
Você sabe qual a diferença entre gripes e resfriados? Tão similares quanto comuns, essas doenças afetam grande parte da população, com 1.814 casos somente no primeiro semestre de 2020 quando o número baixou por conta das medidas contra a covid-19. Como os sintomas e boa parte do tratamento tendem a ser bem parecidos, muita gente acredita se tratar da mesma doença, mas isso não é bem verdade.
Quer entender de uma vez por todas qual a diferença entre gripe e resfriado, e o mais importante, como entender os sintomas, tratar e se prevenir de cada uma? Saiba tudo sobre o assunto agora mesmo, basta continuar lendo.
Tudo sobre a gripe
A gripe, também chamada de Influenza, é uma infecção viral do sistema respiratório. Ela é causada pelo vírus da Influenza, que pode ser do tipo A ou B. Ela é caracterizada principalmente por um quadro de sintomas que deixa a pessoa bem derrubada e cansada, causando bastante mal-estar.
Entre os sintomas da gripe, podemos citar:
- Febre, normalmente acima de 38°C;
- Fortes dores de cabeça e no corpo;
- Dor de garganta;
- Coriza;
- Sensação de cansaço.
Os sintomas da gripe costumam ser mais fortes e duradouros. É comum que a pessoa gripada apresente os sintomas por um período de 7 a 10 dias, em média. Além disso, a gripe apresenta maiores chances de causar complicações mais sérias, principalmente relacionadas aos pulmões.
Como ela ataca o pulmão por completo, o risco da gripe é se agravar e causar uma pneumonia, quando não tratada adequadamente. Por fim, contrair a gripe em quadros de saúde delicados é motivo de preocupação, principalmente problemas cardíacos, doenças crônicas no pulmão e asma.
Grupos de risco
Além de ser mais intensa e impactante, ela também afeta com maior gravidade pessoas do grupo de risco da gripe, composto por:
- Idosos;
- Crianças;
- Gestantes;
- Pacientes com doenças crônicas;
- Pessoas com problemas cardíacos.
Pacientes do grupo de risco apresentam um sistema imunológico de menor efetividade, se comparado ao de um adulto saudável, sendo assim, têm maior dificuldade em combater a infecção viral.. No caso das doenças crônicas e problemas cardíacos, o risco está no organismo já debilitado e com imunidade sobrecarregada.
Tudo sobre o resfriado
Agora que já sabemos tudo sobre a gripe, chegou a hora de esclarecer o que é um resfriado e a diferença em relação à gripe. Para começar é válido destacar que também se trata de uma infecção respiratória de causa viral. A diferença do resfriado para a gripe é que ele pode ser causado por outros tipos de vírus, como o Rinovírus, mais frequente, e o Parainfluenza.
No geral, os sintomas do resfriado são bem similares aos da gripe, porém, se apresentam com menor intensidade. Dessa forma, a pessoa resfriada costuma apresentar:
- Tosse e desconforto na garganta;
- Coriza;
- Dores de cabeça;
- Dor muscular leve;
- Febre baixa em alguns casos.
Além de um quadro menos intenso na maior parte dos casos, a recuperação costuma ser mais rápida, cerca de 4 dias. O resfriado não apresenta epidemias sazonais conhecidas, ocorrendo o ano todo sem apresentar picos.
Diferença entre gripes e resfriados
Agora que você já sabe um pouco mais sobre qual a diferença entre gripes e resfriados vamos facilitar as coisas e resumir quais são elas, confira:
- A gripe é causada pelo vírus Influenza, enquanto resfriados podem ser causados pelo Rinovírus ou similares;
- Uma das diferenças entre gripe e resfriado está no tempo de duração. A gripe costuma durar até 10 dias, enquanto um resfriado não deve passar de 4 dias;
- Os sintomas da gripe são febre alta, tosse, coriza, dores intensas no corpo e sensação de cansaço. Os sintomas do resfriado são similares, porém com menor intensidade, raramente ocorre febre;
- A gripe afeta o pulmão inteiro, podendo trazer graves complicações, como a pneumonia;
- No resfriado, apenas a parte superior do sistema respiratório costuma ser afetada, causando menos complicações. O que pode ocorrer é o desenvolvimento de quadros de bronquite, otite e sinusite.
Veja as diferenças na tabela abaixo:
Principais características | Gripe | Resfriado |
Causa | Vírus Influenza | Múltiplos vírus, como rinovírus e parainfluenza |
Duração | De 7 a 10 dias | Em média 4 dias |
Intensidade | Sintomas de intensidade alta, principalmente nos primeiros 3 dias | Sintomas de intensidade moderada |
Complicações | Pode levar a pneumonia e quadros graves | Inflamações diversas, como otite, sinusite e bronquite |
Ocorrência de febre | Febre alta, acima de 38 °C | Raramente ocorre, febre baixa |
Pico dos sintomas | Sintomas são sentidos com maior intensidade nos primeiros 3 dias | Sintomas começam a diminuir em 2 ou 3 dias |
Quando devo ir ao médico?
Para o diagnóstico correto, procure um médico especializado, mas já vá observando os sintomas e a intensidade do quadro apresentado. Se for leve, a maior chance é se tratar de um resfriado. Com febre e sintomas mais fortes, pode ser uma gripe comum.
Em geral, não há a necessidade de procurar o médico para se curar da gripe. No entanto, gripes e resfriados apresentam sintomas similares aos de doenças mais graves, como zika, dengue e a própria covid-19, por isso fique atento ao quadro e procure um atendimento médico nos seguintes casos:
- Os sintomas permanecem intensos e não diminuem depois de 3 dias do início da infecção;
- Sintomas continuam a piorar com o passar do tempo;
- Febre constante, acima de 40 °C;
- Surgimento de novos sintomas, como dores no peito, suor noturno, manchas na pele e tosse com catarro.
Para pacientes do grupo de risco ou que apresentam sintomas persistentes ou adicionais aos citados, deve-se ter uma atenção maior. Mas lembre-se: sempre procure um médico para um diagnóstico especializado e evite a automedicação.
Dicas de cuidados para gripes e resfriados
A cura para a gripe e o resfriado é feita pelo próprio corpo através do sistema imunológico. Portanto, o tratamento correto deve priorizar a amenização dos sintomas e o fortalecimento da imunidade.
Dessa forma, as ações recomendadas para tratar gripes e resfriados envolvem tomar bastante líquidos, incluindo água, sopas, sucos e chás, e fazer uso de medicamentos específicos como antigripais, antitérmicos e analgésicos.
Também é recomendado o repouso, principalmente em quadros de gripe. O cansaço e as dores podem causar fraquezas e piorar o quadro. Além disso, ficar em repouso evita o contágio de outras pessoas.
Dicas de prevenção
Sabendo qual a diferença entre gripes e resfriados, bem como dicas sobre o tratamento dessas doenças, é importante destacar as medidas preventivas que podem fazer parte dos nossos hábitos o tempo todo.
Recomendamos as seguintes medidas para se prevenir de gripes e resfriados:
- Lave as mãos com frequência ao longo do dia, especialmente ao cumprimentar outras pessoas, manusear objetos compartilhados, como maçanetas e interruptores, e fazer uso do transporte público;
- Leve consigo álcool gel 70% e higienize as mãos quando não puder lavar com água e sabão;
- Cubra o nariz e a boca ao espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis ou a parte interna dos cotovelos;
- Evite ambientes com aglomerações, ambientes fechados e sem ventilação;
- Prefira ambientes arejados naturalmente, com janelas abertas;
- Em locais públicos, evite o contato com olhos, boca e nariz;
- Beba água, mantenha uma vida saudável e pratique atividades físicas, tudo que contribui para um sistema imunológico mais forte;
- Passe esses hábitos adiante, principalmente para crianças em idade escolar, ensinando sobre higiene das mãos, brinquedos e objetos comuns;
- A vacina é a forma mais eficaz de prevenção, deve ser tomada todos os anos por pessoas do grupo de risco.
Se for gripe, Benegrip!!

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!
Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal . Saiba mais sobre Benegrip.
Benegrip Multi: :antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!Saiba mais sobre Benegrip Multi.
Benegrip Multi Dia e Multi Noite Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia. e Benegrip Multi Noite. podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Dez/21.
**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)
Bula do produto: Benegrip.
Bula do produto: Benegrip Multi.
Bula do produto: Benegrip Multi Dia.
Bula do produto: Benegrip Multi Noite.
Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Dia. paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869 Benegrip Multi Noite. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Dez/21.