Imagem do post Remédio para dor de garganta: o que tomar para aliviar o sintoma?

De modo geral, os remédios para dor de garganta auxiliam a diminuir o desconforto local ou inibem o processo inflamatório da mucosa, que costuma ser a causa do problema. Porém, para assegurar o tratamento mais adequado para cada caso, é recomendado entender o mecanismo de ação e para que serve cada medicamento.

Esse cuidado é importante para evitar complicações e tratar a condição clínica que provoca o quadro do paciente, ao mesmo tempo que contribui para aliviar o sintoma e proporcionar mais conforto.

Nesse post, vamos explicar o que costuma originar a dor de garganta, quais medidas são importantes para tratar a doença e o que fazer para diminuir o incômodo.

Quer saber qual remédio é bom para dor de garganta? Então leia e fique por dentro!

O que causa a dor de garganta?

A dor de garganta pode ser causada por todo tipo de inflamação do trato respiratório e digestivo, como gripe, resfriado, faringite e amigdalite, além do refluxo gastroesofágico, reações alérgicas, formação de abscessos e até tumores.

O mal-estar também acontece de forma espontânea quando os tecidos no interior da garganta são submetidos a condições adversas, como clima seco, baixas temperaturas, excesso de alérgenos ou poluentes na atmosfera, tensão vocal e ingestão de substâncias irritantes.

Geralmente, o desconforto piora no momento da deglutição de alimentos mais secos ou da própria saliva ou, então, ao falar, quando a dor vem acompanhada de rouquidão e tosse, por exemplo.

Além disso, o desconforto pode irradiar para os ouvidos e seios paranasais, por conta da proximidade dos tecidos dessas áreas.

Importância de tratar a causa da dor de garganta

Antes de falar sobre qual o melhor remédio para dor de garganta em cada situação, é importante ressaltar que, além de aliviar o sintoma, o tratamento precisa considerar a doença que deu origem ao quadro, oferecendo uma ajuda para que ela possa ser curada.

Em infecções virais, como a gripe e o resfriado, apenas o cuidado com o mal-estar do quadro é o bastante, pois são condições autolimitadas, das quais o próprio sistema imunológico é capaz de se recuperar.

No entanto, infecções bacterianas precisam do uso de antibióticos para inibir a proliferação desse tipo de patógeno, trazendo equilíbrio para a flora biológica.

Por fim, em certas condições, o tratamento com analgésicos e anti-inflamatórios traz uma solução temporária.

Para efeitos mais duradouros, é necessário adotar novos hábitos. É o caso do refluxo gastroesofágico que, geralmente, requer mudanças na alimentação, e da baixa umidade do ar, que provoca secura e irritação na garganta, precisando de esforços para umidificar e preservar a mucosa.

Como tratar a dor de garganta? Dicas de remédios e cuidados caseiros

O tratamento para dor de garganta varia de acordo com o perfil do paciente e pode incluir o uso de medicamentos diversos, bem como alguns cuidados caseiros que ajudam o organismo a se recuperar, como tomar chás, fazer inalação e reforçar a hidratação.

Veja o que pode ser feito em cada uma dessas situações a seguir.

Remédio para dor de garganta

De modo geral, os remédios bons para dor de garganta são os analgésicos e anti-inflamatórios.

Respectivamente, esses fármacos ajudam a diminuir a sensação de desconforto, bloqueando os receptores do sistema nervoso que detectam o incômodo, e reduzem o inchaço causado pela dilatação dos vasos sanguíneos, decorrente da inflamação.

Vale destacar que, em certos ativos, há uma combinação desses dois efeitos na mesma substância. É o caso, por exemplo, dos anti-inflamatórios não-esteroidais, que aliviam a dor exatamente por reverter o processo inflamatório.

Por fim, infecções que afetam a garganta também podem causar febre. Nesse caso, é indicado incluir medicamentos antipiréticos (antitérmicos) no tratamento, para auxiliar o organismo a controlar a temperatura corporal.

Remédio para dor de garganta infantil

No caso dos remédios para dor de garganta infantil, os efeitos buscados são os mesmos. Ou seja, utilizamos os analgésicos para aliviar a dor, os anti-inflamatórios para diminuir o inchaço e os antitérmicos em caso de febre.

Contudo, nem todo fármaco de uso adulto é indicado para o tratamento pediátrico. Isso porque existem substâncias que, apesar da ação terapêutica, podem prejudicar o desenvolvimento infantil, gerar reações adversas, provocar irritações ou agravar o quadro das crianças, por serem fortes demais para o organismo dos pequenos.

Além disso, é importante se atentar à posologia dos remédios infantis, uma vez que os mais jovens podem ter dificuldades para engolir comprimidos e medicamentos sólidos. Dessa forma, é preferível optar por soluções orais, como xaropes ou em gotas.

O Benegrip Multi Febre e Dor foi desenvolvido para ser o seu aliado no tratamento de febre e dores associadas a gripes e resfriados infantis. Com indicação para uso pediátrico a partir dos seis meses de idade, a dosagem ideal é calculada de acordo com o peso da criança, sendo aproximadamente de uma gota por quilo.

A ação analgésica e antitérmica tem início rápido, a partir de 15 minutos após a ingestão do remédio, para aliviar rapidamente o mal-estar da criança. Para mais informações sobre o medicamento, acesse a página oficial do Benegrip Multi Febre e Dor e leia a bula.

Remédio para dor de garganta caseiro

O tratamento caseiro para dor de garganta inclui bastante repouso, hidratação, inalação de vapores, umidificação do ar e preferência por alimentos mais fáceis de engolir, principalmente, sopas, caldos e chás, que também diminuem o incômodo por conta da temperatura mais alta.

Pode ser interessante também contar com ingredientes naturais com propriedades benéficas para o quadro em questão, como é o caso do alho, mel, limão e gengibre, que, entre outras vantagens, apresentam ação anti-inflamatória e podem ser utilizados no preparo de xaropes, bebidas e refeições completas.

Conclusão: qual o melhor remédio para dor de garganta?

Não é possível afirmar que um remédio para dor de garganta seja melhor que outro, pois não há um único fármaco com eficácia generalizada e comprovada. O efeito do medicamento pode variar de uma pessoa para outra, sem contar que é necessário considerar a causa dos sintomas para definir o tratamento mais indicado.

O que temos é uma noção básica sobre os ativos mais utilizados e seguros para cada situação. Assim, para indicar qual remédio deve tomar para garganta inflamada, é recomendado buscar orientação médica e ficar atento às informações presentes na bula dos medicamentos.

Assim, finalizamos nosso post sobre remédios para dor de garganta. Esperamos ter sanado suas dúvidas sobre o tema. Para mais informações sobre sintomas e tratamentos para gripe, separamos sugestões de leitura que podem lhe interessar:

 

Se for gripe, Benegrip!!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Família Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal . Saiba mais sobre Benegrip.

Benegrip Multi: :antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!Saiba mais sobre Benegrip Multi.

Benegrip Multi Dia e Multi Noite Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia. e Benegrip Multi Noite. podem te ajudar.

*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Dez/21.

**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)

Bula do produto: Benegrip.
Bula do produto: Benegrip Multi.
Bula do produto: Benegrip Multi Dia.
Bula do produto: Benegrip Multi Noite.

Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Dia. paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869 Benegrip Multi Noite. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Dez/21.

Encontre o Benegrip ideal para você

Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais