Tosse seca noturna infantil

A tosse seca noturna infantil pode causar um grande incômodo para as crianças, dificultar o sono e preocupar bastante os pais, que podem ficar divididos entre encontrar uma maneira de aliviar a crise de tosse e o receio de ser algo mais sério.

De modo geral, eventos como uma crise de tosse seca infantil são relativamente comuns, facilitados pelas vias respiratórias mais estreitas, o sistema imune ainda imaturo e a facilidade que crianças tem de inalarem possíveis irritantes.

É claro que existem também situações preocupantes, principalmente quando ocorre algum tipo de obstrução respiratória, já que a interrupção no fluxo de ar pode trazer sequelas graves e até ser fatal. Porém, esses casos costumam ser mais pontuais e, geralmente, estão mais associados à introdução de objetos no corpo ou a condições de saúde mais severas.

Para esclarecer esses pontos e mostrar como aliviar a tosse seca noturna infantil, vamos falar sobre as possíveis causas e características da tosse que ajudam no diagnóstico, como aliviar o sintoma e quando é recomendado procurar atendimento pediátrico. Continue lendo!

Por que tossimos?

A tosse é um mecanismo de defesa que faz parte das reações do sistema imune. Ela serve para expulsar corpos estranhos e microrganismos nocivos que possam atingir a região da garganta, causando irritação, coceira, dor e obstrução.

Com isso, o corpo promove uma contração súbita e involuntária no diafragma, fazendo com que o ar dos pulmões seja expelido com força, idealmente levando tudo no caminho para fora do corpo, incluindo secreção, microrganismos, objetos, alérgenos e o que mais possa ter ficado alojado na garganta.

Causas para a tosse seca noturna infantil

A tosse seca noturna infantil pode ocorrer com maior frequência do que a versão que atinge os adultos, muito por conta da imunidade ainda em desenvolvimento, organismo mais sensível à ação externa e vias respiratórias mais estreitas.

Na maioria dos casos, uma crise de tosse seca infantil tem origem aguda, em inflamações do sistema respiratório superior, que inclui narinas, seios da face, boca e garganta. É o caso do resfriado infantil e de reações alérgicas.

Crianças pegam gripes e resfriados com mais facilidade e tendem a apresentar sintomas mais intensos, como a tosse seca. Além disso, ela também pode ocorrer em casos de asma, bronquiolite, sinusite e crupe.

No geral, para esses cenários agudos, a tosse seca infantil não deve durar muito tempo, normalmente passa em questão de semanas, dependendo do quadro e do tratamento.

Porém, também há crises de tosse seca noturna infantil que apresentam características crônicas, ou seja, que duram para toda a vida, com interrupções curtas aqui e ali.

Por fim, objetos engolidos e até alguns alimentos de difícil deglutição podem se alojar na garganta da criança, também por ser uma via muito estreita. Nesse caso, ela pode engasgar, tossir, chorar e até ter dificuldade em respirar.

Meu filho está com uma tosse que não para, devo me preocupar?

Antes de falarmos sobre o que causa a tosse seca noturna infantil e como aliviar essas crises, é relevante apontar características da tosse que demandam maiores cuidados e até mesmo levar a criança ao pediatra.

Em geral, a tosse pode ser motivo de preocupação quando:

  • Persistir por mais de três semanas: a tosse crônica, com duração superior a esse período, pode ser sinal de uma doença ou condição de saúde mais séria, sendo necessária avaliação médica para assegurar um tratamento adequado;
  • Tosse com catarro: enquanto a tosse seca é mais comum e menos grave, a com catarro tende a ser sinal de infecções, principalmente quando a secreção tem coloração amarela ou esverdeada;
  • Tosse com sangue: expelir sangue ao tossir é sinal de uma condição grave, a menos que haja alguma ferida na boca da criança. Nesse caso, procure atendimento médico com urgência;
  • Sons estranhos ao tossir: quando a criança engole um objeto, ele pode obstruir parcialmente a respiração e provocar a tosse, que normalmente vem acompanhada de sons incomuns, como tons metálicos, apitos e assovios. Procure um pronto-socorro imediatamente;
  • Mudança na coloração da boca ou face: quando a tosse provoca perda de fôlego, a criança pode ficar longos períodos sem respirar, o que traz sérios riscos para a saúde. Uma característica que mostra isso é quando ela fica com a boca azulada ou roxeada, sendo essencial procurar atendimento pediátrico imediato;
  • Chiado ou dor no peito: esses são sinais de bronquiolite, asma ou até condições mais graves, como a pneumonia. Ao perceber tais características procure atendimento médico para assegurar diagnóstico e tratamento o mais rápido possível;
  • Febre e prostração: a febre é sinal de infecção, que pode ter diferentes causas e demanda um diagnóstico para indicar o melhor tratamento. Além disso, a criança tente a ficar desanimada e irritada nessas situações.

O que é crise de tosse seca noturna infantil?

A crise de tosse seca noturna infantil pode ser caracterizada quando o impulso de tossir aumenta na hora de dormir, quando a criança é colocada na cama. Nessa situação, é comum a criança chorar e até perder o fôlego, já que ela se irrita e não consegue respirar normalmente.

A piora na tosse seca pode ser associada aos seguintes fatores:

  • Posição de repouso: ficar totalmente na horizontal facilita o acúmulo de muco, microrganismos ou objetos estranhos na garganta, que normalmente teriam o impulso de engolir e a gravidade puxando-os para baixo. Essa posição também pode causar dor, incômodo e irritação quando a garganta está inflamada, principalmente em crianças, que possuem vias respiratórias mais estreitas;
  • Ambiente seco: o ar seco diminui a lubrificação das vias respiratórias e deixa a garganta mais sensível a agentes irritantes;
  • Ar frio: o clima frio também pode ser associado ao clima seco e o ressecamento das mucosas, provocando crises de tosse seca infantil, sobretudo no período noturno;
  • Presença de alérgenos no ar: poeira, ácaros, fumaça e pelos de animais podem iniciar crises de tosse seca noturna infantil;
  • Secreção: a produção de secreção pode levar a tosse, já que o muco tende a descer e se acumular no fundo da garganta;
  • Infecção: agentes infecciosos causam processos inflamatórios e o organismo a provocar a tosse para tentar expelir esses microrganismos.

Como aliviar tosse seca noturna infantil em 5 passos?

Já falamos sobre causas, características preocupantes e porque ela ocorre, agora, é hora demostrar como aliviar a tosse seca noturna infantil. Para isso, montamos um guia prático com cinco passos, que também são medidas que podem ser implementadas isoladamente no tratamento caseiro do sintoma.

Saiba o que fazer para tratar a tosse seca noturna infantil a seguir:

1. Cuidados com a alimentação antes de dormir

Bebês até seis meses de idade só devem consumir o leite materno. Após a introdução alimentar, o uso de chás, com mel e limão por exemplo, pode ajudar a aliviar a irritação e inflamação de garganta, consequentemente reduzindo as crises de tosse infantil.

Também é interessante evitar dar laticínios para a criança antes de dormir, já que esses alimentos podem estimular a produção de muco mais espesso, o que irrita a garganta e provoca a tosse. Idealmente, a alimentação deve ser quente, rica em nutrientes e líquidos, como uma sopa, caldo ou mingau leve.

2. Prepare um banho quente

Dar um banho quente na criança pode ajudar a umedecer, diluir e limpar as vias respiratórias de secreção, alérgenos e corpos estranhos. Nesse caso, é recomendando deixar a criança inalando o vapor de água por períodos curtos, de cerca de dez minutos.

3. Deixe o quarto bem limpo, livre de poeira e cheiros fortes

Evitar alérgenos é essencial para evitar ou para o alívio da tosse noturna infantil, por isso, algumas horas antes de colocar a criança na cama, limpe o ambiente para tirar poeira e ácaros. Dê preferência para produtos neutros, já que cheiros fortes podem agravar a irritação.

4. Umedeça o ar ambiente ou faça uma nebulização

Para evitar os efeitos do clima seco, você pode usar nebulizadores para limpar as vias respiratórias da criança. Uma alternativa é utilizar um umidificador de ar, que mantém o ar úmido e agradável, umedecendo as mucosas e evitando a irritação que leva a crises de tosse seca noturna infantil.

5. Deixe a cabeça elevada em relação ao corpo

Dormir bem e repousar é vital para recuperar de doenças como gripes e resfriados, mas uma tosse seca noturna infantil pode provocar irritação e dificultar as coisas para pais e filhos.

Uma opção para evitar essas crises é colocar toalhas enroladas embaixo do travesseiro da criança, deixando a cabeça levemente elevada em relação ao corpo.

Dessa forma, você conta com apoio da gravidade para desobstruir as vias respiratórias e tem mais chances de encontrar uma posição confortável para a criança dormir bem durante a noite.

Siga esses cuidados e evite crises de tosse seca infantil durante a noite. Esperamos que o post tenha ajudado a acalmar a situação e que juntos possamos trazer alívio para os pequenos. Para mais dicas de saúde e bem-estar, continue ligado no Portal da Saúde. Até a próxima!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Benetosse, com o texto escrito É tosse? Xarope Benetosse

Encontre o Benegrip ideal para você

Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais