O nosso website utiliza cookies para lhe identificar e aprimorar a sua experiência de navegação.
Alguns cookies são necessários, outros são utilitários, analíticos ou de marketing. Ao continuar navegando, você concorda com os termos da nossa Política de Cookies.

Logo Benegrip

Como fortalecer o sistema imunológico? Veja 4 dicas para incluir na sua rotina!

19/03/2021 como fortalecer o sistema imunológico

Ter um sistema imunológico forte é a maneira mais eficiente de evitar doenças, como gripes e resfriados, ou mesmo ter uma recuperação mais rápida caso fique doente. Mas você sabe como fortalecer o sistema imunológico?

Um organismo saudável, com a imunidade alta, não garante que se viva livre de doenças, pessoas saudáveis também ficam doentes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e asma, também podem levar uma vida saudável.

Ainda assim, a incidência de doenças pode diminuir, os efeitos causados por doenças crônicas podem ser aliviados e a recuperação no caso de ficar doente é mais tranquila. E como deixar a imunidade alta?

É isso que vamos mostrar para você, diferentes maneiras de fortalecer o sistema imunológico através de uma alimentação balanceada, exercícios físicos, hábitos saudáveis e mudanças simples na sua rotina. Confira!

O que é o sistema imunológico?

O sistema imunológico é formado por órgãos, tecidos e células do organismo, que detectam a presença de invasores como vírus, bactérias e outros agentes externos, e combatem as doenças causadas por eles.

Por meio da produção de anticorpos, o sistema imune oferece a resposta adequada para evitar o desenvolvimento de doenças. De modo geral, a forma certa de como fortalecer o sistema imunológico é adotar hábitos saudáveis e manter a vacinação em dia, já que a única maneira de produzir anticorpos naturalmente é com a exposição aos patógenos.

Por fim, o sistema imunológico age através dos leucócitos, células presentes na corrente sanguínea e conhecidas popularmente como glóbulos brancos. Existem diversos subgrupos, mas todas compõem a defesa do organismo contra doenças.

Como saber se minha imunidade está alta ou baixa?

Quando paramos para pensar na importância da imunidade, sobretudo em momentos como a pandemia da covid-19, eventualmente nos perguntamos sobre como saber se a imunidade está baixa ou alta. Para isso, além de fazer uma visita e um check up com seu médico, é indicado ficar atento aos sinais:

Sintomas de Imunidade baixa      

  • Infecções constantes;
  • Cansaço e desânimo;
  • Enxaqueca frequente;
  • Náuseas, vômitos e diarréia;
  • Febres frequentes.

Sinais de Imunidade alta

  • Maior disposição;
  • Sono tranquilo;
  • Produtividade alta;
  • Baixa ocorrência de sintomas.

4 dicas de como fortalecer o sistema imunológico

Para mostrar como fortalecer o sistema imunológico a partir de mudanças na sua rotina, reunimos as nossas dicas em 4 categorias.

Começaremos com mudanças na alimentação, afinal de contas é assim que conseguimos nutrientes e vitaminas para ajudar na imunidade, depois vamos mostrar os benefícios de sair do sedentarismo e praticar atividades físicas.

Para finalizar, vamos falar sobre hábitos saudáveis que precisam fazer parte da sua rotina e também sobre a importância da hidratação para fortalecer a imunidade. Confira:

1. Alimentação rica em nutrientes e vitaminas

Uma alimentação balanceada é importantíssima para um sistema imunológico forte. Através dela, conseguimos os nutrientes que o corpo precisa para se manter saudável e auxiliar no combate à doenças.

Veja os principais nutrientes e em quais alimentos são encontrados, estes que devem fazer parte da sua dieta para fortalecer a imunidade:

  • Frutas cítricas: laranja, kiwi e limão são alimentos ricos em vitamina C, que funciona como antioxidante e reforça a imunidade;
  • Vegetais escuros: o ácido fólico, presente em vegetais verde escuro, como couve, brócolis e espinafre, estimula a formação dos glóbulos brancos;
  • Carnes, oleaginosas e leguminosas: carnes, cereais, castanhas e leguminosas, como o feijão e a lentilha, são ricos em zinco e auxiliam o sistema imune a combater doenças como gripes e resfriados. As oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas apresentam zinco e vitamina E, que combate o enfraquecimento do sistema imunológico, principalmente em idosos;
  • Tomate: o licopeno, presente no tomate por exemplo, é um nutriente que combate a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células;
  • Salmão e azeite de oliva: encontrado em alimentos como salmão e azeite de oliva, o ômega 3 diminui o risco de inflamações nas artérias;
  • Gengibre: auxilia no tratamento de inflamações de garganta por ser rico em vitaminas C e B6, além de contar com ação bactericida;
  • Pimenta: alimento rico em betacaroteno, que é usado pelo corpo para gerar vitamina A, além de apresentar seis vezes mais vitamina C que a laranja;
  • Alho: o alho é um anti-inflamatório natural, rico em vitaminas A, C e E, além de reforçar a imunidade, ele também auxilia a aliviar sintomas como garganta inflamada e tosse.

Além de incluir esses alimentos na sua dieta, evite comidas industrializadas e gordurosas, principalmente em excesso.

2. Prática de exercícios físicos

Sair do sedentarismo e praticar exercícios físicos, mesmo que moderados como a corrida e caminhada, é uma forma muito interessante de como fortalecer o sistema imunológico. Praticar ao menos 30 minutos de atividade física reduz o estresse, estimula a produção de anticorpos e ainda libera endorfina no cérebro, que aumenta a sensação de alegria e bem-estar.

Atualmente, existem muitos tipos de treino que podem ser feitos mesmo em casa, como treinos funcionais, Yoga e similares.

3. Rotina de hábitos saudáveis

É muito importante adotar hábitos saudáveis para fortalecer o sistema imunológico. Nesse quesito, recomendamos incluir na sua rotina:

  • Banho de sol: tomar sol por pelo menos 15 minutos estimula a produção de vitamina D no organismo, prefira o banho de sol em horários antes das 10 horas da manhã ou depois das 16 horas;
  • Tenha uma boa noite de sono: o sono é essencial para descansar o corpo e evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. Além disso, ele ajuda a controlar o estresse e ansiedade;
  • Evite cigarro: fumar faz mal e é um péssimo hábito, que prejudica muito a imunidade.

4. Hidratação constante

Ingerir líquidos é essencial para manter o organismo livre de impurezas e com o sistema imunológico forte. Além de consumir sucos e chás, é recomendado beber pelo menos 2 litros de água por dia.

É gripe? Benegrip cuida de toda a família!

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe, Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

  • Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip.
  • Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o Nariz Entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!
  • Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar

REFERÊNCIAS CONSULTADAS:

*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21.

Bula dos produtos Benegrip, Benegrip Multi, Benegrip Multi Dia e Benegrip Multi Noite.

Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS Brasil. Boletim Informativo : SVS – Influenza (Gripe) – Semana Epidemiológica (SE) 32. Disponível em <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=2970:boletim-informativo-svs-influenza-gripe-semana-epidemiologica-se-32&Itemid=463>. Acesso em dezembro/2020.

World Health Organization. Influenza (Seasonal). 6 de novembro de 2018. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal)>. Acesso em dezembro/2020.

Josling P. Preventing the common cold with a garlic supplement: a double-blind, placebo-controlled survey. Adv Ther. 2001; 18(4):189-93.

posts relacionados

Benegrip tem uma linha completa
para cuidar de você e de sua família!

Tradição dos
dois comprimidos

dias ativos e noites
bem dormidas

Antigripal líquido
a partir de 2 anos