Imagem do post Respiração com chiado e tosse: o que causa + como se cuidar?

A combinação de respiração com chiado e tosse preocupa bastante, tanto pelo desconforto quanto pelo risco de ser uma doença grave. Afinal, esses sintomas estão presentes em uma enorme variedade de quadros, de alergias respiratórias a complicações mais sérias 1-11.

Entre as principais ameaças está a síndrome respiratória aguda grave (SRAG), doença que pode suceder uma infecção e agravar o estado de saúde do paciente, principalmente em idosos e crianças 12.

Em 2025, o número de casos chegou ao maior nível dos últimos dois anos ainda no primeiro semestre. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, entre maio e junho houve um aumento de 91% em relação ao mesmo período no ano anterior 12.

Assim, ao notar esses sintomas, é recomendado procurar atendimento médico para uma avaliação mais assertiva e detalhada do caso. Principalmente para receber indicações de tratamentos mais seguros e eficientes 1,2.

Até a consulta, você é bem-vindo a se informar sobre as possíveis causas, sintomas, sinais de alerta e medicamentos usados no alívio do quadro. Esse post é um bom ponto de partida para entender o problema e buscar a ajuda necessária.

Aproveite a leitura!

Resumo

  • Respiração com chiado no peito e tosse são caracterizados, respectivamente, como a produção de sibilos e sons ao respirar e o reflexo involuntário que comprime os pulmões e empurra o ar rapidamente pela boca 1,2.
  • Entre as causas mais comuns, estão os quadros de gripe, resfriado, asma, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica, refluxo, alergias, pneumonia e síndrome respiratória aguda grave 1-11.
  • O tratamento deve identificar e combater a causa dos sintomas. Além disso, é possível contar com cuidados caseiros e remédios para amenizar o mal-estar durante a fase de recuperação 1-11.

Conteúdos relacionados

O que é a respiração com chiado e tosse?

A respiração com chiado é caracterizada pela produção de sibilos ao encher o peito de ar. Esses sons ocorrem devido ao estreitamento das vias aéreas. Simultaneamente, a inflamação pode irritar a garganta e causar acúmulo de catarro, fatores que servem de gatilho para a tosse, um mecanismo de defesa do corpo para limpar o trato respiratório e esofágico. 1,2.

Em ambos os casos, pode haver condições que estreitam os dutos do sistema respiratório, seja por conta da inflamação na membrana mucosa ou acúmulo de secreção 1,2.

O fluxo de ar nas vias produz um assobio curto. Enquanto isso, a tosse é provocada por sintomas alérgicos e presença de agentes irritantes no caminho que vai dos pulmões até a garganta 1,2.

Como a tosse e a respiração com chiado afetam a qualidade de vida?

A associação desses sintomas pode comprometer a sua qualidade de vida 1,11.

Por um lado, as crises de tosse, frequentemente, atrapalham o repouso, deixam a garganta sensibilizada e causam náusea 1,11.

Do outro, o chiado ao respirar tende a ocorrer quando a capacidade respiratória está limitada. Nesse caso, você pode sentir cansaço, fadiga, confusão mental, falta de ar e fôlego curto 13.

O que é a tosse com catarro?

A tosse com catarro, também conhecida como tosse cheia ou produtiva, ocorre quando há um acúmulo de muco nas vias aéreas. Assim, ao tossir, você expulsa uma maior quantidade de secreção das vias aéreas, o que é conhecido como expectoração 1.

Vale lembrar que o escarro mais espesso e gelatinoso é característico de condições infecciosas. Nesses cenários, a resposta imunológica altera a composição do fluido para facilitar o combate aos patógenos que invadiram o organismo 1.

Além de formar uma barreira de defesa e hidratar a mucosa respiratória, o muco patogênico contém células de defesa que ajudam a eliminar possíveis ameaças. Porém, é capaz de irritar as vias aéreas inflamadas e servir de gatilho para a tosse 1.

O que causa tosse e respiração com chiado?

Em relação ao que causa tosse e respiração com chiado, as condições mais comuns são 1-11:

  1. Gripes e resfriados;
  2. Asma;
  3. Bronquite;
  4. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
  5. Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE);
  6. Alergias;
  7. Pneumonia;
  8. Síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

1. Gripes e resfriados

Várias infecções respiratórias podem causar esse quadro. No entanto, a tosse é o sintoma mais comum, capaz de ocorrer tanto nas inflamações superiores quanto inferiores. Por outro lado, a respiração com chiado tende a ser mais frequente quando as vias aéreas inferiores são atingidas, pois há um risco maior de afetar os pulmões 3.

Dessa forma, a gripe tem mais chance de desenvolver ambos os sintomas do que o resfriado. Porém, não é possível firmar essa regra completamente 4.

Por exemplo, o resfriado infantil é mais impactante que o dos adultos, pois as vias aéreas das crianças são naturalmente mais estreitas e próximas. Assim, não é difícil surgirem sibilos quando a criança respira, independentemente do tipo de infecção respiratória em curso 3.

Além desses sintomas, esse tipo de doença costuma provocar 4:

  • dor de cabeça e dores no corpo;
  • febre;
  • fadiga;
  • congestão nasal;
  • gotejamento pós-nasal;
  • coriza;
  • garganta inflamada.

2. Asma

A asma é uma condição que é sinônimo de estreitamento das vias aéreas. Nesse caso, a respiração com chiado no peito e a tosse são queixas bastante comuns. Reações alérgicas e a prática de exercícios estão entre os principais gatilhos das crises asmáticas 5.

Além dessas queixas, outros sintomas comuns de asma são a sensação de peito apertado, falta de ar e dificuldade para fazer a inalação e encher os pulmões 5.

Nesses quadros, a oxigenação do sangue pode baixar e causar cianose, sintoma conhecido por deixar os lábios e pontas dos dedos com um tom azulado. Quando isso ocorre, também é comum haver confusão mental e uma sensação forte de angústia ou desespero 5.

3. Bronquite

A bronquite aguda é uma inflamação da traqueia e dos brônquios, pequenas ramificações internas dos pulmões. Geralmente, o quadro é causado por uma infecção viral ou bacteriana. A tosse é um dos sintomas mais comuns, com e sem catarro 6.

O chiado no peito também acontece, principalmente com o agravamento da inflamação, que pode estreitar bastante os dutos que chegam aos pulmões. Outras queixas comuns incluem 6:

  • febre;
  • dores musculares;
  • fadiga;
  • dor de garganta;
  • coriza;
  • falta de ar.

4. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

DPOC é um termo guarda-chuva, usado para classificar casos de enfisema e bronquite crônica, entre outros. A manifestação da doença é bem parecida com a do tópico anterior, porém, a principal diferença é a recorrência das crises respiratórias 7.

A preocupação com a doença pulmonar obstrutiva é o risco de insuficiência respiratória e baixa saturação, que podem causar complicações em outras partes do corpo, como o coração e o sistema nervoso 7.

5. Refluxo Gastroesofágico (DRGE)

O sistema respiratório compartilha o espaço com o trato digestivo. Assim, é possível que a respiração com chiado e tosse seja provocada pelo refluxo gastroesofágico 8.

Essa condição é caracterizada pela elevação do suco gástrico no organismo, que sobe pelo esôfago e pode causar danos ao tecido da garganta. Por esse motivo, o distúrbio favorece inflamações e irritações na garganta, o que pode causar a tosse 8.

Além disso, o líquido do estômago pode chegar à traqueia e causar acúmulo de fluidos, danos à mucosa por conta de sua acidez e complicações diversas, como asma, pneumonia e fibrose. 8

Os sintomas mais comuns do refluxo gastroesofágico são 8:

  • azia;
  • queimação;
  • mau-hálito;
  • dor de garganta;
  • cansaço.

6. Alergias

Reações alérgicas podem provocar uma resposta imunológica inadequada e, frequentemente, resultam em inflamações que afetam as vias respiratórias. Em quadros mais leves, a mucosa fica mais sensível e irritada. Porém, casos mais intensos provocam tosse, estreitamento e obstrução do fluxo de ar 9.

7. Pneumonia

A pneumonia é caracterizada como uma infecção respiratória grave que resulta na inflamação dos alvéolos pulmonares 10.

Em condições normais, essas pequenas ramificações em formato de bolsa enchem de ar quando você respira e estão relacionadas à troca gasosa entre oxigênio e gás carbônico no organismo. Porém, quando inflamados, o tecido dos alvéolos fica mais rígido e com elasticidade limitada 10.

Consequentemente, você pode sofrer com 10:

  • dor no peito;
  • chiado ao respirar;
  • dispneia (falta de ar ou cansaço respiratório);
  • tosse persistente, principalmente com catarro;
  • fadiga;
  • febre alta;
  • fraqueza;
  • expectoração de catarro gelatinoso e verde;
  • mal-estar generalizado;
  • confusão mental.

Como a doença pode ser causada por vírus, bactérias e outros patógenos, o tratamento varia conforme o tipo de pneumonia. Além disso, o médico pode indicar terapias de suporte para aliviar os sintomas mais incômodos 10.

8. Síndrome respiratória aguda grave (SRAG)

As infecções inespecíficas que evoluem para complicações severas e causam insuficiência respiratória são classificadas como síndrome respiratória aguda grave. Geralmente, o quadro é similar ao da pneumonia, porém não há como identificar fatores essenciais para determinar o diagnóstico 11.

Os principais sintomas de SRAG 11:

  • cansaço respiratório (falta de ar);
  • desconforto;
  • baixa saturação de oxigênio no sangue (inferior a 95%).

Sem o tratamento adequado, a condição pode causar choque e falência pulmonar. Por esse motivo, é essencial buscar atendimento médico com urgência ao notar os primeiros sinais de alerta 11.

9. Causas menos comuns

Além dessas condições, que são mais proeminentes entre as causas da tosse e respiração com chiados, vale a pena citar outros problemas de saúde capazes de provocar tais sintomas, como 3:

  • insuficiência cardíaca;
  • arritmia;
  • anafilaxia (reação alérgica grave);
  • bronquiolite (em bebês);
  • introdução de objetos estranhos nas vias aéreas.

Quando devo me preocupar?

Com tantas causas diferentes e sintomas capazes de provocar complicações graves, é recomendado ficar em alerta e procurar atendimento médico quando ocorrer 1,2,13:

  • falta de ar;
  • dor no peito;
  • confusão mental;
  • sonolência em excesso;
  • fôlego curto;
  • fala cortada;
  • sibilos agudos;
  • tosse produtiva;
  • lábios e dedos azulados.

Como tratar a respiração com chiado e tosse?

O primeiro passo para tratar esses sintomas é identificar e, se possível, combater a doença que deu origem ao quadro. Essa medida é fundamental para melhorar efetivamente e sem risco de reincidência. Você também pode usar remédios para combater o catarro, a tosse e a inflamação nas vias aéreas. Por fim, é importante manter-se hidratado e descansar bastante 1-14.

Em determinadas situações, o médico pode prescrever antibióticos, antivirais e outros medicamentos específicos para eliminar certos tipos de patógenos, como bactérias e vírus. Além disso, o especialista em saúde pode recomendar terapias de suporte que ajudam a aliviar os sintomas 1-14.

Nesse contexto, os principais cuidados caseiros incluem 1-14:

  • beber bastante água para manter a garganta hidratada e limpa;
  • usar um umidificador de ar para evitar os efeitos nocivos do clima seco;
  • manter o ambiente limpo e ventilado para evitar agentes irritantes que podem ser inalados ao respirar;
  • consumir alimentos leves e, preferencialmente, quentes, como chás, sopas, caldos e canjas;
  • fazer repouso.

Por outro lado, você pode contar com medicamentos para diminuir o mal-estar que sente enquanto o corpo combate a raiz do problema. Os mais usados são 1-14:

  • analgésicos: servem para amenizar a dor;
  • anti-inflamatórios: ajudam a controlar a inflamação, diminuir o inchaço e, consequentemente, atenuar o desconforto;
  • descongestionantes: também auxiliam a reduzir os edemas na mucosa respiratória para facilitar a respiração;
  • expectorantes: ajudam a soltar o muco e facilitar a expectoração;
  • anti-histamínicos: combatem sintomas inflamatórios e responsáveis por irritar a mucosa respiratória.

É normal sentir dor ao tossir?

Apesar de, na maioria dos casos, ser bastante desagradável, não é normal sentir dor ao tossir. Geralmente, o incômodo mais intenso está ligado a crises mais severas e incontroláveis, bem como quadros infecciosos que afetam profundamente o sistema respiratório 1.

Assim, conforme mencionado, você pode considerar esse sintoma como um motivo para procurar ajuda médica com urgência 1.

O que fazer para aliviar o cansaço respiratório?

Em geral, não há um método caseiro eficaz para tratar esse tipo de sintoma. Ao perceber dificuldade para respirar, o melhor a fazer é procurar um médico. Assim, você pode descobrir e tratar a causa do problema 13.

O cansaço respiratório, também conhecido como falta de ar ou dispneia, é outra queixa considerada grave e preocupante. Como afeta a capacidade pulmonar e a oxigenação do sangue, sentir esse desconforto é um sinal de alerta, principalmente se ocorrer durante o repouso e causar alterações do nível de consciência 13.

Como expectorar catarro?

Se o acúmulo de secreção incomoda as vias aéreas e faz você tossir, veja como expectorar catarro facilmente 14:

  1. Tomar um xarope expectorante para tosse: esses remédios ajudam a soltar o muco preso nas vias respiratórias, para que seja mais fácil eliminá-lo;
  2. Consumir chás e sopas com alimentos que ajudam a expectoração: bebidas e alimentos quentes podem relaxar a garganta inflamada e diminuir o incômodo causado pelo muco, além de ser uma alternativa para inalar vapor de água sem nebulizadores;
  3. Usar um umidificador de ar: além de manter o ambiente limpo e ventilado, usar um umidificador de ar evita o ressecamento das vias aéreas e ajuda a controlar a irritação local;
  4. Fazer gargarejo com água morna e sal: indicado para limpar a garganta e deixar o catarro mais fluido, você pode misturar uma colher de chá de sal com um copo de água morna e fazer gargarejo por 30 segundos, até três vezes ao dia.
  5. Adotar cuidados gerais: por fim, vale a pena tomar precauções gerais, como beber bastante água, fazer repouso, preferir alimentos leves e seguir corretamente as orientações médicas。

Benetosse: seu novo xarope expectorante para tosse

Em caso de respiração com chiado e tosse com catarro, você pode contar com o Xarope Benetosse 15.

Desenvolvido com extrato seco de Hedera helix, esse medicamento atua como expectorante e mucofluidicante. Ou seja, é indicado para soltar o muco das vias aéreas e deixar a secreção mais fluida. Assim, além de controlar o que causa a tosse, o xarope ajuda o seu corpo a eliminar o escarro com mais facilidade 15.

Saiba mais sobre os benefícios na página de Benetosse. Você também pode conferir informações e ofertas do produto em nossa loja online!

Imagem ilustrativa com embalagens do produto Benetosse

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

1. Manual MSD. Tosse em adultos. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-pulmonares-e-das-vias-respirat%C3%B3rias/sintomas-de-dist%C3%BArbios-pulmonares/tosse-em-adultos. Acesso em dezembro/2023.


2. Rede D’Or São Luiz. Sibilos. Disponível em: https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/sibilos. Acesso em dezembro/2023.


3. Manual MSD. Considerações gerais sobre infecções virais. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/infec%C3%A7%C3%B5es/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-infec%C3%A7%C3%B5es-virais/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-infec%C3%A7%C3%B5es-virais?query=rem%C3%A9dios%20para%20infec%C3%A7%C3%B5es%20respirat%C3%B3rias. Acesso em dezembro/2023.


4. Manual MSD. Gripe. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/infec%C3%A7%C3%B5es/v%C3%ADrus-respirat%C3%B3rios/gripe?query=gripe. Acesso em dezembro/2023.


5. Manual MSD. Asma. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/fatos-r%C3%A1pidos-dist%C3%BArbios-pulmonares-e-das-vias-respirat%C3%B3rias/asma/asma?query=asma. Acesso em dezembro/2023.


6. Manual MSD. Bronquite aguda. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-pulmonares-e-das-vias-respirat%C3%B3rias/bronquite-aguda/bronquite-aguda. Acesso em abril/2023.


7. Manual MSD. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-pulmonares-e-das-vias-respirat%C3%B3rias/doen%C3%A7a-pulmonar-obstrutiva-cr%C3%B4nica-dpoc/doen%C3%A7a-pulmonar-obstrutiva-cr%C3%B4nica-dpoc. Acesso em dezembro/2023.


8. Manual MSD. Refluxo gastroesofágico (DRGE). Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/fatos-r%C3%A1pidos-dist%C3%BArbios-digestivos/dist%C3%BArbios-esof%C3%A1gicos-e-de-degluti%C3%A7%C3%A3o/refluxo-gastroesof%C3%A1gico-drge?query=refluxo%20gastroesof%C3%A1gico. Acesso em dezembro/2023.


9. Manual MSD. Fatos Rápidos - Considerações gerais sobre reações alérgicas. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/doen%C3%A7as-imunol%C3%B3gicas/rea%C3%A7%C3%B5es-al%C3%A9rgicas-e-outras-doen%C3%A7as-relacionadas-%C3%A0-hipersensibilidade/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-rea%C3%A7%C3%B5es-al%C3%A9rgicas. Acesso em dezembro/2023.


10. Bula do medicamento Benetosse.


11. Hodgens A, Gupta V. Severe Acute Respiratory Syndrome. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK558977/. Acesso em julho/2025。


12. Agência Brasil [Internet]. Número de casos de síndrome respiratória é o maior dos últimos 2 anos. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2025-06/numero-de-casos-de-sindrome-respiratoria-e-o-maior-dos-ultimos-dois-anos-diz-fiocruz. Acesso em julho/2025。


13. Manual MSD. Falta de ar. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BАрbios-pulmonares-e-das-vias-respirат%ări as/sintomas-de-dist%C3%BАрbios-pulmonares/falta-de-ar. Acesso em julho/2025。


14. Cleveland Clinic [Internet]. Phlegm and Mucus: How To Get Rid of It. Disponível em: https://health.clevelandclinic.org/mucus-and-phlegm-what-to-do-if-you-have-too-much/. Acesso em julho/2025。


Encontre o Benegrip ideal

Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!

Embalagem do Benegrip Multi Dia

Benegrip® Multi Dia

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Noite

Benegrip® Multi Noite

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi

Benegrip® Multi

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Febre e Dor

Benegrip® Multi Febre e Dor

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais