gripe dá dor nos olhos

A gripe, ou influenza, é uma infecção essencialmente epidêmica, contagiosa, infecciosa e microbiana, que afeta principalmente o aparelho respiratório. Ela pode apresentar diferentes sintomas, mas fica a dúvida: a gripe dá dor nos olhos?

Apesar de ser uma doença bem comum, a Influenza pode causar um grande incômodo, fazendo com que as pessoas tenham um mal-estar e dores por todo o corpo.

Isso ocorre, principalmente porque o nosso sistema imune está tentando combater o vírus e, assim, curar o nosso organismo.

Mas, então, por que a gripe dá dor nos olhos? Se a causa não for essa, quais são as outras possíveis razões para esse desconforto? Continue a leitura e descubra!

O que é e principais sintomas da gripe

Também chamada de Influenza, por conta do vírus que a provoca, a gripe é uma infecção do sistema respiratório que atinge tanto as vias aéreas superiores, nariz e garganta, como os pulmões.

É uma doença autolimitada, o que significa que possui uma evolução específica com começo, meio e fim. No início, a pessoa gripada normalmente apresenta febre de forma súbita e os demais sintomas da gripe aparecem de forma intensa, o que dura cerca de três dias.

Depois, a febre pode desaparecer e o quadro geral tende a diminuir de intensidade. Desse momento até o fim da gripe, os sintomas apresentam uma melhora gradativa até sumirem completamente, o que pode levar entre quatro e sete dias, em média.

Os principais sintomas da gripe incluem:

  • Febre súbita, acima de 38 ºC;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no corpo;
  • Dor nos olhos;
  • Garganta inflamada ou dolorida;
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Espirros;
  • Congestão nasal;
  • Fadiga;
  • Calafrios.

Então, a gripe dá dor nos olhos?

Sim. Apesar de não ser uma característica normalmente associada à doença, tendo outros sintomas mais prevalentes, é comum esse ataque aos olhos.

Às vezes, isso se apresenta deixando-os doloridos e vermelhos, o que pode parecer uma espécie de conjuntivite.

Mas, afinal, por que isso ocorre? Veja a seguir.

Por que a gripe dá dor nos olhos?

É comum que as dores apareçam com maior frequência quando há presença de febre. Basicamente, esses sintomas são efeitos da luta do sistema imunológico para curar a gripe e restabelecer o funcionamento natural dos órgãos e sistemas.

Por isso, o corpo libera substâncias inflamatórias para dificultar a sobrevivência do vírus em diferentes áreas.

Reflexo disso são as dores de cabeça, nos olhos e nos músculos, áreas que sofrem pela inflamação provocada para combater o vírus. Também por isso, é comum sentirmos fraqueza muscular e cansaço, uma vez que o tecido muscular é fortemente afetado, especialmente na lombar, braços e pernas.

Sendo assim, como vimos, a gripe dá dor nos olhos. Mas será que existem outras doenças que podem provocar esse incômodo? Se sim, quais? Veja algumas opções a seguir.

O que pode ser dor nos olhos? 6 outras razões

Normalmente, a dor nos olhos é causada por situações simples e temporárias, mas que também podem indicar uma infecção mais grave, como é o caso da gripe.

É necessário ficar atento a todos os sinais antes de definir a principal causa desse desconforto, mas apenas um médico pode diagnosticar o problema.

Dos motivos mais simples aos mais complexos, apenas ao entender a real causa da dor nos olhos é possível fazer o tratamento mais adequado. Confira outros motivos que podem causar esse incômodo.

Olhos secos

Os olhos ficam secos quando há uma diminuição da quantidade de lágrimas, que é responsável pela lubrificação do globo ocular. Assim, eles acabam ficando mais vulneráveis a danos, causando desconfortos e irritação.

Há diferentes razões que podem provocar essa condição, nem sempre indicando que é sinal de alguma doença. Por exemplo, pode ocorrer quando ficamos expostos à luz do sol por muito tempo, em locais com muito vento ou com baixa umidade (como em áreas com ar condicionado).

Alguns dos sintomas que podem trazer são:

  • Vermelhidão;
  • Coceira;
  • Ardência;
  • Fotofobia (sensibilidade à luz);
  • Vista embaçada.

Além disso, pessoas que usam lentes de contato podem apresentar esse quadro caso não haja um cuidado maior com a lubrificação dos olhos. Então, é sempre importante atentar-se a isso, certo?

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, membrana que reveste a parte da frente do globo ocular. Ela pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes, como poluição, fumaça e cloro de piscinas.

Em alguns casos, o que a provoca são vírus ou bactérias, tornando-a contagiosa e podendo ser transmitida pelo contato com a secreção ou objetos contaminados.

Os principais sintomas são:

  • OIhos vermelhos e lacrimejantes;
  • Pálpebras inchadas;
  • Sensação de areia ou de cisco nos olhos;
  • Coceira;
  • Secreção;
  • Visão borrada.

O tratamento só pode ser feito após identificar o agente causador da doença. O ideal é procurar um profissional da saúde para ter uma prescrição mais certeira, sem provocar mais problemas.

Dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus classificado como arbovírus, que é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz principalmente em água parada e é mais abundante nos meses mais quentes e úmidos.

Entre inúmeros sintomas, um deles é a dor nos olhos. Para o tratamento, é possível usar medicamentos com ação analgésica e antitérmica para aliviar a dor e a febre, mas lembre-se de consultar um médico antes.

Covid-19

Apesar da covid-19 ser uma doença respiratória, com sintomas mais comuns como a tosse e a febre, outros já foram adicionados a essa lista conforme mais pesquisas apareceram.

Segundo um estudo, alguns dos sinais apresentados por pessoas que estavam infectadas com a doença foram:

  • Olhos secos;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Secreções;
  • Alterações nas pálpebras;
  • Dor e coceira nos olhos;
  • Sensação de corpo estranho nos olhos;
  • Fotofobia.

Sinusite

A sinusite é descrita como a inflamação dos seios da face, causando inchaço, dor e outros sintomas, sentidos principalmente ao redor das narinas, testa e maçãs do rosto. Ela pode ser causada por fatores ambientais ou patógenos diversos.

Por conta do inchaço da mucosa dos seios nasais, a pressão na face tende a ser um dos primeiros sintomas, junto da congestão nasal e coriza.

O processo inflamatório dilata os vasos sanguíneos no local e provocam o inchaço, causando também uma dor de cabeça pulsante e nos olhos na maioria dos casos.

Glaucoma

O glaucoma é uma das doenças mais complexas quando falamos sobre dor nos olhos. Isso porque ela atinge diretamente o nervo óptico, ocorrendo pelo aumento da pressão intraocular, possuindo diferentes causas para isso.

Ela é mais comum em pessoas acima de 40 anos e, por normalmente ter um início silencioso, é importante fazer acompanhamentos anuais com médicos para não ter maiores complicações.

Mas, o ideal sempre é que, caso tenha alguma mudança significativa na visão, seja perda da visão periférica ou embaçamento, que um profissional seja procurado. Isso porque, quanto mais tarde ela é tratada, maiores podem ser as consequências, incluindo perda da visão total.

Como tratar a dor nos olhos na gripe?

Existem diferentes razões que podem provocar dor nos olhos. Mas, caso os outros sintomas mostrem que a causa provável para isso é a Influenza, como tratar?

Todo tratamento para a gripe é voltado para cuidar dos seus sintomas enquanto o sistema imune cura o organismo.

Com isso, você pode aliviar a dor nos olhos da gripe ao tomar medicamentos com efeitos anti-inflamatórios, que normalmente são recomendados para a Influenza.

Vale lembrar que um antigripal completo conta combina a ação antitérmica, analgésica e descongestionante através da formulação com diferentes ativos, para evitar a necessidade de tomar diversos remédios simultaneamente.

Junto disso, tomar bastante água, alimentar-se bem e fazer repouso são medidas essenciais.

Se os sintomas estiverem muito fortes ou permanecerem por muito tempo é fundamental buscar ajuda médica para melhorar o seu desconforto.

Se for gripe, Benegrip!!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Família Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal . Saiba mais sobre Benegrip.

Benegrip Multi: :antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!Saiba mais sobre Benegrip Multi.

Benegrip Multi Dia e Multi Noite Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia. e Benegrip Multi Noite. podem te ajudar.

*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Dez/21.

**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)

Bula do produto: Benegrip.
Bula do produto: Benegrip Multi.
Bula do produto: Benegrip Multi Dia.
Bula do produto: Benegrip Multi Noite.

Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Dia. paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869 Benegrip Multi Noite. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Dez/21.

Ghebrehewet S, MacPherson P, Ho A. Influenza. BMJ. 2016;355:i6258. Published 2016 Dec 7. doi:10.1136/bmj.i6258. Acesso em dezembro/2022.


Centers for Disease Control and Prevention [Internet]. Clinical Signs and Symptoms of Influenza. Disponível em: https://www.cdc.gov/flu/professionals/acip/clinical.htm. Acesso em dezembro/2022.


Belmonte C, Acosta M, Merayo-Lloves J, Gallar J. What Causes Eye Pain? Curr Ophthalmol Rep. 2015; 3(2): 111–121. doi: 10.1007/s40135-015-0073-9. Acesso em dezembro/2022.


Biblioteca Virtual em Saúde [Internet]. Conjuntivite. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/conjutivite/. Acesso em dezembro/2022.


Pardhan S, Vaughan M, Zhang Jufen. Sore eyes as the most significant ocular symptom experienced by people with COVID-19: a comparison between pre-COVID-19 and during COVID-19 states. BMJ Open Ophthalmol. 2020; 5(1): e000632. doi: 10.1136/bmjophth-2020-000632. Acesso em dezembro/2022.


Biblioteca Virtual da Saúde [Internet]. Dengue. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/dengue-16/. Acesso em dezembro/2022.


Manual MSD [Internet]. Sinusite. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-do-ouvido,-nariz-e-garganta/doen%C3%A7as-do-nariz-e-dos-seios-paranasais/sinusite. Acesso em dezembro/2022.


TJDFT [Internet]. Afinal, o que é glaucoma? Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/afinal-o-que-e-o-glaucoma. Acesso em dezembro/2022.


Encontre o Benegrip ideal para você

Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais