Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Aspartato de arginina pode estimular performance e imunidade?

27/05/2022 aspartato-de-arginina

O aspartato de arginina é um componente muito comum em fórmulas de suplementos alimentares, tanto aqueles utilizados por atletas e praticantes de atividades físicas regulares, quanto em produtos voltados para complementar a ingestão de nutrientes em dietas. 

É relevante conhecer mais sobre o aspartato de arginina para qualquer pessoa, considerando a importância desse composto para a imunidade e saúde em geral, além de abordar as diferentes fontes desse nutriente e a quantidade diária recomendada. 

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre esse dipéptido, com o objetivo de entender melhor o seu papel no organismo, quais funções dependem ou são estimuladas pela sua ingestão e, finalmente, quais benefícios podem ser atribuídos a ele. 

O que é aspartato de arginina? 

Na prática, o aspartato de arginina é um composto orgânico resultante da união de dois aminoácidos, chamados de dipéptido. Resulta da combinação da arginina e do aspartato, também conhecido como ácido aspártico. 

A arginina é considerada um aminoácido semi-essencial para nosso corpo, utilizada principalmente na sintetização de óxido nítrico, um composto capaz de regular a pressão arterial, relaxar os vasos sanguíneos e estimular a atividade hormonal, com a liberação de insulina e do hormônio do crescimento. 

Naturalmente, a arginina é encontrada em queijos, iogurtes, castanhas, nozes e no feijão, entre outros alimentos. Também pode ser ingerida como suplemento pré-treino para reforçar a performance atlética. 

Já o ácido aspártico, que também é um importante aminoácido para nosso organismo, é responsável por estimular a produção de testosterona, reforçar a imunidade e ativar a produção de energia no interior das células. 

Também é utilizado como um tipo de sal em fórmulas de medicamentos e suplementos, onde irá se ligar a outro componente e facilitar sua absorção pelo organismo. É nesse contexto que temos o aspartato de arginina. 

Ele pode ser encontrado em multivitamínicos ou alimentos diversos, como carne vermelha e branca, soja, amendoim, feijão e gergelim, entre outros. 

Para que serve o aspartato de arginina? 

Quanto a sua função, o aspartato de arginina é amplamente utilizado para combater a fadiga corporal, com o potencial de estimular a performance atlética e melhorar os ganhos musculares resultantes dessas atividades. 

Dessa forma, acredita-se que o aspartato de arginina serve para dar mais energia e disposição, tanto a praticantes de atividades físicas quanto para pessoas que sofrem com indisposição frequente e possuem uma dieta incompleta ou incapaz de fornecer tais nutrientes. 

Ao mesmo tempo, por ser a combinação de dois aminoácidos precursores, pode ser capaz de servir ao organismo para as funções associadas à arginina e ao aspartato.  

Isso significa que é esperado que o aspartato de arginina forneça estímulos para a imunidade, regeneração de tecidos, cicatrização, regulagem da pressão sanguínea e prevenção da ação prejudicial dos radicais livres, que podem levar inclusive ao surgimento de células cancerígenas. 

Top 4 benefícios do aspartato de arginina 

Sabendo para que serve o aspartato de arginina, com base no tópico anterior, podemos listar os principais benefícios desse composto para nossa saúde e qualidade de vida. Confira! 

Estimula a produção de células de defesa no sistema imunológico 

Primeiramente, é importante destacar a capacidade da arginina em estimular a produção de linfócitos e outras células de defesa do nosso organismo, bem como a habilidade do aspartato em promover a melhora na resposta imunológica. 

Com isso, podemos entender que o aspartato de arginina ajuda a imunidade do corpo humano, por apresentar um possível estímulo ao seu desenvolvimento e fortalecimento contínuo.  

Existem indícios que ele auxilia o organismo a se preparar para combater doenças e invasores, além de acelerar sua capacidade reativa nesses eventos. 

Ajuda a combater a fadiga e indisposição 

Estudos apontam que o aspartato de arginina pode ativar a produção de energia nas células e combater a oxidação muscular. Dessa forma, previne a sensação de fadiga, principalmente após a prática de atividades físicas, além de preservar os tecidos e estimular sua reconstrução no pós-treino. 

Contribui para saúde vascular e regulagem da pressão sanguínea 

Um dos benefícios da arginina que podem ser atribuídos ao composto é a capacidade de estimular a saúde vascular, regulando a pressão arterial e relaxando as paredes dos vasos sanguíneos.  

Em tese, o aspartato de arginina seria capaz de melhorar a circulação do sangue. Além disso, há estudos que sugerem que ele pode acelerar a oxidação de células de gordura, promovendo mais energia enquanto regula frequência cardíaca e ventilação durante a prática de exercícios. 

Melhora o desempenho físico 

Indícios indicam que o aspartato de arginina possivelmente melhora a capacidade de se exercitar e a tolerância geral ao cansaço sentido durante e após as atividades físicas.  

Dessa forma, ele possivelmente estimula a evolução do condicionamento físico e permite que a pessoa consiga superar os seus próprios limites gradualmente. Acredita-se também que ele seja capaz de reduzir os níveis de lactato no sangue e otimizar o consumo de oxigênio durante os exercícios. 

Vale mencionar que tais resultados foram notados após uma suplementação prolongada, por um período mínimo de três semanas. De modo geral, para se obter os benefícios de qualquer nutriente, o consumo regular é essencial, fato que pode ser observado em relação a ingestão do aspartato de arginina. 

Manter níveis estáveis desse nutriente por meio da alimentação ou suplementos permite que o metabolismo inclua sua utilização regular nas funções biológicas relevantes, gerando resultados a médio e longo prazos. 

Suplemento de aspartato de arginina: quando tomar? 

Para garantir a oferta desse composto ao organismo, uma dieta balanceada e nutritiva é a opção mais recomendada. No entanto, em situações de maior demanda ou dificuldade de absorção de nutrientes pela alimentação regular, pode ser necessário optar pela suplementação. 

O suplemento de aspartato de arginina é indicado para pessoas com rotina intensa, incluindo praticantes de atividades físicas. É uma alternativa viável e segura para dar mais energia e disposição, além de estimular a imunidade e atuar na prevenção de doenças diversas. 

Por outro lado, seu consumo exagerado pode prejudicar a saúde, principalmente por provocar excesso de óxido nítrico no organismo. Por isso, é fundamental seguir estritamente as recomendações de uso e a dosagem apontadas no rótulo do suplemento. 

Além disso, consulte seu médico antes de iniciar a suplementação, principalmente em caso de comorbidades, tratamentos contínuos, gravidez e amamentação.  

De modo geral, o aspartato de arginina utilizado em suplementos alimentares se mostra benéfico e seguro para o consumo, mas ainda assim é importante proceder com os cuidados necessários para assegurar o acesso à suas vantagens, sem sofrer qualquer efeito indesejado. 

Esperamos que tenha ficado claro o que é o aspartato de arginina e para que ele serve. Para mais dicas de bem-estar, saúde e qualidade de vida, continue ligado em nosso blog. Até a próxima. 

 

As crianças estão gripadas? Tem Benegrip Multi!

Imagem ilustrativa com a embalagem do produto Benegrip Multi. Em fundo verde limão, com o texto escrito

Benegrip Multi é um antigripal líquido desenvolvido especialmente para as crianças a partir de 2 anos!
Em sabor frutas vermelhas, sua formulação combina a ação de três ativos que ajudam a combater os principais sintomas de gripes e resfriados que atingem as crianças.

Paracetamol: alívio das dores e febre
Fenilefrina: descongestionante nasal
Carbinoxamina: antialérgico que ajuda a aliviar a coriza

Benegrip Multi: pode ser usado em crianças a partir de 2 anos*. Clique aqui e saiba mais!
*Medicamento não deve ser utilizado no tratamento de bebês até 2 anos de idade, somente para crianças acima dessa idade.