Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Tudo que você precisa saber sobre xarope antigripal: o que é, como age e indicações

19/03/2021 xarope-antigripal

Quando falamos sobre xarope no combate aos sintomas da gripe, a maioria das pessoas faz a ligação direta com os expectorantes, que são direcionados a aliviar os incômodos causados pela tosse. Porém, já existem tratamentos para gripes e resfriados que contam com o antigripal líquido, também chamado de xarope antigripal.

A ação do xarope antigripal é mais ampla que a oferecida pelos expectorantes. Ele não trata apenas a causa da tosse, mas também é capaz de controlar a febre e a dor no corpo, sintomas clássicos de gripes e resfriados.

De modo geral, a apresentação do xarope antigripal é muito indicada para o tratamento da gripe em crianças, que são mais abertas a esse tipo de medicamento. Além disso, como também podem ser usados seguramente por adultos, pessoas com dificuldade de deglutir comprimidos têm a oportunidade de optar por esse tipo de tratamento.

Ao longo desse artigo, vamos explicar detalhadamente o que é o xarope antigripal, para que serve e os principais cuidados ao fazer uso desse tipo de medicamento para auxiliar no tratamento das gripes e resfriados. Confira!

O que é xarope antigripal?

De modo geral, pode-se dizer que o xarope antigripal é um medicamento em apresentação líquida, voltado para combater os sintomas de gripes e resfriados, gerando alívio ao paciente enquanto o sistema imunológico faz a sua parte para curar a infecção viral.

Os sintomas clássicos da gripe são:

  • Febre acima de 38 °C;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Fadiga;
  • Nariz escorrendo;
  • Garganta inflamada.

Para que serve o xarope antigripal?

O xarope antigripal é indicado para tratar os sintomas das gripes e resfriados, por contar com ação antitérmica e analgésica. Assim como os comprimidos tradicionais, ele irá atuar no alívio dos sintomas citados para não sobrecarregar o organismo.

A ação antitérmica, também chamada de antipirética, busca controlar a febre alta. De todo modo, a febre ocorre como reação do organismo à infecção, com o propósito de desacelerar o seu avanço. No entanto, febre alta, acima de 38 °C, por períodos prolongados causa muito desconforto e pode desencadear outros problemas de saúde, é importante ficar atento e procurar um médico caso ela se mantenha.

Como analgésico, o xarope antigripal busca tratar dores intensas ou moderadas, diminuindo o desconforto sentido pelo paciente e facilitando o repouso, essencial para a recuperação em caso de gripes ou resfriados.

Por fim, o xarope antigripal também serve para aliviar a congestão nasal, limpando as vias aéreas superiores e proporcionando maior conforto, principalmente para o paciente desfrutar de uma boa noite de sono.

Como ele age no organismo?

A ação do antigripal no organismo, seja ele em xarope ou comprimido, tem base nos componentes da sua fórmula.

Por exemplo, o paracetamol é antitérmico e analgésico, isto é, ele irá inibir a produção da enzima prostaglandinaendoperóxido sintase, responsável pela alta temperatura corporal. Além disso, ele diminui a ação das células nervosas responsáveis por captar e transmitir a sensação da dor, aliviando esse sintoma no paciente.

No caso de ativos como o maleato de carbinoxamina, o resultado é a ação anti-histamínica, ou seja, diminuição do quadro alérgico, principalmente congestão nasal e coriza.

Aliando esses componentes ao cloridrato de fenilefrina, se obtém uma ação estimulante, analgésica e antitérmica, diminuindo os sintomas e dando mais disposição ao paciente.

Quem pode tomar?

Antes de tomar qualquer remédio, é importante conferir se o mesmo é indicado para o paciente. Verifique a bula para contraindicações e faixa etária recomendada para uso do medicamento. No caso do xarope antigripal, assim como medicamentos similares, pacientes cardíacos, hepáticos, asmáticos, hipertensos e diabéticos devem buscar orientação médica.

Crianças aceitam melhor o tratamento com xarope antigripal

Para crianças, é interessante optar por esse tipo de tratamento pela facilidade que elas apresentam para aceitar o tratamento. Como eles são direcionados a pacientes infantis, o sabor adocicado é um grande atrativo e isso livra a dificuldade de ter de engolir o comprimido.

Este medicamento pode ser indicado para tratar a gripe infantil a partir dos 2 anos de idade. Para bebês até 2 anos, gestantes e lactantes, não é recomendado a administração do medicamento, exceto em casos acompanhados por um médico.

Pessoas com dificuldade de deglutição

Algumas pessoas, por desconforto ou mesmo questões médicas, apresentam certa dificuldade de deglutição para comprimidos ou cápsulas, ou seja, não conseguem engolir facilmente. Nesse caso, o xarope antigripal funciona como uma excelente alternativa para superar tal obstáculo e ter acesso a um tratamento completo contra a gripe.

Diferença entre xarope antigripal e xarope expectorante

Como falamos anteriormente, o xarope antigripal tem uma ação ampla no combate aos sintomas da gripe, aliviando o congestionamento nasal, dores de cabeça e no corpo, além de controlar a temperatura corporal em caso de febre alta.

Dessa forma, a principal diferença entre xarope antigripal e outros xaropes, como expectorantes, é que esses últimos têm ação mais direcionada ao alívio da tosse, sem atuar contra os outros sintomas das gripes e resfriados.

Vale lembrar ainda que existem diversas causas para a tosse e cada uma delas é tratada com um medicamento adequado. Portanto, antes de tomar um xarope expectorante, busque atendimento médico para diagnosticar corretamente a causa da tosse e encontrar o tratamento adequado.

Quando devo procurar um médico em casos de gripes e resfriados

Gripes e resfriados são doenças comuns, mas que merecem cuidados para não gerar complicações mais graves. Gripes podem se desenvolver para uma infecção mais forte, como pneumonia. No mundo, ocorrem aproximadamente de 3 a 5 milhões de casos graves todo ano.

Já o resfriado não costuma ter um significado clínico muito grande. Ainda assim, podem ocorrer outras inflamações em decorrência dele, como otite ou bronquite.

Por isso, é importante ficar atento ao quadro e tratar os sintomas adequadamente. Caso tenha dúvidas sobre o tratamento adequado ou tenha outros problemas de saúde, o mais indicado é procurar atendimento médico.

O mesmo vale para sintomas persistentes de gripes e resfriados, que não diminuem depois de 3 dias. Além de dar um diagnóstico mais preciso, pode ser necessário ajustar a dosagem ou a medicação administrada.

As crianças estão gripadas? Tem Benegrip Multi!

Benegrip Multi é um antigripal líquido desenvolvido especialmente para as crianças!

Em sabor frutas vermelhas, sua formulação combina a ação de três ativos que ajudam a combater os

principais sintomas de gripes e resfriados que atingem as crianças.

Paracetamol: alívio das dores e febre

Fenilefrina: descongestionante nasal

Carbinoxamina: antialérgico que ajuda a aliviar a coriza

Benegrip Multi pode ser usado em crianças a partir de 2 anos. Clique aqui e saiba mais!

Conheça melhor Benegrip Multi

REFERÊNCIAS CONSULTADAS:

Bula do produto Benegrip Multi

Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS Brasil. Boletim Informativo : SVS – Influenza (Gripe) – Semana Epidemiológica (SE) 32. Disponível em <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=2970:boletim-informativo-svs-influenza-gripe-semana-epidemiologica-se-32&Itemid=463>. Acesso em dezembro/2020.

World Health Organization. Influenza (Seasonal). 6 de novembro de 2018. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal)>. Acesso em dezembro/2020.

Ghorayeb N, Fiss E, Brandão D. Avaliação clínica da eficácia e segurança do uso da associação de dipirona sódica, cafeína e maleato de clorfeniramina comparados à associação de paracetamol, cloridrato de fenilefrina e maleato de carbinoxamina no tratamento sintomático de gripe e resfriado. Rev. Bras. Med. 2006; 3(5): 219-223.

posts relacionados