
Benegrip®
Antigripal
Imagine a seguinte situação: seu filho, sempre cheio de energia, começa a apresentar febre alta, tosse forte e dor no corpo. Em poucos dias, ele já está ofegante, abatido, com bastante catarro e sem vontade de comer. O que parecia uma gripe pode ser, na verdade, um quadro típico de pneumonia em criança 1-5.
Essa doença infecciosa causa aproximadamente 700.000 mortes anuais durante os primeiros 5 anos de vida. As estimativas também indicam a necessidade de 18 milhões de profissionais de saúde a mais até 2030 para prevenir, diagnosticar e tratar a pneumonia 6.
Neste conteúdo, você vai entender como identificar os sintomas da condição nos pequenos. Também vamos explicar os principais tratamentos disponíveis. Boa leitura!
Resumo
Conteúdos relacionados
A pneumonia é uma infecção que atinge os pulmões, o que interfere na respiração e oxigenação do corpo. A sua principal causa é viral, mas bactérias, fungos e produtos tóxicos também podem provocar a doença. Os sintomas dependem do patógeno e do estado de saúde de cada um 1-5.
O diagnóstico é clínico e leva em conta o histórico do paciente, os achados do exame físico e, se necessário, raio-x do tórax. Em crianças, o quadro costuma evoluir rapidamente e ser mais grave nos primeiros anos de vida 1-5.
De modo geral, os sintomas de pneumonia em crianças são 1-5:
Entenda todos os detalhes a seguir:
A febre alta normalmente é o primeiro sinal de pneumonia em infecções virais e bacterianas. Muitas vezes, a criança também sente calafrios e tremores. O agravamento e prolongamento do quadro reforçam o alerta para a doença 1-5.
A tosse pode ser seca ou produtiva, além de duradoura e incômoda. Na presença de expectoração, o catarro apresenta coloração esverdeada ou amarelada 1-5.
Quer saber mais? Para se aprofundar no assunto, leia o nosso conteúdo exclusivo sobre tosse persistente e conheça dicas de tratamento.
Quando uma pessoa tem pneumonia, os alvéolos ficam cheios de pus e líquido 5. Ou seja, a respiração fica mais difícil 1-5. Portanto, tenha atenção aos sinais de alerta em relação à frequência respiratória dos pequenos 1,4:
A pneumonia em crianças costuma ocasionar dor ou desconforto no peito, principalmente ao tossir ou respirar 1,2,5. O som de chiado ocorre em alguns casos e é mais frequente quando a causa é viral 1.
Mudanças no comportamento são comuns, como sonolência excessiva, perda de apetite, apatia e fadiga, pois refletem o impacto da infecção no organismo 1,5.
A pneumonia infantil pode causar náusea e vômito devido ao desconforto gastrointestinal ocasionado pela resposta inflamatória 1,4,5.
Em bebês, o esforço para respirar compromete a sucção e a alimentação. Consequentemente, a ingestão de líquidos é prejudicada 4.
Lábios, ponta dos dedos e extremidades azuladas indicam baixa oxigenação do sangue. Esse é um sinal de gravidade que requer consulta médica urgente 4.
A infecção pode desencadear episódios de convulsão que exigem internação o quanto antes, já que há risco elevado de complicações no sistema nervoso central 4.
Vale lembrar que, às vezes, as queixas são sutis, como febre baixa, cansaço e irritabilidade, o que caracteriza a pneumonia silenciosa. Logo, observe qualquer alteração no estado de saúde da criança e consulte sempre o pediatra 1,5.
A pneumonia viral em crianças é frequente, especialmente entre os 6 meses e 5 anos de idade. Os principais agentes infecciosos são o vírus sincicial respiratório (VSR), influenza, parainfluenza, adenovírus e coronavírus. Portanto, é muito comum que a condição resulte de uma gripe, por exemplo 1,3-5.
Os sintomas usualmente acompanham sinais clássicos de virose, como dor de garganta, coriza e espirros. A maioria dos casos melhora apenas com cuidados de suporte. Em média, a duração do quadro é de 3 a 5 dias 1. A pneumonia bacteriana, por sua vez, tem duração de até duas semanas e necessita de medicamentos específicos 5.
As diferenças entre pneumonia e bronquiolite estão na origem e na região afetada. A bronquiolite infantil é uma infecção viral aguda que atinge os bronquíolos principalmente em crianças menores de 2 anos 7. Já a pneumonia compromete os alvéolos pulmonares e ocorre em decorrência de vírus, bactérias, fungos ou substâncias tóxicas 1-5.
Por ser sazonal, a bronquiolite surge, em geral, durante o inverno e o início da primavera. Os seus principais sintomas são nariz entupido, febre leve, fadiga e tosse. Quando há complicações, há risco de a condição evoluir para pneumonia 2.
O tratamento da pneumonia em crianças depende da gravidade do quadro clínico, da idade da criança, de condições preexistentes e do agente causador. Casos virais costumam ser tratados em casa com hidratação, repouso, analgésicos e antitérmicos. A pneumonia bacteriana, por sua vez, requer a utilização de antibióticos 1-5.
Além disso, é fundamental garantir o alívio da febre e da tosse com catarro na pneumonia infantil. O uso do xarope expectorante, por exemplo, contribui para reduzir a espessura do muco e facilitar sua eliminação 8.
Já crianças com sinais graves, como respiração muito acelerada, cianose, dificuldade de alimentação e desidratação, devem ser hospitalizadas. O tratamento inclui medidas como oxigenoterapia e administração endovenosa de antibióticos 4,5.
Um quadro de pneumonia em criança necessita de atenção desde o primeiro desconforto. O diagnóstico precoce da doença e as estratégias de prevenção são fundamentais para evitar complicações e garantir um retorno seguro à rotina 1-5.
Por isso, ensine bons hábitos de higiene aos pequenos e mantenha a vacinação em dia. Nesse sentido, a imunização contra a gripe e as infecções pneumocócicas é uma aliada importante, pois reduz significativamente as hospitalizações por pneumonia 2-5.
Portanto, estar atento aos sinais, buscar orientação profissional e manter os cuidados em dia é essencial na vida dos pequenos. Afinal, cuidar da saúde respiratória infantil é um gesto de amor.
Você concorda? Então, compartilhe o nosso conteúdo com outros pais e responsáveis para ajudar mais famílias a reconhecerem os sintomas da pneumonia infantil. Não se esqueça de deixar seu comentário em caso de dúvidas ou sugestões!
Trabalha na indústria Farmacêutica desde os anos 2000, vindo a atuar nas áreas de Saúde Feminina, Consumer Health, Clínica Geral, Pediatria, Dor e Inflamação, Reumatologia, Similares e genéricos.
Benegrip® tem a linha completa para cuidar de você e sua família!
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal
Antigripal