Benegrip Imuno Kids
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Muitos acreditam que uma alimentação balanceada é obtida pela privação e sacrifício, mas a verdade é que dedicação e disciplina são os principais fatores para chegar a esse nível ideal de dieta, o que é algo possível e mais simples do que costumamos imaginar.
Além disso, também é importante entender os benefícios que podemos alcançar ao adotar uma dieta mais diversificada, balanceada e natural, deixando de lado os fast food e comidas processadas, ao menos das nossas refeições principais.
Pois é, evitar é necessário, mas cortar tudo que você gosta de comer é bem dispensável! Entenda definitivamente o que é uma alimentação balanceada, sua importância para elevar a nossa qualidade de vida e confira sete dicas práticas de como adotar esse hábito na sua rotina.
Continue lendo!
Podemos definir uma alimentação balanceada como o hábito de realizar refeições mais completas, diversificadas e naturais, compostas por ingredientes capazes de fornecer todos os nutrientes essenciais para o funcionamento saudável do organismo, em concentrações adequadas.
Isso significa que a dieta equilibrada é formada por pratos mais variados e “coloridos”, contendo alimentos que pertençam aos grupos mais importantes. Além disso, ela reconhece os grupos com menor valor nutritivo ou de menor importância, indicando a redução na quantidade ingerida, sem que isso signifique uma restrição completa.
Dessa forma, podemos entender que ter uma alimentação balanceada não significa dar adeus aos doces, frituras e a outras comidas gostosas, mas sim as que apresentam menor concentração de vitaminas e minerais ou que possam causar efeitos negativos no corpo se consumidas em excesso.
Na prática, você precisará apenas priorizar alimentos mais naturais, nutritivos e saudáveis. O equilíbrio e a proporção se tornam seus aliados, ou seja, para incluir um grupo alimentar de baixa importância nas refeições, é ideal contrapor esse fato com ingredientes de alto valor.
A classificação dos grupos alimentares pode ser feita da seguinte forma:
Quando se pensa em como ter uma alimentação balanceada, o mais importante é valorizar os grupos alimentares de acordo com a ordem acima.
Os cereais encontrados no arroz e no pão são fontes de energia que embasam as atividades motoras e o metabolismo, sendo a base da pirâmide alimentar. Acima deles, temos as frutas e hortaliças, que servem como fontes de vitaminas e minerais.
A seguir, temos as carnes e leguminosas, que são fontes de vitaminas e minerais, além de atenderem a demanda do corpo por proteínas animais e vegetais. Até aqui, todos os grupos alimentares devem ser consumidos diariamente.
Por fim, temos as gorduras e os açúcares. Como mencionado, gorduras são importantes fontes de calorias e energia, além de serem essenciais para a síntese de vitaminas lipossolúveis. No entanto, é recomendado priorizar gorduras vegetais para evitar o colesterol.
O açúcar, presente nos doces, é pouco nutritivo e não deve ser consumido em excesso, se possível, sua ingestão não deve ser diária.
Ter uma alimentação balanceada é uma questão de hábito. A oferta de alimentos processados, fast foods e doces é grande e cômoda, mas é importante colocar a saúde em foco e buscar uma dieta mais equilibrada e natural.
Para facilitar a adoção desse hábito, separamos sete dicas valiosas para você, confira:
O hábito de planejar as refeições com antecedência é muito importante, já que permite que a pessoa monte as refeições com base nos principais grupos alimentares, garantindo que tudo que precisa para uma vida saudável esteja no prato.
Além disso, esse cuidado permite que as idas ao mercado sejam mais assertivas, com os itens do carrinho sendo escolhidos de acordo com as receitas idealizadas. Isso também evita impulsos e fugas da dieta, principalmente quando estamos com pressa e não conseguimos pensar no que preparar.
Desenvolver uma alimentação balanceada é mais fácil quando temos aliados nessa empreitada. Por isso, vale a pena explicar a importância desse hábito para familiares e amigos, para criar um grupo que se motive e incentive a persistência.
À medida que a fome aumenta, estamos mais propensos a cometer deslizes e exageros, por isso, é bom evitar longos períodos em jejum. Idealmente, é recomendado levar um lanchinho ou snack para comer em porções pequenas, com intervalos de aproximadamente três horas.
Entre os principais indicados, podemos sugerir castanhas, nozes e frutas.
Alimentos processados tendem a oferecer menor valor nutritivo em relação a outras opções in natura, além de conterem conservantes e compostos químicos com potencial nocivo para a saúde, portanto, uma alimentação balanceada prioriza alternativas naturais e preparadas na hora.
A alimentação balanceada é um hábito e precisa ser valorizada para motivar a nossa disciplina. É muito importante aproveitar cada refeição e dar a devida relevância para esses momentos. Nem sempre é possível comer com calma, mas sempre que isso estiver ao seu alcance, dedique um pouco do seu tempo para esse momento.
Assim como ter um grupo de apoio, a adoção de mais hábitos saudáveis simultaneamente a implementação de uma dieta equilibrada pode incentivar e facilitar a obtenção de resultados notáveis para sua vida.
Por exemplo, junto da alimentação balanceada, que tal começar a praticar atividades físicas leves? Dessa forma, é possível combinar duas práticas que melhoram a energia, disposição e bem-estar, além de estimular a saúde e o fortalecimento da imunidade.
Quer uma dica prática de como ter uma alimentação balanceada? Então siga a técnica de dividir o prato em quatro partes, aí é só planejar a refeição para preenchê-lo da seguinte forma:
Além disso, frutas também são alternativas saudáveis e nutritivas para compor sua sobremesa ou um bom suco para tomar durante as refeições.
Nunca é tarde para desenvolver uma alimentação balanceada, mas quanto antes adotar esse hábito melhor. Reconhecer a importância da dieta para a saúde desde a introdução alimentar na infância pode facilitar a adoção e fixação desse hábito.
Além disso, com base na relação direta entre boa alimentação com a imunidade e o desenvolvimento saudável do corpo, o crescimento da criança ocorre com mais qualidade ao incluir nessa fase os bons hábitos alimentares.
Por isso, observe as dicas citadas com atenção e comece a adotar uma alimentação balanceada para você e sua família. Não se esqueça de realizar acompanhamento de saúde e nutrição sempre que possível.
Para mais dicas de alimentação, saúde e bem-estar, continue acompanhando as postagens aqui do blog. Até a próxima!
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
Shahidi F, Ambigaipalan P. Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids and Their Health Benefits. Annu Rev Food Sci Technol. 2018;9:345-381. Acesso em fevereiro/2021.
A vitamina de uso diário que auxilia na imunidade das crianças.
Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos
Sua nova opção para tosse com a confiança de Benegrip
O antigripal líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos.
O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1
Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.
Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.
Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.
O mais novo aliado contra a febre e as dores causadas pela gripe nos pequenos6.