febre-e-dores-no-corpo-aparecem-de-forma-subita-em-quadros-de-gripe

Quando surgem repentinamente, febre e dores no corpo podem causar bastante preocupação e mal-estar, principalmente quando afetam as crianças. De modo geral, esses são sintomas comuns de gripes e resfriados, entre outras doenças.

Para facilitar o cuidado e mostrar como melhorar a febre e dor no corpo, montamos um guia prático do assunto, com as principais causas e tratamentos indicados. Continue lendo e saiba mais!

O que podem ser febre e dores no corpo?

Conforme mencionado, febre e dores no corpo podem ter início súbito, o que é bastante comum em viroses respiratórias, como gripes e resfriados. Embora não seja comum notar aumento da temperatura pelo resfriado comum em adultos, as crianças são mais sensíveis e podem apresentar esse sintoma.

Assim, uma vez que os vírus invadem o organismo, eles infectam as células do sistema respiratório, especialmente nariz, garganta e seios da face.

Como o vírus é um organismo biológico com grande capacidade de replicação, ele aproveita a estrutura dessa célula sadia, chamada de hospedeira, para se multiplicar. É aí que o organismo reage, por meio dos sintomas da gripe, com o objetivo de combater a doença.

O período de incubação do vírus é curto, em torno de dois a quatro dias, mas a taxa de contaminação da doença é extremamente alta e pode durar de um a dois dias antes do início dos sintomas e sete dias após o começo dos sintomas.

Quando o organismo é invadido pela família do vírus influenza, o primeiro sintoma que costuma aparecer é a febre alta (acima de 38ºC). Em seguida, surgem dores no corpo, de garganta e de cabeça, mal-estar, coriza e tosse seca.

Se a defesa do organismo infectado não estiver fortalecida, é relativamente comum a proliferação bacteriana nas mucosas danificadas pela infecção viral, podendo evoluir para outras complicações, como pneumonia, sinusite, faringite, otite ou bronquite.

Como a gripe e o resfriado não são combatidos com medicação, é recomendado usar analgésicos e antitérmicos, como Benegrip, no alívio dos sintomas.

Como gripes e resfriados são transmitidos?

Apesar de os vírus causadores da gripe e do resfriado serem diferentes, a forma de contágio das duas doenças acontece da mesma forma: de pessoa para pessoa. Mas, atenção! A gripe também pode ser transmitida pelas mãos por meio de contato com objetos contaminados e compartilhados, como maçanetas, corrimão, telefones ou teclados de computador.

Você sabia que o vírus sobrevive nestas superfícies por até oito horas?

Sendo assim, quando estamos doentes, é extremamente importante proteger a boca e o nariz ao respirar, falar, tossir ou espirrar, evitar o compartilhamento de objetos pessoais, fugir de ambientes fechados e sem ventilação, e lavar as mãos com mais frequência do que o habitual.

Se nenhuma dessas atitudes for colocada em prática, as gotículas emitidas pelas pessoas infectadas podem ser inaladas por alguém que não esteja doente.

O que é bom para febre e dores no corpo?

De modo geral, para melhorar a febre e dores no corpo, é indicado usar medicamentos com ação antitérmica e analgésica.

Os antitérmicos, também chamados de antipiréticos, agem para abaixar o limiar térmico do organismo e facilitar a dispersão de calor, reduzindo a temperatura corporal, mesmo que temporariamente. Os analgésicos aliviam a sensação de dor, evitando que esses sinais sejam transmitidos ao sistema nervoso.

Para gripes e resfriados, esses ativos são combinados nos medicamentos antigripais, que também podem incluir ação antialérgica ou descongestionante, para aliviar demais sintomas do quadro, como a coriza e congestão nasal.

Crianças podem sofrer mais com febre e dores no corpo

As crianças têm um sistema imunológico mais sensível, que ainda está sendo desenvolvido. Por isso são mais suscetíveis a gripes e resfriados, além de apresentarem sintomas mais fortes que adultos, incluindo febre e dores no corpo.

Dessa forma, o tratamento deve contar com antigripais seguros para o uso pediátrico. Nesse caso, podemos citar dois medicamentos de Benegrip:

  • Benegrip Multi: antigripal líquido, com paracetamol, indicado para crianças a partir de dois anos de idade, para aliviar dor, febre e coriza. Para facilitar o tratamento, possui sabor de frutas vermelhas e copo dosador;
  • Benegrip Multi Febre e Dor: nova versão em gotas, com ação rápida e sabor de frutas, sua fórmula é a base de paracetamol e pode ser administrado também para crianças pequenas, conforme orientação médica e em doses adequadas ao peso e idade.

Viu só, agora você já sabe o que pode causar e o que é bom para febre e dores no corpo. Esses sintomas são comuns para muitas doenças, então é muito importante obter um diagnóstico com seu médico e ficar atento às informações na bula dos remédios.

Assim, você pode cuidar dos sintomas e diminuir o desconforto causado por eles, principalmente em crianças. Esperamos que tenha tirado suas dúvidas e gostado do post. Nos vemos na próxima!

Imagem ilustrativa com embalagens de todos os produtos Benegrip

Encontre o Benegrip ideal para você

Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais