homem coberto assoa o nariz

Sintomas, como nariz entupido, rouquidão e tosse, podem surgir de uma hora para outra e atrapalhar sua rotina, uma vez que esses desconfortos dificultam tarefas simples, como se alimentar, conversar com colegas de trabalho e respirar normalmente ¹. 

Falando especificamente sobre a tosse rouca, esse problema afeta principalmente as crianças, pois elas têm vias respiratórias mais estreitas e um sistema imune ainda em desenvolvimento ¹. 

Os adultos também podem sofrer com esse incômodo, que costuma decorrer de infecções respiratórias mal curadas, hábitos prejudiciais à saúde ou baixa imunidade ³. 

Nesse post, você descobrirá o que provoca a tosse rouca, quais sintomas acompanham esse quadro, quando se preocupar e o que é bom para rouquidão em crianças. 

Resumo 

  • Rouquidão e tosse podem ser sinais de irritação nas vias respiratórias, geralmente causadas por infecções virais, uso excessivo da voz, refluxo gastroesofágico ou alergias. Em alguns casos, indicam inflamação das cordas vocais ou laringite. Se persistirem por mais de 10 dias, é recomendável procurar um médico ¹. 

  • O que é bom para rouquidão em crianças e adultos é: hidratar-se bem, descansar a voz, evitar ambientes secos ou com fumaça e consumir pastilhas ou mel para acalmar a garganta. Em alguns casos, podem ser indicados xaropes para eliminar o catarro e anti-inflamatórios, conforme a causa. Persistindo os sintomas, consulte um profissional de saúde ². 

  • O xarope para tosse rouca lubrifica a garganta, reduz a inflamação local e controla o reflexo da tosse. Alguns têm ação expectorante, ajudando na eliminação do muco; outros são antitussígenos, que aliviam a irritação. A escolha do tipo depende da causa da tosse 3, 4. 

Conteúdos relacionados 

Rouquidão e tosse: o que podem ser? 

De modo geral, rouquidão e tosse podem ocorrer por vários motivos, principalmente infecções e inflamações que atacam a garganta e áreas próximas do sistema respiratório ¹. 

A rouquidão é caracterizada pela perda de flexibilidade na mucosa da laringe, em que ficam as cordas vocais. Com isso, a voz fica mais áspera e grossa, além de ser comum sentir dor, coceira e dificuldade de engolir a saliva e os alimentos ¹. 

A tosse, por outro lado, é um reflexo do corpo para limpar as vias aéreas e evitar que corpos estranhos sejam aspirados com a respiração ². 

O que é a tosse rouca? 

A tosse rouca gera rouquidão e desconforto na garganta, normalmente por conta de uma inflamação na laringe. Nesses casos, é comum sofrer com um aumento da sensibilidade na mucosa, que fica irritada e dolorida 3, 4. 

Como mencionado, crianças costumam sofrer desse mal com mais frequência do que os adultos 3, 4. 

O quadro pode surgir repentinamente, sobretudo no final da tarde ou à noite, e melhorar depois de algumas horas, mesmo que leve dias para a rouquidão e a tosse sumirem por completo 3, 4. 

A condição também pode ser chamada de laringite estridulosa, “tosse de cachorro” ou tosse laríngea 3, 4. 

Sintomas de tosse rouca 

De modo geral, os sintomas mais comuns da tosse rouca são 3, 4: 

  • rouquidão; 

  • tosse seca; 

  • dificuldade de respirar (com ou sem obstrução parcial das vias aéreas); 

  • garganta inflamada e dolorida; 

  • coceira; 

  • irritação; 

  • perda ou diminuição do volume da voz; 

  • vômito e náusea. 

Crianças pequenas podem ficar mais irritadas, assustadas e chorar bastante, principalmente quando a crise começa quando elas estão dormindo ou prestes a pegar no sono 3, 4. 

Em quadros mais intensos, pode ocorrer tosse com catarro, pois essa secreção faz parte das medidas do sistema imunológico para combater infecções ². 

O que provoca tosse rouca? 

Normalmente, a tosse rouca é provocada por uma inflamação ou infecção aguda na região das cordas vocais, deixando-as inchadas e doloridas. Um dos sintomas é a voz mais áspera com tosse seca, com um som “metálico” e ríspido 3, 4. 

Causas da tosse rouca 

As principais causas da tosse rouca aguda, de curta duração, são as infecções virais do sistema respiratório superior, que incluem laringe, faringe, boca, nariz e seios paranasais 3, 4. 

Nesses casos, o quadro inicial não foi totalmente curado, levando a esse tipo de complicação 3, 4. 

Outras causas comuns são 3, 4: 

  • uso excessivo da voz; 

  • alergia; 

  • inalação de agentes irritantes, como fumaça de cigarro, poeira e mofo. 

A infecção também pode ser bacteriana, o que é extremamente raro. Outros casos podem durar mais de três semanas, caracterizando uma laringite crônica, que pode ocorrer por refluxo gastroesofágico e bronquite crônica 3, 4. 

Tosse seca e rouquidão podem ser covid? 

A rouquidão e a tosse podem acontecer em caso de infecção por covid-19, principalmente quando as vias aéreas superiores são as mais prejudicadas pela doença 5. 

Além disso, esses sintomas podem surgir com a chamada “covid longa", uma complicação comum na qual o mal-estar continua mesmo depois do fim do quadro infeccioso 5. 

O que é bom para rouquidão em crianças? 

Para lidar com a inflamação da laringe que provoca a rouquidão e a tosse, é recomendado descansar a voz e fazer bastante repouso, para não causar mais estresse às cordas vocais. É importante beber bastante líquido, fazer inalação com vapor e usar remédios adequados 1-4. 

A ingestão de líquidos é uma boa ideia para manter a garganta úmida e limpa, pois diminui a irritação e a coceira. Além da água, chás são alternativas interessantes, tanto para a hidratação quanto para aliviar a dor e o inchaço 1-4. 

O tratamento medicamentoso deve abordar a causa e os sintomas. No caso de alergias respiratórias e infecções virais, os mais indicados são os antialérgicos, anti-inflamatórios e analgésicos, que funcionam da seguinte forma ³: 

  • antialérgicos: combatem a irritação e coceira nas mucosas; 

  • anti-inflamatórios: auxiliam o corpo a controlar a inflamação e reduzir o inchaço e rigidez no local afetado; 

  • analgésicos: aliviam a sensação de dor. 

Vale destacar que mesmo sussurrar pode irritar a garganta, portanto a comunicação vocal deve ser utilizada apenas se for necessário e, preferencialmente, com palavras curtas ³. 

Os cuidados caseiros também incluem: 

  • limpeza do ambiente; 

  • ventilação e renovação do ar; 

  • uso de umidificadores; 

  • inalação com nebulizadores ou vapor; 

  • consumo de alimentos quentes e fáceis de engolir, como sopas, caldos e chás. 

Xarope para rouquidão e tosse: como funciona? 

O xarope para tosse pode apresentar ação expectorante, fluidificante ou antitussígena ³. 

Expectorante 

Esses ativos podem ter efeito broncodilatador, ou seja, aumentam o calibre dos dutos respiratórios para melhorar o fluxo de ar e expulsar secreções, corpos estranhos e microrganismos com mais facilidade ao tossir ³. 

Fluidificante 

A ação fluidificante serve para afinar o catarro e facilitar sua eliminação ou absorção natural. Quando se está com uma infecção, essa secreção pode ficar mais espessa e volumosa, dificultando a expectoração ³. 

Antitussígenos 

Agem como supressores da tosse, controlando os impulsos que provocam esse reflexo no organismo. Existem diversos ativos com esse efeito, porém, alguns podem causar dependência e outros males, exigindo mais atenção quanto ao uso ³. 

A apresentação líquida do xarope é uma alternativa que facilita a ingestão do medicamento, sobretudo para crianças e pessoas com dificuldade de deglutição 6. 

Vale lembrar que, como todo remédio, o uso deve ser feito conforme orientação médica e informações presentes na bula. 

Benetosse: xarope para eliminar catarro 

Benetosse é o xarope para rouquidão e tosse produtiva com ação 3 em 1 de Benegrip. Significa que expectora, fluidifica e facilita a eliminação do catarro rapidamente, além de controlar os gatilhos da tosse 7. 

Indicado para aliviar a tosse com catarro, o Benetosse contém extrato seco de Hedera helix L, tem sabor cereja e serve para adultos e crianças com 2 anos ou mais 7. 

Para que serve Hedera helix? 

Hedera helix, também conhecida como hera inglesa, é uma planta medicinal utilizada principalmente no tratamento de problemas respiratórios, como tosse produtiva (com catarro), bronquite e congestão das vias aéreas 8. 

Seus extratos são comumente encontrados em xaropes fitoterápicos, pois contêm saponinas que ajudam a fluidificar o muco e facilitar sua eliminação, além de apresentarem leve ação broncodilatadora e anti-inflamatória 8. 

Posologia do Benetosse 

Basta usar o copo dosador para ajustar a quantidade recomendada (2 vezes ao dia) e ingerir o xarope expectorante via oral 7. 

Quer saber mais sobre esse xarope para tosse? Acesse a página oficial de Benetosse e leia a bula! 

Xarope Benetosse. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. M.S 1.7817.0932. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Julho/2025. 

Imagem ilustrativa com embalagens do produto Benetosse

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

1. National Institute of Health [Internet]. Hoarseness. Disponível em: https://www.nidcd.nih.gov/health/hoarseness. Acesso em maio/2023.


2. Manual MSD. Tosse em adultos. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-pulmonares-e-das-vias-respirat%C3%B3rias/sintomas-de-dist%C3%BArbios-pulmonares/tosse-em-adultos. Acesso em maio/2023.


3. Manual MSD. Laringite. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/fatos-r%C3%A1pidos-dist%C3%BArbios-do-ouvido,-nariz-e-garganta/doen%C3%A7as-da-boca-e-da-garganta/laringite?query=laringite. Acesso em maio/2023.


4. Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente - UFMG. Laringite estridulosa (Tosse de cachorro). Disponível em: https://www.medicina.ufmg.br/observaped/laringite-estridulosa-tosse-de-cachorro/#:~:text=Laringite%20estridulosa%2C%20tamb%C3%A9m%20conhecida%20como,organismo%20contra%20prote%C3%ADnas%20de%20v%C3%ADrus.. Acesso em maio/2023.


5. Fundação Oswaldo Cruz [Internet]. Pesquisa da Fiocruz avalia síndrome da Covid longa. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/pesquisa-da-fiocruz-avalia-sindrome-da-covid-longa. Acesso em maio/2023.


6. Medicare Europe [Internet]. Liquid Vs. Pills. Disponível em: https://medicare-europe.co.uk/science-clinical-data/liquids-vs-pills/. Acesso em maio/2023.


7. Bula Benetosse.


8. BAHARARA, H.; et al. The Effects of Ivy (Hedera helix) on Respiratory Problems and Cough in Humans: A Review. Adv Exp Med Biol. 1328. 361-376, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34981489/. Acesso em: 26 jul. 2025.


Encontre o Benegrip ideal

Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!

Embalagem do Benegrip Multi Dia

Benegrip® Multi Dia

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Noite

Benegrip® Multi Noite

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi

Benegrip® Multi

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Febre e Dor

Benegrip® Multi Febre e Dor

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais