
Benegrip®
Antigripal
Tudo começou com uma tosse leve, quase imperceptível e aparentemente passageira. Com o passar dos dias, o desconforto vem acompanhado de catarro, febre e chiado no peito. É nessas horas que surge a dúvida: como é a tosse de pneumonia, afinal 1-4?
Esse questionamento é fundamental porque a tosse está presente em muitas doenças, como gripes e resfriados. Assim, compreender suas possíveis causas e características é primordial para o diagnóstico precoce de diferentes condições 1-5.
Quer descobrir como reconhecer quando a sua manifestação é um sintoma de pneumonia e quais são os tratamentos disponíveis? Então, continue a leitura do nosso artigo. Vamos lá?
Resumo
Conteúdos relacionados
A tosse de pneumonia é um dos sintomas mais clássicos de infecção pulmonar e resulta da inflamação dos alvéolos, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ar inspirado e o sangue. Quando essas estruturas se enchem de líquido, o corpo reage para limpar as vias aéreas e proteger o organismo 1-5.
Assim, a tosse é uma reação do sistema imunológico para expulsar secreções e substâncias nocivas presentes nos pulmões 1-5.
As principais causas da tosse de pneumonia são vírus e bactérias. Fungos e parasitas também podem ocasionar a condição, mas são menos comuns. Os pulmões têm glóbulos brancos e proteínas antimicrobianas, mecanismos de defesa que atuam continuamente para impedir que os patógenos provoquem infecções no corpo 4.
A infecção pulmonar surge justamente quando essa proteção falha devido à queda da imunidade, por exemplo 4. Consequentemente, há agravamento do quadro.
Leia na sequência: Tosse persistente: o que pode ser e como tratar corretamente?
Para saber como é a tosse de pneumonia, você precisa conhecer 4 aspectos que a diferenciam de outras condições 1-4:
Entenda a seguir:
A tosse causada pela pneumonia costuma produzir som mais alto do que a tosse comum. Durante a avaliação médica, o profissional pode perceber crepitações nos pulmões. Em alguns casos, o volume da tosse aumenta de intensidade após a expiração 1.
A tosse produtiva apresenta muco e é bastante frequente na pneumonia. Já o catarro varia de coloração, mas normalmente é amarelo ou verde 1-4.
Na pneumonia bacteriana, a tosse, em geral, tem muco espesso e presença de sangue. Nas pneumonias virais, inicialmente a tosse é seca e evolui para produtiva 1.
Conforme a doença avança para estágios intermediários, a tosse se intensifica e passa a produzir catarro, principalmente quando o patógeno é um vírus. Durante o estágio de resolução, o incômodo persiste para ajudar a eliminar as secreções remanescentes nos pulmões 1,2,4.
Quem tem pneumonia costuma sentir desconforto no peito ao tossir, respiração acelerada e, em alguns casos, chiado. Essa é uma diferença importante em relação às doenças virais, cujas as queixas normalmente envolvem o trato respiratório superior, como garganta e nariz 1-4.
Vale lembrar que existe a pneumonia atípica, com manifestações mais brandas e tosse sem expectoração. A intensidade da infecção também muda de acordo com o estado de saúde do indivíduo, o patógeno causador e a idade 1.
Tosse com muco e chiado no pulmão são alertas importantes, pois evidenciam o maior acúmulo de secreção nas vias aéreas e o agravamento da inflamação pulmonar. Logo, o catarro com coloração alterada é um indício significativo da doença, bem como o som agudo e sibilante ao respirar 1.
Além disso, o muco fica espesso e pegajoso para reter germes e microrganismos nocivos. O quadro dura cerca de duas semanas e exige avaliação médica, especialmente se houver febre persistente, dor torácica e falta de ar 1.
Tosse de pneumonia e tosse de gripe são diferentes. Isso porque enquanto a gripe costuma apresentar tosse seca, irritativa, leve e passageira; a pneumonia provoca tosse persistente, com catarro e geralmente é acompanhada de sinais mais graves, como febre alta, calafrios, fraqueza extrema, dor torácica e dificuldade para respirar 1-4.
Ainda que ambas as doenças possam desencadear a tosse, observar a duração e a progressão dos sintomas é essencial. A tosse que não melhora ou piora após alguns dias pode indicar uma pneumonia, o que exige avaliação médica imediata 1-4.
Leia na sequência: Como se pega pneumonia? Quais os sintomas? Como prevenir?
Na pneumonia, o tratamento da tosse depende da causa da infecção e da intensidade da condição. As principais opções incluem 1,3-5:
Agora que você já sabe como é a tosse de pneumonia e quais são as suas diferenças em relação à gripe, chegou o momento de conhecer uma solução para amenizar o desconforto.
É o Benetosse, um remédio indicado para tosse produtiva. A sua formulação contém Hedera helix L., o que oferece alívio com ação 3 em 1 ao expectorar, fluidificar e eliminar o catarro. O ingrediente é natural e seguro, com indicação de uso a partir dos dois anos de idade 6.
Portanto, esse medicamento ajuda o organismo a expulsar o muco e é eficaz para acelerar a recuperação. Reforçamos a importância de você sempre consultar um profissional de saúde, a fim de garantir o tratamento ideal ao seu caso 6.
Quer saber mais sobre o Benetosse? Então, acesse a nossa loja online agora mesmo!
Xarope Benetosse. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. M.S. 1.7817.0932. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. *.Benetosse rende mais que Expec. Benetosse tem dose total diária de 6mL para adultos, enquanto Expec tem dose total diária de 30mL para adultos. Julho/25.
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal