médico especializado no tratamento de infecção viral usando máscara

Uma infecção viral é uma doença causada por vírus que invadem as células do corpo e usam as suas estruturas para se multiplicarem. Está entre os problemas de saúde mais comuns, cujos exemplos mais frequentes são as viroses respiratórias, como a gripe e o resfriado1,2.

Nesse cenário, o patógeno invade o organismo ao ser engolido ou inalado. Muitas vezes, a transmissão ocorre devido à presença de partículas de saliva ou secreções contaminadas no ar que você respira 2.

Após um breve período de incubação, vêm os sintomas: dor de cabeça, inflamação nas mucosas, fadiga e febre. Geralmente, esse é um sinal de que as defesas imunológicas já começaram a combater o vírus 1,2.

Embora alguns antivirais ajudem a encurtar o quadro, o tratamento mais comum é formado por repouso, hidratação e terapias de suporte. Desse modo, prevenir-se faz toda a diferença para não ficar doente com frequência 1,2.

Veja no post quais são as viroses mais comuns, quando é melhor ir ao médico para tratar os sintomas e como evitá-las com mudanças simples no seu dia a dia.

Resumo

  • O termo é utilizado para caracterizar qualquer doença causada por vírus, um tipo de germe que invade o corpo e usa as suas células para se replicar 1,2.
  • As formas mais comuns de infecções causadas por vírus são as doenças respiratórias (gripe, resfriado e covid-19, por exemplo) e as digestivas (gastroenterites e hepatites virais) 1,2.
  • Os sintomas variam conforme o tipo de virose adquirida. Entre os mais comuns, podemos destacar: febre, dores de cabeça e no corpo, fadiga, dor de garganta, coriza, congestão nasal, desconforto gástrico e erupções cutâneas 1,2.
  • As principais dicas de prevenção incluem reforçar a higiene pessoal, evitar o compartilhamento de objetos de uso individual, como copos e talheres, tomar todas as vacinas, manter distância de pessoas doentes e adotar hábitos para fortalecer a imunidade 1,2.

Conteúdos relacionados:

O que é um vírus?

É um patógeno (tipo de germe) microscópico formado por um código genético (DNA ou RNA) protegido por uma camada externa à base de proteínas. Como não possuem células próprias para se replicar, esses microrganismos invadem e usam as estruturas do nosso corpo para conseguirem se reproduzir 2.

O que é infecção viral?

É a doença causada pelo processo de replicação viral. Nesse cenário, o patógeno invade as células e aproveita suas estruturas para se multiplicar. Consequentemente, os tecidos afetados sofrem baixas e perdem a capacidade de funcionar corretamente. Além disso, muitos dos sintomas surgem das reações imunológicas que tentam eliminar os agressores 1,2.

Quais são as infecções virais mais comuns?

Os principais tipos são 2:

  • infecções respiratórias agudas: gripe, resfriado e bronquite;
  • infecções digestivas: gastroenterite e hepatites;
  • febres hemorrágicas: dengue e febre amarela;
  • infecções sexualmente transmissíveis (ISTs): HIV, HPV (verrugas genitais), herpes genital e hepatite B;
  • infecções exantemáticas: catapora e sarampo;
  • infecções neurológicas: poliomielite e raiva;
  • infecções congênitas: zika, rubéola e citomegalovírus.

Entre essas doenças, as mais comuns são as infecções respiratórias e digestivas. Qualquer pessoa pode desenvolver uma virose ao longo da vida. Porém, o risco é maior para os seguintes grupos 1,2:

  • crianças com menos de cinco anos;
  • idosos (acima de 65 anos);
  • pacientes com comorbidades, como diabetes, asma e outras doenças pulmonares crônicas;
  • pessoas com a imunidade baixa ou comprometida (por doenças e tratamentos imunossupressores);
  • grávidas.

Como ocorre a transmissão de vírus que causam infecções respiratórias?

Geralmente, você pode contrair o vírus por meio da ingestão ou inalação de partículas contaminadas, como ocorre no caso de gripe e resfriado. Em outras doenças, a transmissão acontece via picadas de insetos (dengue), sexo sem preservativo (HIV e herpes) ou por infecção congênita (transmissão da mãe para o feto) 1,2.

Gripe é infecção viral?

A gripe é uma das infecções agudas de origem viral mais comuns. Provocada pelo vírus influenza, a doença é conhecida por causar epidemias sazonais e atingir todo o sistema respiratório. Os sintomas incluem febre, dores no corpo e na cabeça, fadiga, tosse, congestão nasal e coriza, entre outros 3.

Qual a diferença entre infecção viral e resfriado?

O resfriado é um dos exemplos mais comuns de virose respiratória. Causado por patógenos diversos, como rinovírus, adenovírus e parainfluenza, causa inflamação e sintomas na boca, garganta e narinas. As principais queixas incluem dor e irritação na garganta, nariz entupido, coriza, cefaleia, espirros e tosse 4.

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

A gripe é uma infecção viral assim como o resfriado. A diferença está na causa, intensidade e áreas do sistema respiratório que são mais afetadas por cada doença. Geralmente, a influenza é mais impactante e duradoura, capaz de causar febre, cansaço e prostração, o que não é comum no resfriado 3,4.

Para entender melhor a diferença entre infecção viral, resfriado e gripe, confira a tabela 3,4:

 

Característica

Resfriado

Gripe

Causa

Vários tipos de vírus, principalmente rinovírus e adenovírus.

Vírus influenza dos tipos A, B e C.

Áreas atingidas

Boca, garganta e narinas (vias aéreas superiores).

Sistema respiratório completo.

Intensidade

Leve a moderada

Moderada a forte

Sintomas comuns

Coriza, nariz entupido, tosse, espirros, irritação de garganta e dor de cabeça.

Febre alta, congestão nasal, nariz escorrendo, tosse, espirros, calafrios, dor de cabeça e no corpo, fadiga e prostração.

Leia também: Qual a diferença entre gripe e resfriado? Saiba como identificar!

Quanto tempo dura a gripe viral em média?

Em média, o quadro de gripe dura entre cinco e sete dias. Porém, alguns sintomas podem persistir mesmo após a melhora da infecção, principalmente a tosse, que pode levar até duas semanas para passar. Em contrapartida, o resfriado comum tem uma duração média entre três e cinco dias 3,4.

Quando devo procurar um médico por causa dos sintomas?

Você pode procurar o médico quando estiver em dúvida sobre qual o tratamento correto. Além disso, é recomendado procurar atendimento hospitalar com urgência se o mal-estar não melhorar após as terapias iniciais ou se notar sinais de alerta, como falta de ar, sangramentos, perda de peso e desidratação 1,2.

Qual o tratamento mais indicado para gripes e resfriados?

Para a maioria dos casos, não existe tratamento específico contra os vírus. Assim, o ideal é repousar, aumentar a ingestão de líquidos para prevenir a desidratação, manter uma alimentação leve para assegurar o consumo de nutrientes essenciais e, se necessário, tomar remédios para aliviar os sintomas 3,4.

Em relação ao uso de medicamentos, os mais comuns são os antigripais, produtos que combinam ativos analgésicos, antitérmicos, descongestionantes e/ou antialérgicos. Essas associações são úteis para combater vários aspectos do seu mal-estar ao mesmo tempo 3,4.

Como prevenir infecções virais respiratórias?

As principais recomendações incluem 1-4:

  • tomar todas as vacinas disponíveis;
  • lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;
  • evitar o contato com pessoas doentes;
  • usar máscara;
  • fortalecer a imunidade ao praticar atividades físicas, seguir uma dieta balanceada, dormir oito horas por dia e evitar o estresse.

Essas medidas podem diminuir a incidência de gripes e resfriados ao longo do ano e, consequentemente, ajudam a manter as defesas do organismo em alta. Assim, mesmo se ficar doente, a recuperação pode ser acelerada, já que o organismo consegue combater os vírus com maior eficiência 1-4.

Benegrip serve para aliviar os sintomas da gripe?

Você pode contar com a linha antigripal de Benegrip para combater febre, dores, coriza, congestão nasal e outros sintomas clássicos de gripes e resfriados. Exemplo desse tipo de medicamento é o Benegrip com dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina e cafeína, composição com ação analgésica, antitérmica, antialérgica e estimulante 5.

Esse medicamento é indicado para adultos e adolescentes a partir de doze anos. Para uso pediátrico, você pode optar pelo Benegrip Multi, antigripal líquido indicado para crianças acima de dois anos, ou o Benegrip Febre e Dor, suspensão oral em gotas desenvolvido para pequenos a partir dos seis meses, ambos com paracetamol 5-7.

Quer conhecer toda a família Benegrip e encontrar ofertas especiais? Acesse nossa loja online!

Benegrip. Dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. Paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Febre e Dor. Paracetamol. Indicações: redução da febre e alívio temporário de dores leves a moderadas. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA No 576/2021. Novembro/2025.

Imagem ilustrativa com embalagem do produto Benegrip Multi Dia

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Encontre o Benegrip ideal

Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!

Embalagem do Benegrip Multi Dia

Benegrip® Multi Dia

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Noite

Benegrip® Multi Noite

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi

Benegrip® Multi

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Febre e Dor

Benegrip® Multi Febre e Dor

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais