Benegrip®
Antigripal
Normalmente, o nariz entupido acontece devido à inflamação da mucosa nasal e ao acúmulo de catarro nas vias respiratórias. Essa combinação de fatores obstrui o fluxo de ar, gera pressão ao redor das narinas e causa grande desconforto 1.
A congestão nasal está presente nos sintomas de diversas condições clínicas que afetam o trato respiratório. Como se não bastasse o incômodo que provoca, é uma queixa frequente em quadros de gripe, resfriado, sinusite e reações alérgicas, entre outros problemas de saúde 1.
Para amenizar o problema, entenda neste post por que o nariz entope, o que fazer para aliviar a obstrução das vias aéreas superiores, como realizar a lavagem nasal e para que servem os descongestionantes nasais, principais fármacos indicados para o tratamento de suporte 1.
Também incluímos neste guia dicas para amenizar o sintoma sem o uso de remédios. Veja, por exemplo, qual chá é bom para nariz entupido e como preparar uma solução caseira para lavagem nasal 10-14.
Resumo
Conteúdos relacionados:
O principal fator relacionado à congestão nasal é a inflamação da mucosa que reveste as narinas e os seios paranasais. Nesse contexto, os vasos sanguíneos que irrigam o tecido mole se dilatam para facilitar a resposta imunológica. Consequentemente, forma-se um edema (inchaço) que obstrui parcialmente as vias aéreas 1,2.
Essas condições também podem provocar aumento da secreção de muco ou catarro, o que intensifica o entupimento dos ductos nasais 1,2.
As causas mais comuns são alergias, inalação de irritantes aéreos, fatores ambientais (como clima seco e frio), alterações anatômicas (como adenoides e pólipos nasais), uso inadequado de spray nasal e infecções do trato respiratório. Neste último exemplo, destacam-se os casos de gripe, resfriado, sinusite e rinite 1-8.
Alergias são reações inadequadas do sistema imunológico. Normalmente, resultam do contato ou exposição a agentes irritantes, corpos estranhos, toxinas, microrganismos e substâncias diversas. O quadro pode causar inflamação, irritação, prurido e hipersensibilidade nas mucosas 8.
Mesmo sem histórico de alergias respiratórias, inalar agentes irritantes pode desencadear uma inflamação da mucosa nasal e provocar o entupimento do nariz.
Nesse contexto, os principais exemplos são 1,9:
Esse sintoma é frequente para trabalhadores de indústrias que não têm acesso ou não utilizam corretamente máscaras respiratórias e outros equipamentos de proteção individual (EPIs) 1,9.
Mudanças no clima e na umidade do ar, sejam sazonais ou perenes (que ocorrem o ano todo), também podem provocar a congestão nasal 1,9.
O exemplo mais comum é o clima seco e frio, que resseca, irrita e enfraquece a mucosa das vias aéreas. Consequentemente, o trato respiratório fica sensibilizado e vulnerável à ação de agressores externos 1,9.
A obstrução dos ductos nasais pode decorrer de alterações anatômicas variadas. Por exemplo, podem surgir crescimentos não cancerígenos da membrana interna das narinas que bloqueiam o fluxo de ar, conhecidos como pólipos nasais 1,9.
Outro exemplo são as adenoides aumentadas, glândulas localizadas atrás da cavidade nasal e, quando estão expandidas, comprimem as vias aéreas e dificultam a respiração 1,9.
O uso inadequado de corticoides em spray nasal, indicado para o tratamento agudo do nariz entupido, pode provocar efeito rebote e desencadear um quadro crônico de congestionamento nas narinas 1,2.
Em geral, esses remédios são prescritos para episódios de curto prazo e aplicações limitadas ao longo do dia. No entanto, a superdosagem pode ocorrer quando o uso é muito frequente ou se ultrapassa o tempo recomendado. Na maioria das vezes, a administração do fármaco não deve superar os três dias consecutivos 1,2.
Gripes e resfriados estão entre as principais causas do nariz entupido, pois são viroses que atingem as vias aéreas superiores e inflamam a mucosa nasal 4,5.
O resfriado comum é uma infecção do trato respiratório superior, que inclui narinas, seios nasais, laringe e faringe. Os sintomas costumam ser leves, mas os episódios podem ser frequentes, já que existem cerca de 200 tipos de vírus que causam o resfriado 5.
Por outro lado, a gripe é uma infecção viral que atinge todo o sistema respiratório e é causada pelo vírus da influenza. Nesse quadro, os sintomas tendem a ser mais amplos. Ainda assim, a congestão nasal é uma das queixas mais comuns 4.
A sinusite é uma infecção dos seios paranasais, cavidades ao redor das narinas revestidas por tecido mucoso. A forma bacteriana é a mais comum; contudo, a doença também pode decorrer da ação de vírus, fungos e reações alérgicas 6.
Com a inflamação, além da dificuldade para respirar normalmente, o desconforto provoca uma forte pressão na face 6.
A rinite atinge especificamente o tecido mole no interior das narinas. É uma inflamação comum do trato respiratório. Pode ocorrer após reações alérgicas, infecções primárias ou exposição a agressores externos 7.
Costuma ser espesso e é produzido pelas vias aéreas como resposta a irritações, infecções ou alergias. A coloração pode ser transparente em casos alérgicos ou virais leves. Já em quadros de infecções bacterianas, o catarro tende a ser amarelo ou esverdeado, o que indica a presença de células de defesa 1,3.
Embora a congestão nasal ocorra principalmente devido à inflamação da mucosa, a presença de secreção nas vias aéreas contribui para a obstrução do fluxo de ar 1,3.
Em infecções respiratórias, o muco serve para proteger o tecido mole e transportar células de defesa para a região sensibilizada 1,3.
Para resumir, os dois principais tipos de catarro são 1,3:
No caso do catarro verde, vale destacar que a presença de bactérias pode surgir de infecções primárias ou complicações que surgem após os sintomas iniciais, causadas por patógenos oportunistas 1,3.
Os principais remédios usados para aliviar a congestão nasal são os descongestionantes e antialérgicos. Às vezes, o médico também prescreve expectorantes e analgésicos. Além disso, lavagem nasal com soro ou solução salina, inalação e o uso do umidificador de ar são medidas recomendadas para prevenir e combater o sintoma 1-3.
Pode ser realizada mesmo se não estiver doente. Nesses casos, ajuda a manter a mucosa do nariz hidratada e protegida 10.
Também é útil para remover poeira, poluentes e outros agentes irritantes que podem causar alergias, além de ajudar a soltar o muco acumulado e facilitar a saída da secreção 10.
Para fazer a lavagem, você pode usar o soro fisiológico com 0,9% de cloreto de sódio ou sachês prontos para dissolver em água filtrada ou fervida. Ambos podem ser encontrados em farmácias. Também é necessário ter uma garrafa ou seringa 10.
Você também pode usar solução caseira para a lavagem nasal. Embora muitos acreditem que aplicar água com sal no nariz faz mal, esse método é considerado seguro 10.
O passo a passo é o seguinte 10:
Ao finalizar, não se esqueça de limpar o aplicador e armazená-lo em local apropriado.
A inalação de vapor de água, infusões de ervas ou com nebulizadores pode remover catarro, amenizar o inchaço na mucosa inflamada e umidificar as vias respiratórias. O médico também pode prescrever medicamentos inalatórios para complementar o tratamento 1-3.
Beber água e ingerir outros líquidos mantém as vias aéreas hidratadas e favorece a eliminação de muco. Esse cuidado é ainda mais importante para quadros infecciosos que causam febre, pois também ajuda a prevenir a desidratação 1-3.
Conforme mencionado, o clima seco e o frio podem agravar a irritação das mucosas, portanto, recomenda-se usar um umidificador de ar para evitar o impacto negativo desses fatores ambientais 1-3.
Manter o ambiente limpo e livre de poeira, pólen e pelos de animais diminui a presença de irritantes aéreos inaláveis e previne gatilhos da congestão nasal. Essa prática é recomendada mesmo se não houver sintomas alérgicos 1-3.
Medidas simples de higiene pessoal são úteis para evitar a exposição a vírus, bactérias e fungos que provocam o nariz entupido e outros sintomas respiratórios. Portanto, não se esqueça de lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel e cobrir o rosto com os cotovelos para tossir ou espirrar. 1-3
Quando necessário e sob orientação médica, você pode tomar medicamentos para aliviar a congestão nasal, como expectorantes, antialérgicos e descongestionantes 1-8.
Os descongestionantes nasais são os mais comuns. Disponíveis em xaropes, sprays e comprimidos, esses remédios reduzem o inchaço nos ductos nasais e, assim, melhoram o fluxo de ar 1-8.
Por outro lado, os antialérgicos combatem sintomas como irritação, hipersensibilidade, catarro e coceira (prurido). Já os expectorantes soltam o muco das vias respiratórias, aliviam a sensação de peito carregado e ajudam a eliminar o catarro com a tosse 1-8.
Por fim, como o quadro inflamatório pode causar dor, você pode pedir ao médico que receite um analgésico ou anti-inflamatório para amenizar esse tipo de desconforto 1-8.
Você também pode curtir: Remédio caseiro para tosse: soluções para parar de tossir
Quando executada corretamente, a lavagem nasal com solução salina é um tratamento de baixo risco e não deve causar efeitos colaterais significativos. Fique atento apenas em caso de alterações anatômicas, lesões na mucosa e comorbidades que limitam o consumo de sal 10.
Outra questão importante envolve as crianças, já que os pequenos podem colocar alimentos ou peças de brinquedos nas narinas. Desse modo, se houver objetos estranhos nos ductos nasais, a solução caseira pode causar problemas 10.
Para os pacientes com problemas renais e doenças cardiovasculares, especialmente a hipertensão, é necessário avaliar a frequência e o volume das aplicações. Nesses casos, excessos podem aumentar a ingestão diária de sódio e causar complicações. Por precaução, é fundamental não engolir a solução 10.
Se preferir usar um método caseiro ou não tiver soro, pode preparar uma solução salina com 1 colher de café de sal de cozinha (aproximadamente 1 g) para cada 250 ml de água filtrada e fervida. Basta esperar esfriar, colocar em aplicador adequado e realizar o procedimento normalmente 10.
A lavagem nasal é um método que serve para proteger a mucosa das narinas e pode ser usado mesmo se não estiver doente. Já o spray descongestionante é um medicamento que requer mais cautela. Assim, é fundamental usá-lo conforme as instruções da bula e passadas pelo médico que o prescreveu 1-10.
Na prática, esses cuidados podem complementar um ao outro e atender a necessidades distintas. Portanto, não se deve questionar qual é melhor, mas quando cada procedimento é mais efetivo 1-10.
Você pode usar ingredientes naturais com propriedades anti-inflamatórias e expectorantes para preparar um chá capaz de aliviar a obstrução nasal. Entre os mais usados estão: gengibre, mel, limão e alho. Basta colocá-los em água fervente, deixar em infusão por pelo menos cinco minutos e consumir a bebida ainda quente 11-14.
Para complementar o efeito terapêutico, aproveite para inalar o vapor do chá medicinal. É importante destacar que não existem parâmetros específicos para o uso de remédios caseiros e ervas medicinais para aliviar estes sintomas. Desse modo, adote esses cuidados com cautela e siga sempre as orientações passadas pelo médico 11-14.
O xarope expectorante serve para soltar o catarro acumulado e facilitar a sua eliminação. Logo, o remédio pode reduzir a secreção nas vias aéreas e melhorar o fluxo de ar. Porém, esse alívio tende a ser parcial, já que o edema é o principal causador da congestão 15.
Leia também: Xarope para tosse: para que serve e como tomar?
O Benedesc Plus é um descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos. Sua fórmula combate a congestão nasal, coriza, rinites e sinusites com rápida ação em 20 minutos 16.
A fenilefrina ajuda a gerenciar a inflamação por sua ação vasoconstritora, e o maleato de bronfeniramina, como antialérgico, reduz a secreção nasal, o inchaço e a congestão respiratória 16.
Você pode tomar Benedesc conforme as recomendações da bula 16:
Atenção: dosagem máxima diária limitada a 60 ml 16.
Para saber mais sobre como este medicamento funciona, leia a bula de Benedesc.
Confira também nossa loja online!
BENEDESC PLUS: maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina. Indicações: descongestionante nasal de efeito rápido e um antialérgico, que controlam e reduzem os sintomas relacionados à gripe, ao resfriado, à rinite e à sinusite, além de diminuir o excesso de secreções. MS 1.7817.0958. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Setembro/2025.

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
9. Bula do produto Benedesc Plus.
16. Bula do produto Benedesc Plus.
Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal