Alimentos que hidratam a pele

Os cuidados com uma rotina de skincare estão cada vez mais populares, com uma série de recomendações e produtos que fazem a limpeza, hidratação e proteção da cútis, deixando sua aparência mais vistosa, brilhante e saudável.

Mas isso não deve ficar apenas por fora, é preciso dar atenção aos que comemos e bebemos para que a saúde e o bem-estar não sejam apenas de aparência. Pensando nisso, além de beber bastante água, é recomendado incluir na dieta os alimentos que hidratam a pele e previnem o ressecamento.

De modo geral, esse benefício é obtido ao consumir legumes, frutas, carnes e hortaliças que fornecem nutrientes ideais para estimular a circulação sanguínea, a produção de colágeno e a atividade metabólica, além de oferecer poderosos antioxidantes para evitar o envelhecimento precoce das células epiteliais.

Saiba se sua pele está hidratada ou ressecada e veja como promover a hidratação do corpo de dentro para fora, deixando sua rotina de skincare ainda mais eficiente e prazerosa. Nesse post você encontra ainda uma lista de alimentos bons para a pele e dicas para incluí-los na dieta do dia a dia.

Continue lendo!

Sinais de pele hidratada x pele ressecada

Antes de falarmos sobre os alimentos que hidratam a pele de dentro para fora, vamos comparar os sinais de uma pele saudável com uma que está ressecada e precisando de cuidados:

Pele hidratada

Pele ressecada

  • Textura uniforme;
  • Brilho;
  • Elasticidade;
  • Toque aveludado;
  • Sem excesso de oleosidade;
  • Coloração uniforme e vistosa.
  • Textura irregular, com linhas finas e rugas;
  • Falta de luminosidade, pele opaca;
  • Textura áspera;
  • Descamações;
  • Pontos de irritação;
  • Excesso de oleosidade e acnes fora do comum;
  • Falta de uniformidade.

É importante ressaltar que existem tipos de pele bem diferentes e diversas condições que fazem com que uma pessoa apresente mais oleosidade ou tenha mais espinhas que outra. Ainda assim, consideramos uma pele saudável e hidratada quando esses fatores são minimizados ou controlados com uma boa alimentação e hábitos de skincare.

Top 5 alimentos que hidratam a pele

Separamos uma lista com cinco alimentos que hidratam a pele, são fáceis de encontrar e de incluir na alimentação, servindo para o preparo de sucos, saladas, vitaminas e pratos quentes. Confira nossas sugestões:

1. Pepino

Uma boa característica de alimentos bons para a pele é combinar um alto teor de água e sais minerais em sua composição. Nesse grupo, temos a abobrinha, a alface, o brócolis, a melancia, o tomate e, finalmente, o pepino, que contêm cerca de 96% de água.

Além de manter o organismo hidratado por dentro e de estimular funções biológicas mais saudáveis, o pepino possui altos índices de antioxidantes para prevenir o envelhecimento precoce.

Por fim, destacamos a presença de ácido ascórbico, a famosa vitamina C, que mantém a pele saudável, estimulando a síntese de colágeno e ajudando o organismo a eliminar toxinas.

2. Abacate

O abacate faz muito bem para a pele, fornecendo altos níveis de ácidos graxos e nutrientes que deixam a textura cutânea mais suave e uniforme, ao mesmo tempo que estimula o sistema imune a proteger as estruturas celulares do estresse oxidativo.

3. Laranja

Os benefícios da vitamina C para o tecido epitelial são amplamente reconhecidos, por isso, a laranja com certeza é um dos alimentos que mais hidratam a pele. Logo, é recomendável que a fruta faça parte de sua dieta.

Como falado, a vitamina C é essencial para a produção de colágeno e combate ao efeito degenerativo dos radicais livres, que causam o envelhecimento celular precoce. Dessa forma, ela ajuda a manter a elasticidade e o brilho na pele quando consumida regularmente.

4. Sementes e nozes

A seguir temos a castanha-do-pará, linhaça e nozes, formando um grupo de sementes e oleaginosas que fornecem compostos ricos em minerais, ácidos graxos e ômegas. Esse conjunto é ideal para fortalecer o sistema imune, que inclui a barreira cutânea.

Além disso, possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a manter a pele bem hidratada e saudável.                                                                                                     

5. Peixes

Peixes gordurosos, como o salmão, a cavala e o robalo são excelentes fontes de ômega 3, além de muitas vitaminas e minerais importantes, colocando-os entre os mais importantes alimentos para hidratar a pele e desfrutar de um organismo mais saudável.

Sucos naturais para hidratar a pele

Uma boa dica para incluir esses alimentos na sua rotina é usá-los como ingredientes para o preparo de sucos naturais para hidratar a pele, que não só facilitam a ingestão de vitaminas, minerais e antioxidantes, como também melhoram o consumo de água.

Existem muitas receitas diferentes e é recomendado explorar suas preferências na escolha dos ingredientes. Contudo, podemos fazer algumas sugestões interessantes:

  • para uma boa base, utilize água mineral ou  água de coco, que é rica em sais e eletrólitos que promovem a saúde do corpo e da pele;
  • como ingrediente principal, escolha uma fruta de sua preferência, idealmente que seja rica em fibras e vitamina C, como a laranja, o kiwi e o morango, por exemplo;
  • acrescente um legume ou hortaliça rica em nutrientes e líquidos, preferencialmente com sabor neutro, como o pepino, a couve ou o espinafre.

Pronto, assim você obtém um suco natural e saboroso, feito com ótimos alimentos que hidratam a pele. Quer mais? Combine essa bebida com uma refeição que inclui os outros alimentos citados, como um salmão grelhado com gergelim ou linhaça e arroz integral.

Alimentos que ressecam a pele e devem ser evitados

Da mesma forma que existem alimentos que hidratam, também temos os alimentos que ressecam a pele e devem ser consumidos com parcimônia ou serem evitados completamente. É o caso de produtos com alto teor de sódio, conservantes, corantes e que possuem ação inflamatória.

De modo geral, alimentos que ressecam a pele costumam ser bastante processados e produzidos em escala industrial.

A alimentação é muito importante para a saúde do organismo e isso definitivamente surte efeitos na sua pele. Fique atento aos sinais e inclua cuidados de skincare, bem como tenha hábitos alimentares saudáveis.

Esperamos que tenha gostado do post e aprendido informações relevantes sobre os alimentos que hidratam a pele. Para mais conteúdos como este, continue ligado no Portal da Saúde.

Imagem ilustrativa com embalagem do produto Benegrip Imuno Energy

Encontre o Benegrip ideal para você

Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais