Mãe e filha sorriem enquanto fazem refeição juntas em uma mesa com alimentos saudáveis.

Os benefícios do zinco envolvem o suporte a diversas funções bioquímicas vitais do organismo. A sua deficiência é capaz de comprometer processos fisiológicos como o crescimento, além de afetar o sistema imune do indivíduo 1-3. 

Aproximadamente dois bilhões de pessoas em regiões em desenvolvimento apresentam alguma deficiência de zinco. As crianças e os idosos compõem a maior parte da população em risco. O tratamento envolve principalmente a reposição oral, o que geralmente resulta em rápida recuperação clínica 1. 

Quer entender tudo sobre a importância do zinco para a imunidade e qual o papel da alimentação e da suplementação? Então, continue a leitura do nosso conteúdo exclusivo! 

Resumo 

  • O zinco é um micronutriente que participa de funções biológicas primordiais para o organismo 1,2,3,4. 

  • Os benefícios do zinco incluem o fortalecimento da imunidade, a cicatrização de feridas, a manutenção da pele e do cabelo e a melhora da saúde ocular e mental 1-7. 

  • O suplemento de zinco é indicado em casos específicos, principalmente em populações de risco ou pessoas com determinadas condições clínicas 10. 

  • Carnes vermelhas, feijão, milho, cereais de trigo e aveia são alguns dos alimentos ricos em zinco 1,8-10. 

  • Benegrip Imuno Kids é uma opção prática e saborosa para reforçar a imunidade das crianças a partir de 4 anos 11. 

 

Conteúdos relacionados 

O que é o zinco e qual a sua importância? 

O zinco é um micronutriente fundamental para os seres humanos e desempenha múltiplas funções indispensáveis para o corpo humano, como a reparação de tecidos. Esse mineral influencia o metabolismo e a síntese de proteínas, lipídios e ácidos nucleicos 1. 

Apesar de abundante no organismo, as pessoas não armazenam o zinco em quantidades significativas. Ou seja, o mineral exige a ingestão regular por meio da alimentação e, em alguns casos, exige a suplementação 1. 

Muitas funções bioquímicas do organismo dependem dessa substância, pois é componente de inúmeras enzimas.2 Sendo assim, a sua importância está em possibilitar: 

  • divisão celular e transcrição genética 1,2; 

  • processos fisiológicos 1-3; 

  • estabilização de estruturas de membranas e componentes das células;1,2 

  • desenvolvimento cognitivo 2; 

  • função imune 1-3; 

  • supressão de inflamações da pele 1,3; 

  • preservação do cabelo 1; 

  • cicatrização de feridas 1,3. 

Logo, a deficiência de zinco ocasiona problemas como erupções cutâneas, atraso no crescimento de bebês e crianças, perda de apetite e demora na cura de machucados 3. 

Quais são os benefícios do zinco para a saúde? 

Os benefícios do zinco para a saúde são diversos, como você já percebeu. Porém, existem 4 vantagens que se destacam: veja em seguida! 

1. Zinco para imunidade 

O zinco para imunidade atua em inúmeras frentes do sistema imunológico. Afinal, esse mineral fortalece as barreiras físicas do organismo, como a pele e as mucosas, de forma que impede a entrada de agentes infecciosos 1,4. 

Além disso, o zinco é indispensável para o funcionamento adequado das células de defesa, como neutrófilos, monócitos e linfócitos T e B. Em outras palavras, o zinco ajuda a combater microrganismos invasores 1,4. 

Inclusive, a falta de zinco se associa à suscetibilidade a infecções e à redução da produção de anticorpos que promovem respostas imunes específicas 1,4. 

Entre os benefícios do zinco para o sistema imune, há também sua atuação no nível celular, já que participa de processos como a replicação do DNA e transcrição de RNA. Esse mineral também protege contra o estresse oxidativo e contribui para a integridade das membranas celulares 1,4. 

De forma prática, diversos estudos demonstram que a suplementação com zinco pode diminuir a duração de gripes, resfriados e diarreias. Por fim, durante a gestação, a presença adequada desse micronutriente favorece o desenvolvimento saudável do sistema imune do bebê 4. 

2. Saúde da pele e dos cabelos 

Há evidências de que os benefícios do zinco abrangem o tratamento de determinadas doenças de pele. As suas propriedades atuam na cicatrização de feridas e regeneração da pele e, assim, melhoram as seguintes condições 1,3,5: 

  • acne vulgar 5; 

  • dermatites 1,2,5; 

  • erupções cutâneas 3. 

Em relação ao cabelo, o zinco se relaciona tanto ao crescimento quanto à preservação dos fios1. 

3. Preservação da função ocular 

O zinco preserva a boa saúde ocular, pois contribui para a integridade da retina, das membranas celulares e da estrutura das proteínas dos olhos 6. 

Exerce também uma função importante no transporte da vitamina A do fígado para a retina. Esse processo é necessário para a produção de melanina, um pigmento que protege os olhos contra os danos causados pela radiação ultravioleta (UV) 6. 

Já o suplemento de zinco apresenta vantagens para pessoas com degeneração macular relacionada à idade (DMRI) ou com risco de desenvolver essa condição. Conforme a Associação Americana de Optometria (AOA, sigla em inglês), a ingestão diária de 40 a 80 mg de zinco, combinada com antioxidantes específicos, pode 6: 

  • retardar a progressão da DMRI avançada em até 25%; 

  • diminuir a perda da acuidade visual em 19%. 

Ou seja, os dados acima reforçam os benefícios do zinco na preservação da visão ao longo do tempo. 

4. Efeitos na saúde mental 

A relação entre zinco e saúde mental é bem documentada em estudos científicos, principalmente sobre depressão e TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). Esse mineral participa da modulação de respostas de neurotransmissores como dopamina, serotonina e glutamato, ligados a distúrbios mentais como a ansiedade 7. 

Em humanos, baixos níveis de zinco se relacionam ao maior risco de depressão, especialmente em idosos e mulheres no pós-parto. Da mesma forma, pesquisas mostram que esse micronutriente tem potencial de ajudar no tratamento do TDAH, principalmente em combinação com outros medicamentos 7. 

Consequentemente, o zinco auxilia na redução de sintomas como hiperatividade e impulsividade e oferece uma alternativa complementar no cuidado à saúde mental 7. 

Quais são os alimentos ricos em zinco para a imunidade? 

Consumir alimentos ricos em zinco é chave para garantir a ingestão adequada dessa substância e aumentar a imunidade 3. Alguns exemplos incluem: 

  • carnes vermelhas 1,8-10; 

  • feijão 8,9; 

  • milho 9; 

  • cereais de trigo 9-10; 

  • aveia 9; 

  • ovos 9; 

  • ervilhas 9; 

  • pães integrais 9; 

  • vegetais folhosos escuros 9; 

  • nozes 1; 

  • sementes 1; 

  • aves 1; 

  • gérmen de trigo 1. 

Suplemento de zinco: quando e como tomar? 

O consumo desse mineral costuma ser suprido com uma alimentação balanceada. Contudo, estudos sugerem que o suplemento de zinco 10: 

  • reduz o número de mortes causadas por infecções comuns em crianças em países com poucos recursos; 

  • beneficia as pessoas com pré-diabetes ou diabetes a controlar os níveis de glicose no sangue; 

  • evita que o organismo absorva cobre e, dessa forma, complementa o tratamento da doença de Wilson, que provoca o acúmulo de cobre no fígado e os danos hepáticos; 

  • retarda a progressão da degeneração muscular relacionada à idade atrófica, especialmente quando o suplemento de zinco acompanha outros componentes. 

E qual a quantidade média de suplemento de zinco recomendada? Confira na tabela a seguir 1: 

Lembramos que os suplementos de zinco em altas doses exigem recomendação de um médico para tratar deficiências específicas e condições como doença de Crohn 10. Sempre consulte um especialista antes de começar qualquer suplementação. 

Benegrip Imuno Kids tem zinco? Conheça essa opção para as crianças! 

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre os benefícios do zinco! Com base nas informações apresentadas, temos uma sugestão para as crianças aproveitarem desde cedo essas vantagens. É o Benegrip Imuno Kids, opção de suplemento de zinco para imunidade infantil e com as vitaminas A, C e D na sua composição 11. 

Esse suplemento alimentar fortalece o sistema imunológico. Dessa maneira, ajuda a prevenir a gripe e a aliviar os sintomas. Com uso indicado a partir dos 4 anos de idade, é uma excelente alternativa para complementar a alimentação das crianças 11. 

O seu formato de comprimidos mastigáveis e sabores sortidos oferece ainda mais praticidade no dia a dia. Aproveite e saiba onde comprar o Benegrip Imuno Kids 11! 

Benegrip Imuno Kids. Alimento isento de registro conforme a RDC 27/2010. © 2023 Viacom International Inc. Todos os direitos reservados. Nickelodeon, Bob Esponja e todos os títulos, logotipos e personagens relacionados são marcas de Viacom International Inc. Criado por Stephen Hillenburg. Junho/2025. 

 

Imagem ilustrativa com embalagem do produto Benegrip Imuno Kids

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

1. Maxfield L, Crane JS. Zinc Deficiency [Internet]. Nih.gov. StatPearls Publishing; 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK493231/. Acesso em junho de 2025.


2. OMS. NUTRIÇÃO | Biblioteca Virtual em Saúde MS [Internet]. Saude.gov.br. 2025 [cited 2025 Jun 12]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/nutricao-2/. Acesso em junho de 2025.


3. Johnson LE. Deficiência de zinco [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2021. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-nutricionais/minerais/defici%C3%AAncia-de-zinco. Acesso em junho de 2025.


4. Shankar AH, Prasad AS. Zinc and immune function: the biological basis of altered resistance to infection. The American Journal of Clinical Nutrition. 1998 Aug 1;68(2):447S463S. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0002916523006251?via%3Dihub. Acesso em junho de 2025.


5. Nordqvist J. What are the health benefits of zinc? [Internet]. Medicalnewstoday.com. Medical News Today; 2017 [cited 2025 Jun 12]. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/263176#neurological-symptoms. Acesso em junho de 2025.


6. Sissons B. What are the best vitamins for eye health? [Internet]. Medicalnewstoday.com. Medical News Today; 2019 [cited 2025 Jun 12]. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/326758#additional-nutrients. Acesso em junho de 2025.


7. DiGirolamo AM, Ramirez-Zea M. Role of zinc in maternal and child mental health. The American Journal of Clinical Nutrition. 2009 Jan 28;89(3):940S945S. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC2714398/. Acesso em junho de 2025.


8. Ministério da saúde. Guia alimentar para a população Brasileira [Internet]. 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acesso em junho de 2025.


9. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Guia de nutrição para pacientes e cuidadores: orientações aos usuários. 4ª ed. Rio de Janeiro: INCA; 2020. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/guia-nutricao-pacientes-cuidadores-4-edicao.pdf. Acesso em junho de 2025.


10. Shane-McWhorter L. Suplementos de zinco [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2024 [cited 2025 Jun 12]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/assuntos-especiais/suplementos-alimentares-e-vitaminas/suplementos-de-zinco. Acesso em junho de 2025.


11. Benegrip Imuno Kids. Disponível em: https://www.hypera.com.br/produtos/isentos-de-prescricao/benegrip-imuno-kids. Acesso em junho de 2025.


Encontre o Benegrip ideal

Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!

Embalagem do Benegrip Multi Dia

Benegrip® Multi Dia

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Noite

Benegrip® Multi Noite

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi

Benegrip® Multi

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Febre e Dor

Benegrip® Multi Febre e Dor

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais