uma mulher segurando uma xícara de chá com um limão

A influenza é uma doença que incomoda bastante, principalmente devido aos sintomas desconfortáveis, como febre, garganta inflamada, tosse e coriza. Para aliviar esses sinais, você pode utilizar antigripais e testar receitas de chás caseiros para gripe à base de ingredientes naturais, como gengibre, canela, limão, mel e até mesmo alho 1-14.

Afinal, a bebida conta com as propriedades de plantas medicinais que reforçam o tratamento e auxiliam na rápida recuperação. Portanto, se você ainda não sabe como preparar, não se preocupe, pois a seguir vamos compartilhar cinco opções saborosas e funcionais 1-14.

Além disso, veja qual chá corta a tosse, quantas vezes pode tomar essas bebidas medicinais por dia e qual alivia mais a gripe: chá quente ou frio.

Resumo:

  • A gripe é uma infecção viral do sistema respiratório que dura de uma a duas semanas 1,10.
  • O tratamento principal para a infecção consiste em repouso, hidratação e alimentação leve e nutritiva 1,10.
  • Plantas medicinais têm propriedades anti-inflamatórias, antivirais e antioxidantes que auxiliam no tratamento 2–8,12.
  • Ingredientes como limão, alho, gengibre, mel, hortelã e anis-estrelado fortalecem o sistema imunológico 2-8.
  • O chá de canela também é eficaz para aliviar sintomas de gripe e resfriado 6.
  • Remédios antigripais, principalmente os com ativos antitérmicos, analgésicos e descongestionantes, são aqueles que ajudam a reduzir os sintomas da infecção respiratória 1,9-11.
  • A escolha do medicamento ideal depende dos sintomas e deve ter orientação médica 1,9-11.

Conteúdos relacionados:

Continue a leitura!

O que é bom para gripe?

A gripe é uma infecção aguda e autolimitada que, geralmente, não exige o uso de remédios para ser curada. Nesse contexto, é recomendado repouso, hidratação e uma alimentação leve e nutritiva. Além disso, você pode adotar medidas para aliviar os sintomas, como fazer lavagem nasal, tomar chás e remédios antigripais 1,10.

Em geral, esse tratamento conservador serve para preservar as energias e ajudar o sistema imunológico a combater a infecção. Ao mesmo tempo, a reposição de fluidos previne a desidratação e a dieta adequada ajuda a manter as reservas de nutrientes em alta 1,10.

Em relação aos medicamentos, com base no quadro sintomático, você pode usar 1,9-11:

  • analgésicos para aliviar a dor;
  • anti-inflamatórios para diminuir o inchaço da mucosa respiratória;
  • antitérmicos para controlar a febre;
  • antialérgicos para reduzir a irritação e a secreção;
  • descongestionantes para aliviar a sensação de nariz entupido.

Os medicamentos antivirais, como oseltamivir e zanamivir, são indicados para reduzir os sintomas e encurtar a fase febril da doença. Porém, são mais eficazes se tomados até 48 horas após o início do mal-estar. Além disso, a escolha do ativo mais indicado depende do vírus específico de cada caso 1.

Como são mais comuns os casos de intensidade moderada, diagnosticados apenas com base nos sintomas, a terapia de suporte é a principal maneira de combater a gripe 1.

Como acabar com a gripe rápido?

Não há uma fórmula mágica para acabar com a gripe rápido, como um remédio infalível ou uma receita milagrosa. O tempo de recuperação varia conforme a resposta do organismo ao tratamento, que pode ser mais ágil ou demorada, de acordo com a imunidade de cada pessoa 1.

A gripe é uma infecção viral do sistema respiratório que, geralmente, dura de uma a duas semanas. Nos primeiros dias, os sintomas costumam ser intensos e causam bastante desconforto. Com o passar do tempo, tendem a diminuir gradativamente até a plena recuperação 1.

Durante esse período, o foco deve ser aliviar os sintomas e fortalecer o corpo para acelerar a melhora. Apesar de não existirem soluções garantidas, existem medidas que favorecem a recuperação. Nesse contexto, veja o que trata a gripe forte 1:

  • fazer bastante repouso;
  • evitar tarefas que exigem esforço físico e mental;
  • beber bastante água e outros líquidos;
  • preferir uma alimentação mais leve, com sopas, caldos e canjas;
  • evitar comidas ultraprocessadas;
  • evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas;
  • tomar chás, xaropes e sucos;
  • sob orientação médica, tomar remédios antigripais para aliviar os sintomas.

Qual o benefício de tomar chá caseiro para gripe?

Se você está gripado, tomar um chá pode ajudar a repor fluidos, amenizar o desconforto da garganta inflamada, soltar o catarro e estimular a expectoração. Além disso, inalar o vapor da infusão pode ser útil para reduzir a secreção nas narinas e melhorar a respiração 2-8,12.

Contudo, é importante ressaltar que 2-8,12:

  • os benefícios exatos dependem dos ingredientes utilizados no preparo dos chás;
  • não há como prever se uma infusão terá o efeito desejado, pois cada organismo reage de maneira única aos ativos das plantas medicinais;
  • embora esse tipo de tratamento caseiro seja considerado de baixo risco e amplamente usado, é importante estar atento a possíveis reações individuais, efeitos indesejados e interações com outros tratamentos.

Como as plantas medicinais atuam no tratamento para gripe?

As plantas medicinais contêm uma variedade de nutrientes e substâncias químicas que auxiliam no tratamento da gripe de diferentes formas. Além de ajudarem a aliviar os sintomas mais incômodos, contribuem para a recuperação do organismo, fortalecem o sistema imunológico e, inclusive, reduzem as chances de novas infecções 2-8,12.

Muitas espécies, como a canela, apresentam propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres e reduzem o estresse oxidativo. Além disso, têm ação anti-inflamatória, que ajuda a minimizar a irritação e o inchaço nas vias respiratórias 2-8,12.

Algumas também têm efeito antiviral, que dificulta a replicação do vírus no organismo, enquanto outras apresentam ação cicatrizante, com auxílio direto na regeneração dos tecidos 2-8,12.

Para mostrar como os fitoterápicos e extratos naturais podem ser aliados da sua saúde, reunimos uma lista com exemplos do que é bom para gripe. Confira!

1. Limão

O limão é fonte de vitamina C, nutriente aliado da imunidade e da disposição, capaz de melhorar a cicatrização, a manutenção dos tecidos e a reação das defesas do organismo. O fruto apresenta ação antifúngica e bactericida 2.

2. Alho

O alho é um ingrediente indigesto, mas traz benefícios interessantes para aliviar os sintomas de gripe, pois combina efeito bactericida, antimicrobiano e, o mais importante, anti-inflamatório 3,11.

3. Gengibre

O gengibre ajuda na proteção contra microrganismos diversos, com ação bactericida e antimicrobiana. Além disso, é ótimo para tratar quadros infecciosos, pois tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e até analgésicas 4.

4. Mel

O mel é um ingrediente muito interessante, pois tem ação anti-inflamatória, antioxidante e é um bactericida natural. Assim, é um excelente ingrediente para o preparo de xaropes e chás caseiros para gripe. Na prática, combina com qualquer receita e pode substituir o açúcar ou adoçante 5.

5. Hortelã

A hortelã age como descongestionante, analgésica, antioxidante e anti-inflamatória natural, capaz de fornecer muitos benefícios para aliviar sintomas respiratórios, além de ser uma planta refrescante e saborosa 7.

6. Anis-estrelado

O anis fornece cheiro e sabor incríveis para os chás caseiros para gripe. Com propriedades antivirais que ajudam no combate ao patógeno que causa a influenza, a especiaria também age como antioxidante, anti-inflamatório e expectorante 8.

Qual chá corta a tosse?

Os chás mais indicados para alívio da tosse contêm limão, mel e gengibre. Você também pode optar por infusões com hortelã, anis-estrelado e camomila, por exemplo. O importante é usar ingredientes calmantes, anti-inflamatórios e expectorantes, pois acalmam, reduzem o inchaço e ajudam a soltar o muco das vias aéreas, respectivamente 2-8,13.

Como funciona um chá expectorante?

O chá expectorante ajuda a soltar o catarro ao adicionar umidade ou aumentar a concentração de fluidos no muco. Dessa forma, a secreção fica mais líquida e fácil de ser absorvida ou eliminada ao tossir. Para essas receitas, os ingredientes de maior destaque são o mel e o gengibre 2-8,13.

Durante a gripe, o corpo aumenta a produção de muco e transforma-o em um gel espesso para auxiliar no combate à infecção. Porém, esse acúmulo de catarro pode agir como gatilho para a tosse 13.

Além do chá expectorante, beber água e fazer gargarejo de água morna com sal também são alternativas para combater este tipo de sintoma 13.

Chá de canela é bom para gripe?

Sim, o chá de canela é bom para gripe, pois a especiaria é um anti-inflamatório e antioxidante natural capaz de estimular o fluxo sanguíneo. Além de muito popular em temperos e receitas, o componente ajuda na limpeza e alívio da dor de garganta, comum em casos de gripes e resfriados 6.

Leia também: O que comer quando se está gripado: quais os melhores alimentos para gripe?

É bom tomar chá de alho para gripe?

O chá de alho, que pode ser preparado com a adição de outros ingredientes, como gengibre, limão e mel, pode ser usado para aliviar certos sintomas da gripe, como tosse e congestão nasal. Segundo pesquisas, esses potenciais benefícios ocorrem graças às propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do produto 3,14.

Contudo, ressaltamos que as evidências que suportam esses resultados positivos ainda são escassas. Portanto, o consumo deve ser feito com cautela, moderação e atenção a possíveis reações individuais, assim como no caso de outros “remédios caseiros” 3,14.

Limão com mel é bom para gripe?

A combinação de limão e mel pode ajudar no combate à gripe. O limão é uma ótima fonte de vitamina C, enquanto o mel atua como anti-inflamatório, antioxidante e expectorante natural. Você pode usá-los como ingredientes para chás e combiná-los com outros extratos com ação medicinal, como gengibre e alho 2-8,13-14.

No próximo tópico, vamos ensinar receitas de chá caseiro para gripe que usam esses ingredientes. Continue a leitura para conferir!

Como fazer chá caseiro para gripe em casa? 5 receitas

Para preparar um chá bom para gripe, basta selecionar os ingredientes que ajudam a aliviar os sintomas apresentados com base na sua preferência. Entre os destaques, podemos citar limão, alho, gengibre, mel, hortelã, anis e canela. Além disso, você pode combiná-los para preparar infusões com potencial terapêutico ainda maior 2-8.

Veja nossas sugestões de receita!

1. Chá de limão e alho

O chá de alho para gripe, principalmente com a adição do limão, é uma opção bastante agradável de remédio caseiro para dor de garganta. A bebida é ótima para ajudar no alívio da dor de garganta e diminuir o desconforto logo no início dos sintomas. Confira a receita a seguir 2,3.

Ingredientes:

  • 1 dente de alho picado;
  • 1 limão pequeno cortado em rodelas;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

  • coloque o alho, o limão e a água em um recipiente e leve ao fogo;
  • após levantar fervura, desligue a chama e tampe;
  • deixe em infusão por um período de três a cinco minutos;
  • coe e transfira o chá para uma xícara;
  • adoce a gosto e beba ainda quente, pois quando a bebida esfriar, o sabor acentuado do alho fica mais forte.

2. Chá de gengibre, limão e mel

Esse chá é ideal para aquecer a garganta e aliviar o desconforto da gripe. Além disso, conforme mencionado, combinar gengibre, limão e mel é bom para gripe 2,4,5.

Ingredientes:

  • 1 pedaço pequeno de gengibre, de aproximadamente 5 cm;
  • 1 limão pequeno;
  • 1 xícara de água;
  • mel a gosto.

Modo de preparo:

  • descasque e pique o gengibre;
  • descasque e corte o limão em rodelas;
  • junte os ingredientes em um recipiente, exceto o mel, e leve ao fogo até ferver;
  • depois de levantar fervura, apague o fogo e tampe o recipiente;
  • deixe em infusão por cinco minutos;
  • coe, adoce com o mel e sirva logo em seguida.

3. Chá de canela e gengibre

A combinação de canela e gengibre fornece um chá caseiro para gripe bem aromático e gostoso, que também é funcional e capaz de ajudar na melhora do quadro 4,6.

Ingredientes:

  • 1 pedaço de gengibre de aproximadamente 5 cm;
  • 2 pedaços de canela em pau;
  • 1 xícara de água;
  • adoçante, mel ou açúcar a gosto.

Modo de preparo:

  • retire a casca e pique o gengibre;
  • coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo até ferver;
  • depois de levantar fervura, apague a chama e tampe;
  • deixe a bebida em infusão por período de três a dez minutos.
  • após coar e servir o chá, adoce com mel, açúcar ou adoçante, se preferir.

Quanto mais tempo deixar em infusão, mais concentrado fica o seu chá. Ajuste o tempo conforme sua preferência e aproveite o sabor.

4. Chá de hortelã

A hortelã tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar o desconforto da gripe. Além disso, serve para preparar um chá fácil e muito gostoso. Aprenda a receita 7!

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de folhas secas de hortelã;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

  • ferva a água;
  • após a fervura, apague o fogo;
  • acrescente as folhas ou a hortelã seca na água quente;
  • tampe e deixe em infusão por, pelo menos, cinco minutos;
  • adoce a gosto e beba quente.

Se quiser um toque a mais de sabor, acrescente gengibre ou gotas de limão ao chá de hortelã.

5. Chá de anis com canela

Para finalizar, temos a combinação do anis-estrelado com canela, que resulta em um delicioso chá caseiro para gripe. O aroma e o sabor são perfeitos, levemente adocicado e picante, com vários benefícios para aliviar os sintomas 6,8.

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de anis-estrelado seco;
  • 1 pedaço de canela em pau;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

  • com a água já quente, acrescente o anis-estrelado e a canela em pau.
  • tampe e deixe em infusão por cinco minutos;
  • destampe, mexa levemente para soltar os sabores das especiarias e coe;
  • adoce o chá como preferir e beba em seguida.

Qual o melhor remédio para gripe e resfriado?

Os antitérmicos controlam a febre, enquanto os analgésicos combatem dores no corpo. Já os antialérgicos são eficazes para diminuir a coriza, a coceira no nariz e a irritação na garganta. Para aliviar a congestão nasal, os descongestionantes reduzem o inchaço das vias respiratórias e facilitam a respiração 1,9-11.

Como se vê, a escolha do medicamento ideal depende dos sintomas que cada pessoa apresenta. Em caso de dúvidas, buscar orientação médica garante um tratamento mais seguro e eficaz 1,9-11.

Além dos remédios, lembre-se de incluir repouso, hidratação, com bastante água e chá caseiro para gripe, e uma alimentação equilibrada, pois são fatores essenciais para a recuperação 1,9-11.

O que trata gripe forte?

O tratamento básico da gripe consiste em fazer repouso, ingerir bastante líquidos e consumir alimentos leves e nutritivos enquanto o corpo combate o vírus. Se necessário, remédios antigripais podem aliviar os sintomas e facilitar esse processo. Porém, se o mal-estar não melhorar com o tempo, é recomendado ir ao médico 1,9-11.

Quando ir ao médico?

Em geral, os principais sinais de alerta que indicam que é hora de procurar um pronto-socorro são 1:

  • febre muito alta, acima de 39 °C, que não cede com a medicação;
  • falta de apetite e perda de peso em decorrência do quadro;
  • ausência de melhora gradativa ou resposta positiva após o uso de medicamentos;
  • dificuldade respiratória grave.

Além disso, o atendimento médico de urgência é fundamental para qualquer alteração no quadro de gripe em pacientes de alto risco, como idosos acima de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e que sofrem de doenças imunossupressoras 1.

Chá quente ou frio alivia mais a gripe?

Normalmente, o chá quente é melhor, pois o calor ameniza a dor de garganta e é mais efetivo na fluidificação do catarro. Além de atuar como bebida, a infusão permite inalar vapor quente e, assim, aliviar a congestão nasal. Porém, a escolha pode ser feita com base na preferência pessoal 1-14.

Existem pessoas que se incomodam ao tomar bebidas quentes e sentem maior alívio ao consumir líquidos mais frios. Se esse for o seu caso, pode esperar o chá esfriar antes de beber 1-14.

Quantos chás por dia posso tomar durante a gripe?

Não há um limite seguro pré-estabelecido e o consumo de chás é uma prática com baixo risco de causar intoxicações. Porém, a moderação é importante para aproveitar os benefícios da bebida. Lembre-se de que são alternativas para complementar o tratamento, não uma solução milagrosa que faz você melhorar mais rápido 12.

Como Benegrip ajuda no tratamento da gripe?

Um chá caseiro para gripe pode ser seu aliado no alívio dos sintomas, e combiná-lo com o antigripal Benegrip pode ajudar na recuperação.

Com dipirona monoidratada, cloridrato de fenilefrina e cafeína, esse medicamento combina ação analgésica, antialérgica e estimulante, indicado para combater febre, dores, coriza e outras queixas comuns de resfriados e gripes 15.

Acesse a bula do Benegrip para mais informações sobre como tomar o remédio e visite nossa loja online para encontrar ofertas especiais!

Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Outubro/2025

Imagem ilustrativa com embalagem do produto Benegrip Multi Dia

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

1. Manual MSD. Influenza (Gripe). Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/doen%C3%A7as-infecciosas/v%C3%ADrus-respirat%C3%B3rios/influenza#v1018870_pt. Acesso em março de 2025.


2. IScientific.Org. Lemon as a source of functional and medicinal ingredient: A review. Disponível em: https://www.iscientific.org/wp-content/uploads/2019/09/6-IJCBS-18-14-6.pdf. Acesso em março de 2025.


3. National Library of Medicine. Preventing the common cold with a garlic supplement: a double-blind, placebo-controlled survey. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11697022/. Acesso em março de 2025.


4. National Library of Medicine. Fresh ginger (Zingiber officinale) has anti-viral activity against human respiratory syncytial virus in human respiratory tract cell lines. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23123794/. Acesso em março de 2025.


5. National Library of Medicine. Honey and Health: A Review of Recent Clinical Research. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5424551/. Acesso em março de 2025.


6. National Library of Medicine. Cinnamon and health. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20924865/#:~:text=Cinnamon%20has%20been%20used%20as,%2Dlowering%2C%20and%20immunomodulatory%20effects. Acesso em março de 2025.


7. Manual MSD. Visão geral das infecções por vírus respiratórios. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/doen%C3%A7as-infecciosas/v%C3%ADrus-respirat%C3%B3rios/vis%C3%A3o-geral-das-infec%C3%A7%C3%B5es-por-v%C3%ADrus-respirat%C3%B3rios. Acesso em março de 2025.


8. World Health Organization. Influenza (seasonal). Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal)?gad_source=1&gclid=CjwKCAjw65-zBhBkEiwAjrqRMC_5jwz6CB3WMrGGe-8Ln7KlpSziqMu9giEQ2CQv3vRN1V_goUtHmhoCFPEQAvD_BwE. Acesso em março de 2025.


9. Manual MSD. Resfriado comum. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/infec%C3%A7%C3%B5es/v%C3%ADrus-respirat%C3%B3rios/resfriado-comum. Acesso em março de 2025.


10. Bula dos produtos Benegrip Multi Dia.


Encontre o Benegrip ideal

Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!

Embalagem do Benegrip Multi Dia

Benegrip® Multi Dia

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Noite

Benegrip® Multi Noite

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi

Benegrip® Multi

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Febre e Dor

Benegrip® Multi Febre e Dor

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais