uma mulher está deitada na cama com as mãos no rosto

Saber como aliviar a rinite para dormir é fundamental para não perder noites de sono por causa dessa doença. Afinal, durante o quadro, a congestão nasal e a coriza pioram à noite e não deixam você descansar quando mais precisa 1.

Contudo, antes de observar quais são as terapias de suporte mais recomendadas, é relevante abordar por que o incômodo do quadro é mais intenso após o anoitecer 1-3.

De certo modo, destacar quais são os gatilhos por trás dos sintomas é tão importante quanto descobrir o que acalma uma crise de rinite 1-3.

Para ajudá-lo nessas questões, confira, neste post, um guia completo sobre a inflamação das vias nasais: o que a causa, quais são os sintomas e o que fazer para amenizar a rinite em crianças e adultos 1-3.

Resumo

  • A rinite é uma inflamação da mucosa nasal. Geralmente, provoca congestão nasal, coriza, prurido (coceira) e espirros. Pode ser alérgica ou não 1,2.
  • O quadro de sintomas pode piorar à noite por uma associação de fatores, como diminuição da temperatura média, maior concentração de alérgenos em ambientes fechados e alterações na produção de hormônios que agem no combate à inflamação 1.
  • Para aliviar a rinite para dormir, você deve manter o quarto limpo e trocar a roupa de cama com frequência 1,2.
  • Outras recomendações incluem: tomar chás, fazer inalação, usar umidificadores de ar e ajustar a posição de repouso para ficar com a cabeça elevada e o corpo virado sobre o lado esquerdo 1,2.

Conteúdos relacionados:

Continue a leitura!

O que é a rinite?

A rinite é uma inflamação que atinge a mucosa no interior das narinas, nos dutos que aquecem, umidificam e filtram o ar inalado. Quando o tecido é exposto a corpos estranhos, agentes irritantes ou microrganismos agressores, o sistema imune pode inflamar o local para combater essas ameaças. Contudo, é esse mesmo processo que causa os principais sintomas respiratórios 1.

De forma simplificada, o processo funciona assim: ao perceber sinais de alerta, a resposta imunológica dilata os vasos sanguíneos na mucosa nasal. Assim, permite um maior fluxo de sangue no local, que serve para transportar anticorpos e outras células de defesa 1,2.

Quais são os sintomas de rinite?

Os sintomas mais comuns de rinite são 1:

  • congestão nasal (nariz entupido);
  • rinorreia (coriza);
  • irritação e coceira no nariz;
  • olhos lacrimejantes;
  • espirros;
  • catarro gelatinoso.

Também existem sintomas menos frequentes que afetam casos de inflamações mais severas ou por conta de causas específicas. São eles 1:

  • dor de cabeça;
  • tosse;
  • sibilos ao respirar;
  • sangramento nasal;
  • ressecamento da mucosa;
  • diminuição ou perda do olfato;
  • inchaço nas pálpebras;
  • catarro na garganta (gotejamento pós-nasal).

Devido ao inchaço causado pela inflamação, o fluxo de ar nas narinas é parcialmente ou totalmente obstruído. Ou seja, o edema é responsável pelo nariz entupido. Simultaneamente, a superfície da mucosa fica sensibilizada, ressecada e irritável, tanto por ação do agressor quanto do próprio organismo 1.

Outro sintoma relevante do quadro é a rinorreia, também chamada de coriza ou conhecida como corrimento nasal. Na prática, a produção de catarro gelatinoso está associada à outra medida de defesa do corpo 1.

Para amenizar a irritação e formar uma barreira de proteção na superfície das vias aéreas, o sistema imune altera a composição do muco nasal. Nesse cenário, a secreção fica mais espessa e carrega uma combinação de enzimas e células que ajuda a combater patógenos 1.

Quanto tempo dura uma rinite?

É importante citar que a inflamação pode ser classificada conforme a duração dos sintomas. Nesse contexto, a rinite aguda pode chegar a 30 dias, enquanto a rinite crônica consegue se estender por até 12 semanas, em episódios recorrentes 1,2.

O que causa a rinite?

Veja o que causa a rinite com base no tipo de fator responsável por desencadear a inflamação 1:

  • rinite alérgica: causada por gatilhos ambientais e agentes irritantes, como pó, mofo e pelos de animais. Geralmente é associada a uma resposta inadequada do sistema imune e/ou hipersensibilidade genética;
  • rinite infecciosa: motivada pela invasão de patógenos no sistema respiratório, principalmente vírus, como os causadores de gripes e resfriados;
  • rinite medicamentosa: nesse caso, a inflamação é relacionada ao uso excessivo e prolongado de spray nasal, principalmente versões com efeito descongestionante e/ou corticoide, pois o medicamento pode agredir a mucosa se utilizado de maneira incorreta ou abusiva;
  • rinite vasomotora: é similar à rinite alérgica, mas ocasionada por uma combinação de fatores, principalmente a soma de clima seco e frio com a exposição aos alérgenos;
  • rinite atrófica: manifestação crônica que atinge principalmente os idosos, por conta da perda de elasticidade e integridade (atrofia) da mucosa nasal;
  • rinite hormonal: ocorre devido à flutuação nos níveis dos estrógenos, principalmente durante menstruação, menopausa, gravidez e outras alterações hormonais comuns entre as mulheres;
  • rinite ocupacional: resulta da exposição prolongada a produtos químicos, gases tóxicos ou poluentes, comum em certos ambientes de trabalho quando não são utilizados equipamentos de proteção individual (EPIs);
  • rinite gustativa: inflamação das vias aéreas após o consumo de alimentos apimentados, condimentados ou muito quentes, além de bebidas alcoólicas.

Por que a rinite piora à noite?

A rinite tende a piorar à noite por uma soma de fatores, o que inclui 1-3:

  • queda na temperatura;
  • falta de ventilação natural e aumento da concentração de alérgenos, partículas irritantes e patógenos aéreos;
  • diminuição na secreção de hormônios que controlam quadros inflamatórios;
  • posição de repouso que pode favorecer a obstrução das narinas.

1. Queda na temperatura

Geralmente, o clima noturno é mais frio, o que já é capaz de aumentar a sensibilidade da mucosa nasal 3.

2. Falta de ventilação natural e aumento dos alérgenos aéreos

Além disso, como é comum que você fique em ambientes fechados ao fim do dia, a concentração de alérgenos aéreos pode ser maior, pois o ar não se renova com tanta facilidade 1-3.

3. Alterações na secreção de hormônios que controlam inflamações

Durante o dia, os hormônios liberados produzem reações anti-inflamatórias que ajudam a manter o funcionamento normal do organismo. Porém, esse processo não pode ser mantido 24 horas por dia. Assim, ao anoitecer, você fica mais propenso a reações alérgicas 1-3.

4. Efeitos da posição de repouso na horizontal

Por fim, pode ser que os sintomas incomodem mais após deitar-se para dormir devido à posição de repouso. Afinal, com o corpo na horizontal, as vias aéreas ficam mais estreitas, é mais difícil para expectorar a secreção e não se pode contar com a gravidade para empurrar o catarro para baixo 2,3.

Assim, o edema e o muco acumulado incomodam continuamente o trato respiratório, o que pode causar prurido nasal (coceira), inquietação e cadência respiratória alterada. Juntos, esses fatores impedem que desfrute de sono de qualidade-3.

Consequentemente, é imprescindível conhecer métodos de como aliviar a rinite para dormir tranquilamente e facilitar a recuperação 1-3.

Por que a rinite em crianças é mais intensa?

A rinite em crianças pode ser mais frequente e mais intensa do que em adultos. Segundo dados, a doença atinge aproximadamente 26% dos pequenos entre dois e doze anos. Dos 12 aos 18 anos, o percentual sobe para cerca de 30% 4. Além disso, devido às vias aéreas naturalmente mais estreitas, o impacto da congestão nasal infantil costuma ser maior 5.

Como aliviar a rinite para dormir tranquilamente?

Confira dicas práticas de como aliviar a rinite para dormir tranquilamente 1,2.

1. Limpeza do ambiente e cuidados durante a faxina

O primeiro passo é manter o quarto limpo e bem cuidado. Agentes irritantes, como poeira, pólen e pelo de animais, são os principais vilões nessas horas. Para evitá-los, é recomendado utilizar um pano úmido para remover o excesso de partículas do chão e dos móveis 1,2.

Ao longo do dia, pode ser interessante abrir o ambiente para ventilar e renovar o ar um pouco. Essa prática também ajuda a reduzir a concentração de alérgenos no local 1,2.

Se você é o responsável por essa limpeza diária, utilize uma máscara de proteção para não inalar partículas suspensas no ar durante a faxina 1,2.

2. Cuidados com a roupa de cama

A roupa de cama deve ser trocada com frequência, por estar sujeita ao acúmulo de poeira, células mortas e outras micropartículas potencialmente irritantes. Além de preferir tecidos hipoalergênicos e lavar as peças com sabão neutro, é uma boa ideia usar capas protetoras, especialmente para os travesseiros 1,2.

3. Qualidade do ar

O clima seco e frio diminui a qualidade do ar e favorece irritações respiratórias. Essas condições deixam a mucosa ressecada e vulnerável. Para reverter o cenário, é interessante evitar ambientes climatizados por muito tempo ou pelo menos manter limpos e bem cuidados os aparelhos de ar-condicionado 1,2.

Outra opção interessante é o uso de umidificadores de ar, para proteger a mucosa nasal e deixar o ambiente mais agradável 1,2.

4. Lavagem nasal

A lavagem nasal com soro fisiológico ou solução salina é uma boa ideia para combater o catarro, limpar as vias aéreas e respirar com mais facilidade. Basta inclinar a cabeça horizontalmente e aplicar o fluido na narina que ficou para cima, de modo que escorra pelo duto nasal de um lado para o outro 1,2.

Após essa primeira etapa, inverta os lados e repita o processo. Para finalizar, assoe o nariz com um lenço descartável e lave as mãos. Logo em seguida já deve sentir o alívio na congestão nasal e conseguir puxar o ar com mais tranquilidade 1,2.

5. Consumo de bebidas quentes e nebulização

Quando se pensa em como aliviar a rinite para dormir, os principais objetivos são remover o excesso de secreção, amenizar o inchaço e atenuar a irritação das mucosas. Nesse cenário, chás medicinais e inalação são alternativas viáveis para o tratamento 1,2.

Ao beber chás ou tomar uma sopa, por exemplo, o vapor quente pode ser inalado para relaxar e limpar as vias respiratórias. Ao mesmo tempo, esses alimentos aliviam a irritação na garganta, ou seja, ajudam a combater os gatilhos por trás das crises alérgicas 1,2.

Um efeito superior pode ser obtido ao utilizar aparelhos nebulizadores, também chamados de inaladores. Eles funcionam com soro fisiológico e produzem uma névoa que, ao ser inalada, auxilia na desobstrução e proteção do trato respiratório 1,2.

6. Uso de remédios para aliviar os sintomas

Apesar de não haver remédio para curar a rinite alérgica, existem medicamentos que ajudam a interromper ou amenizar os sintomas. Geralmente, os mais indicados são os antialérgicos (anti-histamínicos) e os descongestionantes nasais de posologia oral 2.

Os ativos antialérgicos servem para ajustar a resposta imune inadequada que dá origem aos sintomas de irritação e hipersensibilidade. Já os descongestionantes atuam, principalmente, para reduzir a dilatação dos vasos sanguíneos e o edema (inchaço) nas vias aéreas 1,2.

Outros remédios que podem ser úteis são 1,2:

  • analgésicos, para alívio da dor;
  • anti-inflamatórios, para auxiliar no controle da inflamação;
  • antitérmicos (antipiréticos), se houver febre.

De qualquer modo, antes de tomar qualquer medicamento, converse com o médico ou farmacêutico para entender se o tratamento é adequado ou não para o seu caso 1,2.

Qual a melhor posição para dormir com rinite?

A melhor posição para dormir com rinite é sobre o lado esquerdo e com a cabeça elevada em relação ao resto do corpo. Ficar de barriga para cima e totalmente na horizontal pode fazer o escarro incomodar mais, sem falar que as vias aéreas acabam pressionadas e mais estreitas dessa forma 1,2.

Assim, virar para a esquerda e com a cabeça mais alta facilita a passagem de ar, além de evitar o desconforto causado pelo refluxo e queimação estomacal 1,2.

Ar-condicionado piora a rinite à noite?

É possível afirmar que o ar-condicionado piora a rinite à noite, pois o aparelho deixa o ar mais seco e frio, o que pode ressecar e incomodar as vias respiratórias. Desse modo, como a mucosa nasal já está afetada pela inflamação, os sintomas podem ficar mais intensos, principalmente os espirros, a coceira e o acúmulo de catarro 6.

O que acalma uma crise de rinite alérgica?

O tratamento imediato para uma crise de rinite alérgica consiste em 1,7:

  1. Identificar e remover o gatilho da reação alérgica, se possível;
  2. Administrar por via oral ou nasal remédios para alívio dos sintomas, principalmente corticoides, anti-histamínicos, descongestionantes ou uma associação desses efeitos;
  3. Fazer lavagem nasal com soro fisiológico. Se preferir, procure kits para irrigação nasal com garrafas apertáveis ou seringas-bulbo na farmácia de sua preferência.

Tanto casos agudos quanto crônicos da rinite podem ser controlados de forma eficaz com essas medidas. Contudo, é importante ressaltar que, preferencialmente, deve contar com a ajuda de um médico alergista para identificar corretamente os alérgenos e o método de tratamento mais adequado para o seu caso 1,7.

Qual chá é bom para rinite alérgica?

Para definir qual chá é bom para rinite alérgica, é importante avaliar os ingredientes usados para o preparo das infusões. Em geral, é recomendado selecionar extratos naturais que ajudam a combater processos inflamatórios, estimulam a expectoração e acalmam os sintomas da irritação. Nesse sentido, os mais indicados são gengibre, hortelã, erva-cidreira e camomila 1,8-11.

Entenda para que um deles funciona:

1. Gengibre

A raiz de gengibre é conhecida por seu sabor característico e pelos potenciais benefícios à saúde, o que inclui 8:

  • ação antioxidante, analgésica e anti-inflamatória, capaz de ajudar no controle de inflamações e diminuição da dor;
  • efeito positivo para redução de náusea, azia, dispepsia e outros sintomas digestivos;
  • propriedades antimicrobianas que ajudam a imunidade no combate a germes e outros microrganismos.

2. Hortelã

Similar ao gengibre, a hortelã, mais especificamente da variedade popularmente conhecida como hortelã-pimenta, pode ser usada no tratamento caseiro de gripes, resfriados e outras condições respiratórias 9.

Os principais benefícios incluem os efeitos naturais de anti-inflamatório, analgésico, antioxidante, antimicrobiano e descongestionante. Dessa forma, pode ser uma grande aliada para aliviar o desconforto nas vias aéreas, principalmente da garganta e das narinas 9.

3. Erva-cidreira

A erva-cidreira, também chamada de capim-cidreira e capim-limão, é uma planta medicinal bastante utilizada no preparo de chás, xaropes, alimentos funcionais e medicamentos fitoterápicos 10.

Com efeitos que podem aliviar febre, dores no corpo e problemas digestivos, é conhecida pela sua versatilidade. Além disso, com o uso moderado, o risco de reações adversas é baixo e favorece a escolha desse ingrediente 10.

4. Camomila

Se você procura como aliviar a rinite para dormir, uma boa dica é o chá de camomila 11.

Conhecida por seu efeito como calmante natural, a camomila também apresenta propriedades medicinais indicadas para alívio de sintomas respiratórios. Rica em compostos fenólicos, a planta serve como antioxidante, antimicrobiano, antibacteriano e anti-inflamatório natural 11.

Qual o melhor remédio caseiro para rinite antes de dormir?

Entre as opções de remédio caseiro para rinite antes de dormir, você pode optar pelo uso de óleos essenciais ou tomar um chá preparado com plantas medicinais. Conforme citado, gengibre, hortelã, capim-limão e camomila são alternativas com benefícios reconhecidos 1,8-11.

De modo geral, para fazer um chá para rinite, basta usar uma quantidade pequena de extrato fresco, seco ou em pó dos ingredientes de sua preferência. Deixe a mistura em infusão por cerca de cinco minutos e beba ainda quente. Aproveite esse momento para inalar o vapor e ajudar na desobstrução nasal 12.

Benedesc: o xarope antialérgico e descongestionante de Benegrip

O sono é fundamental para ajudar na recuperação de qualquer quadro respiratório. Porém, os sintomas clássicos dessas inflamações costumam dificultar bastante o repouso. O lado positivo é que existem alternativas para amenizar o incômodo 1,2.

Além das recomendações apresentadas sobre como aliviar a rinite para dormir, você também pode contar com o Benedesc Plus. Este xarope antialérgico e descongestionante é feito especialmente para crianças acima de dois anos e adultos, indicado para combater o nariz entupido e a coriza relacionados à gripe, ao resfriado, à rinite e à sinusite 13.

Para fornecer esse efeito, o medicamento combina um descongestionante nasal de efeito rápido e um antialérgico que reduz efetivamente a secreção, além de diminuir o inchaço do aparelho respiratório 13.

Saiba mais sobre o produto com a bula do Benedesc ou visite nossa loja online para comprar seus remédios sem sair de casa.

BENEDESC PLUS: maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina. Indicações: descongestionante nasal de efeito rápido e um antialérgico, que controlam e reduzem os sintomas relacionados à gripe, ao resfriado, à rinite e à sinusite, além de diminuir o excesso de secreções. MS 1.7817.0958. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Setembro/2025.

Se for gripe, Benegrip!!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Família Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal . Saiba mais sobre Benegrip.

Benegrip Multi: :antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!Saiba mais sobre Benegrip Multi.

Benegrip Multi Dia e Multi Noite Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia. e Benegrip Multi Noite. podem te ajudar.

*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Dez/21.

**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)

Bula do produto: Benegrip.
Bula do produto: Benegrip Multi.
Bula do produto: Benegrip Multi Dia.
Bula do produto: Benegrip Multi Noite.

Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Dia. paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869 Benegrip Multi Noite. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Dez/21.

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

1. Manual MSD. Rinite. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-do-ouvido,-nariz-e-garganta/doen%C3%A7as-do-nariz-e-dos-seios-paranasais/rinite. Acesso em abril/2024.


2. Biblioteca Virtual em Saúde. Rinite. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/rinite/. Acesso em abril/2024.


3. Manual MSD. Congestão nasal e rinorreia. Abril/2020. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-do-ouvido,-nariz-e-garganta/abordagem-ao-paciente-com-sintomas-nasais-e-far%C3%ADngeos/congest%C3%A3o-nasal-e-rinorreia. Acesso em abril/2024.


4. Bula do medicamento Benegrip Multi Noite.


5. Simon AK, Hollander GA, McMichael A. Evolution of the immune system in humans from infancy to old age. Proc Biol Sci. 2015 Dec 22;282(1821):20143085. doi: 10.1098/rspb.2014.3085. Disponível em https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rspb.2014.3085. Acesso em setembro/2025.


6. Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo. Ar-condicionado, ventilador e banho gelado podem piorar sintomas de sinusite e rinite; veja cuidados. Disponível em: https://www.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-controle-de-doencas/noticias/24022025-ar-condicionado-ventilador-e-banho-gelado-podem-piorar-sintomas-de-sinusite-e-rinite-veja-cuidados. Acesso em setembro/2025.


7. Manual MSD Versão para Profissionais de Saúde. Rinite alérgica. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/imunologia-dist%C3%BArbios-al%C3%A9rgicos/dist%C3%BArbios-al%C3%A9rgicos-autoimunes-e-outras-rea%C3%A7%C3%B5es-de-hipersensibilidade/rinite-al%C3%A9rgica. Acesso em setembro/2025.


8. National Library of Medicine. Fresh ginger (Zingiber officinale) has anti-viral activity against human respiratory syncytial virus in human respiratory tract cell lines. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23123794/. Acesso em julho/2023.


Encontre o Benegrip ideal

Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!

Embalagem do Benegrip Multi Dia

Benegrip® Multi Dia

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Noite

Benegrip® Multi Noite

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi

Benegrip® Multi

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Febre e Dor

Benegrip® Multi Febre e Dor

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais