Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Vitamina infantil para aumentar a imunidade: Top 5 + Como elas funcionam?

15/02/2022 Vitamina infantil para aumentar a imunidade

Nada pior para os pais do que a criança ficar doente. Ver seu filho sofrendo, mesmo que seja apenas um simples resfriado, é o bastante para gerar muita preocupação. Embora seja impossível evitar totalmente esse cenário, é possível estimular o desenvolvimento de um sistema imune mais forte e resistente. 

Para mostrar como os pais podem adotar esse cuidado, vamos mostrar as 5 principais vitaminas infantis para aumentar a imunidade, explicando os benefícios de cada um desses nutrientes, onde encontrá-los e como facilitar sua ingestão desde os primeiros anos de vida. 

Gostou da ideia? Então continue lendo! 

Como funciona a imunidade infantil? 

Antes de mais nada, é relevante conhecer um pouco mais sobre a imunidade infantil e como ela se desenvolve ao longo dos anos.  

Tudo começa já na gestação, onde os órgãos, tecidos e células que compõem as defesas do organismo são formados. Nesse momento, o sistema imune é nutrido pela própria mãe, que fornece os primeiros anticorpos, assim como vitaminas e minerais essenciais para o desenvolvimento do bebê. 

Quando a criança nasce, a imunidade inata ainda tem pouca eficiência no combate a agentes externos, como vírus e bactérias, aumentando a fragilidade e a necessidade de cuidados. 

À medida que a criança interage com o ambiente ao redor e tem a chance de amadurecer sua imunidade, ela se torna mais resistente a doenças e sintomas mais intensos. Antes disso, apenas a vacinação é capaz de oferecer máxima proteção. 

Por isso, é essencial garantir que o organismo das crianças em fase de crescimento tenha acesso a toda vitamina infantil para aumentar a imunidade, o que não só aumenta a capacidade de resposta dos mecanismos de defesa, como também oferece os nutrientes essenciais para completar sua formação. 

Top 5 vitamina infantil para aumentar a imunidade 

Garantir uma dieta nutritiva e diversificada para as crianças é essencial para fortalecer sua imunidade e proporcionar um crescimento saudável. Para isso, a nutrição infantil deve incluir uma série de nutrientes, cada um com seus benefícios principais. 

No entanto, quando o foco é fortalecer a imunidade infantil com vitaminas e minerais, podemos recomendar a inclusão dos seguintes nutrientes no cardápio dos seus filhos: 

Vitamina D 

A vitamina D é essencial para o corpo regular os níveis de cálcio e fosfato no organismo, o que influencia diretamente na saúde dos ossos, dentes e músculos.  

De modo geral, a deficiência de vitamina D pode levar a má formação ou fraqueza dos ossos. Com isso, a criança pode estar mais propensa a sentir dores nos membros, sofrer com lentidão no crescimento e ainda atrasar o desenvolvimento de funções motoras, como andar, por exemplo. 

Além disso, a vitamina D também é capaz de combater inflamações e regular a pressão sanguínea, ou seja, atua diretamente na resposta do organismo a presença de vírus, bactérias e outros invasores que podem causar doenças. 

Fonte de vitamina D para crianças 

Entendendo a importância dessa vitamina infantil para a imunidade, é válido mencionar que temos fontes abundantes de vitamina D facilmente acessíveis. São elas: 

  • banho de sol: a exposição aos raios UVB estimula a produção de vitamina D no organismo, por isso, deixar a criança brincar ao ar livre é tão importante para a imunidade; 
  • peixes e óleo de fígado de bacalhau: sobretudo peixes ricos em gorduras são boas fontes de vitamina D, como o salmão e atum, além do óleo de fígado de bacalhau; 
  • gema de ovo: nada como uma boa omelete para fortalecer a imunidade das crianças, ótima opção para o café da manhã; 
  • cogumelos: shimeji, shitake, portobello, funghi e champignon, todos são boas fontes de vitamina D com origem vegetal. 

Vitamina A 

A vitamina A é um dos nutrientes essenciais para o desenvolvimento de tecidos e renovação celular, além de estimular a produção de colágeno, regular os níveis de gordura corporal e proporcionar ação antioxidante e anti-inflamatória. 

Para as crianças, principalmente no que diz respeito a imunidade, ela desempenha um papel de destaque para o crescimento e formação dos tecidos que compõem o seu organismo, atuando diretamente nas primeiras barreiras de defesa do corpo humano. 

Ela também serve para a regeneração de tecidos danificados, estimulando a cicatrização. Como lesões são portas de entrada para inflamações e patógenos diversos, acelerar sua recuperação também previne doenças e infecções. 

Fonte de vitamina A para crianças 

A vitamina A pode ser encontrada como retinol, em alimentos de origem animal, ou carotenoide, em alimentos de origem vegetal. Entre as principais fontes desse nutriente, as crianças podem preferir: 

  • ovos; 
  • leite e derivados, como iogurtes e queijos; 
  • cenoura; 
  • manga; 
  • batata-doce; 
  • espinafre. 

Vitamina C 

Quando falamos em vitamina infantil para aumentar a imunidade e prevenir doenças, principalmente gripes e resfriados, a vitamina C é uma das mais lembradas, o que não acontece por acaso. 

Com benefícios que incluem ação anti-inflamatória, aceleração da cicatrização, estímulo à produção de colágeno e à produção de linfócitos, que são as principais células de defesa do nosso corpo, vemos que o consumo regular desse nutriente é importante para crianças e adultos. 

Também é relevante destacar que a vitamina C é uma importante aliada da metabolização do ferro, auxiliando na quebra e absorção desse nutriente. 

Fontes de vitamina C 

É relativamente fácil estimular a ingestão de vitamina C durante a infância, sendo que o foco está na inclusão de frutas e vegetais na dieta, bem como o amadurecimento do paladar infantil para que uma maior variedade de alimentos seja aceita. 

A partir disso, o consumo de frutas, verduras e legumes, além do preparo de sucos e smoothies, são alternativas interessantes. A lista de ingredientes inclui: 

  • laranja; 
  • acerola; 
  • morango; 
  • limão; 
  • kiwi; 
  • couve-flor; 
  • brócolis; 
  • repolho; 
  • pimentão vermelho. 

Ferro 

Passando para os minerais mais importantes para a saúde e imunidade infantil, vamos começar falando dos benefícios fornecidos pela ingestão de ferro. 

O ferro participa ativamente do crescimento e desenvolvimento infantil, auxiliando o transporte de oxigênio por meio da corrente sanguínea até os músculos, o que provoca uma associação direta com a força e coordenação motora. 

Por conta dessas vantagens, ele também figura entre as vitaminas infantis para aumentar a imunidade, já que fortalece o organismo, favorece o seu amadurecimento e promove a oxigenação do sangue. 

A deficiência de ferro pode causar lentidão no crescimento, problemas respiratórios, fadiga, infecções frequentes e perda do apetite, desencadeando novos problemas por conta disso. 

Fontes de ferro para crianças 

As fontes de ferro variam muito, incluindo entre elas alimentos de origem animal e vegetal, assim como o próprio leite materno, essencial para o desenvolvimento saudável de bebês. 

Outros exemplos de alimentos ricos em ferro, que podem participar da dieta infantil, são: 

  • carne vermelha e vísceras, como carne e fígado de boi; 
  • peixes ricos em gordura; 
  • carne de aves, como frango e peru; 
  • ovos; 
  • feijão; 
  • lentilha; 
  • couve; 
  • brócolis; 
  • tofu; 
  • soja; 
  • beterraba. 

Não se esqueça de associar o consumo de alimentos ricos em ferro com outros que contenham vitamina C, lembrando que ela é capaz de facilitar a absorção desse mineral. 

Zinco 

Fechamos nossa lista com o zinco, um importante mineral para o desenvolvimento do cérebro e demais órgãos. Sem ele, a formação dos tecidos que os compõem é mais lenta e ineficaz.  

Baixos índices de zinco estão associados a maior frequência de resfriados e infecções, perda de memória, dificuldade de aprendizado e falta de atenção. Dessa forma, crianças são as que sofrem as maiores consequências da falta desse nutriente, tanto pela baixa imunidade quanto pela queda na qualidade de vida. 

De fato, uma alimentação rica em zinco é capaz de auxiliar as crianças a se desenvolverem com mais saúde e bem-estar. 

Fontes de zinco para crianças 

A inclusão do zinco na dieta de crianças e adultos faz parte das recomendações para uma vida mais saudável e fortalecimento da imunidade. Para isso, inclua os seguintes ingredientes no seu prato: 

  • grão de bico, feijão e outras leguminosas; 
  • cereais integrais; 
  • carne vermelha; 
  • frutos do mar; 
  • ovos; 
  • semente de girassol e linhaça. 

Dica bônus: aleitamento materno e suplementação 

É relevante destacar a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento da saúde e imunidade infantil. Durante os primeiros seis meses de vida, esse é o único alimento que precisamos.  

Depois disso, o ideal é fazer a introdução de outras comidas, mantendo o suporte do leite materno até os dois anos de idade. 

Ao longo da infância, uma dieta balanceada, variada e nutritiva pode garantir a ingestão de todas as vitaminas e minerais que auxiliam no desenvolvimento de um organismo mais forte e resistente, porém, fatores externos podem dificultar esse processo. 

Indisponibilidade de certos alimentos, alergias, dificuldade de absorver nutrientes específicos são exemplos disso, capazes de prejudicar o crescimento infantil como um todo. Nesses casos, é válido considerar suplementos alimentares adequados para uso pediátrico. 

Sua fórmula deve conter as principais vitaminas infantis para aumentar a imunidade e dar suporte para o desenvolvimento saudável da criança, principalmente aqueles que são mais difíceis de conseguir naturalmente. 

E então, gostou das nossas dicas? A nutrição das crianças é assunto sério, capaz de promover um crescimento forte, saudável e resistente. Esperamos que tenha aprendido fatos importantes sobre vitamina infantil para aumentar a imunidade. 

Para mais dicas e informações sobre saúde e bem-estar, continue ligado no Portal da Saúde Benegrip. Até a próxima! 

Referências Consultadas
Biblioteca Virtual da Saúde – BVS. O que é e para que serve a vitamina A. Disponível em <https://aps.bvs.br/aps/o-que-e-e-para-que-serve-a-vitamina-a/>. Acesso em novembro/2021.

National Institutes of Health. Vitamin C – Fact Sheet for Health Professionals. Disponível em <https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminC-HealthProfessional/>. Acesso em novembro/2021.

National Health System UK. Vitamin D. Agosto de 2020. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/vitamins-and-minerals/vitamin-d/>. Acesso em novembro/2021.

Centers for Disease Control and Prevention. Iron. Disponível em: <https://www.cdc.gov/nutrition/infantandtoddlernutrition/vitamins-minerals/iron.html>. Acesso em novembro/2021.

Darnton-Hill, Ian. Zinc supplementation and growth in children. Julho de 2013. Disponível em: <https://www.who.int/elena/bbc/zinc_stunting/en/>. Acesso em novembro/2021.

Harvard Health Publishing [Internet]. Boosting your child’s immune system. 12 de outubro de 2021. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/blog/boosting-your-childs-immune-system-202110122614>. Acesso em outubro/2021.

As crianças estão gripadas? Tem Benegrip Multi!

Imagem ilustrativa com a embalagem do produto Benegrip Multi. Em fundo verde limão, com o texto escrito

Benegrip Multi é um antigripal líquido desenvolvido especialmente para as crianças a partir de 2 anos!
Em sabor frutas vermelhas, sua formulação combina a ação de três ativos que ajudam a combater os principais sintomas de gripes e resfriados que atingem as crianças.

Paracetamol: alívio das dores e febre
Fenilefrina: descongestionante nasal
Carbinoxamina: antialérgico que ajuda a aliviar a coriza

Benegrip Multi: pode ser usado em crianças a partir de 2 anos*. Clique aqui e saiba mais!
*Medicamento não deve ser utilizado no tratamento de bebês até 2 anos de idade, somente para crianças acima dessa idade.