string(338) "SELECT * FROM ctas INNER JOIN tipo_conteudos ON tipo_conteudos.idConteudos = ctas.tipoConteudoCta INNER JOIN projetos ON projetos.idProjeto = tipo_conteudos.idConteudos INNER JOIN rel_ctas_posts ON rel_ctas_posts.relCta = ctas.idCta INNER JOIN posts ON rel_ctas_posts.relPost = posts.idPost WHERE ctas.idConteudos="16" AND relPost="1792";" O que é bom para nariz escorrendo? Como aliviar os sintomas?

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

O que é bom para nariz escorrendo? Como aliviar os sintomas?

23/06/2022 O que é bom para nariz escorrendo

Não importa se é criança ou adulto, a coriza sempre é um incômodo na vida de qualquer pessoa. Nessas horas, a primeira coisa que pensamos é “o que é bom para nariz escorrendo”?

Pegue seu lenço de papel, sente-se confortavelmente e comece essa leitura. Aqui, indicaremos receitas caseiras que são aprovadas por médicos especialistas e também falaremos sobre a melhor medicação para o nariz escorrendo não ser mais um problema.

Antes de começarmos a falar sobre como se livrar desse incômodo, vamos compreender o que deixa você assim. O que deixa o nariz escorrendo? Por qual motivo seu corpo reage assim?

A primeira coisa que devemos ter em mente é que nariz escorrendo não é uma doença, e sim um sintoma de algo mais complexo. Mas não se preocupe, pois, geralmente, não está associado a problemas graves.

Nariz escorrendo pode ser sinal de:

  • alergia respiratória;
  • sinusite;
  • rinite;
  • gripe;
  • resfriado.

Ao contrair uma dessas doenças, o organismo irá revidar da forma que sabe: combatendo o agressor com os anticorpos produzidos. O intuito é “lavar” essa irritação da mucosa, por isso, ocorre a grande produção de muco.

Logo, o muco em excesso é uma reação do organismo para se livrar da agressão. Dessa forma, seu nariz fica escorrendo e atrapalhando o seu dia a dia. Além do mais, é possível que as narinas fiquem obstruídas, o que obriga a respirar pela boca e deixar a garganta irritada.

O que é bom para nariz escorrendo? Depende da causa!

Nariz escorrendo é gripe ou resfriado? Pode ser os dois. Tanto gripe quanto resfriado podem ter a coriza como um dos sintomas. A diferença reside no tipo de vírus contraído. Uma gripe pode vir acompanhada de outros sintomas, como febre e dor de garganta, e é mais severa.

Já o resfriado apresenta reações mais brandas, mas não menos incômodas. A coriza e o nariz obstruído são os primeiros sinais que aparecem nas pessoas resfriadas. Nesse caso, o que fazer com nariz escorrendo? Identifique a causa.

Se o nariz escorrendo está perturbando tanto, o ideal é buscar um diagnóstico com um médico. Só ele poderá receitar um remédio para o nariz escorrendo voltar ao normal.

Remédios para nariz escorrendo

Assim que a causa da infecção da mucosa for identificada, o médico irá indicar o melhor medicamento. Normalmente, os antialérgicos receitados possuem anti-histamínico, que tem a função de bloquear as ligações da histamina, que desencadeiam as reações alérgicas como:

  • coriza;
  • obstrução;
  • espirros;
  • coceira no nariz.

O antialérgico pode ser ministrado de forma isolada ou associado a outras substâncias em forma de comprimidos e xarope. Inclusive, os xaropes são os mais indicados por ter rápida absorção e oferecer alívio.

Como fazer o nariz parar de escorrer com receitas caseiras?

O ideal é ir ao médico, mas nem sempre conseguimos, não é mesmo? Uma viagem ou dificuldade de deslocamento pode prejudicar temporariamente o nosso acesso ao atendimento médico.

Até conseguir uma consulta, que tal umas receitas caseiras comprovadas e seguras que são boas para nariz escorrendo?

Vamos conferir essas dicas?

Evite lenços de tecido

É difícil ver alguém usando lenço de tecido nos dias atuais e isso é muito bom. O lenço de tecido acumula os vírus e bactérias, causando reinfecção.

Além disso, precisa ser lavado separadamente e com água quente. Muito trabalho para quem está doente, não acha? Por isso, prefira lenços de papel.

Mas cuidado, você pode irritar a pele do seu nariz por fazer muito atrito ao limpar. Caso queira evitar essa irritação na pele, limpe seu nariz com água e enxugue cuidadosamente com papel.

Nebulização com soro

Por meio de um nebulizador, você pode fazer uma curta sessão de nebulização para hidratar a mucosa e ajudar na limpeza. É muito indicado nos casos de rinite alérgica e outras alergias das vias respiratórias superiores.

Você só pode utilizar medicamento junto ao soro se o médico indicar. Jamais faça o uso por conta própria, pois a automedicação pode gerar mais problemas e prejudicar seu processo de cura.

Também é possível fazer inalação por meio de vaporização com água quente. Basta aspirar o vapor para manter a hidratação.

Limpeza com solução salina

Existem diversos produtos no mercado farmacêutico que podem ser utilizados para limpar, desobstruir e fazer o nariz parar de escorrer. Alguns são soluções salinas com associações e seu uso contínuo pode causar efeito rebote.

Ou seja, mais obstrução e mais muco escorrendo do nariz. No entanto, utilizar uma solução salina pura, como é o caso do soro fisiológico, não tem contra indicação e traz muitos benefícios.

Basta pingar algumas gotas em cada narina, inclinar a cabeça para trás, massagear as laterais e logo em seguida assoar o nariz. A solução ajudará a eliminar o muco com mais facilidade, limpar a cavidade nasal e diminuir a inflamação.

Covid-19 deixa o nariz escorrendo? [BÔNUS]

Sim, a covid-19, assim como qualquer outro tipo de gripe, pode deixar o nariz escorrendo. Mas como diferenciar essa coriza das outras gripes comuns? Primeiramente, preste atenção aos seus outros sintomas.

Em seguida, faça um levantamento dos seus últimos 15 dias e pense nas possibilidades de infecção. Se você teve contato com pessoas infectadas ou esteve em locais com muitas pessoas, procure um posto de saúde ou laboratório para fazer um teste.

Apenas o teste pode confirmar se você está com covid ou não. Em caso de ter contraído o vírus, como cuidar do nariz que escorre? Da mesma forma que em uma gripe comum: o médico irá receitar uma solução nasal adequada para ajudar a aliviar os sintomas.

Conheça os remédios de Benegrip, que ajudam a tratar os sintomas da gripe, como a coriza e congestão nasal.