Como ter uma alimentação saudável no trabalho? Benefícios + 10 dicas

19/03/2021 alimentação (saudável) no trabalho

Ter uma alimentação saudável no trabalho traz muitos benefícios para a nossa produtividade e nosso bem-estar. Ainda assim, a rotina cada vez mais agitada deixa pouco tempo para uma dieta equilibrada e nos coloca frequentemente à espera de fast food.

O problema fica mais claro quando vemos que a obesidade já atinge 20,3% dos brasileiros, com outros 55,4% apresentando algum sobrepeso. Como causa temos a má alimentação e falta de exercícios. Como consequência, temos o aumento nos casos de diabetes e hipertensão.

Para combater esse risco, é preciso rever nossa rotina e buscar hábitos mais saudáveis. Uma dieta não precisa ser sem graça, focada no emagrecimento e com a pessoa passando vontade o tempo todo. O foco deve ser o equilíbrio, com uma alimentação mais nutritiva e exercícios físicos, mesmo que de vez em quando você ainda coma aquele lanche com batatas fritas.

Veja como é possível ter uma alimentação saudável no local de trabalho com nossas dicas super práticas e entenda os benefícios que isso traz para sua produtividade, saúde e até para o seu bolso. Boa leitura!

Alimentação saudável no trabalho: é possível?

Antes de mais nada, é importante destacar uma coisa. É possível ter uma alimentação saudável no trabalho sim, você precisa se comprometer e adaptar algumas coisas, mas a maioria dos obstáculos podem ser superados.

Nas dicas que temos a seguir, pode ser que você encontre uma ou outra que não se encaixa na sua rotina ou atividade profissional e está tudo bem. Nesses casos, procure alternativas que sejam mais adequadas e estejam no meio termo.

Vale lembrar ainda que o ideal é procurar um nutricionista. Esse profissional com certeza irá ajudar a montar um cardápio personalizado, adequado, saudável e nutritivo de acordo com suas necessidades, gostos e rotina.

Benefícios de manter uma boa alimentação no local de trabalho

De todo modo, optar por uma alimentação mais saudável no trabalho garante vantagens que vão além das horas que passa se dedicando ao emprego. Como passamos horas preciosas do nosso dia nesses ambientes, é natural que eles tenham um grande impacto em nossas vidas.

Em relação a alimentação no local de trabalho, se esforçar para seguir uma dieta mais saudável traz os seguintes benefícios:

  • Maior capacidade de concentração e produtividade: nutrientes podem ajudar na concentração e memória de uma pessoa, fatores essenciais para uma boa produtividade, como é o caso do Ômega 3, presente em peixes, nozes e amêndoas;
  • Melhora no bem-estar: uma alimentação saudável envolve o que e quando você come. Além da dieta balanceada, parar para comer e fazer as refeições com calma ajuda a melhorar o bem-estar. Dessa forma, ficamos menos ansiosos, mais dispostos, alegres e de barriga cheia;
  • Reduz faltas médicas: uma má alimentação pode provocar problemas digestivos, desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e ainda aumenta casos de gripes e resfriados, uma vez que prejudica a imunidade. Assim, optar por uma alimentação saudável no trabalho também evita que você perca dias por problemas de saúde.

10 dicas para ter uma alimentação saudável no trabalho

Agora que ficou mais claro os benefícios de uma alimentação saudável no trabalho, assim como um pouco dos problemas causados por uma má alimentação, vamos ao que interessa. Essas são as nossas dicas para ter uma alimentação mais saudável mesmo com a rotina corrida no trabalho:

  1. Comece com um bom café da manhã;
  2. Planeje suas refeições e faça compras de acordo;
  3. Faça pequenos lanches a cada 3 horas;
  4. Inclua saladas e frutas na sua marmita;
  5. Adquira uma boa bolsa térmica;
  6. Sementes e castanhas são ótimos snacks;
  7. Tenha um almoço leve e nutritivo;
  8. Não deixe de se hidratar;
  9. Não desconte tudo na hora do jantar;
  10. Gosta de fast food? De vez em quando você pode!

Quer saber mais sobre cada uma delas? Não se preocupe, iremos explicar cada uma a seguir. Confira:

1. Comece com um bom café da manhã

O conhecimento popular diz que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. É bem por aí, tomar um café da manhã reforçado garante mais energia para enfrentar o dia, idealmente após uma boa noite de sono.

Além disso, isso evita que chegue no local de trabalho em jejum e acabe ansioso para comer algo ou simplesmente sem energia. É como dizem, “saco vazio não pára em pé”.

Para o café da manhã, prefira pães integrais, frutas, aveia, queijo branco, iogurtes e uma quantidade modesta de café, sem exageros, ok?

2. Planeje suas refeições e faça compras de acordo

Uma boa dica para ter uma alimentação saudável no trabalho e não precisar de saídas rápidas é planejar suas refeições. Separe um tempo no final de semana, por exemplo, e faça uma lista do que irá comer durante a semana.

Depois, vá ao mercado e compre o que precisa. Você pode até aproveitar o momento para preparar as primeiras refeições antecipadamente, para ganhar tempo e tranquilidade na semana.

3. Faça pequenos lanches a cada 3 horas

Comer a cada 3 horas, mesmo que pequenos snacks, faz parte de uma alimentação saudável também no trabalho. Se possível, tenha pequenos lanchinhos para matar a fome. Isso evita longos períodos sem comer nada, aumentam a sensação de saciedade e evitam exageros quando finalmente fizer uma refeição.

4. Inclua saladas e frutas na sua marmita

Aproveite a busca por uma alimentação mais saudável no local de trabalho para incluir saladas e frutas na sua dieta. Saladas frescas são ótimas pois não precisam de cozimento e caem muito bem no clima tropical do Brasil, você pode levar um molho de salada temperado à parte. Além disso, carnes magras podem acompanhar a salada e deixá-la ainda mais nutritiva.

Para as frutas, a dica é levar já picadas em pequenos potes. Além de ser mais fácil de transportar, também evita que você esqueça de comê-las.

5. Adquira uma boa bolsa térmica

Uma boa bolsa térmica faz maravilhas para a sua dieta no trabalho. Além de facilitar o planejamento das refeições, mantém tudo bem condicionado durante o transporte. Investir nesse acessório é investir na sua saúde.

6. Sementes e castanhas são ótimos snacks

Sementes, nozes e castanhas são ótimos para quem não consegue fazer muitas pausas e quer um snack para saciar a fome. Leve um pote com alguns desses itens e coma um pouco a cada 3 horas. Você também pode incluir frutas secas, cuidado apenas para não exagerar no açúcar.

7. Tenha um almoço leve e nutritivo

Aproveite ao máximo a sua hora de almoço. Faça uma pausa na correria, planeje uma refeição variada, leve e nutritiva. Além disso, uma sobremesa com frutas substitui doces e proporciona uma alimentação mais saudável no trabalho.

8. Não deixe de se hidratar

Beber bastante água é essencial para a saúde. Além de fortalecer a imunidade, também ajuda a controlar a saciedade. Se você não gosta de água pura, coloque frutas cítricas, como limão e laranja para saborizar a água.

10. Gosta de fast food? De vez em quando você pode!

Se você gosta de fast food, não precisa tirar isso completamente do cardápio. O ideal é diminuir, mas você ainda pode aproveitar esse lanche esporadicamente.

Referências consultadas

*Linha com a maior quantidade de SKUs do mercado de antigripais. Fonte: IQVIA-PMB Mar/21.

Bula dos produtos Benegrip, Benegrip Multi, Benegrip Multi Dia e Benegrip Multi Noite.

Asif N, Iqbal R, Nazir CF. Human immune system during sleep. Am J Clin Exp Immunol. 2017;6(6):92-96.Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29348984/>. Acesso em fevereiro/2021.

Shahidi F, Ambigaipalan P. Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids and Their Health Benefits. Annu Rev Food Sci Technol. 2018;9:345-381. Acesso em fevereiro/2021.

UNA-SUS. “Diabetes, hipertensão e obesidade avançam entre os brasileiros”. 27 de abril de 2020. Disponível em <https://www.unasus.gov.br/noticia/diabetes-hipertensao-e-obesidade-avancam-entre-os-brasileiros>. Acesso em fevereiro/2021.

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