Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Nariz entupido e escorrendo: principais causas + como melhorar

27/05/2022 nariz-entupido-e-escorrendo

Diversos quadros podem levar ao incômodo de ficar com o nariz entupido ou escorrendo. De gripes e resfriados a problemas crônicos, esse é um sinal de que algo não está indo bem no seu organismo, desencadeando assim uma reação do sistema imune. 

Na prática, a coriza e congestão nasal são respostas do corpo para combater a presença de agentes invasores, que podem ser alérgenos, vírus, bactérias ou similares. Além disso, má formação das cavidades nasais ou fatores genéticos também podem afetar a recorrência desses sintomas. 

Venha entender as possíveis causas para o nariz entupido ou escorrendo, conferindo também o que pode ser feito para aliviar o desconforto causado por eles. Continue lendo! 

Por que ficamos com o nariz entupido e escorrendo? 

Antes de apontarmos o que pode levar a manifestação desses sintomas, é relevante esclarecer como e porque ele acontece.  

O nariz entupido e/ou escorrendo não é uma doença em si, conforme apontado, ele faz parte da resposta imunológica a problemas que afetam o trato respiratório superior, que vai das narinas até a garganta. 

Ao detectar uma dessas afecções, o organismo inicia um processo inflamatório. A região afetada fica inchada, por conta da dilatação dos vasos sanguíneos. Com isso, a oxigenação e o transporte de células de defesa até ela ficam mais fáceis. 

Dessa forma, a congestão nasal é um sintoma mais comum, provocada pela situação descrita acima e não pelo acúmulo de muco no local, como muitos podem imaginar. Isso também significa que nem todo nariz entupido pode apresentar secreção escorrendo. 

Principais causas para nariz entupido ou escorrendo 

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre o processo que acontece por trás desse incômodo, vamos conferir algumas das causas mais comuns para o nariz entupido e escorrendo. Entre elas, podemos citar: 

  • Infecções causadas por vírus e bactérias: o resfriado e a gripe deixam o nariz entupido, assim como outras viroses respiratórias, já que esses microrganismos podem se instalar no tecido que reveste a parede interna das narinas; 
  • Reações alérgicas: poeira, pelo de animais e poluentes no ambiente também podem provocar alergias, resultando em nariz entupido ou escorrendo; 
  • Sinusite ou rinossinusite crônica: muitos fatores podem levar a um quadro desse tipo, que consiste em inflamação na mucosa dos seios nasais; 
  • Adenoide volumosa na cavidade nasal: trata-se de um excesso de tecido esponjoso, que fica sob as cavidades nasais e faz parte do sistema imunológico, estando sujeito a inflamação e obstrução das vias aéreas; 
  • Desvio de septo: situação onde o septo nasal não é centralizado no nariz, causando congestão nasal e obstruindo a passagem de ar; 
  • Covid-19: destacamos essa doença das demais infecções por conta de sua seriedade, mas é importante citar que o nariz entupido ou escorrendo pode ser sintoma dela e ainda confundir o diagnóstico, por isso, é relevante ficar atento ao quadro geral mesmo após um incômodo relativamente mais leve. 

Apesar de isoladamente ser um sintoma leve, ele pode indicar doenças mais graves, como a covid-19. Além disso, o nariz entupido afeta diretamente a respiração e o bem-estar. De fato, a pessoa pode ter dificuldade para respirar sem ser pela boca e acaba dormindo muito mal por conta disso. 

Como consequência, isso pode levar a sensação de fadiga, irritação e indisposição ao longo do dia. Também pode agravar a dor de cabeça e no rosto, prejudicar o olfato, diminuir o apetite e muitos problemas do gênero. 

Para um diagnóstico mais preciso, acompanhe o desenvolvimento geral do quadro e procure atendimento médico se for necessário, especialmente em casos mais severos e persistentes, ou seja, incluem desconforto, dor intensa e apresentam duração incomum, por mais de duas semanas. 

O que é bom para nariz entupido e escorrendo? 

Cada uma dessas causas indica um tratamento ideal. No caso de desvio de septo, adenoide volumosa e problemas crônicos que levam a sinusite, por exemplo, pode ser necessário passar por uma pequena cirurgia para correção. 

Dessa forma, o paciente pode desfrutar de maior qualidade de vida por simplesmente poder respirar melhor, o que ajuda a ter uma boa noite de sono, combate apneia e também diminuem os roncos. 

Agora, quando se trata do que é bom para aliviar o nariz entupido ou escorrendo por conta de inflamações, alergias e infecções, as recomendações são bem mais simples. 

Primeiramente, beber bastante água sempre ajuda, pois manter as vias aéreas mais hidratadas, prevenindo do ressecamento e irritação. Um chá quente também pode ser uma boa ideia, além de inalar o vapor, ingredientes como limão, mel e gengibre podem trazer um grande alívio. 

Recomenda-se ainda lavar as narinas com solução de água e sal, que pode ser substituída por soro fisiológico. Isso ajuda a retirada de corpos estranhos que causaram a inflamação, além de agir para controle desse processo. O uso de umidificadores de ambiente, nebulizadores e a inalação de vapores durante um banho quente também servem para hidratar a mucosa nasal e controlar a inflamação, melhorando o nariz entupido e escorrendo. 

Manter o ambiente limpo e isolar possíveis causadores de alergias respiratórias também pode ajudar. Isso inclui poeira, pelos de animais, fumaça de cigarro, odores muito fortes e poluição. Em situações de crise como essas, também é relevante evitar comida picante ou com bastante condimentos. 

Por fim, medicamentos com ação anti-inflamatória e antialérgica são os mais indicados para tratar infecções respiratórias, considerando que nesses quadros a cura é feita pelo próprio sistema imunológico, enquanto remédios aliviam os sintomas e evitam a sobrecarga do organismo. 

Esperamos que essas dicas possam ajudar a trazer alívio para esses sintomas e facilitar o diagnóstico clínico. Procure orientação médica em quadros mais severos e antes de tomar remédios em casa. 

Para mais informações sobre sintomas da gripe e doenças similares, continue ligado aqui no Portal da Saúde. Até mais! 

 

Se for gripe, Benegrip!

Imagem ilustrativa com embalagens dos produtos Benegrip, Benegrip Multi Dia, Benegrip Multi Noite e Benegrip Multi. Em fundo laranja, com o texto escrito

Benegrip tem a linha mais completa* do mercado para o tratamento dos sintomas de gripes e resfriados. Para promover o bem-estar e te ajudar a enfrentar a gripe , Benegrip está disponível em diferentes versões, para variados momentos e necessidades de toda a família!

Benegrip: versão tradicional e eficaz contra os sintomas da gripe. Com o poder dos 2 comprimidos (verde e laranja), combate as dores, febre, congestão nasal. Saiba mais sobre Benegrip

Benegrip Multi: antigripal líquido infantil para crianças a partir de 2 anos. Sua fórmula é feita à base de paracetamol, que combate as dores e a febre. Além disso, tem descongestionante e antialérgico que ajuda a acabar com o nariz entupido. Conheça o Benegrip Multi para cuidar da gripe das crianças!

Benegrip Multi Dia e Multi Noite: Fórmulas pensadas especialmente para os diferentes sintomas do Dia e da Noite e com forte** poder analgésico e descongestionante. A versão Dia não dá sono e contém descongestionante nasal. Já a versão Noite tem antialérgico e ajuda a dormir melhor. Veja como Benegrip Multi Dia e Multi Noite podem te ajudar.
*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21.**Fórmula com alta concentração de ativos (800mg de paracetamol + 20mg de fenilefrina)