Benegrip®
Antigripal
Em geral, os sintomas de H1N1 são os mesmos da gripe comum, mas há um certo risco do quadro ser ligeiramente mais intenso. Principalmente em crianças, a possibilidade de ocorrer problemas gastrointestinais, como diarreia, náusea e vômito, parece ser maior nas infecções causadas por essa cepa do vírus influenza 1-3.
Por ter sido detectada inicialmente em criações de porcos, a variante ficou conhecida popularmente como gripe suína. No entanto, esse apelido não é muito útil, já que é uma forma de influenza A com as mesmas características e transmitida normalmente de uma pessoa para outra 1-3.
Desde 2010, a H1N1 entrou para a lista de cepas que causam a gripe sazonal. Essas epidemias surgem em certas épocas do ano, devido ao clima seco e frio dos meses de outono e inverno 1-3.
Neste post, você vai conferir o que provoca a gripe H1N1, quando a cepa é perigosa, quais sintomas pode causar e o que fazer para se prevenir. Continue a leitura!
Resumo
Conteúdos relacionados:
São variações do vírus da gripe que sofreram mutações genéticas. Existem diversas cepas dos vírus influenza tipo A e B, como H1N1, H3N2, H5N2, B/Yamagata e B/Victoria. Essas alterações do patógeno ajudam a driblar a resistência imunológica e são o principal desafio para o combate às epidemias sazonais 1.
A gripe tipo C também pode contaminar os seres humanos, mas raramente é sintomática e não tem o mesmo potencial de propagação. Ou seja, não gera uma doença gripal típica e é responsável apenas por uma pequena parcela do total de casos 1.
Em contrapartida, a gripe tipo A, grupo que engloba cepas como a H1N1 e a chamada gripe aviária, é responsável por aproximadamente 70% das infecções 1.
É provocada pelo vírus influenza A/H1N1, uma mutação genética do patógeno causador da gripe. Entre 2009 e 2010, um surto de H1N1 foi responsável por uma grande epidemia mundial. A classificação é definida com base no número de proteínas H (hemaglutinina) e N (neuraminidase) na superfície do vírus 1,2.
Sim, o termo caracteriza a cepa da influenza A que causou a epidemia global entre 2009 e 2010. O apelido se deve ao fato do surto ter se disseminado inicialmente entre porcos criados para o consumo humano. Apesar disso, não houve relatos de H1N1 adquirida diretamente desses animais 1,2.
Desde então, a variante também provocou outros surtos e entrou para a lista de cepas monitoradas e ativamente combatidas pela saúde pública 1,2.
Os sintomas começam de um a quatro dias após a exposição ao vírus e podem incluir 1,2:
Vale destacar que o quadro é similar ao de outros tipos de gripe e que o mal-estar gastrointestinal, que dá enjoo, diarreia e vômito, afeta mais as crianças do que os adultos 2.
A condição é grave se a combinação de febre, diarreia e vômito persistente causar a desidratação. Nesse caso, a falta de fluidos e eletrólitos aumenta o risco para a saúde. Outros sinais de alerta incluem falta de ar extrema, dor no peito, tontura, convulsões, fraqueza intensa e piora do quadro 2.
Assim como ocorre com outras formas de gripe, a H1N1 também se transmite de uma pessoa para outra por meio de saliva e secreções contaminadas. Desse modo, é recomendado o isolamento e/ou distanciamento físico enquanto durarem os sintomas, mas principalmente nos primeiros dias da doença 1,2.
Na fase inicial, também conhecida como estágio febril, a carga viral e a intensidade podem facilitar a transmissão da gripe 1,2.
Normalmente, o diagnóstico da gripe é feito com base na observação clínica dos sintomas. Desse modo, o médico investiga as características das suas queixas para identificar o quadro e propor o tratamento mais adequado. Se necessário especificar a cepa do vírus influenza, você deve fazer exame de sangue ou de secreções 1.
Assim como recomendado para os demais tipos de gripe, o tratamento da H1N1 consiste inicialmente em repouso, aumento da ingestão de líquidos e consumo de alimentos leves e nutritivos. Você também pode tomar remédios antigripais, com ação analgésica, antitérmica e descongestionante, por exemplo, para aliviar os sintomas 1,2.
Às vezes, se o tipo de gripe for identificado rapidamente e o médico julgar necessário, podem ser utilizados medicamentos antivirais, como oseltamivir e zanamivir. Esses fármacos são mais eficazes se administrados logo no primeiro ou segundo dia após o início do quadro 1,2.
A linha antigripal de Benegrip pode ser usada para aliviar os sintomas de H1N1, já que contém remédios com ação analgésica, antitérmica, descongestionante e/ou antialérgica. Os principais exemplos são: Benegrip comprimido, Benegrip Multi, Benegrip Multi Febre e Dor, Benegrip Multi Dia e Benegrip Multi Noite 4-8.
Você encontra mais informações sobre esses medicamentos nas páginas oficiais:
Para encontrar ofertas especiais dos nossos produtos, acesse a loja online de Benegrip.
Benegrip. Dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. Paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Dia. Paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869. *Fórmula com alta concentração de ativos (800 mg de paracetamol + 20 mg de fenilefrina). **Maior tempo de ação quando comparado à fórmula 400 mg de paracetamol + 4 mg de cloridrato de fenilefrina + 4 mg de maleato de clorfeniramina. Benegrip Multi Noite. Paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. *Fórmula com alta concentração de ativos (800 mg de paracetamol + 20 mg de fenilefrina). **Extra poder quando comparado à fórmula 400 mg de paracetamol + 4 mg de cloridrato de fenilefrina + 4 mg de maleato de clorfeniramina. ***Fórmula mais potente quando comparada à fórmula 400 mg de paracetamol + 4 mg de cloridrato de fenilefrina + 4 mg de maleato de clorfeniramina. Benegrip Multi Febre e Dor. Paracetamol. Indicações: redução da febre e alívio temporário de dores leves a moderadas. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA No 576/2021. Xarope Benetosse. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.7817.0932. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. *.Benetosse rende mais que Expec. Benetosse tem dose total diária de 6 mL para adultos, enquanto Expec tem dose total diária de 30 mL para adultos. Benegrip Imuno. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Setembro/2023. *Vitamina C e Zinco auxiliam o funcionamento do sistema imune. Cafeína e arginina auxiliam na energia. **Único produto do mercado com a combinação de Vitamina C, Arginina, Zinco e Cafeína. BENEDESC PLUS: maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina. Indicações: descongestionante nasal de efeito rápido e um antialérgico, que controlam e reduzem os sintomas relacionados a gripe, ao resfriado, a rinite e a sinusite, além de diminuir o excesso de secreções. MS 1.7817.0958. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Benegrip Imuno Kids. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. © 2023 Viacom International Inc. Todos os direitos reservados. Nickelodeon, Bob Esponja e todos os títulos, logotipos e personagens relacionados são marcas de Viacom International Inc. Criado por Stephen Hillenburg. Novembro/2025.

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
4. Bula do medicamento Benegrip.
5. Bula do medicamento Benegrip Multi Dia.
6. Bula do medicamento Benegrip Multi Noite.
7. Bula do medicamento Benegrip Multi.
8. Bula do medicamento Benegrip Febre e Dor.
Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal