Mulher assoa o nariz com lenço de papel, usando pijama listrado, fundo claro.

Nariz entupido, coriza, espirros e coceira são sinais clássicos de rinite alérgica 1. Se você tem esses sintomas com frequência, provavelmente está na hora de conhecer um remédio para a rinite que possa ajudar no tratamento.

Afinal, 30% dos brasileiros sofrem dessa condição.2 Ainda, 25% da população mundial já desenvolveu alergia a algum fármaco, dado que contempla indivíduos de todas as faixas etárias3.

Sendo assim, a escolha correta do tratamento para a rinite é fundamental para aprimorar a qualidade de vida 3. Pensando nisso, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto a seguir. Boa leitura!

Resumo

  • As opções de remédio para a rinite incluem anti-histamínicos, corticoides nasais, descongestionantes e vacinas antialérgicas1,4.
  • O uso de antialérgico para a rinite com ativos como cloridrato de fenilefrina reduz sintomas de congestão nasal4,8.
  • Os sprays e soluções salinas são alternativas eficazes de remédio para desentupir o nariz, mas sua aplicação deve ser controlada4.
  • O tratamento para rinite pode envolver uma combinação de medicamentos (anti-histamínicos, descongestionantes e corticoides), além de terapias naturais4,6.
  • Entender exatamente como usar Benedesc Plus é fundamental para potencializar o alívio dos sintomas, pois atua de forma rápida em razão da sua ação antialérgica e descongestionante9.

Conteúdos relacionados

O que é a rinite e quais são os seus sintomas?

A rinite é uma doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz, que funciona como um filtro do sistema respiratório. Ao entrar em contato com uma substância tóxica ou irritante, o organismo desencadeia uma reação para tentar impedir a sua entrada1.

Logo , o indivíduo manifesta problemas como nariz entupido ou escorrendo, espirros, coceira e diminuição na capacidade de sentir odores. Mas o que provoca essa resposta e torna necessário o uso de um remédio para a rinite? As causas são variadas e incluem1:

  • alergias, ou seja, o corpo reage ao entrar em contato com determinado agente estranho, como mofo, pelos de animais e ácaros. Nesse caso, é comum a prescrição de antialérgico para a rinite;
  • infecções por vírus, bactérias ou fungos;
  • problemas com o refluxo gastroesofágico;
  • medicamentos e hormônios;
  • possível origem hereditária.

Portanto, existem diferentes tipos de rinite, veja abaixo as diferenças.

Rinite alérgica

A sua ocorrência pode ser sazonal, o que depende da estação e localização geográfica. Na primavera, o pólen de árvores acentua o quadro4.

Há pacientes que desenvolvem obstrução sinusal como complicação da rinite alérgica. Consequentemente, os sintomas evoluem para tosse, respiração ofegante e cefaleia frontal4.

Já a rinite alérgica perene acontece devido à exposição durante o ano todo a alérgenos inalados em locais internos ou à reatividade forte ao pólen de plantas nas estações. A sua característica principal é a obstrução nasal crônica, o que traz risco de otite média crônica em crianças4.

Rinite não alérgica aguda

A sua manifestação é por meio de edema e vasodilatação da mucosa nasal, rinorreia e obstrução. Costuma surgir após um resfriado comum ou uma infecção bacteriana, por exemplo5.

Rinite não alérgica crônica

Geralmente é um prolongamento da rinite subaguda inflamatória ou infecciosa. O paciente apresenta obstrução e sangramentos frequentes no nariz. A baixa umidade do ar e os agentes irritantes inalatórios podem ocasionar essa condição5.

Rinite não alérgica atrófica

É uma forma da rinite crônica que causa atrofia, alargamento das cavidades nasais e esclerose da mucosa. A idade avançada e as infecções bacterianas se relacionam ao desenvolvimento de rinite atrófica5.

Rinite não alérgica vasomotora

Os seus sintomas principais são espirros e rinorreia aquosa. Esse tipo de rinite é marcado por períodos de remissão e exacerbação e ocorre quando há inchaço e inflamação vascular da mucosa nasal5.

Tratamento para a rinite alérgica: quais são as opções disponíveis?

O tratamento para a rinite alérgica varia conforme o diagnóstico médico. Mesmo sem cura, existem muitos medicamentos que aliviam os sintomas e ajudam a prevenir as crises1.

Outra medida são as vacinas antialérgicas, que reduzem a sensibilidade do indivíduo a fatores que desencadeiam a doença. Embora muitos anti-histamínicos tenham  prescrição livre, reforçamos que o médico deve indicar as medicações e dosagens ideais1.

O tratamento para a rinite alérgica sazonal e perene é normalmente o mesmo. Contudo, há a recomendação de remoção ou evitação do alérgeno para atenuar a rinite perene (eliminar ácaros, por exemplo). Em ambos os casos, o tratamento para a rinite engloba4:

  • anti-histamínicos;
  • descongestionantes;
  • corticoides nasais;
  • dessensibilização para rinite sazonal.

Sendo assim, o remédio para rinite mais eficaz inclui um conjunto de ações, como o uso de antialérgicos orais, descongestionantes nasais e corticoides intranasais.4 Além disso, as terapias naturais também potencializam a recuperação6.

É o que revela um estudo de 2022, que evidencia os resultados positivos da acupuntura na redução dos sintomas da rinite alérgica, como os espirros e o prurido nasal6.

Leia também: Como aliviar rinite para dormir? Por que ela piora à noite?

Remédio para desentupir o nariz: como funciona?

Existem três principais mecanismos entre os medicamentos para a congestão nasal que combatem esse sintoma tão comum da rinite alérgica7:

  • controle da síntese de histamina, responsável pela resposta alérgica;
  • constrição dos vasos dilatados no interior do nariz, a fim de facilitar a passagem de ar;
  • fluidificação do catarro e da coriza, o que facilita a lavagem nasal.

Logo, existem diversas opções de remédio para desentupir o nariz que podem melhorar a respiração e o bem-estar do paciente. Os sprays descongestionantes intranasais são bastante usados para um alívio rápido. Porém, a sua aplicação deve ser limitada a no máximo três dias seguidos, pois o uso prolongado traz risco do “efeito rebote”4.

Antialérgicos para a rinite com cloridrato de fenilefrina também são importantes devido às suas propriedades que agem contra o entupimento das narinas.8 Já para quem busca uma alternativa sem medicação, o soro fisiológico intranasal promove a fluidificação da secreção e hidratação da mucosa nasal4.

Como usar Benedesc Plus para aliviar os sintomas da rinite alérgica?

Saber como usar Benedesc Plus corretamente assegura a eficácia desse remédio para a rinite. A sua fórmula funciona como um xarope descongestionante e expectorante ao incluir dois ativos poderosos9:

  • cloridrato de fenilefrina: funciona como descongestionante nasal ao contrair os vasos no nariz, o que reduz rapidamente a congestão e melhora a respiração.
  • maleato de bronfeniramina: antialérgico que ajuda a diminuir a secreção nasal e da garganta e atua contra o inchaço e a congestão das vias respiratórias;

Para entender exatamente como usar Benedesc Plus, siga as orientações da bula ou do profissional de saúde. As doses variam de acordo com a idade do paciente e o quadro clínico:9

  • crianças acima de 2 anos: ¼ a ½ copo dosador (2,5 a 5 mL), 4 vezes ao dia.
  • adultos: 1 a 1 ½ copos dosadores (10 a 15 mL), 3 a 4 vezes ao dia.
  • dosagem máxima diária limitada a 60 mL.

Sempre respeite os intervalos indicados entre as administrações para evitar efeitos colaterais, como sonolência, boca seca ou aumento da pressão arterial9.

Antialérgico para a rinite: aliado importante no seu tratamento

Em suma, identificar a causa e buscar o remédio para a rinite adequado é fundamental para controlar as crises e prevenir complicações. Além do uso de medicamentos, medidas como evitar alérgenos e recorrer a terapias naturais são estratégias complementares para manter os sintomas sob controle4,6.

Nesse sentido, alternativas como o Benedesc Plus, que associa ação antialérgica e descongestionante, oferecem um alívio rápido dos desconfortos nasais. Se você deseja saber mais sobre essa solução, acesse a nossa loja online hoje mesmo9!

BENEDESC PLUS: maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina. Indicações: Descongestionante nasal de efeito rápido e um antialérgico, que controlam e reduzem os sintomas relacionados à gripe, ao resfriado, à rinite e à sinusite, além de diminuir o excesso de secreções. MS 1.7817.0958. Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. Junho/2025.

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Multi e Benedesc

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

1. Alves B / O / OM. Rinite | Biblioteca Virtual em Saúde MS [Internet]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/rinite/. Acesso em junho de 2025.


2. Rinite está entre as alergias mais prevalentes na população brasileira – ASBAI [Internet]. Asbai.org.br. 2024. Disponível em: https://asbai.org.br/rinite-esta-entre-as-alergias-mais-prevalentes-na-populacao-brasileira/. Acesso em junho de 2025.


3. Dia Mundial da Alergia alerta para uma das doenças mais frequentes no mundo [Internet]. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hupaa-ufal/comunicacao/noticias/a-data-foi-instituida-pela-oms-como-forma-de-sensibilizar-a-populacao-sobre-o-tema-que-pode-ter-casos-moderados-e-ate-extremos-levando-a-morte. Acesso em junho de 2025.


4. Fernandez J. Rinite alérgica [Internet]. Manuais MSD edição para profissionais. Manuais MSD; 2022. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/imunologia-dist%C3%BArbios-al%C3%A9rgicos/dist%C3%BArbios-al%C3%A9rgicos-autoimunes-e-outras-rea%C3%A7%C3%B5es-de-hipersensibilidade/rinite-al%C3%A9rgica. Acesso em junho de 2025.


5. Fried MP. Rinite não alérgica [Internet]. Manuais MSD edição para profissionais. Manuais MSD; 2023. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/dist%C3%BArbios-do-ouvido-nariz-e-garganta/dist%C3%BArbios-de-nariz-e-seios-paranasais/rinite-n%C3%A3o-al%C3%A9rgica. Acesso em junho de 2025.


6. CONTRIBUIÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS PARA TRATAR RINITE ALÉRGICA: UM ESTUDO DE REVISÃO – ISSN 1678-0817 Qualis B2 [Internet]. Revista ft. 2023 [cited 2025 Jun 13]. Disponível em: https://revistaft.com.br/contribuicao-das-plantas-medicinais-para-tratar-rinite-alergica-um-estudo-de-revisao/. Acesso em junho de 2025.


7. Fried MP. Congestão nasal e rinorreia [Internet]. Manuais MSD edição para profissionais. Manuais MSD; 2023 [cited 2025 Jun 13]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/dist%C3%BArbios-do-ouvido-nariz-e-garganta/abordagem-ao-paciente-com-sintomas-nasais-e-far%C3%ADngeos/congest%C3%A3o-nasal-e-rinorreia?ruleredirectid=762. Acesso em junho de 2025.


8. Silva AME. Estudo do cloridrato de fenilefrina em associação com outros insumos farmacêuticos ativos: compatibilidades físico-químicas, identificação e qualificação de produtos de degradação [tese]. Goiânia (GO): Universidade Federal de Goiás, Instituto de Química; 2022. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tedeserver/api/core/bitstreams/89c21e59-b65b-44c8-ae3a-076f169f964b/content. Acesso em junho de 2025.


9. Bula do Benedesc Plus. Disponível em: https://www.benegrip.com.br/bula-benedesc. Acesso em junho de 2025.


Encontre o Benegrip ideal

Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!

Embalagem do Benegrip Multi Dia

Benegrip® Multi Dia

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Noite

Benegrip® Multi Noite

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi

Benegrip® Multi

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Febre e Dor

Benegrip® Multi Febre e Dor

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais