Benegrip®
Antigripal
Com efeito antitérmico, analgésico e anti-inflamatório, a maioria das pessoas sabe que a dipirona serve para garganta inflamada, febre, dor de cabeça e outros sintomas. De fato, esse fármaco está entre os mais usados no Brasil. Segundo pesquisa feita com 384 mil pessoas, o ativo foi indicado como principal escolha por mais de 88% dos entrevistados 1.
No entanto, é possível que você não saiba exatamente como o metamizol, como também é chamada essa substância, atua no organismo. Como é importante entender o mecanismo de ação do medicamento para usá-lo corretamente, é hora de esclarecer esse equívoco 1-4.
Nesse post, você descobre quais os efeitos desejados, como funciona e como a dipirona ajuda a desinflamar a garganta. Além disso, veja quais doenças provocam esse tipo de sintoma.
Por fim, veja se Benegrip serve para garganta inflamada e saiba qual dos nossos antigripais contém dipirona na sua composição.
Resumo
Conteúdos relacionados:
Também conhecida como metamizol, é uma substância farmacológica classificada como analgésico não opioide e frequentemente associada ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroides. Está entre os ativos mais usados para alívio da dor, considerado seguro e de uso liberado na maioria dos países, exceto nos EUA e no Reino Unido 1-4.
A proibição da venda foi aplicada para minimizar o risco de agranulocitose, baixa contagem de glóbulos brancos (granulócitos) associada ao consumo do medicamento. Porém, pesquisas defendem que o risco é baixo e não há relação direta entre o composto e a complicação 1-4.
Desse modo, o uso continua difundido em países como o Brasil. Segundo pesquisa com mais de 384 mil pessoas, 81% escolhem o ativo para tratar desconfortos generalizados e 19% o usam para baixar a febre 1.
Em relação ao potencial analgésico, 19% usam em caso de cefaleia e ao menos 8% optam por tomar dipirona para dor de garganta 1.
Após a ingestão, a dipirona se decompõe e é metabolizada pelo organismo. Nesse processo, a substância bloqueia enzimas que desencadeiam reações orgânicas que provocam dor, inflamação e aumento do limiar térmico, principalmente a chamada COX-2. Desse modo, podemos afirmar que a dipirona combina efeitos de analgésico, antitérmico e antiespasmolítico 1-4.
É possível indicar o uso do metamizol para aliviar a inflamação na garganta. Além da analgesia, responsável direta por amenizar a dor, o composto também inibe enzimas que produzem substâncias inflamatórias, o que serve para controlar as reações do organismo e reduzir o inchaço da mucosa ao redor da faringe 1-4.
Com base no mesmo mecanismo de ação, além de afirmar que a dipirona serve para garganta inflamada, é possível concluir que o fármaco atua no tratamento sintomático dos seguintes quadros 1-4:
A inflamação e sensação de garganta arranhando podem ser causadas por infecções nas amígdalas e na faringe, conhecidas como amigdalite e faringite, respectivamente. O sintoma também está presente nos quadros de mononucleose (infecção da garganta causada pelo vírus Epstein-Barr), abscessos e celulites amigdalianas, gripes e resfriados 5.
Em todo caso, a dipirona ajuda a desinflamar a garganta e aliviar a dor. Porém, é importante destacar que o fármaco trata apenas o sintoma e serve como terapia de suporte. Ou seja, não serve para curar a causa da inflamação 2,5.
Além da dor, a inflamação causa inchaço e vermelhidão local, sensação de garganta arranhando, acúmulo de secreção e pus, aumento das amígdalas e linfonodos, dor para engolir, rouquidão e tosse. Também pode provocar cefaleia e febre. No geral, o quadro sintomático varia conforme a origem de cada caso 5.
Na maioria das vezes, a dipirona serve para garganta inflamada, já que alivia várias queixas ao mesmo tempo 2,5.
Sim, a dipirona pode amenizar o inchaço da garganta inflamada, além de reduzir a dor e a febre, se esses sintomas estiverem presentes. Conforme mencionado, o metamizol atua no controle de enzimas conhecidas como ciclooxigenases (COXs), responsáveis por produzir as substâncias que controlam a reação inflamatória do organismo 2,3.
O tempo e a duração do efeito da dipirona dependem de cada organismo, assim como posologia, fórmula e dosagem administrada. Na forma mais comum, em comprimidos, o remédio leva entre 30 e 60 minutos para funcionar. Além disso, a ação pode durar um total de 4 a 6 horas 6.
Devido à ação analgésica, você pode tomá-la para aliviar a dor. Conforme explicado, além de diminuir a sensação de desconforto na mucosa, a dipirona ajuda a desinflamar a garganta ao reduzir o inchaço no local. Para cumprir essa função, o metamizol inibe a produção de substâncias inflamatórias no organismo 2,3.
Agora que já sabe que a dipirona serve para garganta inflamada, conheça os medicamentos de Benegrip que podem amenizar o seu mal-estar. Nossa linha de antigripais é indicada para aliviar os sintomas de gripes e resfriados e reduz o inchaço nas mucosas, já que têm fórmulas com dipirona ou paracetamol 7-11.
A versão do Benegrip em comprimidos é indicada para tratar os principais sintomas de gripes e resfriados. Na sua composição, você encontra dipirona (ação analgésica e antitérmica), maleato de clorfeniramina (antialérgico) e cafeína (estimulante) 7.
Nos medicamentos da linha Benegrip Multi, Benegrip Febre e Dor e Benegrip Multi Dia e Noite, o poder analgésico e antitérmico é fornecido pelo paracetamol 8-11.
Para mais informações, confira a linha completa de Benegrip ou visite nossa loja online!
Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Dia. paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869. Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina). Maior tempo de ação quando comparado à fórmula 400mg de paracetamol + 4mg de cloridrato de fenilefrina + 4mg de maleato de clorfeniramina. Benegrip Multi Noite. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina). Extra poder quando comparado à fórmula 400mg de paracetamol + 4mg de cloridrato de fenilefrina + 4mg de maleato de clorfeniramina. Fórmula mais potente quando comparada à fórmula 400mg de paracetamol + 4mg de cloridrato de fenilefrina + 4mg de maleato de clorfeniramina. Benegrip Multi Febre e Dor*. paracetamol. Indicações: redução da febre e alívio temporário de dores leves a moderadas. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA No 576/2021. Outubro/2025.
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
7. Bula do medicamento Benegrip.
8. Bula do medicamento Benegrip Multi Dia.
9. Bula do medicamento Benegrip Multi Noite.
10. Bula do medicamento Benegrip Multi.
11. Bula do medicamento Benegrip Multi Febre e Dor.
Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal