Imagem do post Como a gripe passa para outras pessoas? Entenda e saiba evitar a transmissão!

Quando uma pessoa fica gripada, é muito comum dar início a um “surto” de gripe nos locais que ela costuma frequentar, principalmente entre seus familiares e colegas de trabalho. Isso é tão habitual que já ganhou ar de normalidade, sequer pensamos como a gripe passa para outras pessoas.

No entanto, entender como ela é transmitida ajuda muito quando o assunto é a prevenção. Não só da gripe como outras infecções causadas por vírus, como é o caso da covid-19, provocada pelo novo coronavírus, que alterou de maneira definitiva a maneira como vivemos.

De fato, evitar a propagação da gripe é uma medida importante e que cabe a todos. Mesmo que não se trate de uma doença tão grave como a anterior, ela também oferece riscos e deve ser evitada sempre que possível.

Venha entender o que é e como a gripe passa para outras pessoas, conhecendo os principais meios de transmissão do vírus da Influenza, para então saber como é possível evitar a propagação e como prevenir a doença. Continue lendo!

O que é a gripe e como ela é causada?

A gripe é uma infecção viral do sistema respiratório, afetando todas as vias superiores, incluindo, nariz, boca e garganta, até o pulmão.

Ela é causada exclusivamente pelo vírus da Influenza, que pode ser do tipo A, B e C, cada um com diferentes subtipos, famílias ou cepas, que eventualmente interagem e provocam mutações.

Por essa razão, é praticamente impossível erradicar a doença por completo e a vacinação deve ser feita anualmente, em todas as pessoas, mas especialmente para os grupos de risco.

Uma vez que o vírus adentra o organismo, ele se instala nas mucosas que revestem o sistema respiratório e infecta as células para poder se multiplicar. Esse processo dá início a inflamações associadas à infecção e à febre, que são medidas do próprio sistema imune para combater o invasor.

Existem outros mecanismos de defesa para diminuir a presença do vírus no organismo, como a tosse e o espirro, que servem para limpar o acúmulo de secreção nas vias respiratórias, as quais atuam também para prender o vírus.

De fato, a presença do vírus nas vias respiratórias está na origem dos principais meios de transmissão da doença, como veremos a seguir.

Gripe passa para outra pessoa? Como é transmitida?

A gripe passa de uma pessoa para outra por meio das secreções das vias respiratórias de um indivíduo contaminado, seja de maneira direta ou indireta.

O método direto de transmissão ocorre quando gotículas de saliva de uma pessoa gripada são dispersas no ambiente como aerossóis: ao tossir, espirrar, falar e até mesmo por meio da respiração.

Essas partículas contaminadas com o vírus da gripe são extremamente leves, ficando suspensas no ar com a capacidade de viajar por distâncias relativamente longas, cerca de alguns metros.

A partir disso, elas podem ser inaladas por outras pessoas, que acabam desenvolvendo a infecção posteriormente.

De modo geral, o risco da gripe passar para outras pessoas por meio da inalação de gotículas contaminadas é maior em ambientes fechados, já que todo o grupo presente no local está “respirando o mesmo ar”.

Em locais abertos ou mesmo mantendo uma distância de segurança, a concentração dessas partículas diminui consideravelmente, o que acaba reduzindo também o risco de contágio.

Outras formas de contágio da gripe

Porém, esse não é o único meio de compartilhar o vírus da gripe. A transmissão também pode ser indireta, quando a secreção contaminada atinge as mãos, superfícies ou objetos de uso compartilhado.

Nesse caso, a pessoa gripada pode tossir ou espirrar cobrindo o rosto com a mão, após isso, tudo que ela tocar poderá ficar contaminado com sua secreção, em que o vírus acaba sobrevivendo por algum período.

Então, se alguém tocar nesse objeto ou superfície e levar as mãos ao rosto, poderá pegar o vírus para si.

Maçanetas, interruptores, corrimões, canetas, copos e objetos similares são os mais arriscados nesse sentido, já que eles são tocados de maneira instintiva.

Ou seja, quem está gripado pode nem perceber que acabou de espirrar cobrindo o rosto e depois encostou em uma maçaneta sem lavar as mãos ou passar álcool em gel.

Quanto tempo a gripe é transmissível?

De modo geral, a transmissão do vírus pode iniciar até 48 horas antes do início dos sintomas e perdurar até o final do quadro infeccioso, com pico de excreção entre 24 e 72 horas após o surgimento da febre e demais efeitos da doença.

Então, a gripe estando acabando pode passar para outra pessoa? Normalmente, após os três primeiros dias de sintomas, o risco de transmissão da doença é menor.

Como NÃO passar gripe para outras pessoas?

Como podemos perceber, evitar a transmissão da gripe é uma medida importante para a saúde pública, que cabe a qualquer pessoa com suspeita da doença. Isso significa que após apresentar sintomas ou ter contato direto com alguém gripado, você deverá adotar alguns cuidados para reduzir a propagação.

Veja alguns cuidados para NÃO passar a gripe para outras pessoas:

  • ficar em ambientes abertos ou arejados;
  • manter a distância das outras pessoas;
  • não compartilhar objetos;
  • usar álcool em gel para higienizar as mãos;
  • utilizar máscaras quando precisar sair.

Agora, confira em detalhes mais sobre cada um destes aspectos e como não passar gripe para outras pessoas.

Fique em ambientes abertos ou arejados

Ambientes fechados favorecem a transmissão do vírus da gripe, já que o ar fica carregado de partículas contaminadas e é comum que a distância entre as pessoas seja menor.

Para evitar essa situação, prefira ambientes abertos ou, no mínimo, mantenha portas e janelas abertas para otimizar a ventilação.

De fato, um dos fatores que favorecem a sazonalidade da gripe nos meses mais frios está na preferência por ambientes fechados e climatizados artificialmente, impedindo a renovação do ar.

Mas a incidência de gripe também ocorre mais no inverno porque há uma maior sobrevida do vírus no tempo frio. Além disso, o ar seco favorece o ressecamento das mucosas que revestem as vias respiratórias no nariz e garganta, tornando a transmissão mais eficaz.

Mantenha distância

Nem sempre é possível se isolar completamente, até mesmo em casa. Para não passar a gripe para outras pessoas da sua família, por exemplo, tente manter uma distância de pelo menos dois metros. Isso evita que terceiros permaneçam no raio de alcance das partículas contaminadas.

Ao mesmo tempo, se for possível se isolar, faça-o, com momentos de interação preferencialmente em períodos curtos e limitados.

Isso deve ser feito principalmente durante a fase de pico de excreção viral, que pode variar entre 24 até 72 horas do início da doença.

Mas pode beijar uma pessoa gripada? O ideal é que se mantenha a distância da pessoa infectada, mesmo que seja o companheiro, pelo menos nos três primeiros dias. Então, para evitar a transmissão, é recomendado evitar esse tipo de contato.

Não compartilhe objetos

Objetos de uso pessoal, como copos, escovas e lenços, não devem ser compartilhados nunca, especialmente quando se está gripado.

Ao mesmo tempo, nessas condições, evite compartilhar canetas, controles de televisores, dispositivos móveis e computadores.

Como explicado, as superfícies que uma pessoa gripada toca podem conter partículas de secreção contaminada com o vírus, ou seja, a gripe é compartilhada por vírus em todos esses itens.

Use álcool em gel para higienizar as mãos após espirrar ou tossir

Higienizar as mãos é muito importante para não passar o vírus adiante. Lavar as mãos com água e sabão ou fazer a descontaminação com álcool em gel, principalmente após tossir, espirrar ou tocar o rosto, pode matar o vírus que ficou na pele e evitar sua propagação.

Use máscaras quando precisar sair

Use máscaras quando precisar sair

Por isso, sempre que estiver com sintomas de gripe, também é recomendado fazer uso de máscaras cobrindo o nariz e a boca, em situações que precisar sair de casa ou compartilhar o espaço com alguém.

E fique atento, assegure que a máscara esteja bem ajustada no rosto e não a abaixe, principalmente se precisar respirar ou tossir.

Até mesmo por essa razão, foi possível observar uma diminuição nos casos de gripe no ano de 2020. Com as medidas de isolamento e indicação de uso de máscara por conta da covid-19, não houve o aumento sazonal de casos da doença nos meses de outono e inverno.

Contudo, com a flexibilização das medidas de contenção do novo coronavírus e a presença de uma nova variante no país, tivemos um surto de gripe ainda durante a primavera de 2021.

Para ler mais, confira:

>>>Por que tivemos um surto de gripe no Brasil em 2021 e 2022?

O que fazer para prevenir a gripe?

Pronto, agora você já sabe como a gripe passa para outras pessoas e o que cada um pode fazer para diminuir a propagação do vírus com aqueles ao redor. Quer mais? Então veja como é possível prevenir a gripe.

  • Vacina: tomar a vacina contra a gripe todos os anos é a maneira mais eficaz de evitar as principais e novas cepas da doença que se encontram em circulação naquele período, diminuindo consideravelmente o risco de desenvolver a doença;
  • Uso de máscaras: o uso de máscaras é recomendado para todos que estão com suspeita ou que vão interagir com pessoas que podem estar com o vírus da gripe, sendo um método preventivo eficaz e extremamente acessível;
  • Hábitos de higiene: lavar as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com álcool gel, após tocar superfícies ou objetos compartilhados, pode evitar a transmissão indireta do vírus da gripe, entre muitos outros patógenos.

A gripe é uma doença muito comum, o que faz com que algumas pessoas não a levem com a devida seriedade.

Ainda assim, ela oferece risco para certos grupos e é essencial adotarmos medidas para evitar a propagação do vírus da Influenza, tal como outros causadores de doenças.

Gostou do post? Então compartilhe com amigos e familiares, para que todos saibam como a gripe passa para outras pessoas e como isso pode ser evitado.

Para ficar por dentro de novas dicas sobre saúde e bem-estar, acompanhe o Portal da Saúde. Até a próxima!

Se for gripe, Benegrip!!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Família Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal . Saiba mais sobre Benegrip.

Benegrip Multi: :antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!Saiba mais sobre Benegrip Multi.

Benegrip Multi Dia e Multi Noite Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia. e Benegrip Multi Noite. podem te ajudar.

*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Dez/21.

**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)

Bula do produto: Benegrip.
Bula do produto: Benegrip Multi.
Bula do produto: Benegrip Multi Dia.
Bula do produto: Benegrip Multi Noite.

Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Dia. paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869 Benegrip Multi Noite. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Dez/21.

Encontre o Benegrip ideal para você

Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais