Benegrip®
Antigripal
Quando os sintomas da gripe chegam, o incômodo é imediato e até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia ficam difíceis. Nessas horas, é natural surgir a dúvida: a dipirona serve para dor de garganta? Afinal, a irritação nessa região costuma surgir e causar mal-estar. Por isso, encontrar alívio rápido se torna uma prioridade 1.
A boa notícia para quem enfrenta essa queixa é que a dipirona ajuda a combater a dor e a febre, o que ajuda na melhora do desconforto. Isso porque o medicamento age diretamente na regulação da temperatura corporal e na diminuição da sensibilidade a estímulos desconfortáveis 2.
Quer saber como a dipirona funciona e quais são seus principais efeitos? Então, continue a leitura do nosso conteúdo e descubra! Vamos lá?
Resumo
Conteúdos relacionados
É um medicamento analgésico e antipirético amplamente utilizado para aliviar dor e febre. Também chamado de metamizol, sua atuação inibe a formação de substâncias inflamatórias no sistema nervoso. Popular e disponível sem prescrição, destaca-se por sua eficácia no controle de sintomas de diferentes condições, como gripes e resfriados 2.
A dipirona ajuda a aliviar a dor de garganta porque sua ação analgésica reduz a sensibilidade e o desconforto típicos desse sintoma, mas não trata a causa do problema em si. Já seu efeito antipirético contribui para amenizar a febre que, muitas vezes, acompanha infecções respiratórias 2,3.
Só para você ter ideia, um estudo revela que 81% dos pacientes brasileiros usam o medicamento para melhorar algum tipo de incômodo. A dor de garganta aparece como uma das razões mais frequentes, atrás apenas da febre e da cefaleia 4.
Suas propriedades agem para inibir a enzima ciclooxigenase (COX), responsável pela produção de prostaglandinas, substâncias envolvidas nos processos inflamatórios que causam mal-estar e febre, por exemplo. Ao limitar a síntese dessas moléculas, o medicamento exerce seus efeitos analgésicos e antipiréticos de forma eficaz no organismo 5.
Na prática clínica, a dipirona serve para dor de garganta e outros sinais associados a infecções respiratórias comuns. Evidências mostram que, entre adultos, o fármaco é frequentemente prescrito como monoterapia e pode ser combinado a outros analgésicos, como paracetamol ou cetoprofeno, quando há queixas mais intensas 4.
Leia também: Paracetamol serve para dor de garganta? Quando tomar?
Sim, pois age como analgésico e antitérmico em infecções virais autolimitadas, como a gripe, oferecendo alívio sintomático. Diferentemente de antivirais, a dipirona não combate o vírus, mas diminui queixas como a febre e a dor de garganta. Por isso, é amplamente utilizada pela população brasileira no alívio dos sintomas 2.
Agora que você sabe por que a dipirona serve para gripe, é hora de entender como utilizá-la. Veja a seguir!
Siga o passo a passo 2:
1. Observe as contraindicações;
2. Escolha a forma adequada;
3. Respeite o intervalo entre doses;
4. Obedeça à dosagem conforme a faixa etária.
Confira os detalhes em seguida!
Nunca utilize o medicamento nas seguintes situações 2:
Além disso, lembre-se de avaliar os efeitos colaterais. A dipirona pode causar queda de pressão em alguns casos. O risco mais grave, embora raro, é a agranulocitose (redução de glóbulos brancos, o que compromete a defesa do organismo) 2.
Esse analgésico está disponível em gotas, xarope, comprimidos e supositórios. A via oral é a mais comum, mas também pode ser usada em supositório. Já a forma injetável geralmente é restrita a hospitais 2.
Normalmente, deve ser tomada a cada 6 a 8 horas, conforme necessidade de alívio da dor ou da febre. Nunca ultrapasse a recomendação da bula e consulte um profissional em caso de dúvidas 2.
Em geral, a recomendação para adultos e adolescentes acima de 15 anos é a seguinte 2:
Para crianças, a dosagem varia conforme o peso e a idade 2:
Além disso, as doses aumentam progressivamente com o peso, sempre divididas em até 4 tomadas diárias. Vale destacar que você deve consultar a bula específica do remédio e esclarecer dúvidas com seu médico 2.
Seu efeito começa cerca de 1 hora após a administração oral e alcança o pico analgésico durante esse período. Em dores agudas, como a de garganta, seu efeito pode durar de 4 a 6 horas, o que proporciona alívio eficaz em relação a outros analgésicos 6.
Dipirona serve para dor de garganta e está na composição de Benegrip devido ao seu efeito analgésico, ideal para auxiliar no combate dos sintomas típicos de gripes e resfriados. Esse antigripal também contém maleato de clorfeniramina para amenizar coriza e congestão, além da cafeína, ativo que age como estimulante 7.
Portanto, Benegrip tem dipirona e outros componentes que atuam sinergicamente para proporcionar o alívio dos sintomas. Os efeitos começam a partir de 30 minutos após a administração oral do medicamento 7.
Acesse a bula oficial do Benegrip e confira todos os detalhes. Lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde para receber a orientação mais indicada às suas necessidades 7!
Benegrip. Dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e do resfriado. MS 1.7817.0092. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/25.
Dipirona serve para dor de garganta por seu efeito analgésico e antipirético, ou seja, ajuda no alívio da dor e da febre. Portanto, o medicamento é eficaz contra a dor de origem inflamatória leve, embora não seja um anti-inflamatório potente. Sua administração também costuma ser bem tolerada 2.
Sim. A dipirona atua como analgésico e antitérmico em infecções virais autolimitadas, como a gripe, oferecendo alívio da febre e da dor de garganta. O remédio não combate o vírus, mas ameniza o desconforto dos sintomas. Por isso, é um tratamento amplamente utilizado pela população brasileira 2,4.
A dipirona é amplamente usada para aliviar a dor no corpo e na garganta, mas pode limitar o efeito antiplaquetário da aspirina e diminuir os níveis de ciclosporina e bupropiona. Assim, a combinação com outros fármacos, como anti-inflamatórios ou antibióticos, deve sempre ser avaliada pelo médico para evitar complicações 2.
Consulte um médico se você apresentar dor de garganta intensa acompanhada de febre persistente acima de 38 °C e notar o aparecimento de erupções cutâneas avermelhadas. Outro indicativo é a presença de amígdalas inchadas que dificultam o sono. Esses sinais costumam sinalizar uma infecção bacteriana que requer antibiótico 8.
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal