mulher com blusa verde e cachecol olha para cima com a mão no nariz

Quem nunca ficou com o nariz escorrendo o dia todo por causa de uma gripe ou resfriado? A secreção parece inofensiva, mas pode incomodar bastante, já que dificulta a respiração, irrita as narinas com o uso constante de lenços e, muitas vezes, vem acompanhada de espirros e dor de cabeça. Nessas situações, é comum surgir a dúvida sobre qual remédio para coriza pode realmente ajudar 3,4.

Embora o corrimento nasal seja uma reação natural do corpo a vírus e agentes irritantes, é possível amenizar o desconforto com alguns cuidados e medicamentos específicos 3,4.

A seguir, você vai entender melhor por que a coriza acontece, como o organismo lida com esse sintoma e quais são as opções mais indicadas para tratá-lo de forma segura e eficaz. Aproveite a leitura!

Resumo

  • A coriza é uma resposta natural do corpo a infecções ou agentes irritantes e pode indicar o início de uma condição respiratória 3,4.
  • Infecções virais ou bacterianas, inflamações nas vias aéreas, rinite e reações alérgicas estão entre as principais causas da coriza 3,4.
  • Lavagem nasal, inalação de vapor, hidratação e manter o ambiente limpo e úmido são medidas que ajudam a aliviar o sintoma 3,4.
  • Usar um remédio para coriza ajuda a reduzir a secreção nasal, aliviar a congestão e melhorar o conforto respiratório em casos de gripe, resfriado, rinite ou sinusite 3,4.
  • O Benedesc Plus é um xarope com ação antialérgica e descongestionante, que começa a agir em cerca de 20 minutos 5.

Conteúdo relacionado

O que é a coriza?

A coriza, também chamada de rinorreia, surge quando a mucosa nasal inflama por causa de uma infecção nas vias respiratórias superiores. Nessas situações, o corpo intensifica a produção de muco como uma forma de defesa, e essa secreção, mais espessa e abundante, começa a escorrer pelo nariz 3,4.

Além do incômodo constante de sentir o nariz escorrer, a região costuma ficar inchada, sensível e irritada, o que provoca espirros frequentes, coceira e até dor local. Embora pareça um sintoma simples, pode indicar o início de gripes, resfriados, sinusites ou até reações alérgicas 3,4.

Ao longo deste artigo, você vai entender melhor o que causa esse desconforto e conferir diferentes opções de remédio para coriza, além de dicas práticas para aliviar os sintomas no dia a dia.

Por que temos coriza?

O muco nasal é produzido o tempo todo pelo organismo, com o intuito de manter a membrana no interior das narinas bem úmida e protegida, além de facilitar a remoção de sujeira e qualquer corpo estranho que possa ser inalado pela respiração.

Assim, o problema acontece quando ficamos doentes e essa secreção fica mais espessa, volumosa e difícil de ser absorvida como de costume. Então, por que temos a coriza?

Apesar de todo esse incômodo, essa é uma importante medida do sistema imune para combater uma doença infecciosa e o microrganismo que estiver atacando o organismo.

Da mesma forma que em condições normais, a coriza serve para capturar vírus, bactérias ou outro invasor, impedindo que ele use o nosso corpo para se propagar. Para isso, ela precisa ficar mais pegajosa.

Por ficar escorrendo, a melhor alternativa é assoar o nariz e garantir que toda essa secreção e patógenos não continuem prejudicando a nossa saúde.

Também vale notar que alguns vírus e bactérias precisam de anticorpos específicos para serem neutralizados. É válido destacar também que essas células de defesa são transportadas ao local inflamado pela circulação sanguínea e por meio da secreção nasal.

Quais as 4 principais causas para o nariz escorrendo?

A coriza é um sintoma muito comum em diversos quadros que afetam o sistema respiratório e surge como uma resposta natural do organismo para expulsar microrganismos e outros agentes. Entre as principais causas, estão 3,4:

  1. Infecções respiratórias virais ou bacterianas: a gripe, o resfriado comum e até mesmo a pneumonia podem causar coriza. Nesses casos, o corpo produz muco como forma de defesa ao tentar eliminar os agentes invasores no início da infecção;
  2. Inflamações das vias respiratórias: algumas doenças, como a sinusite, também provocam inflamação na mucosa nasal, o que gera excesso de secreção e obstrução. Esse quadro costuma vir acompanhado de dor de cabeça, pressão na região do rosto e sensação de nariz entupido;
  3. Rinite alérgica ou não alérgica: a rinite é uma das causas mais frequentes, principalmente quando há contato com poeira, ácaros, pelos de animais ou mudanças bruscas de temperatura. Além da coriza, é comum haver coceira, espirros e olhos irritados;
  4. Reações alérgicas sazonais ou ambientais: a exposição a pólen, perfumes, fumaça e outros irritantes também pode provocar coriza como forma de proteção do organismo, mesmo na ausência de uma infecção.

No entanto, apenas com base na presença da coriza não é possível identificar a causa exata do problema. O ideal é observar o conjunto de sintomas e, se necessário, buscar avaliação médica para um diagnóstico correto 3,4.

Quais são os sintomas da coriza?

Na maioria dos casos, o nariz escorrendo vem acompanhado de outras queixas comuns. Entre os sintomas de coriza, podemos listar a inflamação na mucosa, que causa a congestão nasal (com obstrução parcial ou completa das vias aéreas).

Junto a isso, a região costuma ficar dolorida, avermelhada e inchada, por efeito do processo inflamatório, que também está entre as reações do organismo para combater a ameaça à saúde. Nesse ponto, o nariz pode ficar coçando e com mais sensibilidade que o normal, causando espirros.

Como acabar com a coriza? 6 dicas úteis

Em geral, não é preciso ficar muito preocupado em procurar um remédio para coriza, pois esse sintoma não é tão sério. No entanto, é esperado que a infecção que está provocando o quadro passe rapidamente, para que, assim, a pessoa infectada recupere seu bem-estar prontamente.

Até lá, temos algumas dicas de como tratar a coriza e aliviar o seu incômodo. As dicas vão desde medicamentos que ajudam o tratamento até medidas caseiras e simples que podem reduzir o impacto sentido por conta do excesso de corrimento nasal.

Confira nossas dicas:

1. Lavagem nasal com soro fisiológico

Se você está em busca de um remédio para coriza, o primeiro cuidado que recomendamos é fazer a lavagem nasal com soro fisiológico indicado pelo seu médico.

É possível usar uma seringa sem agulha ou frasco para injetar o líquido no interior das narinas, o que faz com que a secreção se desprenda das paredes da mucosa, sendo eliminada com mais facilidade.

Algumas dessas soluções podem ajudar a diluir o muco e outras contam com ação descongestionante, que reduz a inflamação local.

2. Assoar o nariz é muito importante

Depois de lavar as narinas com o soro ou solução nasal apropriada, é importante expectorar o catarro, assoando o nariz. Aliás, esse cuidado é tão importante quanto ingerir um bom remédio para coriza. A dica é usar um lenço umedecido para não causar feridas. Então, cubra o septo e force o ar para fora das narinas, uma de cada vez.

Isso irá ajudar a retirar o excesso de catarro acumulado, melhorando a respiração e diminuindo a concentração de microrganismos nocivos nas vias aéreas.

3. Beber bastante água

A secreção nasal é composta principalmente por água. Repor esse líquido é importante para manter as funções biológicas em pleno funcionamento, além de servir para manter as vias respiratórias úmidas, limpas e protegidas.

4. Inalar vapores ou fazer nebulização

A inalação de vapores e o uso de nebulizadores são formas efetivas de umedecer as mucosas e aliviar as sensações de nariz escorrendo e entupimento nasal, atuando como ótimos remédios para a coriza.

Se não tiver acesso a esses aparelhos para inalação, banhos mornos e bebidas quentes podem servir de alternativa.

5. Manter o ambiente limpo e com boa umidade do ar

A coriza acontece por conta de agentes irritantes e nocivos que atacam as vias respiratórias.  Portanto, é ideal evitar que eles continuem a invadir o organismo, causando problemas para a nossa saúde e impedindo a recuperação da inflamação inicial.

Dessa forma, é ideal que a pessoa doente fique em um local limpo, bem ventilado e protegida de fatores climáticos que piorem o quadro, como ar frio, seco e poluído. Uma boa opção para trazer mais conforto nessa fase da doença e aliviar a coriza é utilizar um umidificador de ambiente para melhorar a qualidade do ar respirado.

6. Tomar remédios para coriza

E quais os melhores remédios para coriza? Neste contexto, podemos destacar os medicamentos de uso via oral e sprays nasais.

Os primeiros tratam a inflamação e os sintomas alérgicos associados com a rinorreia, como coceira, irritação e espirros. Eles também podem ter ação descongestionante e expectorante, que ajuda a desprender ou diluir o catarro, para que fique mais fácil sua eliminação.

Normalmente, eles têm uma ação mais lenta, mas podem ser combinados com ativos analgésicos e antitérmicos, respectivamente, para aliviar a dor e controlar a febre, como temos em remédios para gripe, fornecendo um tratamento completo para todos os sintomas em uma única dose.

As opções de descongestionantes em spray nasal apresentam um efeito mais rápido, revertendo o processo inflamatório assim que é absorvido pelo organismo. Na prática, agem para comprimir os vasos sanguíneos no local, reduzindo o inchaço e liberando a passagem de ar.

É importante ter cuidado e seguir as recomendações da bula antes de usar sprays nasais. Isso porque a utilização excessiva e indiscriminada pode ter efeito rebote, prejudicando a respiração e aumentando o risco de sinusites e de outras inflamações secundárias.

Também pode ser indicado utilizar medicamentos antigripais que contêm em sua fórmula ação descongestionante e antialérgica, auxiliando na redução da coriza.

Preciso me preocupar com a coriza?

Normalmente, ficar com o nariz escorrendo não é motivo para alerta, pois se trata de um sintoma leve, facilmente tratado com remédios para coriza e medidas simples para manter o local bem limpo e protegido.

As únicas situações que demandam maior atenção é quando a cor do catarro fica amarela ou esverdeada, o que pode indicar uma infecção bacteriana e exigir o uso de antibióticos, quando há secreção com sangue ou quando o sintoma persiste por várias semanas, sem melhorar.

Assim, é recomendado procurar atendimento médico para uma avaliação mais detalhada do quadro.

Existe remédio para coriza?

Sim! Existem diversos remédios para coriza disponíveis no mercado farmacêutico, tanto em versão líquida quanto em comprimidos. São medicamentos que ajudam a reduzir o excesso de secreção, aliviar a congestão nasal e melhorar o bem-estar de quem apresenta quadros de resfriado, gripe, rinite ou alergia 3,4.

A escolha do remédio ideal vai depender da causa da coriza e da intensidade dos sintomas. Antialérgicos, descongestionantes e xaropes com ação combinada são os mais utilizados 3,4.

Qual o melhor xarope para coriza em crianças?

Para crianças, uma ótima opção de xarope para coriza é o Benedesc Plus, que atua como antialérgico e descongestionante e oferece alívio rápido, em cerca de 20 minutos. Esse tipo de xarope ajuda a diminuir a secreção nasal, desobstruir as vias respiratórias e melhorar o conforto respiratório, especialmente em quadros de rinite, sinusite ou gripes 5.

Qual a composição do Benedesc Plus?

A composição do Benedesc Plus reúne dois ativos que atuam de forma complementar: o cloridrato de fenilefrina, que é um descongestionante eficaz na redução da congestão nasal, e o maleato de bronfeniramina, um antialérgico que ajuda a controlar a secreção e aliviar sintomas como coriza, coceira e irritação 5

A combinação proporciona um efeito rápido e completo no alívio dos sintomas respiratórios, inclusive em adultos e crianças a partir de 2 anos 5.

Benedesc Plus é um xarope descongestionante?

Sim, o Benedesc Plus é um xarope antialérgico com ação descongestionante, desenvolvido especialmente para o público infantil, mas também indicado para adultos. Sua fórmula contém cloridrato de fenilefrina, que age diretamente na congestão nasal, e promove a contração dos vasos sanguíneos para facilitar a respiração 5.

O outro componente, maleato de bronfeniramina, atua como antialérgico, responsável por reduzir a produção de muco e aliviar sintomas, como coriza, espirros e irritação nasal 5.

Assim, é uma excelente escolha para tratar sintomas de rinite, sinusite e outras condições respiratórias com segurança e rapidez 5.

Como tomar Benedesc Plus?

A posologia do Benedesc Plus varia conforme a faixa etária 5:

  • crianças a partir de 2 anos devem tomar de 2,5 a 5 mL (¼ a ½ copo dosador), 4 vezes ao dia;
  • adultos podem tomar de 10 a 15 mL (1 a 1 1⁄2 copos dosadores), 3 a 4 vezes ao dia.

A dose máxima diária é de 60 mL. Para garantir segurança e eficácia, é fundamental seguir corretamente a orientação médica ou as instruções da bula 5.

Agora que você já sabe como tomar Benedesc Plus e entendeu melhor a sua ação, vale a pena ter esse aliado no alívio da coriza e desconfortos respiratórios.

Com sabor uva e fórmula pensada especialmente para os pequenos, este é um remédio para coriza que ajuda sua família a respirar melhor e voltar à rotina com mais leveza.

BENEDESC PLUS: maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina. Indicações: Descongestionante nasal de efeito rápido e um antialérgico, que controlam e reduzem os sintomas relacionados à gripe, ao resfriado, à rinite e à sinusite, além de diminuir o excesso de secreções. MS 1.7817.0958. Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado. Agosto/2025.

Imagem ilustrativa com embalagens do produto Benedesc

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Rubin BK. The role of mucus in cough research. Lung. 2010 Jan;188 Suppl 1:S69-72. doi: 10.1007/s00408-009-9198-7. PMID: 19936981.


Fahy JV, Dickey BF. Airway mucus function and dysfunction. N Engl J Med. 2010 Dec 2;363(23):2233-47. doi: 10.1056/NEJMra0910061. PMID: 21121836; PMCID: PMC4048736.


Rede D’Or São Luiz [Internet]. Secreção Nasal. Disponível em: https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/secrecao-nasal. Acesso em setembro/2022.


Manual MSD [Internet]. Congestão nasal e rinorreia. Abril/2020. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-do-ouvido,-nariz-e-garganta/abordagem-ao-paciente-com-sintomas-nasais-e-far%C3%ADngeos/congest%C3%A3o-nasal-e-rinorreia. Acesso em setembro/2022.


5. Bula do Xarope Benedesc Plus.


Encontre o Benegrip ideal

Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!

Embalagem do Benegrip Multi Dia

Benegrip® Multi Dia

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Noite

Benegrip® Multi Noite

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi

Benegrip® Multi

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Febre e Dor

Benegrip® Multi Febre e Dor

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais