uma mulher em uma camisa verde está de pé contra um fundo amarelo

Um remédio para dor de garganta serve para diminuir o desconforto local e inibir a inflamação da mucosa, fator que, geralmente, é a raiz do problema. Porém, para surtir a melhora desejada, o tratamento precisa se adequar a todas as variáveis envolvidas 1-5.

Nesse contexto, você precisa questionar o que causa o incômodo, quais sintomas acompanham o quadro e quem precisa de cuidado. Afinal, adultos e crianças podem receber tratamentos distintos, conforme o tipo, a intensidade e a origem do mal-estar 1-5.

Se esse tema parece confuso, não se preocupe. Por meio deste post, você vai entender o sintoma e conhecer os medicamentos indicados para aliviar esse mal-estar.

Confira dicas sobre ativos, classes de fármacos e remédios caseiros que ajudam a amenizar o desconforto na garganta 1-5.

Leia e fique por dentro!

Resumo

  • Os principais tipos de remédio para dor de garganta são os analgésicos e anti-inflamatórios. Respectivamente, esses ativos servem para aliviar a dor e diminuir o inchaço na área inflamada, o que também serve para atenuar essa sensação desagradável 1-5.
  • As causas comuns da dor de garganta incluem: gripe, resfriado, faringite, amigdalite e outras condições que afetam especificamente o sistema respiratório. Além disso, refluxo, alergias, abscessos e tumores também provocam esse tipo de sintoma 1,2.
  • Nas crianças, por conta do sistema imunológico imaturo e vias aéreas mais estreitas, é fundamental encontrar o tratamento mais eficaz entre as opções seguras e indicadas para o uso pediátrico 1-5.
  • Além dos remédios, cuidados caseiros ajudam a minimizar esse incômodo. As principais dicas incluem: usar umidificadores de ar, fazer inalação com nebulizadores, tomar chás, sopas e outros alimentos quentes, beber bastante água e descansar a voz 1-5.

Conteúdos relacionados

O que causa a dor de garganta?

A dor de garganta pode ser causada por todo tipo de inflamação do trato respiratório e digestivo, como gripe, resfriado, faringite e amigdalite, além do refluxo gastroesofágico, reações alérgicas, formação de abscessos e até tumores 1,2.

O mal-estar também acontece de forma espontânea quando os tecidos no interior da garganta são submetidos a condições adversas. Nesse caso, os exemplos mais notáveis são clima seco, baixas temperaturas, excesso de alérgenos ou poluentes na atmosfera, tensão vocal e ingestão de substâncias irritantes 1,2.

Geralmente, o desconforto piora no momento da deglutição de alimentos mais secos ou da própria saliva, ou, então, ao falar, quando a dor vem acompanhada de rouquidão e tosse, por exemplo 1,2.

Além disso, pode irradiar para os ouvidos e seios paranasais, por conta da proximidade dos tecidos dessas áreas 1,2.

Quais são os sintomas que acompanham a dor de garganta?

Conforme explicado, a dor de garganta é um sintoma que costuma acompanhar outras queixas. As mais comuns são 1,2,5:

  • dificuldade para engolir;
  • dor no ouvido;
  • irritação e coceira na garganta;
  • inflamação das amígdalas ou da faringe;
  • formação de abscessos (bolsas de pus);
  • catarro;
  • coriza;
  • náusea;
  • rouquidão;
  • salivação em excesso;
  • inchaço visível no fundo da garganta e, ocasionalmente, no pescoço;
  • chiado ao respirar.

Se houver náusea e dor para engolir, pode ocorrer falta de apetite e dificuldade para ingerir líquidos 1.

Nos pequenos, o fato do sistema imunológico ainda estar em desenvolvimento torna os episódios respiratórios mais frequentes e intensos. Nesses casos, também podem ocorrer 1:

  • febre;
  • indisposição;
  • letargia;
  • choro intenso e irritabilidade aumentada;
  • sialorreia (a criança baba por conta do excesso de saliva).

Importância de tratar a causa da dor de garganta

De modo geral, além de aliviar o sintoma, o tratamento precisa considerar a doença que deu origem ao quadro. Assim, com o cuidado adequado, a condição é curada e o risco de reincidência, inclusive em casos crônicos, diminui consideravelmente 1,2.

Em infecções virais, como a gripe e o resfriado, apenas o cuidado com o mal-estar costuma ser o bastante, pois são condições autolimitadas, das quais o próprio sistema imunológico consegue se recuperar 1,2.

No entanto, infecções bacterianas precisam do uso de antibióticos para inibir a proliferação desse tipo de patógeno, a fim de equilibrar a flora biológica 1,2.

Por fim, em certas condições, o tratamento com analgésicos e anti-inflamatórios traz uma solução temporária 1,2.

Para cenários com efeitos mais duradouros, é necessário adotar novos hábitos. É o caso do refluxo gastroesofágico, que geralmente requer mudanças na alimentação, e da baixa umidade do ar, que precisa de esforços para umidificar o ambiente e preservar a mucosa sensibilizada 1,2.

Principais remédios para dor de garganta

O tratamento para dor de garganta varia de acordo com o perfil do paciente e pode incluir o uso de medicamentos diversos, bem como alguns cuidados caseiros que ajudam o organismo a se recuperar, como tomar chás, fazer inalação e reforçar a hidratação 1,2,5.

Veja o que pode ser feito em cada uma dessas situações a seguir.

1. Analgésicos e anti-inflamatórios

De modo geral, os remédios bons para dor de garganta são os analgésicos e anti-inflamatórios 3.

Os analgésicos atuam diretamente nos receptores do sistema nervoso que detectam a dor e comunicam essa informação para o cérebro. Ao bloquear esses impulsos, a medicação diminui o seu mal-estar e melhora o conforto durante a recuperação de infecções respiratórias e outras doenças 1,2,5.

Por outro lado, inflamação é uma reação do corpo humano que serve para dilatar os vasos sanguíneos e facilitar o fluxo de sangue e células de defesa para uma área ameaçada. Os anti-inflamatórios ajudam a diminuir esse inchaço e, consequentemente, servem para amenizar a dor associada ao sintoma 1,2,5.

Vale destacar que, em certos ativos, há uma combinação desses dois efeitos na mesma substância. É o caso, por exemplo, dos anti-inflamatórios não-esteroides, que aliviam a dor exatamente por reverter o processo inflamatório 1,2,5.

Por fim, infecções que afetam a garganta também podem causar febre. Nesse caso, é indicado incluir medicamentos antipiréticos (antitérmicos) no tratamento, para auxiliar o organismo a controlar a temperatura corporal 1,2,5.

A família Benegrip conta com múltiplas opções de antigripais que amenizam problemas e infecções na garganta. Conheça nossos produtos no site oficial!

2. Remédios para dor de garganta em crianças

No caso dos remédios para dor de garganta em crianças, os efeitos buscados são os mesmos. Ou seja, você pode utilizar os analgésicos para aliviar a dor, os anti-inflamatórios para diminuir o inchaço e os antitérmicos em caso de febre 1,2,5.

Contudo, nem todo fármaco de uso adulto é indicado para o tratamento pediátrico. Afinal, existem substâncias que, apesar da ação terapêutica, podem prejudicar o desenvolvimento infantil, gerar reações adversas, provocar irritações ou agravar o quadro das crianças, por serem fortes demais para o organismo dos pequenos 1,2,5.

Além disso, é importante se atentar à posologia dos remédios infantis, uma vez que os mais jovens podem ter dificuldades para engolir comprimidos e medicamentos sólidos. Dessa forma, é preferível optar por soluções orais, como xaropes ou em gotas 1,2,5.

Benegrip Multi Febre e Dor foi desenvolvido para ser o seu aliado no tratamento de febre e dores associadas a gripes e resfriados infantis. Com indicação para uso pediátrico a partir dos seis meses, a dosagem ideal é calculada de acordo com o peso da criança, aproximadamente de uma gota por quilo 6.

Assim, você pode usá-lo como remédio pediátrico para dor de garganta, pois ajuda a aliviar o desconforto decorrente da inflamação nas vias respiratórias e a febre, que pode ocorrer com mais frequência em crianças pequenas, devido ao sistema imune ainda em desenvolvimento 6.

A ação analgésica e antitérmica tem início rápido, a partir de 15 minutos após a ingestão, para aliviar rapidamente o mal-estar infantil. Para mais informações sobre o medicamento, acesse a página oficial do Benegrip Multi Febre e Dor e leia a bula 6.

3. Remédios caseiros para dor de garganta

Conforme mencionado, o tratamento caseiro para dor de garganta inclui bastante repouso, hidratação, inalação de vapores, umidificação do ar e preferência por alimentos mais fáceis de engolir. Nesse aspecto, as principais alternativas são sopas, caldos e chás, que diminuem o incômodo por conta da temperatura mais alta 1,2,5.

Pode ser interessante também contar com ingredientes naturais com propriedades benéficas para o quadro em questão. Esse é o caso do alho, mel, limão e gengibre, que, entre outras vantagens, apresentam ação anti-inflamatória e podem ser utilizados no preparo de xaropes, bebidas e refeições completas 7-10.

Devo me preocupar por conta da dor de garganta?

Geralmente, a dor de garganta não é um sintoma sério e pode ser facilmente controlada com medicação de suporte. No entanto, você deve monitorar cuidadosamente a evolução do quadro. Afinal, mesmo que condições mais preocupantes sejam raras, não se esqueça que o desconforto pode indicar uma infecção grave, como a covid-19, ou mesmo certos tipos de câncer 1,2.

Nesse contexto, por questões de segurança, é bom ficar atento e procurar atendimento médico urgente quando 1,2:

  • sentir muita dificuldade para respirar ou engolir;
  • apresentar sangue na saliva ou expectoração de catarro;
  • salivar excessivamente (mais comum entre crianças pequenas);
  • tiver sinais de desidratação;
  • notar inchaço, dor e/ou irritação severa na garganta e amígdalas;
  • apresentar sintomas que não passam com os remédios para dor de garganta.

A ocorrência de febre não é comum em infecções do trato respiratório superior, exceto nas crianças. Assim, para a saúde infantil, o aumento incomum da temperatura também é citado como sinal de alerta 1,2.

Como aliviar dor de garganta rápido? 7 dicas

Para um alívio rápido da dor de garganta, existem alternativas de tratamento e cuidados caseiros que não incluem o uso de remédios. As principais recomendações são 1,2,5:

  1. Ingerir bebidas quentes e tomar bastante água;
  2. Tomar sopas, caldos e canjas;
  3. Usar um umidificador de ambiente;
  4. Fazer inalação com nebulizador;
  5. Fazer gargarejo com água morna e sal;
  6. Sugar pedras de gelo ou consumir picolés;
  7. Descansar.

Embora a resposta do organismo varie de um caso para outro, essas medidas ajudam a manter o quadro sob controle e, em certas condições, facilitam a prevenção do sintoma. Saiba mais sobre as recomendações 1,2,5:

1. Ingerir bebidas quentes e tomar bastante água

Se sentir a garganta raspar, uma boa forma de aliviar o incômodo é ingerir bastante água, a fim de umidificar e acalmar a mucosa esofágica. Geralmente, bebidas quentes são mais recomendadas, como um chá de mel e limão 1,2,5.

Esses ingredientes possuem propriedades medicinais e podem agir como um remédio natural para a dor de garganta 1,2,5.

2. Tomar sopas, caldos e canjas

Inflamações desse tipo podem acabar com seu apetite. Assim, para contornar o problema, diminuir a dificuldade para engolir e atender a demanda nutricional do corpo mesmo quando estiver doente, prefira alimentos macios e quentes, que não geram tanto atrito com a garganta 1,2,5.

É o caso de sopas, caldos e canjas, que podem combinar ingredientes com características terapêuticas, além de amenizar a inflamação devido à ação relaxante do calor 1,2,5.

3. Usar um umidificador de ambiente

O tempo seco agrava ou desencadeia inflamações na garganta, inclusive em alergias respiratórias e infecções oportunistas. Para mitigar esse efeito, vale a pena investir em um umidificador para melhorar a qualidade do ar no ambiente 1,2,5.

4. Fazer inalação com nebulizador

A inalação tem um efeito similar ao dos umidificadores de ambiente, pois ajuda a proteger e acalmar a irritação na garganta. Contudo, os nebulizadores podem ser utilizados somente com soro fisiológico ou com ampolas de remédios, o que aumenta a versatilidade desse cuidado 1,2,5.

5. Fazer gargarejo com água morna e sal

O gargarejo com água morna e sal pode acalmar a garganta, auxiliar a assepsia da mucosa e fluidificar catarro, entre outros benefícios. Para isso, basta misturar aproximadamente 100 ml de água levemente aquecida com uma pitada de sal 1,2,5.

Você pode repetir o processo de duas a três vezes ao dia. Para crianças pequenas, essa medida não é indicada, por haver risco de engasgo 1,2,5.

6. Sugar pedras de gelo ou consumir picolés

As baixas temperaturas também possuem ação terapêutica e benéfica para determinadas ocasiões. Para diminuir inchaço e amenizar lesões, existe a opção de sugar pedras de gelo ou tomar um picolé para aliviar a dor de garganta 1,2,5.

7. Descansar

Por fim, é importante ter em mente que precisa descansar a garganta e aguardar a recuperação de maneira natural. Em caso de lesões por estresse ou mesmo infecções respiratórias, tente falar menos e não forçar tanto a voz. Cuide bem da alimentação, evite refeições pesadas e seja paciente 1,2,5.

Como escolher o melhor remédio para dor de garganta?

Para escolher o melhor remédio para dor de garganta, é essencial consultar um o médico ou farmacêutico. Isso porque somente esses profissionais podem cruzar o quadro de sintomas e o perfil do paciente com o tratamento mais adequado 1,5.

Paracetamol serve para dor na garganta?

Sim, o paracetamol serve para dor de garganta. Facilmente encontrado em remédios antigripais, o paracetamol tem efeito como analgésico e antitérmico. Ou seja, serve tanto para aliviar a sensação de desconforto quanto para manter a temperatura corporal em níveis normais. Na dosagem adequada, o ativo também pode ser usado por crianças 4.

Por que a dor de garganta em crianças é pior?

Como a imunidade infantil é imatura, os pequenos ficam doentes com mais frequência que os adultos e podem ter sintomas mais intensos. No caso da dor de garganta em crianças, o risco da inflamação bloquear as vias aéreas também é maior, pois o trato respiratório infantil é naturalmente mais estreito 2.

Dor de garganta e febre: o que pode ser?

Em adultos, dor de garganta e febre são sintomas comuns de infecções respiratórias mais fortes, como é o caso da gripe e da covid-19. Para as crianças, a ocorrência simultânea é mais comum até em quadros relativamente mais leves, como acontece durante o resfriado, pois a imunidade infantil ainda não as protege totalmente 1.

Benegrip Multi Febre e Dor: alívio para crianças acima de 6 meses

O Benegrip Multi Febre e Dor é o medicamento antitérmico e analgésico indicado para uso pediátrico. Com paracetamol, posologia em gotas e ação rápida em 15 minutos, é uma opção segura para combater a febre e diminuir a dor dos pequenos, principalmente em quadros associados a gripes e resfriados 6.

Como tomar Benegrip Multi Febre e Dor?

Para facilitar o tratamento dos sintomas infantis, veja como tomar Benegrip Multi Febre e Dor é simples 6:

  1. Agite o frasco antes de usar; 
  2. Retire a tampa; 
  3. Incline o frasco a 90º, com o bico para baixo; 
  4. Goteje a quantidade indicada em uma colher; 
  5. Feche o frasco após o uso.

Confira a dose recomendada para o peso e a idade da criança na bula do remédio e aproveite para conferir mais informações. Visite também a nossa loja online e aproveite ofertas especiais.

Benegrip Multi Febre e Dor. Paracetamol. Indicações: redução da febre e alívio temporário de dores leves a moderadas. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA No 576/2021. Julho/2025.

Imagem ilustrativa com embalagens de todos os produtos Benegrip

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

1. Manual MSD. Dor de garganta. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-do-ouvido,-nariz-e-garganta/abordagem-ao-paciente-com-sintomas-nasais-e-far%C3%ADngeos/dor-de-garganta?query=Dor%20de%20garganta. Acesso em setembro/2023.


2. Manual MSD. Infecção da garganta (Faringite; Amigdalite; Amigdalofaringite). Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-do-ouvido,-nariz-e-garganta/doen%C3%A7as-da-boca-e-da-garganta/infec%C3%A7%C3%A3o-da-garganta. Acesso em setembro/2023.


3. Manual MSD. Remédios sem prescrição médica para sintomas do resfriado comum. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/multimedia/table/rem%C3%A9dios-sem-prescri%C3%A7%C3%A3o-m%C3%A9dica-para-sintomas-do-resfriado-comum. Acesso em setembro/2023.


4. Jóu017awiak-Bebenista M, Nowak JZ. Paracetamol: mechanism of action, applications and safety concern. Acta Pol Pharm. 2014 Jan-Feb;71(1):11-23. PMID: 24779190. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24779190/. Acesso em julho/2025.


5. Cleveland Clinic. Sore throat. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/8274-sore-throat-pharyngitis. Acesso em julho/2025.


6. Bula do medicamento Benegrip Multi Febre e Dor.


7. IScientific.Org. Lemon as a source of functional and medicinal ingredient: A review. Disponível em: https://www.iscientific.org/wp-content/uploads/2019/09/6-IJCBS-18-14-6.pdf. Acesso em julho/2025.


8. National Library of Medicine. Preventing the common cold with a garlic supplement: a double-blind, placebo-controlled survey. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11697022/. Acesso em julho/2025.


9. National Library of Medicine. Fresh ginger (Zingiber officinale) has anti-viral activity against human respiratory syncytial virus in human respiratory tract cell lines. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23123794/. Acesso em julho/2025.


10. National Library of Medicine. Honey and Health: A Review of Recent Clinical Research. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5424551/. Acesso em julho/2025.


Encontre o Benegrip ideal

Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!

Embalagem do Benegrip Multi Dia

Benegrip® Multi Dia

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Noite

Benegrip® Multi Noite

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi

Benegrip® Multi

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Febre e Dor

Benegrip® Multi Febre e Dor

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais