Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Descubra o que é bom para coriza e livre-se do nariz escorrendo!

21/12/2021 o que é coriza - Benegrip

Ficar com o nariz escorrendo é uma sensação bastante incômoda, que serve como sintoma de inflamações das fossas nasais, causadas por alergias, rinite, gripes e outras doenças. Apesar de ser um sintoma leve, é interessante saber o que é bom para a coriza, a fim de recuperar seu conforto e bem-estar. 

Pensando nisso, vamos explicar o que é a coriza, quais as possíveis causas e como podemos chegar a um diagnóstico preciso com base nesse sintoma. Depois, traremos algumas soluções que podem colocar um fim a esse problema. Continue lendo! 

O que é coriza? 

Precisamos entender que a coriza é um sintoma claro de inflamação nas vias nasais. Independentemente do motivo, ocorre um aumento na presença de muco da região, que passa a escorrer ou entupir o nariz, além de provocar espirros e irritações. 

Nesse quadro, as fossas nasais ficam mais sensíveis, vulneráveis à presença de vírus, bactérias, partículas de poeira, mofo e alérgenos em geral, que podem piorar a situação. 

Embora o tratamento para coriza seja relativamente simples, como veremos mais a frente, é recomendado agir o quanto antes, principalmente para evitar possíveis complicações, como desenvolver sinusite, bronquite ou, em casos mais graves, uma pneumonia. 

Principais causas para coriza 

Muitas doenças podem provocar a coriza. Veja a seguir algumas situações que podem provocar o excesso de corrimento nasal. 

1. Infecções virais e bacterianas 

De modo geral, infecções como gripes e resfriados estão entre as causas mais comuns do nariz escorrendo.  

Como os seus patógenos afetam o sistema respiratório e têm como ponto de entrada principal as vias nasais, eles interrompem o funcionamento das células na região e iniciam o processo inflamatório. 

2. Rinite alérgica 

Pessoas sensíveis a poeira, pólen e outras partículas aerossóis podem sofrer com a rinite alérgica, uma inflamação da mucosa interna das narinas. Como resultado, temos a congestão, coceira, espirros e a coriza. 

3. Sinusite 

No caso de infecções como gripes e resfriados, elas podem atingir os seios da face, causando a sinusite, que também está ligada à presença da coriza entre os sintomas do paciente. 

Coriza pode ser sintoma de Covid-19? 

Infelizmente, a coriza também pode ser causada pela Covid-19, o que facilita a confusão entre a doença e outras infecções, como gripes e resfriados. Os primeiros dados também apontam que a variante Delta pode causar entupimento ou escorrimento nasal em excesso. 

No geral, para saber se a coriza está relacionada com a Covid-19, a melhor maneira é fazer exames como o PCR. Fique atento também aos demais sintomas e se teve contato com alguém que pudesse estar contaminado recentemente. 

Quando a coriza é sinal de alerta? 

O risco inerente à coriza é baixo na maioria dos casos, mas existem situações que podem elevar o nível de alerta e demandar cuidados adicionais. 

Primeiramente, se houver suspeita de Covid-19, é muito importante fazer o teste e se isolar, para evitar a transmissão para as pessoas ao seu redor. 

Também é essencial observar a secreção nasal. Em geral, ela costuma apresentar uma coloração amarelada ou transparente. No entanto, se houver a presença de sangue, é indicado procurar atendimento médico. 

Por fim, se o paciente também apresentar obstrução nasal, dor na face e coriza em apenas um dos lados do rosto, isso pode indicar corpo estranho, sendo importante ir ao pronto-atendimento para sua retirada. 

O que é bom para coriza? 

Agora que sabemos o que pode provocá-la, chegou a hora de saber o que é bom para coriza. Com certeza você tem alguma receita caseira para isso, mas aqui vamos listar algumas medidas que têm eficácia comprovada e recomendação médica. 

Medicamentos 

Para fazer a coriza parar, medicamentos com ação anti-histamínica (antialérgicos) são uma opção muito indicada. Eles podem ser administrados via oral, como comprimidos ou xaropes.  

A histamina é uma substância liberada no organismo quando ele é exposto a algum alérgeno. Ela provoca a dilatação dos vasos sanguíneos e pode causar inflamações locais.  

Logo, antialérgicos bloqueiam as ligações da histamina e evitam que a reação inicie e provoque coriza, entupimento das narinas e espirros. 

Inalação 

Já que a presença de poeira no ambiente pode dar início ao corrimento nasal, fazer a limpeza das vias aéreas pode tratar o sintoma. A inalação pode ser feita com o nebulizador ou com o uso de vapores.  

Esse processo umidifica as narinas e é muito bom para a coriza. Também pode ser utilizado para nebulização de corticoides, medicamentos comuns para tratar reações alérgicas. 

Solução nasal 

Sprays nasais com solução descongestionante podem facilitar a desobstrução e interromper o corrimento. No entanto, deve-se ter cuidado para não exagerar.  

Uso contínuo de spray nasal por períodos superiores a três dias pode provocar um efeito rebote, em que o sintoma retorna com maior intensidade depois de uma breve interrupção. 

Coriza e nariz entupido 

Tudo que é bom para acabar com a coriza também serve para combater a congestão nasal. De fato, é muito comum que esses dois sintomas estejam interligados. O excesso de corrimento nas narinas pode se acumular e obstruir as vias aéreas. 

Fique atento aos sinais que o seu corpo manifestar e procure um tratamento adequado para coriza e nariz entupido, seguindo principalmente as recomendações do seu médico. 

Referências Consultadas

Prefeitura de Belo Horizonte. Protocolo da Rinite Alérgica. Disponível em <https://ftp.medicina.ufmg.br/ped/Arquivos/2015/ProtocoloRiniteAlergica_13022015.pdf> Acesso em setembro/2021.

IFF/Fiocruz. Informativo Covid-19 Novo Coronavírus. Disponível em <http://www.iff.fiocruz.br/pdf/informativos_coronavirus_ok.pdf>. Acesso em setembro/2021.

Farzam K, Sabir S, O’Rourke MC. Antihistamines. [Updated 2021 Jul 18]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan-. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK538188/>. Acesso em setembro/2021.

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21. **Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)