Quantidade de vitamina c na laranja

A quantidade de vitamina C na laranja é um grande atrativo para o consumo da fruta, principalmente para quem deseja uma alternativa saudável e natural de fortalecer o sistema imunológico, ao assegurar a ingestão de altos níveis desse nutriente.

No entanto, é importante apontar que os benefícios da laranja vão muito além de quanto de vitamina C temos em um copo de suco. Além disso, proporcionalmente falando, não podemos colocar a laranja como a fruta que tem mais vitamina C.

Venha entender melhor esse assunto, conferindo para que serve a vitamina C, quanto tem em uma laranja, como isso se compara a outras frutas e quais outras vantagens podemos obter ao consumir regularmente essa fruta. Aproveite a leitura!

O que é a vitamina C?

Vitamina C, ou ácido ascórbico, é um nutriente hidrossolúvel de grande importância para o corpo humano, que utiliza esse componente na manutenção e desenvolvimento de diversas funções biológicas.

Como o organismo não é capaz de sintetizá-lo naturalmente, ele deve ser consumido com regularidade, de fontes externas, sendo encontrado principalmente em frutas e legumes. Isso porque ele pode ser armazenado por cerca de apenas 20 dias, um período relativamente curto.

Para que serve a vitamina C?

A importância da vitamina C para a saúde é muito alta pelo grande número de funções biológicas que ela viabiliza, participa ou estimula, contribuindo para a produção de compostos químicos, estruturas celulares e tecidos variados.

De modo geral, as principais funções da vitamina C no organismo são:

  • Estímulo à produção de colágeno, proteína essencial para a formação, fortalecimento e elasticidade de diversos tecidos orgânicos;
  • Promove a síntese de carnitina, que é um componente de alta importância para a geração de energia nas células;
  • Ajuda a reduzir depósitos de colesterol no fígado, transformando esse componente em ácido biliar com mais facilidade;
  • Melhora a função cerebral, estimulando a síntese de neurotransmissores essenciais para o sistema nervoso;
  • Ajuda a quebrar moléculas de ferro e melhora o aproveitamento desse mineral, participando do tratamento de quadros de anemia;
  • Possui função antioxidante, combatendo a ação degenerativa de radicais livres, além de estimular a síntese de outros nutrientes com essa propriedade, como a vitamina E.

Quanto de vitamina C tem uma laranja?

Agora que já apresentamos um panorama sobre a vitamina C e como ela atua no estímulo de diversas funções biológicas, é hora de retornar ao foco do post, que é a quantidade de vitamina C em uma laranja.

Para responder a essa questão, utilizamos como base uma porção de 100 gramas de laranja, na qual podemos encontrar em média cerca de 53,2 mg de vitamina C. Esse valor pode variar de acordo com o tamanho, espécie e região onde o fruto foi cultivado.

Outro fator que vale ser mencionado, além do quanto de vitamina C tem uma laranja, é que cada fruto tem em média 486 gramas com a casca e 292 gramas sem ela. Por isso, é muito fácil garantir toda a recomendação diária de vitamina C ao consumir somente esse fruto.

Para se ter uma ideia, a quantidade diária recomendada para adultos a partir de 19 anos varia de 90 miligramas para homens e 75 miligramas para mulheres.

Quantidade de vitamina C na laranja comparada a outras frutas

A laranja não é a fruta com maior concentração de vitamina C em cada porção de 100 gramas, porém, ela é uma das principais fontes desse nutriente, considerando a facilidade de consumir as recomendações diárias com esse fruto.

Para efeitos de comparação, confira outras fontes de vitamina C que podem fazer parte da sua dieta:

15 frutas e legumes ricos em vitamina C (porção de 100 g)

Acerola

1800 mg

Goiaba

228 mg

Caju

200 mg

Salsa

183 mg

Pimentão amarelo

127 mg

Brócolis

122 mg

Couve crua / cozida

108 mg / 46 mg

Kiwi

91 mg

Suco de limão (100 ml puro)

79 mg

Mamão

61 mg

Morango

60 mg

Laranja

53 mg

Abacaxi

50 mg

Tangerina

45 mg

Manga

43 mg

 

Benefícios da laranja vão além da vitamina C

Mesmo sem ser a campeã em vitamina C na categoria de porções de até 100 gramas, como o fruto pode ter de duas a quatro vezes esse volume, ainda é uma das principais e mais acessíveis fontes desse nutriente.

Porém, seus benefícios não se limitam a quantidade de vitamina C em uma laranja. O consumo desse fruto pode proporcionar as seguintes vantagens para a saúde e bem-estar:

  • Ação anti-inflamatória: inflamações são reações do sistema imunológico para conter ataques de agentes externos, como microrganismos e corpos estranhos que invadem o organismo. Mesmo sendo útil, inflamações crônicas podem desencadear problemas graves de saúde.

    A laranja previne esses efeitos, proporcionando ação anti-inflamatória que ajuda a reduzir o inchaço e irritação, preservando os tecidos afetados;

  • Fonte de fibras: uma laranja de tamanho médio, quando consumida completamente, incluindo o bagaço, pode fornecer cerca de 3 gramas de fibras, componente que pode trazer grandes benefícios para o sistema digestivo, controle do colesterol, risco de doença cardíaca e ainda reduz a absorção de açúcar;

  • Fonte de açúcar natural: o açúcar presente de forma natural em laranjas é melhor para o organismo do que a versão industrializada, extraída da cana. Por isso, ela pode ser utilizada em sucos naturais para adoçar e melhorar o sabor, sem a necessidade de acrescentar outros adoçantes;

  • Fonte de potássio: o potássio é um mineral importantíssimo para a saúde vascular, ajudando a manter a pressão sanguínea controlada, por isso, a laranja pode ser uma aliada na prevenção da hipertensão;

  • Fonte de ácido fólico: também conhecido como B9, o ácido fólico é uma vitamina encontrada na laranja, transformando essa fruta em uma excelente fonte do nutriente, em especial para gestantes e bebês a partir dos seis meses de idade;

  • Rica em ácido cítrico: o citrato de hidrogênio é encontrado em ótima concentração na laranja e pode ajudar na prevenção de problemas renais, principalmente a formação de pedras nos rins.

Viu só como a laranja faz bem para a saúde?

Tudo isso sem mencionar os benefícios da vitamina C na laranja, que é capaz de auxiliar na preservação das células, prevenção de radicais livres que podem causar alguns tipos de câncer, diminuição do envelhecimento celular, prevenção de problemas de vista e fortalecimento do sistema imune.

Deu até vontade de um suco natural de laranja, não é mesmo?

Imagem ilustrativa com embalagem do produto Benegrip Imuno Energy

Encontre o Benegrip ideal para você

Embalagem do Benedesc Plus

Benedesc Plus

Descongestionante e antialérgico líquido feito especialmente para crianças acima de 2 anos

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais