Qual a diferença entre gripe e resfriado? Saiba como identificar corretamente os sintomas e cuide-se!

17/03/2021 qual-e-a-diferenca-entre-gripe-e-resfriado

Você sabe qual a diferença entre gripes e resfriados? Tão similares quanto comuns, essas doenças afetam grande parte da população, com  1.814 casos somente no primeiro semestre de 2020  quando o número baixou por conta das medidas contra a covid-19. Como os sintomas e boa parte do tratamento tendem a ser bem parecidos, muita gente acredita se tratar da mesma doença, mas isso não é bem verdade.

Quer entender de uma vez por todas qual a diferença entre gripe e resfriado, e o mais importante, como entender os sintomas, tratar e se prevenir de cada uma? Saiba tudo sobre o assunto agora mesmo, basta continuar lendo.

Tudo sobre a gripe

A gripe, também chamada de Influenza, é uma infecção viral do sistema respiratório. Ela é causada pelo vírus da Influenza, que pode ser do tipo A ou B. Ela é caracterizada principalmente por um quadro de sintomas que deixa a pessoa bem derrubada e cansada, causando bastante mal-estar.

Entre os sintomas da gripe, podemos citar:

  • Febre, normalmente acima de 38°C;
  • Fortes dores de cabeça e no corpo;
  • Dor de garganta;
  • Coriza;
  • Sensação de cansaço.

Os sintomas da gripe costumam ser mais fortes e duradouros. É comum que a pessoa gripada apresente os sintomas por um período de 7 a 10 dias, em média. Além disso, a gripe apresenta maiores chances de causar complicações mais sérias, principalmente relacionadas aos pulmões.

Como ela ataca o pulmão por completo, o risco da gripe é se agravar e causar uma pneumonia, quando não tratada adequadamente. Por fim, contrair a gripe em quadros de saúde delicados é motivo de preocupação, principalmente problemas cardíacos, doenças crônicas no pulmão e asma.

Grupos de risco

Além de ser mais intensa e impactante, ela também afeta com maior gravidade pessoas do grupo de risco da gripe, composto por:

  • Idosos;
  • Crianças;
  • Gestantes;
  • Pacientes com doenças crônicas;
  • Pessoas com problemas cardíacos.

Pacientes do grupo de risco apresentam um sistema imunológico de menor efetividade, se comparado ao de um adulto saudável, sendo assim, têm maior dificuldade em combater a infecção viral.. No caso das doenças crônicas e problemas cardíacos, o risco está no organismo já debilitado e com imunidade sobrecarregada.

Tudo sobre o resfriado

Agora que já sabemos tudo sobre a gripe, chegou a hora de esclarecer o que é um resfriado e a diferença em relação à gripe. Para começar é válido destacar que também se trata de uma infecção respiratória de causa viral. A diferença do resfriado para a gripe é que ele pode ser causado por outros tipos de vírus, como o Rinovírus, mais frequente, e o Parainfluenza.

No geral, os sintomas do resfriado são bem similares aos da gripe, porém, se apresentam com menor intensidade. Dessa forma, a pessoa resfriada costuma apresentar:

  • Tosse e desconforto na garganta;
  • Coriza;
  • Dores de cabeça;
  • Dor muscular leve;
  • Febre baixa em alguns casos.

Além de um quadro menos intenso na maior parte dos casos, a recuperação costuma ser mais rápida, cerca de 4 dias. O resfriado não apresenta epidemias sazonais conhecidas, ocorrendo o ano todo sem apresentar picos.

Diferença entre gripes e resfriados

Agora que você já sabe um pouco mais sobre qual a diferença entre gripes e resfriados vamos facilitar as coisas e resumir quais são elas, confira:

  1. A gripe é causada pelo vírus Influenza, enquanto resfriados podem ser causados pelo Rinovírus ou similares;
  2. Uma das diferenças entre gripe e resfriado está no tempo de duração. A gripe costuma durar até 10 dias, enquanto um resfriado não deve passar de 4 dias;
  3. Os sintomas da gripe são febre alta, tosse, coriza, dores intensas no corpo e sensação de cansaço. Os sintomas do resfriado são similares, porém com menor intensidade, raramente ocorre febre;
  4. A gripe afeta o pulmão inteiro, podendo trazer graves complicações, como a pneumonia;
  5. No resfriado, apenas a parte superior do sistema respiratório costuma ser afetada, causando menos complicações. O que pode ocorrer é o desenvolvimento de quadros de bronquite, otite e sinusite.

Veja as diferenças na tabela abaixo:

Principais característicasGripeResfriado
CausaVírus InfluenzaMúltiplos vírus, como rinovírus e parainfluenza
DuraçãoDe 7 a 10 diasEm média 4 dias
IntensidadeSintomas de intensidade alta, principalmente nos primeiros 3 diasSintomas de intensidade moderada
ComplicaçõesPode levar a pneumonia e quadros gravesInflamações diversas, como otite, sinusite e bronquite
Ocorrência de febreFebre alta, acima de 38 °CRaramente ocorre, febre baixa
Pico dos sintomasSintomas são sentidos com maior intensidade nos primeiros 3 diasSintomas começam a diminuir em 2 ou 3 dias

Quando devo ir ao médico?

Para o diagnóstico correto, procure um médico especializado, mas já vá observando os sintomas e a intensidade do quadro apresentado. Se for leve, a maior chance é se tratar de um resfriado. Com febre e sintomas mais fortes, pode ser uma gripe comum.

Em geral, não há a necessidade de procurar o médico para se curar da gripe. No entanto, gripes e resfriados apresentam sintomas similares aos de doenças mais graves, como zika, dengue e a própria covid-19, por isso fique atento ao quadro e procure um atendimento médico nos seguintes casos:

  • Os sintomas permanecem intensos e não diminuem depois de 3 dias do início da infecção;
  • Sintomas continuam a piorar com o passar do tempo;
  • Febre constante, acima de 40 °C;
  • Surgimento de novos sintomas, como dores no peito, suor noturno, manchas na pele e tosse com catarro.

Para pacientes do grupo de risco ou que apresentam sintomas persistentes ou adicionais aos citados, deve-se ter uma atenção maior. Mas lembre-se: sempre procure um médico para um diagnóstico especializado e evite a automedicação.

Dicas de cuidados para gripes e resfriados

A cura para a gripe e o resfriado é feita pelo próprio corpo através do sistema imunológico. Portanto, o tratamento correto deve priorizar a amenização dos sintomas e o fortalecimento da imunidade.

Dessa forma, as ações recomendadas para tratar gripes e resfriados envolvem tomar bastante líquidos, incluindo água, sopas, sucos e chás, e fazer uso de medicamentos específicos como antigripais, antitérmicos e analgésicos.

Também é recomendado o repouso, principalmente em quadros de gripe. O cansaço e as dores podem causar fraquezas e piorar o quadro. Além disso, ficar em repouso evita o contágio de outras pessoas.

Dicas de prevenção

Sabendo qual a diferença entre gripes e resfriados, bem como dicas sobre o tratamento dessas doenças, é importante destacar as medidas preventivas que podem fazer parte dos nossos hábitos o tempo todo.

Recomendamos as seguintes medidas para se prevenir de gripes e resfriados:

  • Lave as mãos com frequência ao longo do dia, especialmente ao cumprimentar outras pessoas, manusear objetos compartilhados, como maçanetas e interruptores, e fazer uso do transporte público;
  • Leve consigo álcool gel 70% e higienize as mãos quando não puder lavar com água e sabão;
  • Cubra o nariz e a boca ao espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis ou a parte interna dos cotovelos;
  • Evite ambientes com aglomerações, ambientes fechados e sem ventilação;
  • Prefira ambientes arejados naturalmente, com janelas abertas;
  • Em locais públicos, evite o contato com olhos, boca e nariz;
  • Beba água, mantenha uma vida saudável e pratique atividades físicas, tudo que contribui para um sistema imunológico mais forte;
  • Passe esses hábitos adiante, principalmente para crianças em idade escolar, ensinando sobre higiene das mãos, brinquedos e objetos comuns;
  • A vacina é a forma mais eficaz de prevenção, deve ser tomada todos os anos por pessoas do grupo de risco.
Referências consultadas

*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21.

Bula dos produtos Benegrip, Benegrip Multi, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite.

Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Boletim InfoGripe – semana 39. 26 de setembro de 2020. Disponível em <https://portal.fiocruz.br/documento/boletim-infogripe-semana-39>. Acesso em dezembro/2020.

Portal Regional da BVS – Biblioteca Virtual da Saúde. Gripe e resfriado são a mesma coisa?. Disponível em: <https://bvsalud.org/multimedia/resource/?id=multimedia.media.723>. Acesso em dezembro/2020.

Rocha G. Blog da Saúde – Ministério da Saúde. Você sabe a diferença entre gripes e os resfriados? 29 de março, 2016. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35481-voce-sabe-a-diferenca-entre-gripes-e-o-resfriado>. Acesso em: fev. 2021.

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21. **Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)

posts relacionados