Mulher despeja xarope de uma garrafa em uma colher, em ambiente iluminado.

Quando a gripe chega, a tosse pode aparecer e prejudicar o sono. Você se sente mais cansado e sem ânimo na sua rotina. Nessa situação, encontrar um remédio de fácil administração e que seja eficaz faz toda a diferença para aliviar os sintomas, mas será que é o caso do xarope para soltar o catarro1?

Se você já se fez essa pergunta, saiba que sim, utilizar um xarope expectorante auxilia a combater queixas comuns após quadros de infecções respiratórias. Ou seja, ajuda a amenizar a tosse, eliminar o muco e melhorar a congestão nasal. Portanto, o seu uso é altamente recomendado em casos de gripe ou resfriado1.

Quer entender mais sobre o assunto? Neste artigo, selecionamos dicas práticas e explicamos o papel de ativos como a Hedera helix para impulsionar a recuperação. Aproveite a leitura!

Resumo

  • A irritação nas vias respiratórias produz a tosse com catarro, tipo de muco espesso que surge em resposta a infecções1-3.
  • O xarope para soltar o catarro age por meio da fluidificação das secreções respiratórias e facilita a eliminação do muco1,2.
  • Sempre leia a bula do medicamento e verifique a dosagem adequada antes de tomar o xarope expectorante1.
  • Benetosse é uma excelente opção de remédio para estimular as glândulas secretoras do sistema respiratório devido ao seu efeito dilatador e expectorante5.

Conteúdos relacionados

O que é o catarro e quais são as suas causas?

O catarro é uma secreção espessa produzida pelas vias respiratórias como resposta a infecções ou irritações. Sua principal função é limpar o organismo e auxiliar na eliminação de agentes agressores, como vírus, bactérias e poeira.2,3

Quando a tosse acompanha expectoração de sangue ou muco, que nada mais é do que o catarro, é classificada como tosse produtiva. Já a seca não apresenta secreção e eliminação de muco.2,3

Em geral, a tosse com catarro tem cor clara, amarelada ou esverdeada, com risco de haver sangue3,4. As suas principais causas são:1-3

  • gripes e resfriados;
  • sinusite;
  • asma;
  • bronquite;
  • tuberculose;
  • pneumonia.

Nesse sentido, os expectorantes são uma das abordagens básicas contra a tosse, a fim de reduzir a espessura do muco.3 A seguir, entenda todos os detalhes sobre o papel do xarope para soltar o catarro!

O que é um xarope expectorante e como funciona?

O xarope expectorante é um tipo de medicamento para tosse que ajuda a remover o catarro das vias aéreas. Para isso, age na lubrificação dessa região para soltar o muco, o que torna as secreções mais finas.1,2

Ao fluidificar as secreções, os expectorantes atuam na diminuição do desconforto que a congestão no peito ocasiona. Além disso, há menor chance de infecções, pois favorecem a expulsão de resíduos como bactérias e vírus.1

Vale destacar que o xarope expectorante não suprime a tosse. Também recomendamos que você sempre consulte um médico e evite a automedicação.1,2

Confira na sequência: Tudo que você precisa saber sobre xarope antigripal: o que é, como age e indicações

Quais são os benefícios da Hedera helix em xaropes expectorantes?

A Hedera helix é uma planta trepadeira utilizada em preparações de xaropes. Em aplicações terapêuticas, os seus efeitos positivos impactam o tratamento de sintomas iniciais das infecções do trato respiratório4.

Inclusive, a sua atuação como expectorante é um dos principais benefícios dessa planta, que contribui para reduzir a frequência e a intensidade da tosse4.

Pesquisas indicam que a Hedera helix tem o potencial de converter a tosse seca em produtiva. Desse modo, o ativo melhora a quantidade, consistência e cor da expectoração, além de favorecer o processo de eliminação do catarro4.

Estudos também sugerem que o seu uso diminui a necessidade de prescrição de antibióticos e auxilia no alívio clínico de sintomas, como4:

  • febre;
  • fadiga;
  • dor de garganta;
  • espirros;
  • chiado no peito;
  • congestão nasal;
  • gotejamento pós-nasal;
  • dor no corpo.

Por que tomar xarope para soltar o catarro?

O xarope para soltar o catarro é recomendado especialmente nos casos em que a tosse apresenta excesso de muco. Afinal, o medicamento atua na limpeza das vias aéreas1 .

A dosagem do xarope varia conforme a faixa etária. Sempre verifique a bula para a indicação correta e, se a tosse persistir, agende uma consulta médica1.

Na escolha dos xaropes expectorantes, existem duas opções: medicinais ou naturais. Os expectorantes medicinais incluem substâncias como a guaifenesina, ingrediente que hidrata o muco e reduz a sua viscosidade1.

Os xaropes expectorantes naturais, por sua vez, ajudam a combater o muco e a congestão no peito. Os seus principais componentes são o mentol, que proporciona uma sensação refrescante, e o extrato das folhas de Hedera helix1.

Entre os principais efeitos colaterais do uso de xarope para soltar o catarro com guaifenesina, destacamos tontura, constipação, cansaço, irritação na pele, náuseas e vômitos. No caso do mentol, as possíveis reações incluem chiado, urticária e inchaço no rosto1.

Já a Hedera helix traz riscos de erupções cutâneas e diarreia. Contudo, costuma ser bem tolerada em crianças e adultos1,4.

Como usar Benetosse para soltar o catarro? Conheça essa opção!

Gostou do nosso conteúdo que traz a importância do xarope para soltar o catarro? Então, chegou a hora de conhecer uma solução potente da família Benegrip5.

Benetosse é um xarope expectorante feito com extrato de folhas de Hedera helix L. A sua composição estimula as glândulas secretoras do sistema respiratório a produzir muco mais aquoso e fino 5.

Mas como usar Benetosse para soltar catarro? Você pode tomar esse medicamento duas vezes ao dia, inclusive à noite. A posologia varia conforme a idade do paciente 5:

  • 2 a 5 anos: 1 ml por dose;
  • 6 a 11 anos: 2 ml por dose;
  • acima dos 12 anos e adultos: 3 ml por dose.

Benetosse não deve ser utilizado por mulheres grávidas e pessoas que têm outras condições de saúde sem antes consultar um médico especialista5. Se você deseja saber todos os detalhes do produto, acesse agora a nossa loja online 5!

Xarope Benetosse. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. M.S 1.7817.0932. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Benetosse, com o texto escrito É tosse? Xarope Benetosse

Sobre o autor

Dr. Márcio de Queiroz Elias

Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.

Conheça o autor

Encontre o Benegrip ideal

Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!

Embalagem do Benegrip Multi Dia

Benegrip® Multi Dia

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Noite

Benegrip® Multi Noite

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi

Benegrip® Multi

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais
Embalagem do Benegrip Multi Febre e Dor

Benegrip® Multi Febre e Dor

Antigripal

Encontre aqui Saiba mais