tosse com sangue

É muito comum, ao vermos algum ente querido ou nós mesmos apresentando tosse com sangue, ficarmos ansiosos e pensando sempre na pior das possibilidades que aquele sintoma pode trazer. Mas, é importante frisar logo no início deste artigo que este nem sempre é o sinal de algum problema grave.

Clinicamente chamada de Hemoptise, a tosse com presença de sangue pode surgir de duas formas: em episódios únicos ou de forma contínua. E o mais importante é se atentar aos detalhes que acompanham esse quadro.

Ela pode aparecer em pessoas jovens, saudáveis e sem maus hábitos, devido a alguma ferida que esteja presente nas vias aéreas (boca, nariz, garganta, etc.) ou até mesmo por conta de um ressecamento que tenha sido causado pela alta recorrência de tosse. Nesse caso, é considerado um episódio único ou de curta direção.

Já em quadros persistentes, onde já tenha se tentado algum tipo de tratamento e a tosse segue sendo acompanhada de sangue vermelho vivo, aí sim pode ser considerado algo preocupante e uma forma do corpo demonstrar que algo mais sério pode estar acontecendo como pneumonia, tuberculose ou até mesmo, câncer no pulmão.

No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre esse sintoma, que pode significar uma série de coisas e responder algumas dúvidas como: o que causa tosse com sangue, quais são as formas de tratamento e quando a tosse trás, além de sangue, o catarro também. Confira!

O que é tosse?

Contextualizando, segundo o médico oncologista Dráuzio Varella, a tosse é um reflexo natural do nosso sistema respiratório, que aparece por conta de um processo irritativo que acomete as vias aéreas. Seja ele apenas um resfriado ou doenças mais graves como um câncer no pulmão.

Esse sintoma pode ser dividido em dois tipos: tosse seca e produtiva, e é a presença ou não de muco (catarro) que estabelece a diferença entre eles. No caso da tosse seca não existe a presença de catarro, já no caso da tosse produtiva, a secreção se movimenta pelas vias e pode ser eliminada ou ficar alojada nos pulmões.

Tosse com sangue: o que pode ser?

Com exceção de diagnósticos já dados anteriormente, como a bronquite, por exemplo, onde a tosse com sangue é “mais comum”, o sintoma requer uma avaliação médica. Já que a expectoração sangrenta, pode ser o indício de um problema mais grave de saúde, como infecções, problemas nos vasos sanguíneos ou pulmões.

Então, o que pode ser a tosse com sangue? Esse indicador pode ser característico de várias condições, vamos falar sobre algumas delas e o que você precisa fazer para tratá-la. Além de, falar sobre outros fluidos que podem acompanhar, no caso da tosse com catarro e sangue, por exemplo.

6 possíveis causas e seus tratamentos

1.  Lesões nas vias aéreas

Em grande parte dos casos, o que causa a tosse com sangue são coisas mais simples como lesões no nariz, irritação na garganta, doenças diagnosticadas (bronquite) ou até mesmo, por conta de exames considerados invasivos e que podem causar algum tipo de atrito com as vias aéreas como endoscopia ou cirurgia para remoção das amígdalas.

Nesse caso, a tosse com sangue tende a desaparecer sozinha, sem precisar da prescrição de qualquer tratamento médico. Todavia, caso esse sintoma se mantenha por mais de 1 dia inteiro, é preciso buscar atendimento médico para identificar a causa e começar o tratamento adequado.

2.  Tuberculose

Agora, quando a expectoração sangrenta é apenas um dos sintomas que você esteja sentindo, pode ser o sinal para doenças mais graves como a Tuberculose, por exemplo. Essa doença também causa febre constante, dores no corpo, suor noturno, cansaço excessivo, perda de peso, entre vários outros sintomas.

Na tuberculose, a tosse tem constância de no mínimo 2 semanas, dependendo do estágio em que a doença esteja e o exame para diagnosticá-la é feito pelo escarro da pessoa infectada.

Essa é uma doença séria, e que ao menor sinal é preciso procurar um médico pneumologista. O tratamento é feito por meio do uso de antibióticos por alguns meses, já que essa doença é provocada por uma bactéria alojada no sistema respiratório.

Lembrando que: por se tratar de uma doença altamente infecciosa, as pessoas que tiveram contato próximo ao infectado, também devem realizar o teste da tuberculose.

3.  Pneumonia

A Pneumonia, que geralmente é um grau avançado de uma gripe com tosse e catarro com sangue, trata-se de uma infecção grave no pulmão que agrava os sintomas da gripe como febre, falta de ar, dores no peito e palpitações, além de, claro, a tosse com sangue. O diagnóstico aqui, é feito com exames laboratoriais.

Em casos graves, a pneumonia pode afetar totalmente a respiração do paciente e este precisar ser hospitalizado. E mais uma vez os antibióticos são aliados no combate a essa doença, por isso é de total importância, que se procure um profissional capacitado para te receitar os mais adequados.

4.  Bronquiolite

A Bronquiolite também é uma das doenças que podem causar a tosse com sangue, devido a uma inflamação nos brônquios, rara mas possível, o que aumenta a irritação das vias aéreas e resulta em um sangramento.

Nesse caso, o repouso e a ingestão constante de líquidos podem trazer alívio aos sintomas, mas é claro que, quando os sintomas são persistentes e haja a dificuldade de se respirar, é preciso consultar um médico e, caso seja necessário, iniciar o uso de alguns medicamentos por algumas semanas.

5.  Embolia Pulmonar

Embolia Pulmonar é um problema gravíssimo, que deve ser tratado de maneira imediata e ágil. Na maioria dos casos, acontece por conta de um coágulo que esteja barrando a passagem de sangue para o pulmão, resultando na morte dos tecidos afetados e causando dificuldade para respirar.

No caso dessa doença, além da tosse com sangue e da falta de ar, também é comum sentir dores no peito, aumento dos batimentos cardíacos e ficar com os dedos azulados. E, o tratamento nesse caso deve ser imediatamente ministrado por um profissional qualificado, ou seja, procure imediatamente ajuda médica especializada.

6.  Câncer no pulmão

Por fim, vamos falar sobre uma das situações mais graves que tem como sintoma principal a tosse com presença de sangue, o câncer nos pulmões. No caso dessa doença, outros sintomas se fazem presentes como o cansaço e a fraqueza frequentes, além das dores locais e dificuldade de respiração, dependendo da etapa em que o tumor esteja.

Esse tipo de câncer é mais comum em pessoas que fazem uso de cigarro ou quando apresentam algum tipo de metástase no pulmão. E, nestes casos, quanto mais cedo se iniciar o tratamento, maiores são as chances de cura.

Exames de diagnóstico

Como já foi dito anteriormente, a melhor forma de entender o porquê dessa tosse com sangue é buscando ajuda profissional. No hospital o pneumologista pode ministrar medicamentos intravenosos, além de ter equipamentos especializados que podem agilizar o processo e até mesmo ajudar uma pessoa a respirar melhor.

Alguns dos exames feitos quando um paciente chega ao hospital apresentando quadro de Hemoptise são:

  • Radiografia de tórax
  • Hemograma completo
  • Broncoscopia
  • Tomografia computadorizada
  • Exame de urina
  • Oximetria de pulso
  • Testes de coagulação
  • Exame físico
  • Análise do histórico familiar

Entre outros.

Tosse com sangue em crianças ou bebês

Sabemos que quando esse sintoma é percebido em crianças ou, até mesmo, em bebês, a preocupação é maior. Mas, mesmo com os pequenos existem possibilidades mais tranquilas e que são facilmente tratáveis.

Nas crianças que já engatinham, andam e têm acesso ao chão, é comum os pais perceberem a presença de pequenos objetos que elas encontram e acabam colocando no nariz ou na boca. Quando esse objeto é broncoaspirado, vai parar nos pulmões e podem causar tosse seca, com vestígios de sangue.

Nesses casos, a criança precisa ser levada ao hospital para que um raio-x seja retirado e dependendo de qual for o tamanho e localização, seja retirado com uma pinça mesmo ou, em casos mais graves, em uma cirurgia.

No caso dos bebês, é mais incomum a ocorrência de tosse com catarro e/ou sangue, o que pode significar doenças pulmonares, como a bronquite, ou cardíacas, que devem ser avaliadas e tratadas pelo pediatra.

Quando devo buscar ajuda?

Claro que, tudo varia de acordo com os sintomas e a intensidade em que eles estejam acontecendo com você, mas no geral, o recomendado é que um pneumologista seja consultado caso a tosse com sangue dure mais de 3 dias ou venha acompanhada dos vários sintomas que citamos anteriormente.

Além disso, outro aspecto importante a ser avaliado é as características da secreção que é expelida, nos casos de tosse produtiva. Caso ela seja aquosa e clara, provavelmente é algo ligado a alergias ou infecções virais. Já a secreção mais espessa, de coloração amarelada ou esverdeada, indica doenças como a sinusite, bronquite ou pneumonia.

Por fim, as de cores mais escuras como marrom ou vermelha, indicam a presença de sangue e podem estar sendo causadas por irritações graves como pneumonia, tuberculose ou, até mesmo, câncer de pulmão. Nesses casos, não deixe de acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Saúde, o SAMU, ligando para o número 192.

Tosse com sangue - Conclusão[CFSG1] 

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e anti alérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip Benetosse, com o texto escrito É tosse? Xarope Benetosse

Encontre o Benegrip ideal para você

Imagem da embalagem de Benegrip.

Benegrip®

O poder dos dois comprimidos
Benegrip® combate de maneira eficaz os sintomas de gripes e resfriados.1

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Dia.

Benegrip® Multi Dia

Combate os sintomas de gripes e resfriados, com um potente* efeito analgésico e descongestionante, sem dar sono4.

Encontre aqui Saiba mais
Imagem da embalagem de Benegrip® Multi Noite.

Benegrip® Multi Noite

Combate os sintomas de gripes e resfriados com um potente* efeito analgésico, descongestionante e antialérgico, para ajudar a dormir melhor5.

Encontre aqui Saiba mais

Suplemento Alimentar

Embalagem do Benegrip® Imuno Energy

Benegrip® Imuno

Cuida da sua imunidade e energia para te ajudar na recuperação da gripe.

Encontre aqui Saiba mais