Benegrip®
Antigripal
As alergias respiratórias afetam as mucosas do nariz e da garganta. Nessas crises, costumam causar irritação, coceira e tosse contínua. Para lidar com esse desconforto, existem os xaropes para tosse alérgica, que auxiliam a aliviar ou a controlar o sintoma. Porém, recomenda-se tomar cuidados antes de iniciar esse tratamento 1-3.
O motivo é simples: não existe uma única solução para cessar a tosse. Sem falar que, de acordo com as características do quadro, o remédio indicado pode mudar, pois os fármacos usados nesses cuidados apresentam diferentes efeitos e mecanismos de ação 2.
Para tirar as principais dúvidas a respeito desse quadro, montamos esse post com dicas para identificar o sintoma e explicação sobre como funcionam os xaropes para tosse alérgica, seja seca ou expectorante.
Resumo
Conteúdos relacionados:
Continue a leitura e saiba mais!
A tosse pode ser classificada em quatro tipos principais: seca, produtiva (com catarro), alérgica e infecciosa. Cada uma tem causas, características e sintomas específicos, mas todas funcionam como um mecanismo de defesa do corpo para eliminar irritantes, patógenos ou agentes estranhos inalados pelas vias respiratórias 1,4.
A tosse seca é a forma mais comum e pode servir apenas como mecanismo para limpar as vias aéreas. Por outro lado, também ocorre como sintoma de quadros infecciosos e alérgicos. Nesse cenário, costuma ser causada por irritações que aumentam a sensibilidade do trato respiratório, principalmente nas áreas próximas à garganta 1,4.
Apesar do nome, é importante destacar que pode expelir um pouco de secreção e saliva junto da tosse, já que esses fluidos são produzidos continuamente pelo organismo 1,4.
Também conhecida como expectorante ou com catarro, é a tosse acompanhada de um aumento na secreção de muco nas vias aéreas. Além disso, o fluido fica mais espesso e pegajoso 1,4.
Nessas condições, o escarro serve para capturar patógenos e outras ameaças, além de transportar células de defesa para o sistema respiratório 1,4.
Como o nome indica, é o tipo provocado por alergias respiratórias. Nesse quadro, a mucosa das vias aéreas, principalmente na garganta, fica irritada e mais sensível que o normal. Esse cenário faz você tossir com mais frequência, geralmente de forma seca (com pouca ou nenhuma secreção) em episódios conhecidos como crises de tosse 1-4.
Por fim, temos a versão provocada por infecções respiratórias agudas ou crônicas. Nesse contexto, o organismo é atacado por patógenos externos, como vírus e bactérias, e desenvolve uma resposta inflamatória para combatê-los 1,4.
Ao mesmo tempo, pode haver aumento da secreção de muco e irritação das vias aéreas, fatores que atuam como gatilho para crises de tosse 1,4.
Costuma ser causada pela exposição do organismo a agentes irritantes e alérgenos, como poeira, pólen e pelos de animais. Após esse contato, a mucosa respiratória, principalmente na garganta e nas narinas, desenvolve inflamação, irritação e hipersensibilidade, fatores que atuam como gatilho para as crises de tosse das reações alérgicas 1,2.
Conforme mencionado, esse mecanismo de defesa do organismo serve para remover corpos estranhos e partículas que podem ser inaladas com a respiração. Na maioria dos casos, esses componentes são inofensivos, ou seja, geralmente não causam sintomas duradouros 2.
Porém, os quadros de alergias são desencadeados por reações inadequadas do organismo, geralmente por conta de alterações genéticas 1.
Assim, quando os alérgenos são detectados pelas células imunes, o corpo desenvolve uma resposta excessiva com inflamação do trato respiratório, o que pode provocar, entre outros sintomas, crises de tosse persistentes 1.
Leia também: O que é tosse crônica? O que causa? Como tratar?
Geralmente, a tosse causada por alergias respiratórias é seca. Ou seja, o quadro não costuma incluir sintomas como expectoração e sensação de peito carregado. Por outro lado, é comum notar aumento da sensibilidade na garganta, acompanhado de congestão nasal, coriza e prurido nasal (coceira no nariz) 2.
Contudo, vale destacar que essa não é uma regra geral. A depender da causa e da intensidade da reação alérgica, a tosse pode ser produtiva. Esse cenário pode acontecer se houver gotejamento pós-nasal, quando a secreção escorre das narinas para a parte posterior da faringe, ou acúmulo de catarro na garganta 2.
É fundamental considerar as características do seu caso e informá-las ao médico durante a consulta para obter orientações adequadas para o tratamento, principalmente a respeito de qual xarope para tosse alérgica é melhor tomar 2.
Os principais são 1-4:
A tosse é um sintoma comum de alergias respiratórias, pois a mucosa respiratória da garganta fica mais sensível. Nesse contexto, além dos alérgenos e agentes irritantes, as crises podem ser desencadeadas por saliva, muco, restos de alimentos e outras partículas sólidas 1,2.
A inflamação decorrente de reações alérgicas provoca inchaço e estreitamento da mucosa respiratória. Dessa forma, ao respirar ou tossir, podem ocorrer chiados ou sibilos no peito 2.
Esse quadro é bastante comum em casos de asma, que é um problema crônico de saúde, similar às demais alergias respiratórias, na qual a resposta do organismo a certos agentes irritantes causa inflamação e constrição dos dutos de ar no corpo, principalmente nos brônquios pulmonares 3.
A inflamação das vias respiratórias causada pela reação alérgica pode provocar uma obstrução parcial do fluxo de ar. Nesse caso, você pode sentir dificuldade para respirar, pois o movimento natural de inspiração não é capaz de puxar o volume de ar necessário 2.
Além disso, nos momentos de crise de tosse alérgica, os reflexos involuntários e seguidos podem impedir o fluxo normal de respiração 2.
Da mesma forma que afeta a garganta, a reação alérgica também atinge a mucosa nasal. Assim, os vasos sanguíneos da mucosa se dilatam e incham, o que dá origem ao congestionamento do nariz. Essa obstrução pode vir acompanhada ou não de catarro. Ou a coriza também é um sintoma comum de reações alérgicas 1.
A irritação da mucosa respiratória, que na garganta está relacionada à tosse alérgica, também provoca reações do corpo para desobstruir e limpar as narinas. Assim, é comum haver crises de espirros quando se está com a alergia atacada 1.
As estruturas internas do rosto são muito próximas. Assim, quando acontece uma reação alérgica no sistema respiratório, a sensação de irritação pode espalhar para áreas adjacentes ao sistema respiratório 1.
Por esse motivo, a tosse alérgica costuma ser acompanhada por uma incômoda coceira nos olhos, nariz e garganta, devido à inflamação provocada pela resposta imunológica inadequada 1.
Conforme citado, a coceira e a irritação da alergia podem atingir os olhos, deixando-os vermelhos e lacrimejantes. Normalmente, quando as crises atacam, também há possibilidade de aumento da sensibilidade à luz e vista embaçada 1.
Principalmente por conta da diminuição do volume de ar inalado, a manutenção do ritmo cardiorrespiratório pode provocar cansaço e fadiga, uma sensação de fraqueza muscular e indisposição que faz com que a pessoa não consiga executar tarefas do cotidiano, principalmente se envolver esforço físico 1,2.
É importante identificar e adotar medidas para prevenir o contato com os gatilhos da sua alergia. Para acalmar o sintoma, recomenda-se ingerir líquidos para manter-se hidratado, usar um umidificador de ar, especialmente se o clima estiver frio e seco, e repousar em local ventilado e limpo 1-5.
Entre as opções de fármacos para acalmar as crises, você pode contar com corticoides, descongestionantes e xaropes antialérgicos. Esses medicamentos servem para diminuir o inchaço, aliviar a irritação e/ou reduzir a secreção nas vias aéreas. Para saber qual o melhor tratamento, você deve procurar um médico 1-5.
Não existe uma solução garantida ou que pode ser usada indiscriminadamente por qualquer pessoa. Dessa forma, o profissional de saúde é fundamental para a definição do tratamento mais adequado e seguro 1-5.
Esses medicamentos atuam ao bloquear a síntese de histaminas no organismo, substâncias que servem como indicadores inflamatórios e são responsáveis por controlar a resposta imune. Assim, o antialérgico (também chamado de anti-histamínico) consegue inibir a reação inadequada, reverter o processo que dá origem aos sintomas e acalmar a tosse alérgica 1-5.
A sonolência é um efeito colateral bastante comum entre os remédios para tosse alérgica, principalmente os chamados anti-histamínicos de primeira geração. Por esse motivo, é contraindicado operar máquinas, dirigir ou desempenhar funções que exigem alerta e atenção durante o tratamento, pois há risco de acidentes 1-5.
Preferencialmente, o uso de xaropes antialérgicos deve ser feito em repouso para evitar esses tipos de acidentes 1-5.
Para amenizar essas crises, é bom manter o ambiente bem limpo, trocar a roupa de cama com frequência, evitar cobertores e objetos que acumulam pelos e poeira, usar um umidificador de ar, tomar um chá quente, elevar a cabeceira da cama e, se necessário, tomar um antialérgico prescrito pelo médico 5.
Além dos medicamentos encontrados em farmácias, você pode preparar remédios caseiros para aliviar os sintomas, basta utilizar ingredientes medicinais com características terapêuticas. Entre os principais exemplos, podemos destacar alho, eucalipto, sabugueiro, hortelã-pimenta, gengibre, mel, limão e própolis, que contêm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antimicrobianas e bactericidas 6-13.
Veja uma receita simples de xarope natural para tosse alérgica e que pode aliviar os sintomas causados por gripes e resfriados 6-13.
Os ingredientes são:
Confira o modo de preparo:
Você pode tomar uma colher de sopa do xarope até três vezes ao dia ou pouco antes de dormir, para prevenir crises de tosse alérgica noturna.
Nos quadros mais leves, a reação alérgica pode surgir repentinamente e desaparecer em poucas horas. Porém, nos casos mais graves e persistentes, como os de rinossinusite crônica, os episódios levam mais tempo para melhorar e duram vários dias ou semanas. Nesse cenário, pode ser necessário procurar atendimento médico 1.
Por conta das características gerais do sintoma, os xaropes para tosse alérgica seca costumam ter efeito anti-inflamatório, broncodilatador e anti-histamínico. O primeiro visa suprimir a inflamação que está obstruindo as vias aéreas, o segundo tem a função de relaxar e alargar as vias aéreas, e o terceiro, por fim, serve para inibir a reação alérgica e cessar o prolongamento dos sintomas 1,2.
Conforme mencionado, nem sempre a tosse alérgica é seca. Ou seja, também pode ser produtiva, que é quando vem acompanhada de catarro, uma secreção viscosa e espessa que recobre a mucosa respiratória e serve, entre outras funções, para transportar anticorpos à região atingida 2.
Nesse caso, um xarope para tosse alérgica com catarro também precisa, além de combater a inflamação e a alergia em si, auxiliar na eliminação da secreção. Dessa forma, junto dos ativos anti-inflamatórios, broncodilatadores e antialérgicos, o remédio deve contar com efeito fluidificante e expectorante 1,2.
Na prática, medicamentos com esse poder deixam o escarro mais fluido e líquido. Assim, o muco fica menos gelatinoso e aderente. Então, por consequência, fica mais fácil de ser absorvido ou eliminado com a tosse 2.
Um exemplo de remédio com essa função é o Benetosse, xarope para tosse com catarro da família Benegrip. Desenvolvido com extrato seco de Hedera helix, age como expectorante e fluidificante. Por esse motivo, é indicado para aliviar o quadro produtivo e ajudá-lo a parar de tossir, pois auxilia na remoção do catarro 14.
Para mais informações sobre este medicamento, acesse a bula do Benetosse e visite nossa loja online!
Xarope Benetosse. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. M.S. 1.7817.0932. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. *. Benetosse rende mais que Expec. Benetosse tem dose total diária de 6mL para adultos, enquanto Expec tem dose total diária de 30mL para adultos. Outubro/2025.

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal