
De modo geral, o muco produzido na garganta e cavidade nasal é constante no organismo, mesmo em pessoas saudáveis. Porém, quando se pega um resfriado ou gripe, a secreção fluida muda de aparência, transformando-se em um catarro transparente gelatinoso e pegajoso.
Já falamos aqui no blog sobre o que significa a cor de cada tipo de catarro. Nesse post, vamos revisitar algumas das coisas que aprendemos sobre o assunto, destacando o que significa o catarro transparente, que é mais comum que outras variações.
Entenda o que deixa o muco nessas condições, por que o corpo produz essa secreção e o que fazer quando o catarro sai transparente da garganta para se livrar de qualquer incômodo e facilitar a recuperação. Continue lendo e fique por dentro!
Por que temos catarro?
Você já se perguntou por que temos catarro? Ao contrário do que se imagina, o muco é constantemente produzido no trato respiratório, não apenas quando estamos com algum tipo de infecção.
Ele serve para formar uma camada protetora sobre as mucosas respiratórias, com uma consistência viscosa e fluida, capaz de aderir nas paredes internas da garganta e cavidade nasal. Assim, previne que corpos estranhos, inalados com a respiração, causem lesões ou irritações nas vias aéreas.
Diariamente, o corpo produz aproximadamente dois litros de catarro, para servir de barreira protetiva, capturar partículas, limpar e umidificar os dutos respiratórios.
O que significa catarro transparente gelatinoso?
Quando ficamos doentes, com infecções respiratórias, o muco fluido se transforma em catarro gelatinoso. Dessa forma, ele aumenta sua capacidade de aderir às paredes das mucosas, tem mais facilidade para capturar patógenos e serve de meio de transporte para glóbulos brancos e anticorpos.
A coloração da secreção eliminada dá indícios sobre a origem da infecção. Em geral, esses são os principais tipos de catarro:
Catarro transparente gelatinoso
Quando o catarro sai transparente e com aparência gelatinosa, é possível que seja por conta de uma reação alérgica ou virose respiratória, o que é bastante comum para esse sintoma. Pode ser que o volume de secreção produzida aumente, provocando quadros com tosse produtiva e coriza.
Catarro verde ou amarelado
Essa apresentação é mais comum em infecções bacterianas. O tom esverdeado resulta da ação de células de defesa que combatem bactérias e produzem um tipo de proteína que deixa o muco dessa cor.
Catarro com sangue
A presença de manchas avermelhadas no catarro eliminado indica que existe um sangramento ou lesão grave no trato respiratório, o que aumenta o risco de complicações sérias, exigindo a procura por atendimento médico com urgência para realização de exames adicionais.
Como tratar o catarro transparente gelatinoso?
A melhor alternativa para tratar o catarro gelatinoso transparente é lidar com a infecção, alergia ou fator ambiental que provoca esse sintoma, pois ele é um mecanismo de defesa importante para proteger as mucosas do trato respiratório.
Por outro lado, não é segredo que a presença de muco na garganta e narinas inflamadas pode ser muito desconfortável. Dessa forma, o tratamento para aliviar o quadro inclui as seguintes medidas:
- aumente a ingestão de líquidos: beber bastante água pode contribuir para a limpeza e umidificação das mucosas, deixar o muco mais fluido e fácil de ser eliminado, além de auxiliar o organismo na recuperação de quadros infecciosos;
- use nebulizadores para inalação: a inalação de vapor de água e a nebulização podem ajudar a fluidificar o catarro, facilitando a expectoração, além de combater a irritação associada à garganta inflamada;
- gargarejos: prepare uma solução de água morna com uma pitada de sal marinho para fazer gargarejo três vezes ao dia, o que pode eliminar microrganismos da garganta, diminuir a dor e o inchaço;
- mantenha a cabeça elevada em relação ao corpo: essa medida usa a gravidade para estimular a absorção do catarro pelo organismo, diminuindo a chance de ter crises de tosse e reações por conta da secreção presa nas paredes das mucosas;
- trate à infecção: para lidar com esse sintoma, não se esqueça de tratar à infecção ou problema de saúde que deu origem a ele, seguindo todas as recomendações do seu médico;
- procure medicamentos adequados: os medicamentos que podem ajudar no tratamento do catarro são os expectorantes, antitussígenos e outros que servem para deixar a secreção mais fluida e fácil de ser eliminada.
Como eliminar catarro gelatinoso na garganta?
Apesar de desagradável e incomodar bastante, o catarro gelationoso transparente não oferece risco para a saúde, mesmo em caso de ingestão. Essa é uma forma comum de absorver e diminuir o muco acumulado na garganta.
O ideal é eliminar o catarro, já que ele serve para prender o vírus que causa a infecção. Assim, ao expectorar ou assoar o nariz para remover a secreção acumulada, estamos ao mesmo tempo eliminando o patógeno e diminuindo sua concentração no organismo.
O cuidado mais importante está em descartar corretamente lenços usados para cobrir o rosto ao espirrar ou tossir, assim como os utilizados para assoar o nariz. Se uma pessoa saudável tiver contato com eles e levar as mãos ao rosto, pode acabar adoecendo.
Além disso, é importante lavar as mãos com água e sabão, ou ao menos usar álcool em gel para higienizá-las, após eliminar o muco por qualquer um dos meios citados, também com o intuito de diminuir o risco de passar o vírus para outras pessoas.
Em relação aos medicamentos indicados para tratar o catarro transparente e gelatinoso, podemos citar expectorantes, antitussígenos e soluções para fluidificar o muco. Para saber qual remédio utilizar, procure seu médico e siga as indicações presentes na bula.
Chegou a hora de finalizar esse assunto difícil de engolir. Esperamos que tenha aprendido um pouco mais sobre o tema e tirado suas dúvidas. Para mais dicas sobre sintomas de gripe, imunidade e bem-estar, confira demais postagens no blog Portal da Saúde.
Se for gripe, Benegrip!!

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!
Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal . Saiba mais sobre Benegrip.
Benegrip Multi: :antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!Saiba mais sobre Benegrip Multi.
Benegrip Multi Dia e Multi Noite Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia. e Benegrip Multi Noite. podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Dez/21.
**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)
Bula do produto: Benegrip.
Bula do produto: Benegrip Multi.
Bula do produto: Benegrip Multi Dia.
Bula do produto: Benegrip Multi Noite.
Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Dia. paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869 Benegrip Multi Noite. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Dez/21.