Mulher enrolada em cobertor segura uma caneca com chá quente e expressa alívio e conforto.

Muitas pessoas recorrem a tratamentos naturais, como o chá para sinusite, a fim de aliviar os sintomas que causam desconforto 1. Só para você ter ideia, 82% da população brasileira utiliza produtos à base de plantas medicinais nos seus cuidados com a saúde 2. 

Nesse sentido, o consumo de chás é uma opção comum e ocorre a partir da preparação de plantas frescas ou secas por infusão ou decocção. Além de acessível, o uso combina conhecimento tradicional com práticas terapêuticas modernas 2 . 

Em muitos países, essa abordagem natural ainda é essencial na Atenção Primária à Saúde (APS). Inclusive, instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhecem sua importância 2. 

Se você quer saber qual chá para sinusite é mais indicado para o seu caso, continue a leitura do nosso conteúdo. Vamos mostrar tudo o que você precisa conhecer sobre o assunto! 

Resumo 

  • Ingredientes do chá para sinusite promovem bem-estar e aliviam o desconforto 1,2. 

  • A sinusite é uma inflamação das mucosas dos seios da face, com sintomas como dor facial, secreção nasal, tosse e congestão 3. 

  • Chá de gengibre tem ação anti-inflamatória e antioxidante, o que melhora os sintomas da sinusite 5. 

  • Chá de limão, alho e mel fortalece a imunidade devido à potente ação desses compostos naturais 9-11. 

  • Chá com própolis tem efeito antibacteriano, anti-inflamatório e imunomodulador para auxiliar o tratamento das infecções nas vias aéreas superiores 13. 

  • Chá expectorante de malva atua como antisséptico natural da cavidade oral e combate afecções respiratórias 15. 

  • Chá de urtiga age contra os sintomas alérgicos, já que contém antioxidantes, polifenóis e minerais como zinco e ferro 16. 

  • Benedesc Plus é indicado para alívio rápido dos sintomas da sinusite, como congestão nasal e secreção 19. 

Conteúdos relacionados 

O que é a sinusite? 

Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, que ficam ao redor do nariz, dos olhos e das bochechas. Essas cavidades ajudam a dar eco à voz, aquecer o ar respirado e tornar o crânio mais leve, ou seja, facilitam o equilíbrio da cabeça 3. 

A parte interna dos seios da face produz muco e contém cílios que empurram impurezas para fora do nariz, de forma contínua e discreta. Quando há alterações no nariz, como infecções ou alergias, o muco pode acumular, provocar inflamação e, consequentemente, originar a sinusite3. 

Há duas manifestações dessa condição: aguda, com duração curta, ou crônica, em que o quadro é frequente ou o indivíduo demora para melhorar 3. 

Quais são os principais sintomas da sinusite? 

A sinusite apresenta sintomas diferentes, pois depende se é aguda ou crônica. Ambos os tipos afetam os seios da face, mas com intensidades variadas 3.  

Na sinusite aguda, é comum  dor forte na testa, nas bochechas ou ao redor dos olhos. O paciente pode manifestar uma dor pulsante ou sensação de pressão. Também surgem secreção nasal amarela ou esverdeada, nariz entupido, febre, cansaço, dores no corpo, tosse, coriza e falta de apetite 3. 

Já na sinusite crônica, os sintomas são parecidos; porém, menos intensos. Em geral, não há dor forte nem febre. Entretanto, a tosse costuma ser frequente e piora à noite ou ao deitar porque a secreção escorre pela parte de trás do nariz e irrita a garganta 3. 

Chá para sinusite: uma alternativa natural 

Beber chá é um hábito que promove a saúde desde a antiguidade. Inclusive, existem pesquisas que associam o consumo dessa bebida com a melhora do metabolismo 4. 

Pensando nisso, selecionamos ingredientes indispensáveis para o seu chá para sinusite. Veja a seguir! 

1. Chá de gengibre: um aliado contra a inflamação 

O gengibre apresenta impactos positivos sobre os processos inflamatórios e oxidativos do corpo. Logo, o chá de gengibre contribui no combate aos sintomas da sinusite ao proporcionar benefícios, como 5: 

  • redução de marcadores de estresse oxidativo, principal causa de doenças inflamatórias crônicas da mucosa nasal 5,6; 

  • inibição de enzimas envolvidas na formação de leucotrienos, mediadores lipídicos que desempenham papéis essenciais na inflamação aguda e crônica e em doenças alérgicas 5,7; 

  • diminuição da produção de citocinas pró-inflamatórias 5; 

  • atuação na modulação de canais TRPV1, relacionados à dor e ao calor 5. 

Como preparar o chá de gengibre? 

Primeiro, lave bem a raiz do gengibre e esfregue a casca, certo? Em seguida, descasque e corte em 4 a 6 fatias finas 8. 

Então, coloque duas xícaras de água em uma panela média, adicione as fatias de gengibre e leve ao fogo até ferver. Assim que levantar fervura, deixe em fogo baixo e cozinhe por 10 a 20 minutos, tempo que depende da intensidade desejada 8. 

Após, retire do fogo e adicione o suco de meio limão. Para adoçar, acrescente mel ou outro adoçante a gosto. Misture bem e aproveite todas as vantagens desse chá para a sinusite 8. 

2. Chá de limão, alho e mel: uma combinação eficaz 

O limão tem ação antibacteriana e efeito anti-inflamatório, ou seja, ajuda a aliviar sintomas respiratórios como o da sinusite e, com vitamina C e compostos bioativos, também fortalece o sistema de defesa do organismo 9. 

O alho, por sua vez, apresenta propriedades terapêuticas antissépticas que aumentam a imunidade. A sua atividade antiviral e anti-inflamatória reforça o seu papel no combate de infecções respiratórias comuns 10. 

Por fim, o mel demonstra eficácia para atenuar sintomas de infecções respiratórias, como tosse e irritação na garganta, que estão presentes na sinusite. De acordo com um artigo da BMJ Evidence-Based Medicine, esse componente reduz a frequência e a gravidade da tosse, além de melhorar o desconforto geral 11. 

Como preparar o chá de limão, alho e mel? 

É bem simples! Esmague um dente grande de alho, rale ½ colher de chá de gengibre fresco e misture com o suco de meio limão. Depois, adicione 1 colher de chá de mel e uma pitada generosa de pimenta caiena. Coloque tudo em uma caneca e complete com água fervente. Mexa bem e deguste o seu chá de limão, alho e mel 12. 

3. Chá com própolis para sinusite: veja seus benefícios 

As abelhas produzem naturalmente o própolis a partir de resinas vegetais. Essa substância oferece benefícios à saúde, o que torna o chá com própolis uma excelente opção ao possibilitar 13: 

  • ação antibacteriana: combate microrganismos comuns nas infecções das vias aéreas superiores; 

  • atividade anti-inflamatória: reduz a produção de mediadores inflamatórios (como leucotrienos e óxido nítrico). Desse modo, diminui dores e pressão facial; 

  • imunomodulação: estimula a produção de anticorpos e citocinas e melhora a resposta imune para que o corpo vença infecções mais rápido; 

  • segurança e tolerabilidade: raras reações adversas nos seres humanos. 

Como consumir chá com própolis para sinusite? 

O própolis está presente em pequenas quantidades no mel e na forma de suplemento. Não há uma dose diária recomendada de própolis, mas pesquisas indicam a média de 400 a 500 miligramas por via oral para adultos. Portanto, a dica é adicionar essa quantidade no seu chá para sinusite 14! 

4. Chá expectorante: aposte na planta de malva 

Para o seu chá expectorante, recomendamos o uso de malva, espécie vegetal popular desde a antiguidade para fins alimentícios e medicinais 15. 

Essa planta atua como antisséptico da cavidade oral. Dessa maneira, é uma excelente alternativa para o tratamento de afecções respiratórias 15. 

Como preparar o chá expectorante de malva? 

Para preparar o chá expectorante de malva, adicione 2 g de folhas ou flores rasuradas (em pedaços pequenos) em uma xícara. Despeje 150 ml de água fervente sobre a planta 15. 

Então, abafe a xícara com um pires ou uma tampa. Deixe em infusão por 5 a 10 minutos e, na sequência, coe o chá para consumir 15! 

5. Chá de urtiga: rico em antioxidantes 

As folhas de urtiga contêm muitos antioxidantes, vitaminas e minerais saudáveis. Em outras palavras, um chá com esse ingrediente traz benefícios que incluem 16: 

  • alívio de alergias sazonais ao reduzir congestão nasal, espirros e coriza 16; 

  • nutrientes que fortalecem a imunidade, pois o chá contém vitaminas C, D e K e minerais como zinco, ferro, magnésio e selênio. Ou seja, todos são importantes no suporte ao sistema imunológico 16; 

  • diminuição do estresse e da inflamação crônica devido à sua composição com polifenóis e carotenoides 16-18. 

Como consumir o chá de urtiga? 

Para maximizar o potencial do chá de urtiga, recomendamos a infusão de 2 a 3 colheres de chá de folhas secas da planta em 500 ml de água fervente por 10 a 15 minutos. Um estudo sugere que a infusão desse chá por 10 minutos, em uma temperatura de 50 a 60 °C, é a melhor maneira de preservar seu teor de vitamina C 16. 

Chá para sinusite: complemente o seu tratamento com ervas poderosas 

O chá para sinusite, seja com mel, gengibre, limão, urtiga, própolis ou malva, é uma alternativa integrativa e complementar aos demais tratamentos 2. Nesse sentido, reforçamos a importância de sempre consultar um médico especializado para a prescrição da terapia correta.  

Contudo, se você está com o nariz obstruído, indicamos o Benedesc Plus, remédio com ação antialérgica que ajuda a controlar os sintomas da sinusite. Além disso, o medicamento é uma solução rápida que age em 20 minutos e pode ser utilizado a partir dos 2 anos de idade. Logo após a sua administração, o desconforto melhora significativamente 19. 

Sua fórmula contém ativos como o cloridrato de fenilefrina, descongestionante nasal, e o maleato de bronfeniramina para diminuir a secreção do nariz e da garganta 19. Ficou interessado? Saiba onde comprar o Benedesc Plus agora mesmo! 

 

BENEDESC PLUS: maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina. Indicações: Descongestionante nasal de efeito rápido e um antialérgico, que controlam e reduzem os sintomas relacionados à gripe, ao resfriado, à rinite e à sinusite, além de diminuir o excesso de secreções. MS 1.7817.0958. Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. Junho/2025. 

Imagem ilustrativa com embalagens de todos os produtos Benegrip

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

1. Santos JR, Silva FDV da, Santana HTM, Neulls TF. PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS PARA TRATAMENTO DA SINUSITE NO BRASIL: uma revisão de literatura. Scientia Generalis [Internet]. 2022 Mar 3;3(1):144–59. Disponível em: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/389/314. Acesso em junho de 2025.


2. Ministério da Saúde. PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES ATENÇÃO BÁSICA CADERNOS de [Internet]. 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/praticas_integrativas_complementares_plantas_medicinais_cab31.pdf. Acesso em junho de 2025.


3. Alves B / O / OM. Sinusite | Biblioteca Virtual em Saúde MS [Internet]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/sinusite/. Acesso em junho de 2025.


4. Khan N, Mukhtar H. Tea and health: studies in humans. Current pharmaceutical design [Internet]. 2013;19(34):6141–7. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4055352/. Acesso em junho de 2025.


6. Jin L, Tan S, Fan K, Wang Y, Yu S. Research Progress of Hydrogen on Chronic Nasal Inflammation. Journal of Inflammation Research. 2023 May;Volume 16:2149–57. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10200111/. Acesso em junho de 2025.


7. Jo-Watanabe A, Okuno T, Yokomizo T. The Role of Leukotrienes as Potential Therapeutic Targets in Allergic Disorders. International Journal of Molecular Sciences. 2019. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC6679143/. Acesso em junho de 2025.


8. Lang A. What Are the Health Benefits of Ginger Tea? [Internet]. Healthline. Healthline Media; 2018 [cited 2025 Jun 11]. Disponível em: https://www.healthline.com/nutrition/benefits-ginger-tea#what-is-i. Acesso em junho de 2025.


9. Minal Kshirsagar, Arun Suresh Dodamani. 3 Lemon tea. International Journal of Health Sciences [Internet]. 2023 Nov [cited 2025 Jun 11];11(4):1–5. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/375118172_3_Lemon_tea. Acesso em junho de 2025.


10. Sousa A, Carvalho C, De S, José M, Maria, Teixeira V, et al. Utilização do Allium sativum na atenção primária à saúde na perspectiva da comunidade / Use of Allium sativum in primary health care in the community perspective. Brazilian Journal of Development. 2022 Feb 21;8(2):13437–53. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44371. Acesso em junho de 2025.


11. Abuelgasim H, Albury C, Lee J. Effectiveness of honey for symptomatic relief in upper respiratory tract infections: A systematic review and meta-analysis. BMJ Evidence-Based Medicine [Internet]. 2020 Jul 28;26(2). Disponível em: https://ebm.bmj.com/content/early/2020/07/28/bmjebm-2020-111336. Acesso em junho de 2025.


12. Megabite Design. SINUS TEA | Pacific Center for Naturopathic Medicine [Internet]. Doctorherdmanclinic.com. 2018 [cited 2025 Jun 11]. Disponível em: https://doctorherdmanclinic.com/resources/recipes/sinus-tea/ Acesso em junho de 2025.


13. Antonio M, Franco D. Universidade Federal de Minas Gerais Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família O USO DE PRÓPOLIS NAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E OTORRINOLARINGOLÓGICAS EM CRIANÇAS [Internet]. 2011. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/3002.pdf. Acesso em junho de 2025.


14. What You Should Know Before Using Propolis [Internet]. Verywell Health. Disponível em: https://www.verywellhealth.com/propolis-what-should-i-know-about-it-88313. Acesso em junho/2025.


15. Universidade Federal da Paraíba. Pet-Farmácia. Malva sylvestris L. (malva) – versão simplificada. João Pessoa: UFPB; 2023. Disponível em: https://www.ufpb.br/petfarmacia/contents/documentos/conversando-planta-em-evidencia-2023/MalvaVersosimplificada.pdf. Acesso em junho de 2025.


16. Nettle tea benefits, side effects, and how to make it [Internet]. www.medicalnewstoday.com. 2021. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/nettle-tea-benefits. Acesso em junho/2025.


17. Behl T, Upadhyay T, Singh S, Chigurupati S, Alsubayiel AM, Mani V, et al. Polyphenols Targeting MAPK Mediated Oxidative Stress and Inflammation in Rheumatoid Arthritis. Molecules. 2021 Oct 30;26(21):6570. Disponível em: https://www.mdpi.com/1420-3049/26/21/6570. Acesso em junho de 2025.


18. Rasmus P, Kozłowska E. Antioxidant and Anti-Inflammatory Effects of Carotenoids in Mood Disorders: An Overview. Antioxidants. 2023 Mar 9;12(3):676. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10045512/. Acesso em junho de 2025.


18. Rasmus P, Kozłowska E. Antioxidant and Anti-Inflammatory Effects of Carotenoids in Mood Disorders: An Overview. Antioxidants. 2023 Mar 9;12(3):676. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10045512/. Acesso em junho de 2025.


19. Bula do Benedesc Plus. Disponível em: https://www.benegrip.com.br/bula-benedesc. Acesso em junho de 2025.


Encontre o Benegrip ideal

Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!

Embalagem do Benegrip Multi Dia

Benegrip® Multi Dia

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Noite

Benegrip® Multi Noite

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi

Benegrip® Multi

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Febre e Dor

Benegrip® Multi Febre e Dor

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais