
Benegrip®
Antigripal
Um dos vilões de uma noite bem dormida é a gripe. Afinal, quem nunca passou por isso, não é mesmo? Nessas situações, é comum pesquisar se o mel é bom para a tosse noturna, um sintoma bastante comum em doenças virais do trato respiratório 1-3.
A tradição popular e a literatura científica apontam esse ingrediente natural como um importante aliado devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas 2-4. Mas até que ponto seus efeitos realmente ajudam na recuperação 3?
Descobrir a resposta pode fazer toda a diferença, afinal, a tosse é uma das queixas mais frequentes em consultas médicas no Brasil. Apesar de muitas vezes indicar quadros benignos, o sintoma compromete significativamente o bem-estar 2.
Neste artigo, você vai entender o que é a tosse noturna, como usar o mel para aliviar o desconforto e por que sua ação é eficaz. Vamos lá? Boa leitura!
Resumo
Conteúdos relacionados
A tosse noturna é um sintoma marcado por crises que surgem durante o sono. Consequentemente, seus impactos comprometem o descanso e a qualidade de vida. Esse quadro ocorre principalmente devido a condições como infecções das vias aéreas superiores, asma, gotejamento pós-nasal, doença do refluxo gastroesofágico, fibrose pulmonar e tabagismo 2.
Portanto, a avaliação médica é fundamental para identificar problemas de saúde graves que exigem tratamento urgente. Além disso, estudos indicam que a tosse crônica impacta o bem-estar e está associada à ansiedade, à fadiga e à queda no desempenho das atividades diárias 2.
O mel é bom para a tosse, pois contém propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias 2-4. Assim, o ativo ajuda a amenizar irritação na garganta e diminuir a secreção de muco 3. Estudos também apontam que seu uso reduz a frequência da tosse e contribui para noites de sono tranquilas 2.
Inclusive, ensaios clínicos comprovam que o mel apresenta eficácia semelhante a drogas antitussígenas como o dextrometorfano. Ainda, sua ação é superior ao anti-histamínico difenidramina no alívio da tosse aguda 2.
Uma pesquisa reforça esses achados ao mostrar que o mel é eficaz para aliviar sintomas de infecções do trato respiratório superior. Os resultados evidenciam benefícios na melhora da gravidade da tosse e sugerem que o composto pode substituir a prescrição de antibióticos em alguns casos 5.
Para combater a tosse, você pode usar o mel conforme as orientações abaixo 3:
Entenda os detalhes a seguir!
Adultos podem consumir cerca de uma colher de chá de mel para suavizar a irritação na garganta e suprimir a tosse. Essa prática simples age contra a inflamação e a sensação de arranhado que piora à noite 3.
Diluir uma colher de chá em água morna é outra forma recomendada. Desse modo, o efeito calmante é potencializado 3.
O consumo noturno é ideal para melhorar o descanso, já que o composto auxilia na redução da secreção de muco e da frequência da tosse. Assim, você consegue dormir melhor 3!
O mel pode ser associado a remédios convencionais quando necessário. Para quem prefere evitar xaropes industrializados, o ingrediente representa uma alternativa natural, segura e com raros efeitos colaterais 3.
O uso do mel costuma ser recomendado até quatro ou cinco vezes ao longo do dia para manter o alívio contínuo. Sempre considere o teor de açúcar para evitar excesso no consumo diário 3.
Agora que você sabe como usar o mel para combater a tosse, chegou a hora de entender mais detalhes sobre seus mecanismos de ação. Veja a seguir!
O mel ajuda a parar de tossir porque forma uma película protetora sobre a mucosa irritada e reduz estímulos que provocam a tosse. Além disso, promove ação antioxidante e acelera a cicatrização. Assim, suas propriedades fitoquímicas têm um papel potencial no tratamento de diversas doenças, como gripes e resfriados 4.
Esse composto também age contra vírus e bactérias, ou seja, diminui processos inflamatórios do corpo, o que fortalece o sistema imune. Portanto, todos esses mecanismos explicam por que o mel ajuda a parar de tossir 4.
Leia na sequência: Remédio caseiro para tosse: o que é bom para parar de tossir?
Sim, misturar limão com mel é bom para a tosse devido aos seus benefícios para a saúde. O mel é antimicrobiano e cria uma barreira protetora que suaviza a irritação na mucosa. Já o limão tem vitamina C e substâncias bioativas que aumentam a imunidade e intensificam o efeito calmante no organismo 6.
Com todas essas vantagens, talvez você esteja com a seguinte dúvida: mas, afinal, o mel elimina o catarro? A resposta é sim, pois seus componentes amenizam as secreções de muco e aliviam a congestão. A boa notícia é que o limão também contribui nesse processo, pois atua na fluidificação das vias respiratórias 6.
O mel é bom para a tosse, mas tratamentos complementares podem ser essenciais durante a sua recuperação. Nesse sentido, uma excelente opção é o Benetosse, xarope que facilita a expectoração 7.
Ideal para a tosse com catarro, o remédio é mucofluidificante, ou seja, favorece a expulsão de secreção das vias aéreas. O produto leva extrato seco de folhas de Hedera helix L., um ingrediente natural, seguro e com indicação a partir dos 2 anos. Lembre-se de consultar um profissional de saúde para ter o tratamento mais indicado às suas necessidades 7.
Quer conferir a posologia do remédio? Então, acesse a loja oficial de Benetosse agora mesmo!
Xarope Benetosse. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. M.S 1.7817.0932. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. *. Benetosse rende mais do que Expec. Benetosse tem dose total diária de 6 mL para adultos, enquanto Expec tem dose total diária de 30 mL para adultos. Setembro/25.
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
7. Bula de Benetosse. Disponível em: https://www.benegrip.com.br/benetosse. Acesso em setembro/25.
Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal