Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Como aliviar a dor de garganta? Dicas rápidas para qualquer situação!

27/05/2022 como-aliviar-dor-de-garganta

Uma inflamação na garganta é capaz de gerar um grande desconforto, prejudicando a rotina do dia a dia, a alimentação e até o repouso. Na prática, essa é uma reação do corpo ao detectar um corpo estranho para tentar combatê-lo. 

Muitos fatores podem levar a esse quadro, sendo imprescindível entender o sintoma para saber como aliviar a dor de garganta. Para te ajudar nessas situações, vamos mostrar: 

  • o que é a dor de garganta; 
  • possíveis causas para dor de garganta; 
  • como aliviar a dor de garganta; 
  • dicas gerais para tratamento e prevenção. 

Começou a sentir a garganta arranhando? Então não perca tempo e confira nossas recomendações! 

O que é a dor de garganta? O que causa esse sintoma? 

Em geral, a dor de garganta acontece por inflamações no tecido que reveste a parede dessa mucosa, principalmente na faringe, que liga as narinas ao esôfago, e na laringe, região onde estão localizadas as cordas vocais. 

É um sintoma de que temos um corpo estranho no local, que pode ser partículas de poeira, objetos diversos ou algum microrganismo, ou também pode indicar que a região foi lesionada de alguma forma. Assim, é comum sentir a garganta ressecada, dolorida, irritada e inchada.  

Como mencionado, esse processo inflamatório ocorre como resposta do organismo a um dos eventos citados, onde temos uma dilatação dos vasos sanguíneos no local para facilitar o transporte de fluidos e células de defesa para combater a causa. 

Entre as principais causas da dor de garganta temos: 

  • faringite; 
  • laringite; 
  • amigdalite; 
  • refluxo gastroesofágico; 
  • alergias; 
  • infecções respiratórias; 
  • tempo seco e quente; 
  • poluição e tabagismo; 
  • uso excessivo da voz. 

Como aliviar dor de garganta inflamada? 

Chegando nas dicas, vamos começar falando sobre como aliviar a dor de garganta inflamada, ou seja, que ocorre principalmente quando temos uma infecção ou presença de corpos estranhos no local, causando irritação ou lesão no tecido. 

Nesse caso, ficar atento aos demais sintomas é importante para ter uma noção mais assertiva sobre as causas da inflamação. Por exemplo, quando a dor de garganta vem acompanhada de fadiga, dores pelo corpo e coriza, há chance de se tratar de um resfriado comum. 

Se ela vier antecedida de febre alta, além dos sintomas descritos para o resfriado, porém em maior intensidade, pode ser uma gripe. Em ambos os casos, o uso de medicamentos anti-inflamatórios, antialérgicos e analgésicos costuma fazer parte do tratamento indicado pelos médicos. 

Além disso, você pode tomar chás, sopas e fazer gargarejos com ingredientes que possuam ação anti-inflamatória, como alho, limão, romã e mel. 

Como aliviar dor de garganta ao engolir? 

Para aliviar a dor de garganta ao engolir, principalmente se ela for um sintoma isolado, tratamentos caseiros podem ser mais indicados. Para isso, manter a garganta hidratada, ingerindo bastante líquidos, é um ótimo começo. 

Se o incômodo estiver muito grande, bebidas e alimentos quentes são opções interessantes, inclusive é possível aproveitar os mesmos ingredientes com propriedades anti-inflamatórias citados no tópico anterior. 

Uma boa dica também consiste em manter o ambiente limpo, livre de poeira e potenciais alérgenos, como pelos de animais. Além disso, se o clima estiver muito seco, o uso de umidificadores e nebulizadores pode trazer alívio adicional. 

Como aliviar dor de garganta em crianças? 

O tempo frio e seco, assim como a poluição at,mosférica, é um fator que costuma provocar esse sintoma nos pequenos. Para aliviar a dor de garganta em crianças, um bom começo é manter o ambiente limpo e umidificado, o que facilita a hidratação das mucosas e diminui a irritação. 

Além disso, tente oferecer bebidas e comidas quentes. Elas são mais fáceis de ingerir, aliviam a dor de garganta na maior parte dos quadros e estimulam a recuperação por fornecer nutrientes importantes para o sistema imunológico promover a cura. 

Dicas gerais para aliviar a dor de garganta e prevenir o sintoma 

Cada situação pode alterar levemente a forma mais indicada de como aliviar a dor de garganta. No entanto, é relevante indicar que este é um sintoma relativamente fácil de controlar.  

Confira um resumo das dicas apresentadas até aqui: 

  • beba bastante água para evitar o ressecamento de garganta, prevenindo ou aliviando a dor; 
  • prefira alimentos quentes para aliviar a dor e diminuir o desconforto; 
  • alimentos líquidos, como sopas e caldos, são mais indicados para esses quadros, por ter menor risco de lesionar a região inflamada; 
  • umidificadores de ambiente são indicados para prevenção e como suporte ao tratamento; 
  • faça repouso e evite forçar a voz; 
  • para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; 
  • medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta. Lembre-se de consultar o seu médico antes de tomar qualquer remédio; 
  • manter o ambiente limpo, livre de poeira ou pelos de animais, é uma boa forma de prevenir dor de garganta causada por alergias. 

Esperamos que essas recomendações sejam úteis para aliviar a sua dor de garganta, pois elas são indicadas para as principais causas desse sintoma.  

Caso a dor seja resistente, piore ou atinja uma duração exagerada, superior a uma semana, procure atendimento médico especializado para exames adicionais.  

Se gostou das nossas dicas, compartilhe o post nas redes sociais e continue ligado no Portal da Saúde para mais informativos como esse. Até a próxima. 

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21.**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)