
A suplementação de vitamina C é uma alternativa interessante para quem deseja assegurar a ingestão desse importante nutriente, que costuma ser associado à prevenção de gripes e resfriados, fortalecimento da imunidade e a muitos outros benefícios.
Indicada para casos onde as necessidades diárias não são alcançadas, a procura por como suplementar a vitamina C, para que isso serve e quem pode tomar esse reforço vitamínico tem sido cada vez mais frequente.
Reunimos as principais informações sobre o assunto nesse post, para mostrar as funções biológicas da vitamina, as quantidades recomendadas para ingestão diária, quais os sinais de que ela está em falta e quais os benefícios de tomar vitamina C todos os dias. Vamos lá?
Para que serve a vitamina C?
A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é um nutriente hidrossolúvel (que se dissolve em água) essencial para o corpo humano.
Ele só é obtido por fontes externas e deve ser ingerido regularmente, já que não é sintetizado pelo organismo e suas reservas apresentam um ciclo de vida relativamente curto, permanecendo à disposição do metabolismo por um período médio de 20 dias.
Para entender para que serve a vitamina C, basta conferir a lista de ações que ela desempenha no organismo:
- participa da formação, desenvolvimento e manutenção da pele, ossos e tecido conjuntivo;
- estimula a produção de colágeno no organismo;
- contribui para a saúde dos dentes e gengivas;
- ajuda na absorção de ferro e prevenção da anemia;
- possui ação antioxidante, prevenindo a ação dos radicais livres e o envelhecimento celular;
- estimula a capacidade de cicatrização do organismo;
- melhora a ação do sistema imunológico, especialmente no combate à infecções respiratórias;
- ajuda a síntese de carnitina, fornecendo energia para os músculos;
- participa da síntese de neurotransmissores e contribui para o funcionamento do sistema nervoso;
- estimula a produção de células de defesa e anticorpos.
Qual a quantidade mínima e máxima recomendada de vitamina C?
Em relação ao quanto de vitamina C precisamos no dia a dia, a recomendação mínima gira em torno de 100 mg para adultos saudáveis. Por outro lado, a dose máxima não deve passar de 2000mg por dia, pois o excesso pode provocar náuseas, cólicas e outros problemas de saúde.
Suplementação de vitamina C
De modo geral, a suplementação de vitamina C é indicada para quem não consegue atender a demanda do organismo e sofre com sintomas de deficiência de ácido ascórbico. Além disso, em situações onde o próprio metabolismo não consegue absorver o nutriente obtido pela alimentação, esse complemento também vale muito a pena.
Vamos quebrar esse conceito por partes, mostrando:
- quais os sinais de deficiência de vitamina C;
- quando devo tomar vitamina C;
- como suplementar vitamina C;
- benefícios de tomar vitamina C todos os dias.
7 sinais de deficiência de vitamina C
Para começar, um bom indício de que é necessário buscar a suplementação de vitamina C é quando você apresenta sinais claros de deficiência desse nutriente. Como mencionamos, ele é extremamente importante para uma série de funções biológicas, logo, sua falta pode provocar:
- pele, unhas e cartilagens ressecadas ou muito fracas;
- palidez e fraqueza constante;
- falta de energia para tarefas de rotina;
- dificuldade de cicatrizar lesões;
- irritação e mau-humor;
- definição muscular reduzida e problemas de articulação;
- maior incidência de inflamações e infecções.
Quando devo tomar vitamina C?
Em geral, a quantidade necessária de vitamina C para atender a demanda do organismo pode ser obtida sem maiores dificuldades por meio da alimentação, consumindo frutas e hortaliças com boa concentração do nutriente, como é o caso da laranja, limão, acerola, morango, brócolis e couve-flor.
Porém, há situações que dificultam o consumo desses alimentos, prejudicam a absorção do nutriente ou demandam uma dosagem elevada para acessar todas suas vantagens. Aqui vão alguns exemplos de quando se deve tomar vitamina C por meio de suplementos:
Não obtém a dose diária de vitamina C com a dieta regular
Isso pode ocorrer por conta da baixa disponibilidade de fontes de vitamina C para incluir na dieta do dia a dia, seja por estarem em falta no mercado ou por não conseguir planejar adequadamente as refeições.
Está com sinais de deficiência de vitamina C
Quando há indícios de deficiência de vitamina C, a demanda por esse nutriente aumenta, o que nem sempre será facilmente atendido exclusivamente por meio da alimentação. Assim, a suplementação pode ser uma saída a se considerar.
Seu organismo tem dificuldades de absorver e armazenar vitamina C
Algumas condições podem fazer o corpo não conseguir absorver a vitamina C dos alimentos ou há problemas para armazenar o ácido ascórbico no organismo. Isso pode acontecer quando uma pessoa fica gripada ou resfriada várias vezes seguidas, sofre de hipertireoidismo ou por conta do tabagismo.
Como suplementar vitamina C?
O jeito certo de como suplementar vitamina C é com acompanhamento médico. Idealmente, esse processo é adotado depois de realizar exames para avaliar o estado de saúde e as reservas nutricionais do seu organismo.
Com isso, o médico pode indicar a dosagem ideal para suplementação de vitamina C. No mercado, existem multivitamínicos, que combinam vários nutrientes em um único produto, feitos com uma dose moderada e mais segura para muitos casos.
Também é possível fazer a manipulação do suplemento, adotando um tratamento personalizado para seu caso. Em todo caso, o foco deve ser atender a necessidade do organismo da melhor forma.
Benefícios de tomar vitamina C todos os dias
Agora que já estabelecemos a importância do ácido ascórbico para o organismo, bem como os sinais de que esse nutriente está em falta, vamos conferir os benefícios da suplementação de vitamina C, confira:
Acesso a todos os benefícios da vitamina C
O primeiro benefício de tomar vitamina C todos os dias está no aumento da disponibilidade do nutriente para o organismo, o que pode manter as reservas em alta e facilitar o seu aproveitamento, dando acesso total à lista de vantagens que citamos no início do post.
Jeito fácil de complementar a alimentação
A seguir, podemos apontar que a suplementação de vitamina C é uma forma prática e simplificada de complementar a dieta, assegurando a ingestão recomendada para esse nutriente, principalmente para quem tem dificuldade consumir certos alimentos ou tem problemas para metabolizar o ácido ascórbico.
Tudo isso sem mencionar aqueles que necessitam consumir uma dose elevada para compensar esses obstáculos do próprio corpo.
Melhora a prevenção de doenças e problemas pela falta de vitamina C
A suplementação de vitamina C, junto de outros nutrientes essenciais para nossa saúde, é capaz de melhorar o funcionamento do sistema imunológico, reforçar as barreiras de defesa do nosso corpo e auxiliar na prevenção de doenças diversas, como a gripe e até mesmo a covid-19.
Embora isso não substitui métodos preventivos, como uso de máscaras, higiene pessoal e vacinação, serve como um complemento indispensável a esses cuidados.
Prontinho, agora você já sabe os fatos mais importantes para a suplementação de vitamina C e como isso deve ser feito. Esperamos que tenha tirado suas dúvidas sobre as funções desse nutriente e qual o melhor jeito de obter as quantidades diárias recomendadas.
Para mais dicas sobre vitaminas e minerais que promovem nosso bem-estar, confira mais conteúdos no blog Portal da Saúde. Nos vemos na próxima!
Chegou Benegrip Imuno!

Benegrip Imuno, A nova linha que chega para auxiliar a imunidade e energia diariamente!
Mais nova linha de Benegrip, agora de suplementos de vitaminas e minerais escolhidos para fortalecer* seu sistema imunológico e reforçar** sua energia.
Benegrip Imuno Complex: O primeiro em cápsulas gelatinosas***, possui uma fórmula exclusiva*** que irá auxiliar na prevenção* e fortalecer* o seu sistema imunológico. Saiba mais!
Benegrip Imuno Energy: Comprimidos efervescentes com um complexo exclusivo*** de vitaminas e minerais escolhidos que irão contribuir com sua energia** e auxiliar no sistema imune. Saiba mais!
Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010.*Referente ao Benegrip Imuno Complex que contém vitamina D, C, A e Zinco que auxiliam no funcionamento do sistema imune.**Referente ao Benegrip Imuno Energy que contém vitamina C e Zinco que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente.***IQVIA. PMB. Agosto, 2021. Mapeamento do mercado de vitaminas.