chá caseiro para gripe

A Influenza é uma doença que incomoda bastante, principalmente por conta de sintomas, como febre, garganta inflamada, tosse e coriza. Para aliviar esses eventuais desconfortos, você pode lançar mão de antigripais e testar algumas receitas feitas em casa, à base de ingredientes naturais, como um bom chá caseiro para gripe.

Isso porque essa bebida conta com as propriedades de plantas medicinais que podem reforçar o tratamento. Se você ainda não sabe como prepará-la, não se preocupe, pois juntamos 5 opções saborosas e funcionais.

Continue lendo e descubra cada uma delas!

O que é bom para curar a gripe rápido?

Não existe um método comprovado para curar a gripe de maneira mais rápida. Cada organismo leva um tempo para combater o vírus e controlar a doença. Dependendo se estiver com a imunidade alta ou baixa, o período de recuperação pode ser mais curto ou demorado. 1

A gripe é uma infecção viral do sistema respiratório, que costuma levar de uma a duas semanas para melhorar por completo. Nos primeiros dias, o quadro é mais forte, com sintomas capazes de derrubar qualquer um. Depois eles tendem a se resolver gradativamente. 1

Enquanto ela se manifesta, a pessoa gripada só pode aliviar os sintomas e preservar as forças para tratar o quadro. A cura depende da capacidade do organismo de recuperar o bem-estar. Apesar de não termos garantias, é recomendado tomar as seguintes medidas para facilitar esse processo  1:

  • fazer bastante repouso;
  • evitar tarefas que exigem esforço físico e mental;
  • beber bastante água e outros líquidos;
  • preferir uma alimentação mais leve, com sopas, caldos e canjas;
  • evitar comidas ultraprocessadas;
  • evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas;
  • tomar chás, xaropes e sucos;
  • sob orientação médica, tomar remédios antigripais para aliviar os sintomas.

Como as plantas medicinais podem atuar no tratamento para gripe?

As plantas medicinais contam com nutrientes e outras substâncias químicas que podem auxiliar no tratamento da gripe, seja para aliviar os sintomas, ajudar na recuperação do organismo ou até para fortalecer a imunidade e evitar a infecção. Em geral, a busca se dá por ingredientes com efeito antioxidante, anti-inflamatório, antiviral e cicatrizante, entre outros. 1

Para exemplificar o potencial dos fitoterápicos e extratos naturais, reunimos uma lista com sete ingredientes e seus respectivos benefícios à saúde. Confira!

Limão

O limão é fonte de vitamina C, nutriente aliado da imunidade e disposição, capaz de melhorar a cicatrização, manutenção de tecidos e a reação das defesas do organismo. O fruto, por sua vez, também conta com ação antifúngica e bactericida. 2

Alho

O alho é um ingrediente indigesto, mas traz benefícios interessantes para aliviar os sintomas de gripe. Ele combina efeito bactericida, antimicrobiano e, o mais importante, anti-inflamatório. 3

Gengibre

O gengibre é uma planta que ajuda na proteção contra microrganismos diversos, com ação bactericida e antimicrobiana. Além disso, é ótimo para tratar quadros infecciosos, pois tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e até analgésicas. 4

Mel

O mel é um ingrediente muito interessante, pois tem ação anti-inflamatória, antioxidante e também é um bactericida natural. Ele pode ser usado no preparo de xaropes e chás caseiros para gripe. Na prática, combina com qualquer receita, podendo ser usado no lugar do açúcar ou adoçante. 5

Canela

A canela é um anti-inflamatório e antioxidante natural também capaz de estimular o fluxo sanguíneo. É um componente muito usado para ajudar na limpeza e alívio da dor de garganta, comum em casos de gripes e resfriados. 6

Hortelã

A hortelã age como descongestionante, analgésico, antioxidante e anti-inflamatório natural, capaz de fornecer muitos benefícios para aliviar sintomas respiratórios, além de ser muito refrescante e saborosa. 7

Anis-estrelado

O anis fornece cheiro e sabor incríveis para os chás caseiros para gripe que levam esse ingrediente. Ele também é conhecido pelas propriedades antivirais, que ajudam no combate ao patógeno que causa a Influenza, além de agir como antioxidante, anti-inflamatório e expectorante. 8

Leia também: O que comer quando se está gripado: quais os melhores alimentos para gripe?

Chá caseiro para gripe: 5 melhores receitas para fazer em casa

Agora que já conhece os ingredientes, confira as melhores receitas de chá caseiro para gripe. Se preferir, pode combinar mais itens ao modo de preparo que interessar.

1. Chá de limão e alho

O chá de limão e alho é, por incrível que pareça, bastante saboroso. Ele é ótimo para ajudar no alívio da dor de garganta, ideal para diminuir o desconforto logo no início dos sintomas.

O preparo é simples, basta picar um dente de alho, cortar um limão pequeno em rodelas e levar ao fogo com uma xícara de água. Depois que ferver, desligue a chama e deixe em infusão por um tempo de três a cinco minutos. Coe, adoce a gosto e beba quente.

Quando a bebida esfria o sabor acentuado do alho fica mais forte e difícil de engolir.

2. Chá de gengibre, limão e mel

Ideal para quem precisa aquecer a garganta e aliviar o desconforto da gripe, o chá de gengibre, limão e mel é uma ótima pedida.

Para prepará-lo, você precisa de um pedaço pequeno de gengibre, com cerca de 5 cm, picado e sem casca. Além disso, um limão em rodelas, uma xícara de água e mel a gosto. Ferva a água com os ingredientes sólidos, desligue o fogo e deixe em infusão por alguns minutos. Misture o mel antes de servir.

3. Chá de canela e gengibre

A combinação de canela e gengibre fornece um chá caseiro para gripe bem cheiroso e gostoso, que também é funcional e capaz de ajudar na melhora do quadro. Para fazer essa receita, use gengibre picado sem casca e dois pedaços de canela em pau. Coloque em uma xícara de água e leve ao fogo.

Depois é só deixar ferver, desligar a chama, fazer a infusão e adoçar como preferir.

4. Chá de hortelã

O chá de hortelã é refrescante e reconfortante, ideal para aliviar a gripe. O preparo é muito simples, basta ferver a água, desligar o fogão e colocar uma colher de folhas secas ou frescas. Deixe descansar por cerca de cinco minutos e adoce antes de beber.

5. Chá de anis com canela

Para finalizar, temos a combinação do anis-estrelado com canela, que resulta em um delicioso chá caseiro para gripe. O aroma e o sabor são perfeitos, levemente adocicado e picante, com vários benefícios para aliviar os sintomas.

Para essa receita, coloque uma colher de anis-estrelado seco e um pedaço de canela em pau na água já fervida. Deixe em infusão e sirva em seguida, adoçando como preferir.

Além dos chás caseiros, qual outro tratamento pode ser eficaz?

O tratamento da gripe, conforme mencionado, requer bastante repouso, hidratação, uma alimentação nutritiva e medicamentos antigripais para combater os sintomas clássicos da doença, como febre, dores no corpo, coriza e congestão nasal. 1

Quando procurar ajuda médica?

A gripe costuma ser tratada em casa, seguindo os métodos descritos acima, que podem ser fornecidos pelo médico do paciente. Fora isso, é importante procurar o pronto-atendimento quando 1:

  • a febre estiver muito alta, acima de 39 ºC, sem ceder com a medicação antipirética;
  • o quadro de gripe provocar falta de apetite e perda de peso;
  • os sintomas não apresentam melhora gradativa com o tempo nem respondem aos remédios;
  • a pessoa gripada apresenta muita dificuldade para respirar;
  • o paciente pertence aos grupos de maior risco, como idosos de mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e que sofrem de doenças imunossupressoras.

Conclusão

Assim vamos finalizar o post sobre o uso de chá caseiro para gripe, onde você pode encontrar ingredientes naturais capazes de auxiliar no tratamento e receitas práticas para fazer quando ficar gripado.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e se inspirado nas recomendações para fazer o seu próprio chá para tratar gripes e resfriados. Até a próxima!

Encontre o Benegrip ideal para você

Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais