Benefícios da vitamina C: onde encontrar + para que serve

19/03/2021 benefícios da vitamina c

A vitamina C é uma ótima aliada da saúde e sempre é lembrada quando se fala sobre maneiras de prevenir gripes e resfriados. Para falar a verdade, os benefícios da vitamina C vão muito além de reforçar o sistema imunológico, o que por si só é um grande ponto positivo.

Trata-se de uma vitamina essencial para o organismo, participando da formação de diversos tecidos em nosso corpo. Dessa forma, a vitamina C é muito importante e atua diretamente na resposta do corpo à doenças, ou seja, promovendo a cura e recuperação da saúde.

Por toda essa relevância para a saúde das pessoas, vamos listar aqui os principais benefícios da vitamina C, onde encontrar, qual a dosagem ideal e como ela age em prol da nossa saúde. Confira!

O que é vitamina C?

Descoberta em 1932 pelo bioquímico Albert Szent-Gyöygyi, a vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel. Ela não é sintetizada pelo corpo humano, ou seja, obtida apenas através da ingestão de alimentos e suplementos.

Para que serve a vitamina C?

A vitamina C faz parte da formação de tecidos no corpo humano, como vasos sanguíneos, cartilagens, músculos e até mesmo nos ossos, pois está presente no colágeno. Além disso, ela fortalece o sistema imunológico e tem ação antioxidante, protegendo as células contra os efeitos de radicais livres, poluição e diversas doenças.

Quando os níveis de vitamina C no corpo estão baixos, vários problemas podem ocorrer. Entre os mais comuns, a deficiência de vitamina C pode provocar:

  • Anemia;
  • Sangramento nas gengivas;
  • Má cicatrização;
  • Cansaço;
  • Baixa imunidade;
  • Estresse e mau humor.

7 benefícios da vitamina C

A vitamina C traz muitos benefícios para o corpo humano, muitos estudos comprovam essas vantagens e outros continuam sendo feitos, para compreender totalmente como ela atua no organismo. Vamos listar agora os benefícios da vitamina C para a saúde, pele e até mesmo para o nosso humor. Veja:

1. Reforça a imunidade

Já falamos anteriormente sobre como a vitamina C reforça o sistema imunológico. Ela aumenta a produção de leucócitos, os conhecidos glóbulos brancos, que atuam como a defesa do organismo contra agentes externos e estranhos ao corpo, como vírus e bactérias.

Além disso, ela aumenta os níveis de anticorpos, quando o organismo desenvolve os anticorpos para combater uma gripe ou um resfriado.

2. Combate o envelhecimento da pele

Os benefícios da vitamina C para a pele são muitos, proporcionados principalmente pela ação antioxidante que combate os radicais livres. Dessa forma, a vitamina C evita o envelhecimento precoce, marcado pelo aparecimento de linhas de expressão, principalmente no rosto.

Vitamina C estimula a produção de colágeno, dessa forma, além de combater o aparecimento de rugas, ela também recupera a elasticidade e rejuvenesce a pele.

3. Evita a anemia e melhora absorção de ferro

Muitas pessoas sofrem com a falta de ferro no organismo e acabam com uma anemia, mesmo que moderada. No entanto, apenas consumir alimentos ricos em ferro, como brócolis, couve e beterraba, não basta.

Para facilitar a absorção de ferro de origem vegetal, a vitamina C é muito eficiente. Portanto, na próxima vez que preparar uma receita caseira para combater anemias, um pouco de suco de limão é um ingrediente indispensável.

4. Fortalece os ossos

O benefício da vitamina C para os ossos também ocorre pela produção de colágeno. O colágeno é uma proteína que compõe a resistência dos ossos, tendões e vasos sanguíneos. Portanto, uma dieta rica em vitamina C faz muito bem para os ossos, tal como o cálcio.

5. Evita problemas na visão

Assim como a ação da vitamina E, zinco e dos betacarotenos ajudam na saúde dos olhos, a vitamina C também contribui para prevenir problemas de visão que acontecem com a idade. Ela combate a degeneração da retina e diminui o risco de catarata.

6. Combate o estresse

A vitamina C também está ligada no combate ao estresse. Estudos recentes mostram que ela pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol em atletas que suplementam a vitamina. Além disso, estudos em animais mostram uma diminuição direta no estresse.

7. Ajuda no bom humor

A vitamina C contribui para produção de diversos neurotransmissores reguladores do humor, como serotonina e dopamina, melhorando o nosso humor e dando mais energia para o dia a dia.

Onde encontrar Vitamina C e quantidade recomendada

Agora que você já sabe os benefícios da vitamina C, vamos falar sobre onde encontrá-la e qual a quantidade ideal para consumi-la.

Para um homem adulto, a quantidade diária recomendada é 90 miligramas, já mulheres adultas devem consumir pelo menos 75 miligramas por dia. No entanto, também há um limite máximo, de 2.000 miligramas.

Entre as reações do excesso de vitamina C, podem ocorrer diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça e insônia. Principalmente para quem considera tomar suplementos de vitamina C, procurar um médico antes de iniciar a suplementação e definir a dosagem adequada é essencial.

Quanto aos alimentos ricos em vitamina C, podemos citar:

  • Laranja;
  • Acerola;
  • Brócolis;
  • Morango;
  • Kiwi;
  • Couve;
  • Goiaba;
  • Manga;
  • Caju;
  • Abacaxi.

Por que a vitamina C é boa contra a gripe?

A ligação entre vitamina C e o combate à gripes e resfriados é muito popular, mas vamos entender como isso ocorre. Os benefícios da vitamina C contra a gripe estão baseados na sua ação antioxidante e na recuperação dos tecidos, ou seja, ajuda o tecido infectado a ser curado.

Em primeiro lugar, na prevenção à gripes e resfriados a vitamina C reforça o sistema imunológico. Em bons níveis, ela fornece os nutrientes que o organismo precisa para se manter saudável e evitar que o corpo sofra com a baixa imunidade, estando mais suscetível a uma infecção viral como a gripe.

Durante um resfriado ou mesmo uma gripe, estudos mostraram que bons níveis de vitamina C no organismo evitam sintomas muito fortes e também promovem uma recuperação mais rápida.

Referências consultadas

*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21.

Bula dos produtos Benegrip, Benegrip Multi, Benegrip Multi Dia e Benegrip Multi Noite.

posts relacionados