Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Frutas com vitamina C para gripe: funciona mesmo? Qual é melhor? + 3 receitas

15/10/2021 Frutas com vitamina c para gripe

A vitamina C ganha destaque em muitas receitas caseiras para tratar a gripe, a maioria baseada nos benefícios que ela traz para a imunidade e saúde do organismo. Por isso, consumir frutas com vitamina C para gripe é algo visto com bons olhos pela maioria das pessoas. 

Separamos algumas recomendações de consumo para facilitar a ingestão de frutas com vitamina C na gripe, além de listar as principais fontes desse nutriente. Antes disso, vamos entender melhor como elas podem ajudar na sua recuperação e imunidade a longo prazo. 

Como a gripe age no organismo? 

Primeiramente, é preciso entender como a gripe age no organismo e como o sistema imune atua no combate. Causada pelo vírus da Influenza, os sintomas aparecem de um a quatro dias após o contágio. 

Uma vez instaurada, a gripe não pode ser curada por fatores externos, cabe então ao organismo combater os sintomas e expulsar o vírus invasor.  

Em média, esse processo dura entre sete e dez dias, sendo que a maior intensidade dos efeitos, incluindo a febre, ocorrendo nos primeiros três dias. 

De modo geral, ainda não existem estudos que comprovam que consumir vitamina C acelera a cura da gripe. 

No entanto, sabemos das suas propriedades antioxidantes e estímulo a manutenção da imunidade alta. Em paralelo, temos os benefícios de uma dieta nutritiva e rica em líquidos para garantir a recuperação em casos de Influenza. 

Por que vitamina C é bom para gripe? 

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um nutriente hidrossolúvel obtido exclusivamente por meio da ingestão de alimentos ou suplementos. 

Ao ser absorvida pelo organismo, a vitamina C participa da formação de colágeno. Por conta disso, ela é essencial para a composição de cartilagens, músculos, ossos e vasos sanguíneos.  

Esse fator confere uma capacidade cicatrizante, junto da ação antioxidante que a vitamina C também apresenta. Dessa forma, ela combate a inflamação das mucosas, que poderiam ser uma porta de entrada para o vírus da gripe, se estivessem feridas. 

Especialmente quando associada a prática de exercícios físicos mais intensos, a vitamina C se mostra eficiente na redução dos casos de gripe e resfriados.  

Destacando o resfriado comum, que é uma infecção de menor intensidade, consumir frutas com vitamina C com frequência pode resultar na duração reduzida do quadro. 

Vale lembrar que começar a consumir frutas com vitamina C para a gripe por si só não trará todos esses benefícios. Para aproveitá-los, o recomendado é incluir esses alimentos bons para a gripe na dieta a longo prazo. 

8 frutas com vitamina C para combater a gripe 

8 frutas com vitamina C para combater a gripe

Agora que já sabemos os benefícios do ácido ascórbico para casos de Influenza e resfriados comuns, chegou a hora de destacar quais as frutas com vitamina C para tratar a gripe.  

Vamos listar as opções com maiores concentrações desse nutriente e que, em geral, são mais fáceis de encontrar no Brasil, com preço acessível e boa sazonalidade. Confira: 

1. Laranja 

A laranja é a fruta com vitamina C mais conhecida e associada ao nutriente. No entanto, é importante saber que 100g dessa fruta contém em média 55 mg de vitamina C, o que não é tão alto, comparado a outras opções da nossa lista. 

Ainda assim, é uma alternativa interessante de fruta com vitamina C para gripes, considerando que ao ser consumido o suco de laranja, 100 ml contém 73,3 mg.   

Também pode ser utilizada como ingredientes de chás, mas vale lembrar que o cozimento pode alterar os valores nutricionais. 

2. Acerola 

A acerola é uma fruta tropical muito popular no Brasil. Ela merece destaque entre as frutas com vitamina C, contando que 100 g contém em média 941 mg de ácido ascórbico. Comer o fruto ou tomar o suco de acerola são as maneiras ideais de consumo. 

3. Caju 

Outra fruta com a nossa cara, o 100 g de caju apresenta cerca de 219 mg de vitamina C. Na realidade, o caju é um pseudofruto, sendo que a castanha é a parte que realmente serve de fruto ao cajueiro. 

De qualquer forma, o suco natural de caju é ótimo para garantir a ingestão de vitamina C e prevenir doenças como a gripe. 

4. Mamão papaia 

Rico em fibras, o mamão papaia também apresenta bons níveis de vitamina C. 100 gramas da fruta contém aproximadamente 82 mg de ácido ascórbico. Pode ser consumido in natura ou em batidas para um café da manhã saudável e reforçado. 

5. Goiaba vermelha 

Com 80 mg de vitamina C em cada 100 gramas, a goiaba vermelha também é uma excelente opção para ser consumida tanto in natura ou smoothies.  

6. Limão 

Junto da laranja, o limão também é uma das principais frutas com vitamina C para tratar gripes e resfriados. É um ótimo complemento para temperos, principalmente em saladas, mas também pode ser consumido em sucos naturais. 

Na prática, 100 ml de suco de limão puro tem 79 mg de vitamina C. Caso seja diluído em água, o índice deve diminuir proporcionalmente. 

7. Morango 

Apesar de não ser um alimento disponível o ano todo nem ser tão barato, o morango é uma das melhores frutas com vitamina C para tratar gripes e resfriados, considerando a grande variedade de opções de consumo. Sucos, vitaminas, chás ou em pedaços, vale tudo. 

8. Abacaxi 

Finalizando nossa lista, temos o abacaxi, com 50 mg de vitamina C em cada 100 g. É uma fruta com alta concentração de água, por isso, combina melhor com sucos naturais.  

Outra forma de consumo interessante é a versão de abacaxi com canela, muito interessante para variar o sabor do seu churrasco. 

3 formas de consumir frutas quando estiver gripado 

Conforme prometido, além de destacar as principais frutas com vitamina C para gripe, trouxemos 3 recomendações de consumo. Cada uma delas terá dicas de combinações e variações para escolher de acordo com o seu gosto. 

Sucos fáceis de preparar e tomar 

Para preparar um suco rico em vitamina C para gripe, a recomendação é combinar frutas. Laranja, limão, acerola e morango são opções intercambiáveis. Bata as frutas no liquidificador e acrescenta água aos poucos para chegar na consistência ideal. 

Chás bons para gripe 

Bebidas quentes são mais fáceis de ingerir durante gripes e resfriados, por isso, preparar um chá com frutas para tomar é uma boa forma de lidar com a infecção. Tudo que você precisa são algumas rodelas de laranja ou limão e uma xícara de água.  

Ferva tudo junto por alguns minutos, coe se preferir e adoce com mel para um alívio ainda maior do desconforto.  

Vitamina de frutas para tomar gripado 

Outra opção que permite muita liberdade é o consumo de vitaminas e smoothies. Para isso, selecione as frutas de sua preferência.  

Recomendamos morango, goiaba vermelha e mamão para a base. Bata no liquidificador até virar um purê. Depois adicione iogurte natural ou leite. Se quiser uma dose extra de vitamina C, adicione suco de laranja. Pronto, depois é só tomar.

Referências Consultadas

Brasil. Ministério da Saúde. ANVISA. IN 28 de 26 de julho de 2018. Estabelece as listas de constituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares. Disponível em: <http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/34380639/do1-2018-07-27-instrucao-normativa-in-n-28-de-26-de-julho-de-2018-34380550>. Acesso em: outubro/2021.

Benegrip [Internet]. Benegrip Imuno Complex. Disponível em<https://www.benegrip.com.br/benegrip-imuno-complex>. Acesso em outubro/2021.

Bucher A, White N. Vitamin C in the Prevention and Treatment of the Common Cold. Am J Lifestyle Med. 2016 Feb 9;10(3):181-183.

Hemilä, H. Vitamin C and the common cold. British Journal of Nutrition. 1992; 67(1), 3-16.

National Institutes of Health. Vitamin C – Fact Sheet for Health Professionals. Disponível em <https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminC-HealthProfessional/>. Acesso em outubro/2021.

World Health Organization. Influenza (Seasonal). 6 de novembro de 2018. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal)>. Acesso em outubro/2021.

IQVIA. PMB. Agosto, 2021. Mapeamento do mercado de vitaminas.

Chegou Benegrip Imuno!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy. Em fundo verde, com o texto escrito

Mais nova linha de Benegrip, agora de suplementos de vitaminas e minerais escolhidos para fortalecer* seu sistema imunológico e reforçar** sua energia.

Benegrip Imuno Complex: O primeiro em cápsulas gelatinosas***, possui uma fórmula exclusiva*** que irá auxiliar na prevenção* e fortalecer* o seu sistema imunológico. Saiba mais!

Benegrip Imuno Energy: Comprimidos efervescentes com um complexo exclusivo*** de vitaminas e minerais escolhidos que irão contribuir com sua energia** e auxiliar no sistema imune. Saiba mais!

Benegrip Imuno Complex e Benegrip Imuno Energy são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010. *Referente ao Benegrip Imuno Complex que contém vitamina D, C, A e Zinco que auxiliam no funcionamento do sistema imune. **Referente ao Benegrip Imuno Energy que contém vitamina C e Zinco que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente. ***IQVIA. PMB. Agosto, 2021. Mapeamento do mercado de vitaminas.