Benegrip®
Antigripal
A combinação de febre e garganta inflamada é bastante comum entre os sintomas de infecções virais ou bacterianas do sistema respiratório Geralmente, essas sensações desconfortáveis fazem parte da resposta imunológica para combater os patógenos e, por esse motivo, são mais intensas no início do quadro 1.
Consequentemente, a expectativa é notar uma melhora gradativa do mal-estar com o passar dos dias. Na maioria dos casos, o tratamento de suporte é eficaz e assegura a recuperação completa 1-6.
No entanto, por mais simples que pareça o seu caso, quando a infecção de garganta é grave e causa sintomas persistentes, pode haver risco de complicações sérias, como a mononucleose e a febre reumática 3,4.
Para ajudar você a prevenir esses cenários, preparamos esse post com dicas sobre o que podem ser febre e garganta inflamada, que tipo de tratamento pode ser administrado, como diagnosticar cada caso e quais são os sinais que demandam atenção médica urgente 1-6.
Resumo
Conteúdos relacionados:
Os principais são inchaço e vermelhidão na garganta, dor ou desconforto para engolir, rouquidão, coceira, dor nos ouvidos, cefaleia (dor de cabeça) e náusea. A depender da causa, também ocorrem febre, inflamação nas amígdalas, acúmulo de pus, inchaço nas laterais do pescoço, tosse e mau hálito 1.
Nos quadros desencadeados por infecções respiratórias, como gripe e resfriado, outras áreas podem ser atingidas além da garganta. Desse modo, coriza, prurido (coceira) e congestão nasal também estão entre as queixas comuns 1,6.
Na maioria dos casos, as infecções na garganta são causadas por vírus, como o influenza (gripe) e os rinovírus e adenovírus (resfriado comum). Por outro lado, um terço das afecções é de origem bacteriana. Nesse contexto, um exemplo comum é a faringite estreptocócica, provocada por estreptococos do grupo A 1.
A ocorrência de febre e garganta inflamada pode indicar vários tipos de infecções na garganta ou no trato respiratório. Entre as afecções mais localizadas, podemos destacar os quadros de amigdalofaringite viral, faringite estreptocócica, mononucleose e celulite e abscesso amigdaliano. Por outro lado, gripe, resfriado e Covid-19 também causam esses sintomas 1-6.
Esse é o nome das infecções nas amígdalas e na faringe causadas por vírus. Os sintomas podem incluir 1,2:
Cerca de um terço das infecções de garganta é de origem bacteriana e o exemplo mais comum desse tipo de doença é a faringite estreptocócica. O quadro costuma impactar crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos e, como o nome sugere, a faringe é afetada pela ação de estreptococos do grupo A, o que pode desencadear os seguintes sintomas 1-3:
Raramente, também ocorrem queixas adicionais, como tosse e coriza 2.
A mononucleose infecciosa é um tipo de infecção de garganta causada pelo vírus Epstein-Barr. A maioria dos casos é assintomática. No entanto, a condição é conhecida por provocar episódios com 1,2,4:
A celulite amigdaliana, também chamada de tonsilar, é uma infecção bacteriana dos tecidos que ficam ao redor das amígdalas. Já o abscesso amigdaliano ou tonsilar é o acúmulo de pus na parte posterior das glândulas infeccionadas.1,2,5.
Nesse cenário, os sintomas clássicos incluem 2:
De modo geral, infecções agudas do sistema respiratório podem desencadear um quadro de febre e garganta inflamada, já que ambos os sintomas ocorrem como resposta do sistema imunológico à ação do vírus no organismo 1,6.
A febre desacelera a propagação do patógeno e a inflamação atua no transporte de células de defesa para as áreas atingidas 1,6.
Assim, podemos incluir gripe, resfriado e covid-19 entre as possíveis causas para o quadro 1,6.
Consequentemente, outros sintomas podem surgir, tais como 1,6:
Não há um padrão para a duração do sintoma, já que depende da causa da infecção e da reação individual do seu organismo. Normalmente, a febre é uma queixa recorrente nos primeiros dias do quadro. Porém, a temperatura pode ser reduzida com o uso de antitérmicos como paracetamol e dipirona 1-6.
A maioria dos casos é diagnosticada mediante uma avaliação visual da garganta. Porém, não há como diferenciar um quadro viral de um bacteriano dessa forma. Portanto, se necessário comprovar a presença de bactérias, como no caso da faringite estreptocócica, o médico coleta uma amostra de secreção e saliva para testes 1.
Geralmente, é recomendado beber bastante líquido e repousar. Às vezes, fazer gargarejo de água morna e sal ajuda a aliviar o desconforto. Além disso, você pode tomar um analgésico e antitérmico para combater os sintomas do mal-estar. Para os casos de faringite estreptocócica, é indicado o uso de antibióticos 1.
Por fim, existem situações nas quais o médico recomenda a retirada das amígdalas. Normalmente, essa alternativa é considerada para casos em crianças que apresentam uma ou mais das seguintes características 1:
Em geral, os sinais de infecção grave são febre muito alta e persistente, que dura vários dias e não diminui com o uso de antitérmicos, dificuldade e/ou dor extrema ao engolir, perda de apetite, náusea e vômito intensos, perda de peso e insuficiência respiratória 1-6.
Você não precisa esperar sintomas graves para procurar atendimento médico. Contudo, a busca por suporte imediato pode ser necessária para prevenir complicações e tratar corretamente casos específicos 1-6.
A linha antigripal de Benegrip conta com ativos indicados para tratar os principais sintomas de gripes e resfriados. Entre esses componentes, estão fármacos como dipirona e paracetamol, ambos com ação antitérmica, analgésica e anti-inflamatória. Por esse motivo, é possível considerar o uso desses medicamentos para aliviar os seus sintomas 7-12.
No entanto, antes de determinar que Benegrip serve para febre e garganta inflamada, é necessário considerar a fórmula de cada produto e as informações presentes na bula 7-12.
Para ajudá-lo, confira os destaques 7-12:
Antes de escolher o medicamento para tratar a febre e a dor na garganta, converse com o médico ou o farmacêutico. Para mais informações, acesse a página oficial da família Benegrip ou visite nossa loja online!
Benegrip. dipirona monoidratada, maleato de clorfeniramina, cafeína. Indicações: tratamento sintomático da gripe e resfriado. MS 1.7817.0092. Benegrip Multi. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: analgésico e antitérmico. Descongestionante nasal em processos de vias aéreas superiores. MS 1.7817.0768. Benegrip Multi Dia. paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal. MS 1.7817.0869. *Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina). **Maior tempo de ação quando comparado à fórmula de 400mg de paracetamol + 4mg de cloridrato de fenilefrina + 4mg de maleato de clorfeniramina. Benegrip Multi Noite. paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de carbinoxamina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre, congestão nasal e coriza. MS 1.7817.0868. *Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina). **Extra poder quando comparado à fórmula de 400mg de paracetamol + 4mg de cloridrato de fenilefrina + 4mg de maleato de clorfeniramina. ***Fórmula mais potente quando comparada à fórmula de 400mg de paracetamol + 4mg de cloridrato de fenilefrina + 4mg de maleato de clorfeniramina. Benegrip Multi Febre e Dor. paracetamol. Indicações: redução da febre e alívio temporário de dores leves a moderadas. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA No 576/2021. Outubro/2025.
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
8. Bula do medicamento Benegrip.
9. Bula do medicamento Benegrip Multi Dia.
10. Bula do medicamento Benegrip Multi Noite.
11. Bula do medicamento Benegrip Multi.
12. Bula do medicamento Benegrip Multi Febre e Dor.
Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal