é composta por um comprimido verde e outro comprimido laranja, que devem ser tomados com água, de três a quatro vezes por dia.

Benegrip Multi Dia e Noite

Assim como a versão tradicional, o Multi Dia e o Multi Noite contam com doses compostas por dois comprimidos de cores diferentes, que podem ser tomados três vezes ao dia.

Benegrip Multi (antigripal líquido infantil)

O Benegrip Multi acompanha copo de 30 ml para servir como dosador. A dose ideal é calculada de acordo com o peso e idade da criança, da seguinte forma:

 

Idade

Peso

Dose

2 anos

12 kg

9 ml

3 anos

14 kg

10,5 ml

4 anos

16 kg

12 ml

5 anos

18 kg

13,5 ml

6 anos

20 kg

15 ml

7 anos

22 kg

16,5 ml

8 anos

24 kg

18 ml

9 anos

26 kg

19,5 ml

10 anos

28 kg

21 ml

11 anos

30 kg

22,5 ml

A partir dos 12 anos de idade, a dose máxima é de 30 ml, que deve ser tomada até quatro vezes ao dia.

Benegrip Multi Febre e Dor

O cálculo da dosagem indicada do Multi Febre e Dor é feito com base no peso da criança. Basicamente, cada quilograma corresponde a uma gota.

A partir de quantos anos pode tomar Benegrip?

As versões em comprimidos são indicadas para maiores de 12 anos de idade, enquanto o antigripal líquido Benegrip Multi pode ser oferecido para crianças com dois anos ou mais.

Por fim, o Multi Febre e Dor, disponível no formato gotas, pode ser usado para tratar esses sintomas em bebês desde os seis meses de idade.

De quantas em quantas horas pode tomar Benegrip?

Os intervalos variam de acordo com a versão do remédio. Entenda:

  • Benegrip tradicional: tomar em intervalos de seis ou oito horas, quando houver sintomas;
  • Benegrip Multi Dia e Noite: tomar uma dose a cada oito horas;
  • Benegrip Multi: tomar uma dose a cada seis horas, ou seja, sem exceder quatro doses por dia;
  • Benegrip Multi Febre e Dor: pode ser oferecido à criança em intervalos de quatro a seis horas.

Benegrip faz efeito em quanto tempo?

Em relação ao tempo que leva para início da ação do medicamento, todas as versões de Benegrip levam de 30 a 60 minutos para fazer efeito, com exceção do Benegrip Multi Febre e Dor, que conta com ação rápida e pode gerar alívio a partir de 15 minutos depois de ingerido.

Prontinho, agora você já tem todas as informações que precisa para saber como tomar Benegrip e como ele ajuda a aliviar o nariz entupido e demais sintomas de gripes e resfriados.

Não se esqueça de fazer repouso, de se hidratar bastante e de se alimentar com sopas, caldos e canjas, para ter uma recuperação tranquila e rápida.

Se você gostou desse conteúdo e quiser saber mais sobre o assunto, confira outros posts no blog Portal da Saúde. Até lá!

Se for gripe, Benegrip!!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Família Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal . Saiba mais sobre Benegrip.

Benegrip Multi: :antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!Saiba mais sobre Benegrip Multi.

Benegrip Multi Dia e Multi Noite Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia. e Benegrip Multi Noite. podem te ajudar.

*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Dez/21.

**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)

Bula do produto: Benegrip.
Bula do produto: Benegrip Multi.
Bula do produto: Benegrip Multi Dia.
Bula do produto: Benegrip Multi Noite.

Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Dia. paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869 Benegrip Multi Noite. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Dez/21.

Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Multi. Disponível em: https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-multi/. Acesso em dezembro/2022.


Benegrip [Internet]. Benegrip Multi. Disponível em: https://www.benegrip.com.br/benegrip-multi. Acesso em dezembro/2022.


Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Multi Dia. Disponível em: https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-multi-dia. Acesso em dezembro/2022.


Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Multi Noite. Disponível em: https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-multi-noite. Acesso em dezembro/2022.


Benegrip [Internet]. Benegrip Multi Dia e Noite. Disponível em: https://www.benegrip.com.br/benegrip-dia-e-noite. Acesso em dezembro/2022.


Benegrip [Internet]. Bula Benegrip. Disponível em: https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip. Acesso em dezembro/2022.


Benegrip [Internet]. Benegrip. Disponível em: https://www.benegrip.com.br/benegrip. Acesso em dezembro/2022.


Benegrip [Internet]. Bula Benegrip Multi Febre e Dor. Disponível em: https://www.benegrip.com.br/bula-benegrip-multi-febre-dor. Acesso em dezembro/2022.


Benegrip [Internet]. Benegrip Multi Febre e Dor. Disponível em: https://www.benegrip.com.br/benegrip-febre-dor. Acesso em dezembro/2022.


Manual MSD [Internet]. Congestão nasal e rinorreia. Abril/2020. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-do-ouvido,-nariz-e-garganta/abordagem-ao-paciente-com-sintomas-nasais-e-far%C3%ADngeos/congest%C3%A3o-nasal-e-rinorreia. Acesso em dezembro/2022.


Manual MSD [Internet]. Remédios sem prescrição médica para resfriado comum. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/SearchResults?query=resfriado. Acesso em dezembro/2022.


Encontre o Benegrip ideal para você

Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais