jovem com dor na garganta ao engolir procurando opções de tratamento online

Também conhecida como odinofagia, a dor na garganta ao engolir costuma ser sintoma de problemas respiratórios e digestivos. Na maioria dos casos, o mal-estar é leve e momentâneo. No entanto, se o desconforto é regular ou acompanha queixas mais preocupantes, como febre alta e perda de apetite, é recomendado ir ao médico 1,2.

Qualquer pessoa pode ter dificuldades de deglutição, mas a preocupação é maior entre as crianças e pessoas com risco de engasgamento 1,2.

Para que se possa diferenciar os cenários de menor risco de sinais de alerta, veja no post quais são as principais causas e tipos de infecção de garganta que provocam incômodo ao deglutir 1,2.

Além disso, descubra qual remédio pode aliviar os sintomas de crianças com dor de garganta e febre.

Resumo

  • Dor na garganta ao engolir, também conhecida como odinofagia, é um sintoma caracterizado pela deglutição dificultosa e desconfortável 1,2.
  • Nem sempre o incômodo é sinal de infecção. Pode ocorrer em quadros diversos, como infecção de garganta, refluxo, gripe, resfriado, lesão no esôfago e obstrução no ducto gástrico 1,2.
  • Em caso de inflamação, é recomendado repousar a voz, tomar remédios para dor de garganta, como analgésicos e anti-inflamatórios não esteroidais, beber bastante líquido e preferir uma dieta líquida, pois é mais fácil de engolir 2.
  • O uso de antibióticos é indicado se o médico suspeitar que a origem do sintoma seja bacteriana, como é o caso da faringite e da amigdalite estreptocócica 2.

Conteúdos relacionados:

Continue a leitura!

Desconforto ao engolir sempre indica infecção?

Nem sempre. O sintoma pode resultar de lesões no esôfago, reações alérgicas, refluxo e outros distúrbios do trato digestivo. Há casos nos quais a odinofagia ocorre após engolir alimentos sólidos sem mastigar direito. Nesse exemplo, a garganta arranhada causa um incômodo moderado, mas que não demora a passar 1,2.

Em raras situações, o desconforto pode dar a sensação de nó na garganta devido à presença de objetos entalados no ducto digestivo, principalmente pedaços de alimentos ou, no caso das crianças, peças de brinquedos 1.

O que pode causar dor na garganta ao engolir?

As principais causas são refluxo, esofagite, gripe, resfriado, infecção viral ou bacteriana na garganta e abscessos amigdalianos. Geralmente, o problema resulta de lesão ou inflamação na mucosa que recobre a garganta, o que costuma evoluir gradualmente. Nos casos de obstrução, o sintoma é repentino e pode fazer você engasgar 1,2.

Quais são as infecções de garganta que causam desconforto para engolir?

As mais comuns são infecções virais agudas do trato respiratório, causadas por patógenos como o rinovírus (resfriado comum), vírus sincicial respiratório (VSR) e influenza (gripe). O Epstein-Barr e o Herpes simplex também podem causar esse quadro. Entre as bactérias, as mais comuns e preocupantes são os estreptococos do grupo A 2.

Se você está com dor na garganta por causa de uma gripe ou resfriado, por exemplo, pode ter coriza, congestão nasal, tosse, espirros e febre. O aumento da temperatura corporal também é um sintoma comum nos casos de faringite estreptocócica, infecção bacteriana que requer tratamento com antibióticos para evitar complicações 2.

Além disso, vale destacar que quadros de faringite e amigdalite são mais comuns entre crianças e adolescentes. Nesses exemplos, as amígdalas e os linfonodos podem ficar inchados e visíveis, com ou sem acúmulo de pus 2.

A mononucleose, causada pelo vírus Epstein-Barr, além de provocar inflamação na garganta, pode dar sensação de cansaço e febre 2.

Quando ir ao médico?

Os principais alertas são perda de apetite, regurgitação, engasgos, dificuldade para respirar e perda de peso. Além disso, para casos de infecção de garganta, deve procurar ajuda se houver episódios seguidos de faringite estreptocócica, infecções agudas que não melhoram com o tratamento, bloqueio significativo ou formação recorrente de abscessos 2.

Para as crianças, essas complicações podem indicar necessidade de cirurgia para retirar as amígdalas, já que bactérias podem se esconder atrás dessas glândulas e dar origem aos quadros reincidentes 2.

O que observar em crianças com febre e garganta inflamada?

A dor de garganta em crianças pode ser sinal de infecção estreptocócica, que pode causar sequelas graves, como a febre reumática. Para diminuir esse risco, é indicado procurar atendimento médico ao notar febre alta e persistente, perda de apetite, inchaço nos linfonodos, rigidez no pescoço, choro intenso e prostração 1,2.

Como tratar a dor na garganta ao engolir?

Identificar e tratar a causa do sintoma é fundamental para aliviar a odinofagia. Além disso, é recomendado descansar a voz, se manter hidratado, gargarejar água morna com sal, consumir alimentos fáceis de engolir, como sopas, caldos e chás, e tomar um remédio para dor de garganta 1,2.

Como preparar chá para dor na garganta?

Existem ingredientes com propriedades medicinais que podem servir para preparar infusões capazes de aliviar sintomas inflamatórios, como inchaço e dor. Nesse contexto, as principais alternativas são mel, limão, alho e gengibre. Basta escolher a combinação que mais lhe agrada, acrescentar água fervente e tomar a bebida quente 3-6.

Apesar dos potenciais benefícios, vale destacar que o efeito do chá para dor na garganta varia de uma pessoa para outra. Além disso, o mel não é recomendado para crianças menores de dois anos, pois pode causar reações alérgicas 3-6.

Qual o melhor remédio para dor na garganta?

O médico ou o farmacêutico pode indicar medicamentos que aliviam o inchaço e o desconforto ao engolir. Em geral, os principais são os analgésicos e os anti-inflamatórios não esteroidais. A vantagem de ativos como o paracetamol e a dipirona é que podem amenizar a dor e baixar a febre 2.

Quando é necessário considerar antibiótico?

Em geral, esse tipo de tratamento é indicado para combater infecções bacterianas. Em relação à dor na garganta ao engolir, um terço dos casos infecciosos é causado por bactérias, principalmente estreptococos do grupo A. Nesses cenários, o médico costuma receitar a penicilina ou a amoxicilina 2.

Criança com dor de garganta e febre pode tomar Benegrip?

Para alívio da dor e redução da febre infantil, podemos indicar o Benegrip Multi Febre e Dor. Este medicamento foi desenvolvido especialmente para o uso pediátrico, pois contém posologia em gotas, sabor agradável e fórmula com paracetamol adequada para os pequenos a partir de seis meses 7.

Devido à composição com apenas um ingrediente ativo, o remédio pode ser usado por crianças com dor de garganta e febre. Basta ajustar a dosagem conforme indica a bula e seguir as orientações médicas corretamente 7.

Se quiser saber mais sobre o produto e encontrar ofertas exclusivas da família Benegrip, acesse nossa loja online.

Benegrip Multi Febre e Dor. paracetamol. Indicações: redução da febre e alívio temporário de dores leves a moderadas. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA n.º 576/2021. Novembro/2025.

Imagem ilustrativa com embalagem dos produtos Benegrip Multi Febre e Dor e Benegrip Multi

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Encontre o Benegrip ideal

Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!

Embalagem do Benegrip Multi Dia

Benegrip® Multi Dia

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Noite

Benegrip® Multi Noite

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi

Benegrip® Multi

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Febre e Dor

Benegrip® Multi Febre e Dor

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais